Menu

MPE investigará jatinho ilegal de Marina

O site do Ministério Público Federal acaba de divulgar um documento que pode causar outro abalo na campanha presidencial deste ano. O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, instaurou um processo de investigação, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), do uso do jatinho sem dono e sem documentos pelo PSB. A pena pode ser a impugnação da candidatura, […]

39 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Captura de Tela 2014-08-26 às 14.07.06 (1)


O site do Ministério Público Federal acaba de divulgar um documento que pode causar outro abalo na campanha presidencial deste ano.

O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, instaurou um processo de investigação, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), do uso do jatinho sem dono e sem documentos pelo PSB.

A pena pode ser a impugnação da candidatura, por crime de corrupção eleitoral.

Me parece, contudo, que o caso aqui é até mais grave do que corrupção eleitoral. Ao usar um avião com tantas irregularidades, o PSB pode ser considerado criminosamente responsável pelo acidente que vitimou Eduardo Campos.

Se pertencesse a uma empresa de táxi aéreo regular, o avião certamente teria seguro (o de Campos não tinha) e poderia ter uma manutenção que evitaria a morte do candidato.

*

Texto do site do MPF.

PGE instaura procedimento para investigar uso de avião por Eduardo Campos

O uso da aeronave não teria sido informado à Justiça Eleitoral

O procurador-geral eleitoral, Rodrigo Janot, instaurou, nesta sexta-feira, 29 de agosto, procedimento preparatório eleitoral para investigar a prestação de contas do Partido Socialista Brasileiro (PSB) quanto à utilização da aeronave Cessna 560XL, cuja queda resultou na morte de sete pessoas, entre elas o então candidato à Presidência da República pelo partido, Eduardo Campos.

Com a instauração do procedimento, o Ministério Público Eleitoral deve apurar se o uso do avião respeitava a legislação eleitoral no que toca à prestação de contas parcial quanto à arrecadação e gastos envolvidos na campanha.

Um dos pedidos é para que o Comitê de Campanha do PSB apresente a documentação que comprove a movimentação financeira para a utilização da Cessna 560XL na campanha presidencial. Inclusive, o partido terá de encaminhar ao PGE os recibos eleitorais que comprovam a prestação de contas parcial, prevista na resolução 23.406/2014 do Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com matérias recentes veiculadas na mídia, foram utilizados recursos provenientes de empresas fantasmas na compra do Cessna 560XL efetuada pela AF Andrade, proprietária do avião.

Documentos entregues à Polícia Federal pelos representantes da AF Andrade informam que a aeronave teria sido vendida para três empresários pernambucanos, parcelada em 16 depósitos bancários. No entanto, o uso da aeronave por Campos não foi informado pelo partido ao TSE.

PPE – Regulamentado no dia 26 de agosto, o procedimento preparatório eleitoral (PPE) pode ser instaurado de ofício ou por representação formulada por qualquer pessoa, física ou jurídica, ou encaminhada por órgão público. O prazo inicial de duração do procedimento é de 60 dias, permitidas prorrogações sucessivas, de acordo com a necessidade de dar continuidade à investigação iniciada.

Confira abaixo a íntegra do Parecer de Janot.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Deborah Teixeira

31/08/2014 - 07h59

O problema desse caixa dois é que se a Marina vencer ela vai governar com uma espada apontada pra cabeça.. Os setores conservadores vão exigir dela tudo que quiserem e, quando ela contrariar seus interesses, ela cai.

Paulo Oliveira

30/08/2014 - 14h52

Mas, ninguém está acima da lei.

Hirto Gervásio

30/08/2014 - 01h59

Bota todos na cadeia, se fosse com o pt até eu seria preso.

Orlando Pereira C Filho

30/08/2014 - 01h54

Gente, Noronha esta esperando, tem jetghost e aeródromos nas terras do Sem Fim. Se a Bláblámarina chegar, um Itau de Vantagens e batons de beterraba in Natura. Batizarão os nascidos de: Jeovana Criacionismo de Souza. Empresas de jatinhos aéreos prosperarão. Os banqueiros, que não virão com um milhão,dançarão a valsa dos aeródromos. Mas qual será a proposta dessa gente pro Brasil mesmo?

Walter Noronha

30/08/2014 - 00h51

Fora PT fora PSDB.

Ricardo

29/08/2014 - 21h50

Marina soube absorver o espirito do tempo, conhecido pelos alemães como Zeitgeist.O PT errou e continua errando em não admitir seus erros.
Continuar culpando o FHC por todos os problemas não ajuda mais o PT.
É uma batalha onde os dois lados saem feridos, dando chance a um cândidato neutro, imcorruptível éticamente, que veio do nada, mulher, mestiça, e de um dos estados mais pobres do Brasil! Ainda ungida pela divina proviencia!
Nem Cézar Bórgia poderia prever tal fato!

    Cláudio

    29/08/2014 - 22h21

    Culpa FHC e culpa a mídia!

    luiz pedro

    31/08/2014 - 05h59

    Cumpanheiro a tal Marina e tao Boa que no Estado dela em 2010 perdeu as eleiçoes pra Presidente foi a ultima dos 3 candidatos pra voce saber ela pereeu em 100% das cidades ..sinal claro que ela nao presta o povo do Acre que responde.

jose carlos lima

29/08/2014 - 21h35

Sabiam que essa sucata irregular e cercada de trambiques iria cair e vitimar Campos. A CIA e George Soros não brincam em serviço, colocaram Marina para representar os interesses dos EUA

Cláudio

29/08/2014 - 21h26

“Se pertencesse a uma empresa de táxi aéreo regular, o avião certamente teria seguro (o de Campos não tinha) e poderia ter uma manutenção que evitaria a morte do candidato”. Esse blog é um show de desinformação. O avião tinha seguro firmado entre a AF Andrade e a Bradesco seguros.Só que o valor para ressarcimento para prejuízos causados em solo é de apenas R$ 220.000,00 e ao contrário do que o blogueiro desinformado dá a entender, o avião estava com a manutenção em dia. A aeronáutica ainda não definiu as causas do acidente e o desinformardo blogueiro já vaticina que uma uma manutenção determinada por uma seguradora poderia ter evitado o acidente. Não sei de onde esse sujeito tira tanta imaginação?

Deborah Teixeira

30/08/2014 - 00h06

Não quero que a candidatura de Marina seja impugnada. Quero que a Dilma vença a Marina nas urnas. Se ela conseguir isso, seu 2º mandato ganha legitimidade.

Neuza Palaro

29/08/2014 - 23h58

Só queria saber quem vai pagar os estragos feitos na queda desse avião, tanto humanos como materiais. Vamos ver com que régua vão medir isso. Ou será que vai ficar na conta do peixeiro assim como no caso Perrela que sobrou pro piloto. Enquanto isso estamos aguardando a inauguração dos aecioportos…

Jorge Silva

29/08/2014 - 23h49

Se a Marina fosse impugnada, a revolta seria tão grande, que iriam falar de golpe do PT (mesmo que não fosse) e isso alavancaria a campanha do Aécio. (Opiniao, achismo)

Cida Jube

29/08/2014 - 23h46

Meu pai sempre dizia, mentira tem pernas curtas, parece que é verdade.

Márcio

29/08/2014 - 20h24

A coisa só irá evaporar se nos acomodarmos. Temos obrigação de mantermos o assunto bem vivo agindo como cidadãos brasileiros.

Márcio

29/08/2014 - 20h17

Miguel,é muito difícil agradecer a sua contribuição. Acredito ser muito difícil lutar contra esta mídia gigante e virulenta. O seu trabalho nos revigora e nos faz acreditar que vale muito lutar.
Acredito que com seu jornalismo investigativo somado ao de muito outros e junto com a força de todos nós, chegaremos a verdade e eliminaremos o mal pela raíz.
Imaginar Marina como Presidente do Brasil arrebenta o meu estômago. por isto e muito mais, vou novamente com DILMA !!!

CICERO DE LIMA E SOUSA

29/08/2014 - 20h17

Como o Estado da Paraíba é vizinho próximo de Pernambuco, há notícias de que as firmas fantasmas dos aviões andaram ocupando endereços fantasmas na cidade de ALAHNDRA/PB (vizinha de Pernambuco) e Cabedelo (onde fica o Porto). Será que o Governador da Paraíba, do PSB tá nessa? As invesgiações deverão levantar tudo.

Mario Jorge Moura Zuany

29/08/2014 - 23h10

Demorou, porém, antes tarde do que nunca…e não venham com xurumelas…quem errou tem que pagar pelo erro…não foi assim que fizeram com os membros do PT? não foi esse o discurso?…agora aguenta, e não venham colocar essa mentirosa como vítima.

CICERO DE LIMA E SOUSA

29/08/2014 - 20h07

Edson comentou erroneamente. O caso Marina/Avião/Facaltrua/Crime Eleitoral/Corrupção/Estelionato/Falsidade Ideológica/Falsidade Documental e Quadrilha, é para ser investigado pelo MPE ( MINISTERIO P´PUBLICO ELEITORAL – não o estadual)

Providências importantes para o Pais. Acredito na eficiência do MPF e consequentemente no trabalho da Polícia Federal, até porque os elemntos de provasw estão à vista, não porque essa quadrilha não ser punida.

Martin Mikoski

29/08/2014 - 22h58

Tudo que a Marina deseja é que falem dela. Falem mal mas falem de mim!

    CICERO DE LIMA E SOUSA

    29/08/2014 - 20h09

    Seja inteligente, minha amiga, pelo amor de DEUS.

    Ana Maria Cantalice Lipke

    29/08/2014 - 22h47

    Temos que fazer a nossa campanha de formiguinha contra os adversários neoliberais que passam 24 hrs mentindo, falando em crise da economia brasileira e não citam uma palavra dos avanços.Quanto à Marina, é fazer cair a sua máscara e mostrar que está sustentada pelos mega investidores, Jorge Soros, também ávidos por meter a mão na nossa economia. Marina agora descarta o pré-sal. Não vamos nos deixar abater pelas pesquisas de O Globo e Datafolha. Garra Dilma.
    Ana Maria Cantalice Lipke

Silvio Grossi

29/08/2014 - 22h54

O Jatinho nqao eh de Marina ? Ou voces descobriram que eh ?

    CICERO DE LIMA E SOUSA

    29/08/2014 - 20h10

    Com certeza, amigo, ela, MARINA, incidirá na Co-autoria dos crimes.

      Cláudio

      29/08/2014 - 20h41

      kkkkk. Petista é burro mesmo. Não há co-autoria por osmose. Marina sempre foi carona no avião. E se os petistas, reis do caixa II, que clandestinamente pagaram 10 milhões de dólares da Duda Mendonça no exterior não foram punidos, Marina, que em nada participou das trativas de locação/venda da aeronave, vai responder por algo?

        Miguel do Rosário

        29/08/2014 - 20h47

        Marina andou no avião como candidata do PSB. Não tem essa de “carona”.

          Cláudio

          29/08/2014 - 21h07

          E daí? por isso vai responder por co-autoria em algum delito? Vá estudar direito penal, rapaz!

          Miguel do Rosário

          29/08/2014 - 21h20

          O crime é do partido, Claudio.

          Cláudio

          29/08/2014 - 21h44

          O crime é do partido? O desinformado blogueiro inaurgurou um novo autor de crimes; os partidos políticos. Meu caro, partidos não cometem crimes. Pessoas físicas (exceto crimes ambientais) cometem crimes. Se alguém cometeu crime na utilização do avião, esse alguém não foi Marina. Se a sua teoria e a do estupido petista fossem levadas a sério, os pilotos, os assessore, o fotógrafo e todos que voaram no avião seriam co-autores de crime. Já disse, vá estudar um pouquinho antes de escrever besteiras!

        Miguel do Rosário

        29/08/2014 - 22h05

        Crime eleitoral.

Claudio Manoel Silva

29/08/2014 - 22h53

as coisas quantos mais vai aprofundando.. mais podre vai saindo.

Ana Gláucia

29/08/2014 - 22h45

O problema é que estão evidenciando demais essa candidata.

    CICERO DE LIMA E SOUSA

    29/08/2014 - 20h11

    Marina não tem perfil para dirigir o Brasil.

Gilda Jabaroca

29/08/2014 - 22h40

Aécio Neves e Marina Silva mambembes lançados como oficial do Brasil, que desejam cumprir exatamente o que determina os seus senhores, cupins do Brasil:
– Fim da Previdência Pública e implantação da Previdência Privada no Brasil.
– Achatamento salarial e fim das conquistas trabalhistas.
– Enganação do país sem inflação.
– Ajuda de migalhas aos mais pobres, mentiras na mídia e propagandas bem pagas nos canais de televisão.
Viva a República!!!!

Ivaneide Souza

29/08/2014 - 22h40

Ivaneide Souza

29/08/2014 - 22h40

Rodrigo Toledo

29/08/2014 - 22h37

eu queria entender porque quanto mais falam desse jatinho mais a Marina sobe nas pesquisas..deveria descer, não?

    CICERO DE LIMA E SOUSA

    29/08/2014 - 20h13

    O amigo acredita nessas pesquisas?

Cleide Portella

29/08/2014 - 22h36

O duro é “a pode pode até ser” a impugnação da candidatura!!! A coisa vai se evaporando como o aeroporto de Claudio!!!


Leia mais

Recentes

Recentes