Menu

Garotinho lembra papel da imprensa contra a democracia

Hoje, no Observatório da Imprensa, vejo a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, participando de um convescote com jornalistas do Globo e o publisher da Abril, e dizendo platitudes sobre a liberdade de imprensa. É incrível como esses ministros gostam de posar ao lado da mídia. Pois bem, Carmen Lucia disse, durante sua […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Hoje, no Observatório da Imprensa, vejo a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, participando de um convescote com jornalistas do Globo e o publisher da Abril, e dizendo platitudes sobre a liberdade de imprensa.

É incrível como esses ministros gostam de posar ao lado da mídia. Pois bem, Carmen Lucia disse, durante sua palestra, que “não haveria eleição sem imprensa”.

ScreenHunter_3699 May. 07 19.12

Excelentíssima ministra! Eu concordo que a imprensa livre é indispensável à democracia. Só que a imprensa brasileira nunca foi democrática! Ao contrário, historicamente, sempre trabalhou contra a democracia, e até hoje, com suas campanhas de criminalização da política, continua sendo uma força anti-democrática.

Aproveito a oportunidade para divulgar um discurso do deputado Garotinho, que fez uma denúncia gravíssima contra o papel da imprensa na ditadura. Roberto Marinho e outros barões de mídia não apenas apoiaram o golpe de 64, eles conspiraram para que jamais houvesse eleições em 1965. Segue o vídeo e o texto da assessoria do deputado:

*

Garotinho relembra papel de Roberto Marinho na manutenção da ditadura

O deputado federal e ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ) usou a tribuna da Câmara para ressaltar a ligação do fundador das Organizações Globo, jornalista Roberto Marinho, morto em 2003, com a ditadura militar – implantada no país após o golpe de 1964.

Em discurso de seis minutos, de posse de um documento oficial norte-americano de caráter confidencial, Garotinho leu trechos que revelam a intimidade de Roberto Marinho com o embaixador dos EUA no Brasil, Lincoln Gordon. Trata-se de um telegrama de 14 de agosto de 1965 que Gordon enviara ao Departamento de Estado dos EUA, logo após encontro com Roberto Marinho.

Garotinho explicou que trazer luz a esse passado é importante “no momento em que estamos debatendo a questão do direito de resposta”. Segundo o parlamentar do PR do Rio, o documento, tornado público, “mostra bem o papel da imprensa num momento difícil da vida brasileira”.

Em um dos trechos, Lincoln Gordon diz o seguinte: “Roberto Marinho está convencido de que a manutenção de Castelo Branco como presidente é indispensável para a continuidade das políticas governamentais presentes e para evitar uma crise política desastrosa. Em outro, o embaixador relata ao Departamento de Estado dos EUA: “Ele (Roberto Marinho) tem trabalhado silenciosamente com o grupo, incluindo o general Ernesto Geisel, chefe da Casa Militar; o general Golbery, chefe do Serviço de Informações; Luís Viana (Filho), chefe da Casa Civil; Paulo Sarasate, um dos mais íntimos amigos do presidente Castelo Branco”.

O documento mostra também Roberto Marinho se posicionando contra eleições diretas para presidente. Segue o relato do embaixador Gordon: “No dia 31 de julho, Roberto Marinho teve um segundo almoço reservado com o presidente em que insistiu que eleições diretas, em 1966, sem ter Castelo como candidato, poderiam trazer sérios riscos de retrocesso ao Brasil”.

O embaixador diz ainda que “nessas bases, o grupo planejou uma estratégia para transformar a eleição presidencial de 1966 em eleição indireta e viabilizar a reeleição de Castelo Branco”.

No final do telegrama a que teve acesso o deputado Garotinho o embaixador comenta o seguinte: “As colunas de fofoca política estão cheias de especulações sobre mudanças do regime. Eu considero as informações de Roberto Marinho muito mais confiáveis”.

E Garotinho concluiu da tribuna da Câmara Federal: “Realmente ele (o embaixador americano) estava certo. Vivemos muitos anos sob ditadura porque homens da imprensa sob o manto da liberdade de imprensa faziam negócios com o poder”.

ScreenHunter_3700 May. 07 19.18

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

mineiro

08/05/2014 - 21h09

vamos falar o portugues claro aqui, o garotinho ta enfrentando o pig mais do pt tucano e a pres. o que o pt e a pres. tinha que fazer o garotinho ta fazendo sozinho. enquato o pt borra nas calças mais essa pres. junto. ta todo mundo cobrando uma postura firme do pt e da pres. ou faz isso ou perde a eleiçao. ficar de joelho para o pig ninguem mais ta aturando.

O Cafezinho

08/05/2014 - 15h26

Rodrigo Correia Atenção para o documento lido.

tom

08/05/2014 - 11h44

ô zé ruela , rodrigo , vc vêm falar de moral ? o seu pig têm moral por acaso , vc tem moral ? deixar de pagar imposto de mais de 600 milhões que iriam pra saúde e educação é o quê ? Queria pedir pro miguel excluir esses chorumes que se infiltram nesse blog , delete essas pessoas que são contra a democracia e preferem esconder as verdades nos porões da ditadura , por favor miguel !

    Miguel do Rosário

    08/05/2014 - 12h28

    estou tentando apagar os trolls. mas de vez em quando escapa.

lucorpe

08/05/2014 - 10h13

Caraca…..o conteúdo do documento diz tudo….e alguém vem questionar quem o leu..É IMPRESSIONANTE. Isto é igual à nossa maravilhosa lei, que permite que alguém que todo mundo sabe que fez um monte de coisas ilegais (ex: Cachoeira), fica livre porque as provas obtidas foram ilegais….CARAMBA, EU SÓ QUERIA ENTENDER.

Paulo Prado Queiroz Filho

08/05/2014 - 12h52

Menos envergadura do que os marinho e a milicada golpista ele não tem


Leia mais

Recentes

Recentes