Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Assassinos de blogueiro são condenados por júri popular; mandante escapa

Por Miguel do Rosário

06 de dezembro de 2013 : 22h00

Enquanto jornalistas da Globo, quando são assassinados, viram nome de viadutos, escolas, monumentos, quiçá até mesmo feriados nacionais, blogueiros políticos vêm sendo assassinados no país sem nenhuma repercussão. É o caso de Edinaldo Filgueira.

Na madrugada desta sexta-feira, os assassinos do blogueiro Edinaldo Filgueira foram condenados por júri popular. Faltou só condenar o mandante do crime, o qual, segundo a família da vítima, seria o prefeito Josivam Bibiano Azevedo (PSDB), primo de 3 dos condenados. Segundo o texto publicado abaixo, ele foi apontado pelas investigações como o autor intelectual do assassinato, tendo sido preso por duas vezes preventivamente.

A juíza, contudo, decidiu não aceitar a denúncia contra Azevedo.

Importante: Filgueira foi morto por causa das denúncias contra o prefeito tucano.

*

Assassinos de blogueiro são condenados por juri popular

No blog de Edinaldo Filgueira (in memoriam)

Os acusados de matarem o blogueiro, jornalista e presidente do PT do município de Serra do Mel-RN – Edinaldo Filgueira(36), foram condenados pelo juri popular. O veredito saiu na madrugada desta sexta feira após um longo embate entre acusação e defesa. A acusação sustentou a tese de crime de pistolagem encomendado por interesses políticos. Enquanto a defesa focou na estratégia de tentar descaracterizar o crime de formação de quadrilha para com isso atenuar a situação de parte dos acusados, embora sacrificando outros três que confessaram participação no crime, assumindo sozinhos a autoria.

Nesta quinta-feira, 5, foram julgados e condenados:

Francisco Fábio Ferreira, o Galego – Pena: 19 anos de prisão em regime fechado
Paulo Ricardo da Costa, o Paulinho – Pena: 19 anos de prisão em regime fechado
Abinadab Ismael Nunes Pereira da Silva – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado
Daniel dos Santos Azevedo – Pena: 20 anos de prisão em regime fechado
Marcélio de Sousa Moura – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado
Rafânio Brito de Azevedo, o Alemão – Pena: 23 anos de prisão em regime fechado

Crime político

De acordo com a tese vencedora do Ministro Público, com o avanço das investigações, ficou comprovado que coube aos denunciados Rafânio Brito Azevedo, Ranielly Brito Azevedo, Daniel dos Santos Azevedo e Cícera Soares orquestrar o assassinato de Edinaldo, provando-se ao final, que as constantes denúncias de irregularidades na Administração Pública em Serra do Mel, então governado por Josivan Bibiano (PSDB), levadas a conhecimento público pelo jornal de propriedade da vítima, teria sido o motivo da morte.

O então prefeito Josivam Bibiano Azevedo (PSDB), primo de 3 dos condenados, foi apontado pelas investigações como o autor intelectual do assassinato, tendo sido preso por duas vezes preventivamente.

Mesmo após entendimento do TJ-RN, que recebeu a denúncia e decretou a prisão preventiva do prefeito do ex-prefeito uma juíza de primeira instância que atuou como substituta na vara criminal onde o processo tramita, decidiu pelo não recebimento da denuncia contra o tucano.

Protesto

Familiares, militantes políticos e blogueiros fizeram protesto próximo ao Fórum pedimos justiça e reivindicando liberdade de expressão. Numa das faixas o grupo pedia uma punição para o mandante do crime.

edinaldo-pt-1

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Manuel Gomes

07 de dezembro de 2013 às 14h22

Eu acredito que o rancor pela rede globo se dá mais pode defesa pois ela apenas admite que foi fraudulenta e aopiou a ditadura e não faz nada para melhorar. continua sendo uma grandissíssima filha-duma-p…meretriz

Responder

George Ayres

07 de dezembro de 2013 às 06h41

E o Cafezinho tem que expor sempre o que a mídia de massa (que apoiou ditadura militar) é. Tem que ser incansável mesmo e mostrar sempre esse lado que não passa na tv

Responder

George Ayres

07 de dezembro de 2013 às 06h40

ótima reflexão

Responder

fernanda

07 de dezembro de 2013 às 01h22

De que planeta caiu a moça que não sabe por que o blog fala tão seguidamente mal da Globo??? É de estranhar como ela chegou até este blog..

Responder

Ivanovitch Medina

07 de dezembro de 2013 às 00h39

#BRASILSEMREDEGLOBO

Responder

Marta Carbone Costa

07 de dezembro de 2013 às 00h25

Só uma pergunta, oq vc tem contra a Globo? Me desculpe o questionamento, mas dá para notar um “ranço” em tudo que vc escreve. Eu não gosto e nem assisto televisão, só para lhe informar. Portanto, não estou aqui querendo defender a Globo, mas vc parece que tem alguma coisa “entalada” com relação a esta emissora, né?

Responder

    marcia melo

    06 de dezembro de 2013 às 23h08

    Vou tentar responder pelo Cafezinho, pedindo licença: a Globo faz a cabeça de milhões de cidadãos brasileiros para que não tenham pensamento próprio. Com isso, ela vende o que quer, em termos econômicos, sociais, políticos etc. Em nome do quê? Em nome de seus aliados, os donos do dinheiro e do poder, dando satisfações inclusive aos EUA. A Globo joga contra o país, e isso é grave. Quem não vê essa verdade comprova sua atuação maciça sobre a má formação de seres pensantes. É isso.

    Responder

    Lemos

    07 de dezembro de 2013 às 11h15

    Só uma pergunta, o que vc tem contra que investiga a globo?Me desculpe o questionamento, mas da pra notar um “ranço” em tudo que você escreve. Eu não gosto e não leio o blog (desculpa aí Miguel, foi mal) Portanto não estou aqui pra defender o cafézinho, mas você parece que restou alguma coisa “entalada” nessa tua relação com o Miguel, né.

    Responder

      Lemos

      07 de dezembro de 2013 às 11h21

      O revisor tinha ido ao banheiro. Segue o texto com correções.

      Só uma pergunta Marta Carbone, o que vc tem contra quem investiga a globo? Desculpe-me pelo questionamento, mas dá para notar um “ranço” em tudo que você escreve. Eu não gosto e não leio o blog (desculpa aí Miguel, foi mal, portanto não estou aqui pra defender o cafezinho, mas parece que tem alguma coisa “entalada” em você, fruto desta tua relação com o Miguel. Não tem?

      Responder

Geraldo Amorim Filho

07 de dezembro de 2013 às 00h04

Eta Brasil!!

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?