Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

A falácia do “eleitor de Dilma”

Por Miguel do Rosário

02 de março de 2014 : 14h12

Os leitores que acompanham meus textos sabem que, apesar dos pesares, e contra a maioria de meus colegas blogueiros, eu confio nas pesquisas de intenção de voto, e gosto de fazer análises de conjuntura com base nelas.

Eu sei que minha atitude é ingênua e temerária, mas o meu gosto por estatísticas (mesmo as subjetivas) é mais forte do que eu gostaria.

Entretanto, não podemos deixar que o respeito pelas pesquisas nos transformem em idiotas completos.

O caderno de política da Folha traz a seguinte manchete:

ScreenHunter_3419 Mar. 02 13.17

Daí o jornal nos apresenta graciosas caixinhas com o “perfil” do eleitor de cada candidato (imagem na parte inferior do post).

Ora, aí a estatística confunde mais do que esclarece. Estamos falando de um eleitorado de mais de 140 milhões de eleitores. Dar a entender que todo eleitor da Dilma é pobre, mora no Nordeste, vive em cidade pequena, e só tem ensino fundamental é uma falácia monstruosa.

Em várias regiões do país, Dilma tem maioria em todas as faixas de renda e em todos os níveis de escolaridade.

Eu mesmo sou um exemplo.

Tenho ensino superior, leio em várias línguas e, com a generosa preferência dos meus assinantes, ganho por mês bem mais do que dois salários mínimos. Ah, moro no Sudeste, numa cidade com mais de 8 milhões de habitantes.

E sou um eleitor de Dilma. Votei nela em 2010 e votarei nela, obviamente, em 2014, pois não quero deixar a direita (disfarçada ou não) voltar ao poder.

A gente tem que tomar cuidado com essas generalizações medíocres.

E isso sem falar nesse odioso “bacharelismo” de terceiro mundo que ainda atazana a nossa cultura. Esse preconceito bobo que trata o diploma como sinal de inteligência. Não é. O cidadão com diploma às vezes é muito mais ignorante politicamente do que alguém que não fez faculdade.

Eu até me arriscaria a dizer que no Brasil, infelizmente, os piores analfabetos políticos tem curso superior…

folha

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

8 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

maria cardoso

05 de março de 2014 às 15h37

é aquela velha história: manipulando direitinho, os números confessam o que o manipulador quiser.
só o que consigo concluir dos “perfis folha” é que a dilma deve estar beirando os 90% dos votos em municípios com até 50 mil habitantes.

Responder

Leila Maria

04 de março de 2014 às 21h48

Concordo com você. Tenho também nível superior e sou eleitora da Dilma.

Responder

rildoferreiradossantos@gmail.com

03 de março de 2014 às 11h31

Tenho ensino universitário e pós graduação “latu sensu”. Sou filiado ao PT desde 1985. Nasci em MG e vivo no RJ desde minha primeira infância (7 anos). Fui eleitor de Lula e Dilma e serei em 2014. meus vencimentos beiram os 3,5 SM. Não fui pesquisado.

Responder

    Pipa

    03 de março de 2014 às 20h18

    Prezado Rildo. Eu também tenho ensino superior, so não sou filiado ao PT, sou eleitor de LULA desde sua primeira candidatura em 1989 e agora mais recentemente de Dilma na primeira vez e agora na segunda vez e meus vencimentos são maiores de 3,5 SM. Eu também não fui pesquisado.

    Responder

Celia Caixeta Ferreira

02 de março de 2014 às 17h59

palhaçada!!! da vontade de rir!!!

Responder

Ermindo Castro

02 de março de 2014 às 17h30

pois até em Minas ele esta em baixa!!pois quem estudou Estatistica esta vendo que tem algo erado ai!!!

Responder

Ermindo Castro

02 de março de 2014 às 17h27

sera que é para dizer que o Aécio é quem vai ganhar ??é ele esta em baixa!!então as pesquisas que foram feitas dizem o que? que ele tem 17% no geral e ai?

Responder

Ermindo Castro

02 de março de 2014 às 17h25

os eleitores do Aécio são de clases altas não !!ou esta pesquisa é tendenciosa???

Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?