Menu

A falácia do “eleitor de Dilma”

Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas. Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) […]

8 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas.

Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) é mais forte do que eu gostaria.

Entretanto, não podemos deixar que o respeito pelas pesquisas nos transformem em idiotas completos.

O caderno de política da Folha traz a seguinte manchete:

ScreenHunter_3419 Mar. 02 13.17

Daí o jornal nos apresenta graciosas caixinhas com o “perfil” do eleitor de cada candidato (imagem na parte inferior do post).

Ora, aí a estatística confunde mais do que esclarece. Estamos falando de um eleitorado de mais de 140 milhões de eleitores. Dar a entender que todo eleitor da Dilma é pobre, mora no Nordeste, vive em cidade pequena, e só tem ensino fundamental é uma falácia monstruosa.

Em várias regiões do país, Dilma tem maioria em todas as faixas de renda e em todos os níveis de escolaridade.

Eu mesmo sou um exemplo.

Tenho ensino superior, leio em várias línguas e, com a generosa preferência dos meus assinantes, ganho por mês bem mais do que dois salários mínimos. Ah, moro no Sudeste, numa cidade com mais de 8 milhões de habitantes.

E sou um eleitor de Dilma. Votei nela em 2010 e votarei nela, obviamente, em 2014, pois não quero deixar a direita (disfarçada ou não) voltar ao poder.

A gente tem que tomar cuidado com essas generalizações medíocres.

E isso sem falar nesse odioso “bacharelismo” de terceiro mundo que ainda atazana a nossa cultura. Esse preconceito bobo que trata o diploma como sinal de inteligência. Não é. O cidadão com diploma às vezes é muito mais ignorante politicamente do que alguém que não fez faculdade.

Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…

folha

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

maria cardoso

05/03/2014 - 15h37

é aquela velha história: manipulando direitinho, os números confessam o que o manipulador quiser.
só o que consigo concluir dos “perfis folha” é que a dilma deve estar beirando os 90% dos votos em municípios com até 50 mil habitantes.

Leila Maria

04/03/2014 - 21h48

Concordo com você. Tenho também nível superior e sou eleitora da Dilma.

rildoferreiradossantos@gmail.com

03/03/2014 - 11h31

Tenho ensino universitário e pós graduação “latu sensu”. Sou filiado ao PT desde 1985. Nasci em MG e vivo no RJ desde minha primeira infância (7 anos). Fui eleitor de Lula e Dilma e serei em 2014. meus vencimentos beiram os 3,5 SM. Não fui pesquisado.

    Pipa

    03/03/2014 - 20h18

    Prezado Rildo. Eu também tenho ensino superior, so não sou filiado ao PT, sou eleitor de LULA desde sua primeira candidatura em 1989 e agora mais recentemente de Dilma na primeira vez e agora na segunda vez e meus vencimentos são maiores de 3,5 SM. Eu também não fui pesquisado.

Celia Caixeta Ferreira

02/03/2014 - 17h59

palhaçada!!! da vontade de rir!!!

Ermindo Castro

02/03/2014 - 17h30

pois até em Minas ele esta em baixa!!pois quem estudou Estatistica esta vendo que tem algo erado ai!!!

Ermindo Castro

02/03/2014 - 17h27

sera que é para dizer que o Aécio é quem vai ganhar ??é ele esta em baixa!!então as pesquisas que foram feitas dizem o que? que ele tem 17% no geral e ai?

Ermindo Castro

02/03/2014 - 17h25

os eleitores do Aécio são de clases altas não !!ou esta pesquisa é tendenciosa???


Leia mais

Recentes

Recentes