Menu

Porque eu voto em Jandira Feghali

(Foto: Mídia Ninja) Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho Muita calma nessa hora! No dia 2 de outubro, daqui a exatamente uma semana, haverá o primeiro turno das eleições municipais. A tensão aumenta em todo país. No Rio de Janeiro, a delicada costura entre Freixo (Psol) e Jandira (PcdoB), para que não se ataquem […]

20 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Mídia Ninja)

Por Miguel do Rosário, editor-chefe do Cafezinho

Muita calma nessa hora!

No dia 2 de outubro, daqui a exatamente uma semana, haverá o primeiro turno das eleições municipais.

A tensão aumenta em todo país. No Rio de Janeiro, a delicada costura entre Freixo (Psol) e Jandira (PcdoB), para que não se ataquem mutuamente, ameaça se romper, em função de um fator natural: os dois candidatos, por mais que tenham mantido um acordo de paz, disputam uma só vaga no segundo turno com Crivella (PRB).

É preciso, no entanto, lembrar a razão do pacto de não-agressão entre os candidatos. Seja quem for que passar ao segundo turno, Jandira ou Freixo, precisará do apoio do outro. Não apenas em termos de transferência de votos, mas também de um esforço militante que se tornará fundamental, considerando que o candidato de esquerda que passar ao segundo turno enfrentará uma agressiva e ultracapitalizada campanha conservadora.

Ingressamos agora no momento mais delicado da campanha, em que haverá necessidade de mantermos uma postura oriental, dialética, sábia.

Em primeiro lugar, parabenizemos os dois candidatos da esquerda carioca por terem preservado, até o momento, um clima de mútuo respeito.

O nosso colunista Theo Rodrigues assina um artigo, no post anterior, em que critica, com elegância e moderação, um post de Jean Wyllys no qual este faz críticas pesadas e injustas à Jandira Feghali.

O Cafezinho, que é sediado no Rio de Janeiro, e por isso dá uma atenção especial às eleições na cidade, tem tentado fazer uma cobertura a mais democrática possível. Entrevistamos candidatos de vários partidos, até mesmo o Carlos Roberto Osório, do PSDB.

Até o momento, todavia, preferimos não nos posicionar em relação a nossos candidatos aqui no Rio, para não abrir fraturas no pacto de não-agressão entre Freixo e Jandira, e também porque estávamos indecisos.

Como tantos cariocas, defendemos uma chapa única. Mas entendemos que não foi possível. Hoje vemos que talvez tenha sido melhor assim: termos candidaturas mais coesas em tornos de seus respectivos projetos e ideias.

O Cafezinho hoje é um blog com vários colunistas. Então agora vou me posicionar apenas pessoalmente, como cidadão e blogueiro.

Meu voto no Rio vai para Jandira Feghali.

Entretanto, faço questão de dizer que respeito mais que nunca Marcelo Freixo, candidato pelo PSOL. Esforçar-me-ei, como diria Mr.Fora Temer, para evitar que as escaramuças entre militantes atrapalhem a aliança entre os dois no segundo turno.

Não penso apenas nas eleições deste ano. Estou pensando mais longe: como construir uma aliança das forças progressistas, incluindo aí o centro progressista, para os próximos anos?

Os supostos “erros” de Jandira Feghali, como o de ter sido aliada do PMDB ao longo dos últimos anos, são também erros meus. Eu, como milhões de brasileiros, acreditei na possibilidade de uma aliança com o centro político, em nome da governabilidade (que não era ainda um palavrão) e do bem estar do povo brasileiro.

Nosso maior erro, de fato, foi não ter visto, a tempo, o centro político correndo para o outro lado do balcão. Centro é centro, por isso se chama assim: vai para onde o vento sopra.

Para vereador no Rio, meu voto vai para David Miranda, candidato pelo PSOL, por várias razões que não é o caso elencar agora. Leia a entrevista que fizemos com ele!

Para prefeito, acho que Jandira é a candidata mais completa nesta quadra tão difícil da nossa história política.

Freixo cometeu um erro neste primeiro turno: ele reduziu sua participação na luta política nacional, apequenando-se no papel de um candidato provinciano – e isso justamente no momento em que eleitor se encontra mais politizado do que nunca.

O grande tema dessas eleições, numa metrópole que deseja se manter influente e cosmopolita, é a questão democrática. Fugir disso é, na minha opinião, um erro fatal para o tipo de eleitor que eu quero ser.

A militância que apoia Jandira, contudo, não deve cair em provocações contra Marcelo Freixo. Me parece óbvio que a direita irá infiltrar gente para criar tensões entre as duas candidaturas, sobretudo para permitir a entrada de Pedro Paulo no segundo turno.

A mesma coisa vale para Jean Wyllys, deputado federal. Mesmo que discordemos, duramente, de algumas de suas posições, em especial em relação às eleições municipais no Rio, é importante preservarmos a nossa parceria de longo prazo.

A última coisa de que precisamos agora é de sectarismos. Também acho inoportunas, neste momento, altercações superficiais, levianas, envolvendo as “jornadas de junho” (do tipo: PSOL ajudou black blocs, etc), como é típico de setores da esquerda mais tradicional.

Há um setor numeroso da militância psolista que tem uma animosidade muito grande contra o PT. Mesmo assim, o PT, como uma legenda maior e com mais responsabilidade, não pode devolver na mesma moeda.

A esquerda tradicional precisa calçar as sandálias da humildade e fazer uma profunda autocrítica, não uma autocrítica moralista, vitimista ou indulgente consigo mesma, mas sim uma crítica criativa, arrojada, que inspire confiança tanto em sua própria militância, como nas ovelhas ideológicas desgarradas, que andam por aí novamente caçando um sonho, uma utopia, um projeto de país que não seja este inferno triste oferecido pelo governo golpista e pela grande mídia chapa-branca.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

RENATO ANDRETTI

25/09/2016 - 23h46

PSOL, não entendo.
De esquerda, não sei
me parece…
mas já ouvi militantes, com
microfone na mão, tentar
destruir a iomagem do PT
sem tocar no nome de LULA e DILMA.
Não consigo entender, quem destroi as
obras, sem falar no dono delas..
Sem querer melindrar-se com aqueles
que gostam demais de LULA e DILMA.

Acho que é tiro no pé, tambem acho, que
é divisão irmã..mai que dois coloquios..
Alguem agradeçe a cada palestra, livro,
comentário de pessoas do PSOL.
Os militantes, não falam de PROJETOS, nunca..
Falam mal daqueles que o PT fala mal,
se aprochegam
e perguntam qual foi os erros do PT..?
– MAS! ( dizem eles), o PT errou..voce concorda?

´PSDB, a Globo, os golpistas, os coxinhas, os eua,
a record, o sbt, o fasutão, todos agradecem…

paulo queiroz

25/09/2016 - 21h32

Espero que o PSOL não se transforme num PPS.

Baruch Spinoza

25/09/2016 - 20h20

Este post me fez parar de ler este site. Qualquer cidadao que tenha breve conhecimento politico sabe que foi o PT e sua filial, “mais a esquerda”, PCdoB que dividiram a esquerda do nosso país! O PT se tornou o PMDB!

Tulio Stephanini

25/09/2016 - 18h24

Não importa em quem vão votar é tudo a mesma coisa, comuna é tudo igual. A falsa divisão na esquerda carioca não passa de desinformação, padrão de fraqueza e evolução, como explica Anatoliy Golitsyn em “novas mentiras velhas”.

    Nando Oldenburg

    25/09/2016 - 19h33

    Parece que seu “ídolo” informante é que carrega todo esse estigma de fraqueza e involução pois mesmo lambendo as bolas dos yankees gritando desesperadamente para acreditarem em suas teses insanas sobre os erros da contra-espionagem ficou sempre com a pecha de traidor descartável. Aliás, a descartabilidade dos traíras é regra de ouro em todas as correntes ideológicas, que o digam seus outros “ídolos”, CU-nha e Fora temer-idade.

      Tulio Stephanini

      27/09/2016 - 00h07

      Engraçado é que tantos outros confirmaram as “teses” do meu assim chamado “ídolo”, Jan Sejna, Ladislav Bittman, Ion Mihai Pacepa e Yuri Bezmenov. Mas foi bom você ter lembrado dos seus traíras, tá magoadinho tá? Cunha tem que ir para a cadeia mesmo, junto com Lula e Dilma, aliás Temer, aquele que você botou lá, é um comuna de terno tipo FHC que faz parte de uma filial do PT, o PMDB, então para de chorar vai.

        Nando Oldenburg

        27/09/2016 - 13h55

        Troque de fornecedor, cão pulguento. A erva que vc anda fumando está estragada.

          Tulio Stephanini

          27/09/2016 - 22h10

          Ficou putinho foi? Me manda um pouco da sua, ela deve alienar melhor.

          Nando Oldenburg

          29/09/2016 - 13h42

          Não é preciso consumir esta porcaria para saber de seus danos. A medicina explica muito bem mas, apesar da bravata, obrigado por confessar publicamente que é usuário ao me pedir amostras. So sorry, isto aqui não se cria. Procure seus parceiros na boca de fumo, aliás, volte para lá de onde não deveria nunca ter saído ou acha mesmo que um nóia pode dar truque de gente decente? Mas vcs são muito burros, mesmo…

Luiz Mourão

25/09/2016 - 15h17

O voto em Jandira, coligada com PT, demonstraria apreço e solidariedade a DILMA e LULA, e mostraria à direita que o GOLPE não atingiu minha CONSCIÊNCIA sobre o que está por trás e que ela (direita) tenha esconder…
O voto em Freixo seria o voto na (até segunda ordem) honestidade; não que Jandira não a tenha, entenda- se…
Portanto meu voto ainda está em aberto…
E registre-se: não são PALAVRAS desse ou daquele candidato (a) que farão minha cabeça; RESULTADOS são o que importa…
Mas devo ir ao debate na UERJ na próxima quarta, só por curiosidade…
LULA 2018!!

    Tulio Stephanini

    25/09/2016 - 18h34

    Vai fazer uma visita para ele na cadeia em 2018? A única eleição que vai concorrer é a de líder do coletivo dos presidiários. https://uploads.disquscdn.com/images/89a436fc755e697f4c098d5ccbd849b5d61db85485725a3398b4bab9a5ca2d10.jpg rios.

      Terceira Onda ?

      26/09/2016 - 16h35

      DOPS, pensa numa foto que me da orgulho do Lula ^^

        Tulio Stephanini

        26/09/2016 - 23h47

        Essa foto é bonita mesmo, bela foto do ganso do delegado Romeu Tuma.

        Ruy Acquaviva

        27/09/2016 - 10h29

        Tem razão, A foto apenas mostra que Lula foi perseguido pela ditadura militar e é perseguido pela ditadura juridico-parlamentar. Só que enfrenta a ditadura defendendo o povo é perseguido por ela. Mandela, Gandhi, Martin Luther King, foram todos presos por aqueles que oprimem o povo.
        O filho da puta que colocou essa foto queria atacar o Lula mas apenas mostrou o grande líder popular que ele é. Não é de se espantar, a direita é burra, tosca e boçal.

Herbert José da Fonseca Silva

25/09/2016 - 12h18

Lixo de Comunista, quer afundar o país, seu mamador de tetas, Brasil precisa se espelhar em grandes países desenvolvidos e não em republiquetas comunistas socialistas que atrasam o país e mantém o povo na miséria.

    Mauro Pinto

    25/09/2016 - 17h49

    Dê exemplo por favor!

Nelson Mucio Moreno Quintanilh

25/09/2016 - 11h28

Saiba porque eu não voto na Jandira.
Por um único motivo, não sou eleitor do Rio de Janeiro.

Cazador de Estafadores

25/09/2016 - 11h09

https://www.facebook.com/ZEDEABREU3.0/videos/785309611611955/

Cazador de Estafadores

25/09/2016 - 10h29

Ou seja;PETISTAS CONTINUEM NAS CORDAS.

    Ruy Acquaviva

    27/09/2016 - 10h31

    Os petistas até estão nas cordas mesmo, mas isso é porque estão lutando.
    A esquerda sectária como sempre está na platéia xingando e dizendo que faria melhor, mas nunca se dispõe a entrar na luta de verdade ao lado do povo.


Leia mais

Recentes

Recentes