Menu

A Globo e os inquéritos contra Lindberg

  Ontem a Globo entrevistou Lindberg Farias, candidato do PT ao governo do estado. O estilo foi “pit-Bonner”, com a repórter quase falando mais que o entrevistado; e, mais que perguntas, fazendo acusações. É o estilo “quem manda aqui sou eu” da Globo. Até aqui, nenhuma novidade. A Globo se esforça em morder fundo, mas […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

ScreenHunter_4621 Aug. 21 12.00


 

Ontem a Globo entrevistou Lindberg Farias, candidato do PT ao governo do estado. O estilo foi “pit-Bonner”, com a repórter quase falando mais que o entrevistado; e, mais que perguntas, fazendo acusações.

É o estilo “quem manda aqui sou eu” da Globo.

Até aqui, nenhuma novidade. A Globo se esforça em morder fundo, mas os políticos também já entenderam que boa parte dos dentes platinados estão moles ou podres. Não machucam mais tanto como antigamente.

Garotinho, quando foi entrevistado pela mesma repórter, na mesma série de sabatinas com os candidatos para o RJ-TV, sentiu-se obrigado a lembrar à ela que o candidato ali era ele.

Lindberg foi mais delicado, e apenas observou, estoicamente, que estava de olho no cronômetro.

Cada candidato tinha 8 minutos, mas a impressão é que a repórter ocupava a maior parte do tempo.

Um leitor me chamou atenção para uma matéria da mesma repórter, veiculada horas depois da entrevista com Lindberg. Observe o título: “Lindberg é investigado no STF em nove inquéritos”.

ScreenHunter_4620 Aug. 21 10.47


Aí você clica no vídeo para ouvir o que a repórter tem a dizer e a escuta falando o seguinte:

“Em respeito ao público, fizemos uma pesquisa no Supremo Tribunal Federal, e ficou esclarecido que não há processo judicial contra Lindberg Farias”.

Teremos que fazer um “manchetômetro” para a cobertura das eleições no Rio?

Manchete negativa para conteúdo positivo?

A descoberta, pela Globo, de que não há processo judicial contra Lindberg, além disso, soa engraçada, porque nos leva a pensar: ué, a produção não deveria ter feito essa pesquisa ANTES da entrevista? Não era só procurar no site do STF?

Se a pesquisa fosse feita antes, isso não pouparia a repórter do vexame de abrir a entrevista de forma tão acusatória?

A inconsistência da primeira pergunta permitiu que Lindberg Farias quebrasse a crista da repórter com relativa facilidade. “Os processos contra mim foram todos arquivados”, asseverou o candidato, em sua resposta, deixando a repórter num silêncio confuso.

Lindberg foi prefeito de Nova Iguaçu por duas vezes e depois senador da república. Creio que não faltariam problemas concretos a serem apontados em suas gestões.

Mas a Globo prefere sempre o caminho mais fácil: criminalizar o debate e os debatedores. Todo mundo é culpado até prova em contrário – é a mensagem. E o tempo das entrevistas se consome com o candidato tentando explicar ao espectador que um inquérito não significa condenação. Sobretudo se o inquérito sequer foi aceito pelo judiciário.

Ele pode ser culpado, mas também pode ser inocente.

Esse tipo de cobertura é o principal responsável pela despolitização crescente da população brasileira.

E a juventude, ao perder as esperanças no poder transformador da política, autoriza as piores figuras, aquelas que contam com proteção da mídia, a ganhar cada vez mais poder sobre o nosso futuro.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

CICERO DE LIMA E SOUSA

25/08/2014 - 02h52

CONCORDO PLENAMENTE COM A LUZINEIDE FERNANDES. POR QUE NÃO MANDA A GLOBO TOMAR NO …..? e MEDO, DE QUE?

Luís CPPrudente

23/08/2014 - 21h53

Miguel, veja no blog do Rovai a entrevista que a TV Mirante fez na época da “Guerra Fria” com o comunista que come criancinhas Flávio Dino.

É digno de mostrar como a famiglia Sarney manipula a sua retransmissora da famiglia Marinho para poder se perpetuar no governo do Maranhão.

Jicxjo

22/08/2014 - 16h07

Quo usque tandem abutere, platinada, patientia nostra?

eddie

22/08/2014 - 14h48

Isso se chama má fé por parte da emissora de TV.É uma maneira de prejudicar o candidato nas eleições do rio.A emissora está corroída de vermes.

Luís CPPrudente

22/08/2014 - 00h04

A famiglia Marinho é uma quadrilha mesmo, deveria estar é na cadeia.

Não sou eleitor fluminense, mas torço para que Lindberg ou Garotinho ou Crivella ganhem no Rio e promovam o que o Requião fez no Paraná: secar a fonte do PIG.

Nas duas entrevistas que vi pelo link acima, percebi que os candidatos estavam muito naturais e desconstruíam com facilidade as mentiras ditas pela leitora de teleprompter da famiglia Marinho.

Achei mais engraçado, bonachão e em estilo Brizola, o Garotinho, que citou duas vezes que a famiglia Marinho age de má fé. O Garotinho não tem medo da famiglia Marinho, o problema de Garotinho é o fato dele defender muitas propostas reacionárias dos evangélicos.

enganado

21/08/2014 - 23h44

E desde qdo a o GAFE capitaneado pela Globo diz alguma VERDADE? Todos na Globo são safados. Olha não vai parar por aí, pois o propósito do George Soros é transformar o BRASIL em uma nova UScrânia. Pior ainda é com apoio das Forças Armadas que vão acusar o LULA/PT/DILMA/GENUINO/ZÉ DIRCEU … e, santificar FHC/Aébrio/çERRA …etc. A RÚSSIA e o Sr. Putin já conhecem os primeiros capítulos da novela Anglo Sionista.

João Batista

21/08/2014 - 16h42

Mas, caro articulista, quando você sugere que (“pesquisar antes”) “pouparia a repórter do vexame de abrir a entrevista de forma tão acusatória”, dá a entender que a reporter “não sabia” o que estava perguntando e passou vergonha… certo? ERRADO! A Globo sabe que não importa se é ou não verdade, se tem ou não conteúdo por trás da acusação: o que vale é mencionar manchetes, lançar no ar uma associação entre as palavras-chave “inquerito” “investigação”, “suspeita”, e o nome do candidato!! Isso basta para criar no expectador/ouvinte uma “percepção” de que “o candidato é corrupto”, “tem acusações contra ele”… Isso é de uma safadeza sem tamanho!

Walisson Bragião

21/08/2014 - 16h59

PROCONSULT 2 ?

    Rogério

    21/08/2014 - 21h24

    Walisson, concordo totalmente com você. São uma quadrilha.

Luzeneide Fernandes

21/08/2014 - 16h53

Por què o PT não manda a Globo tomar no “CU” ? é medo?

jacó

21/08/2014 - 13h09

Não tem credibilidade ou moral uma emissora fraudadora de impostos…

Alessandro Pacheco

21/08/2014 - 15h17

Um santo :) kkkk

João Carlos

21/08/2014 - 12h17

Parece que é a mesma estratégia com os candidatos não afinados com a megassonegadora de impostos: ocupar a maior parte do tempo para não deixar o candidato falar.

C.Paoliello

21/08/2014 - 12h15

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/

A partir de hoje, não compro mais produtos da Multilaser.


Leia mais

Recentes

Recentes