Menu

Os chilenos loucos e maravilhosos que virão à Copa no Brasil

Matéria da Monica Bergamo, publicada hoje na Folha, me emocionou profundamente. A reportagem fala de 4.000 chilenos muito loucos e incrivelmente maravilhosos que resolveram se juntar numa caravana coletiva para vir à Copa do Mundo no Brasil. São pessoas simples, de classe média, alguns de classe média baixa, que juntaram dinheiro e se uniram numa […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Matéria da Monica Bergamo, publicada hoje na Folha, me emocionou profundamente. A reportagem fala de 4.000 chilenos muito loucos e incrivelmente maravilhosos que resolveram se juntar numa caravana coletiva para vir à Copa do Mundo no Brasil.

São pessoas simples, de classe média, alguns de classe média baixa, que juntaram dinheiro e se uniram numa aventura romântica de conhecer o Brasil e vivenciar a Copa do Mundo.

É o tipo de coisa que me fez pensar nas frases de Lula sobre a Copa ser muito mais que dinheiro, tanto o gasto quanto o que iremos ganhar. É um encontro de civilizações. Qual o valor disso?

Quanto vale para o Brasil conhecer chilenos tão maravilhosamente loucos e alegres como esses?

Indagado sobre as manifestações, Juan Aguirre, 46, disse que “protesto tem em todos os lados”. Sobre a violência urbana: “a TV só mostra isso para vender mais”.

O técnico de eletricidade Edgardo Araya, 35, e a mulher, 33, juntaram dinheiro por meses. Além do salário, viajaram a Argentina para comprar cigarros e vender mais caro no Chile.

Um grupo de oito fizeram uma vaquinha e compraram um motorhome, com duas camas de casal, duas de solteiro, bancos que reclinam para dormir. Na volta, venderão o veículo.

Até o momento, são 800 carros cadastrados, que atravessarão juntos, em fila indiana, a Cordilheira dos Andes. O lema da caravana é “Te Seguimos Donde Vayas” (te seguimos aonde você for – referindo-se à seleção do Chile).

O técnico químico Arturo Martinez, 59, largou o emprego porque não conseguiu dispensa do trabalho nos dias da Copa. Cadeirante, não sabe sequer onde vai dormir, mas tem uma certeza: quer conhecer Ipanema, no Rio, e “tirar fotos com as meninas lindas de lá”.

Segundo a reportagem, “muitos dizem ter esperado a vida toda pela chance de ir a um Mundial”.

Como não se emocionar? Como não receber essas pessoas com um carinho profundo? São nossos irmãos latino-americanos. São loucos como a gente. São sofredores como a gente. Viveram ditaduras, misérias, golpes, mas são obcecados, como os brasileiros, em serem felizes!

E agora, coxinhas, vocês têm certeza que o seu “não vai ter Copa” é justo?

ScreenHunter_3848 Jun. 01 20.44

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Vladimir Cunha

03/06/2014 - 10h48

Passei um mes no Chile. Cheguei sabado. E impressionante a alegria e a empolgacao dos chilenos com a Copa e com o Brasil (materias sobre turismo e gastronomia pipocam em todas as TVs) ao mesmo tempo em que o pais nao para de discutir seus temas mais palpitantes: reforma na educacao, legalizacao do aborto, fechamento dos cassinos de Viña e Puerto Varas e a punicao aos torturadores da Ditadura. A Chile Vision – por exemplo, a emissora que mais cobre a aventura desses chilenos – exibiu em horario nobre um excelente e chocante documentario sobre os medicos torturadores da regiao de La Serena. A prova de que uma coisa nao exclui a outra.

Vera Lúcia Piesanti Molinar

02/06/2014 - 11h37

sejam bem vindos! e não deem ouvidos aos pessimistas de plantão!

Philipe

02/06/2014 - 07h48

Lindo isso! Como eu disse à um amigo, quem cancelou a viagem vai perder o oportunidade de conhecer um país incrível que é o Brasil e teremos ótima cia como os chilenos loucos p/ viverem com os corações plenos. Sejam ben vindos!

Tolemi Viver

02/06/2014 - 06h48

Bem vindos…cidado

Jony Diaz

02/06/2014 - 04h46

Corajosos! Sabem d nada, inocentes! O pais deles eh decente, mesmo c uma presidente d esquerda. La não tem os desmandos daqui, e nem tentativas d bolivarinizar as leis.

Gian

01/06/2014 - 22h12

Que venham e que sejam bem recebidos, os chilenos recebem muito bem os brasileiros que os visitam.
É um país maravilhoso.

Marisi Araldi

02/06/2014 - 01h12

sejam bem vindos….


Leia mais

Recentes

Recentes