Menu

Ainda há vida inteligente na comunicação do governo?

  Vocês sabem que passei os últimos quatro anos vociferando contra a comunicação do governo federal, que acho um desastre. Dão bilhões para Globo, Veja, Folha, tvs abertas comerciais. Deixam a TV Brasil à míngua. Ignoram a internet. A comunicação dos ministérios é caótica. Não há uma centralização efetiva. O blog do Planalto é tão […]

25 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

miolo


 

Vocês sabem que passei os últimos quatro anos vociferando contra a comunicação do governo federal, que acho um desastre.

Dão bilhões para Globo, Veja, Folha, tvs abertas comerciais.

Deixam a TV Brasil à míngua.

Ignoram a internet.

A comunicação dos ministérios é caótica. Não há uma centralização efetiva.

O blog do Planalto é tão frio quanto um cadáver.

Não há porta-voz. Não há secretário de imprensa.

A presidenta faz um programa de rádio semanal, distribuído para pequenas rádios, o que é muito bom. Mas poderia aproveitar e fazer também um vídeo, ao mesmo tempo, para distribuir nas redes sociais.

A Secom se tornou mero distribuidor de verba para grande mídia, não propõe nada, não promove debate, não ouve ninguém.

Uma situação triste. Ainda mais triste quando se pensa que um dos maiores obstáculos da nossa democracia é a concentração dos meios de comunicação.

Fazer o contraponto é uma luta. Somos vilipendiados pela própria mídia que recebe bilhões do governo, e a quem não interessa a pluralidade política na comunicação.

Por isso é tão doloroso ver o governo, que tem recursos humanos, financeiros, políticos, partidários, seguir a linha da inação, da covardia, da terceirização da iniciativa para seu próprio adversário.

Nem acho que o único problema do governo seja a comunicação.

Acho antes que a comunicação deficiente impede o governo, e o país como um todo, de se corrigir.

Uma comunicação mais eficiente permitiria que as pessoas apontassem os problemas, para que estes fossem corrigidos mais rapidamente.

Permitiria que ideias novas e revolucionárias viessem à tôna.

Aumentaria, por isso, o grau de produtividade e inventividade do país, ajudando a economia.

Por exemplo, o governo mandou instalar câmeras em vários hospitais federais, para que a presidenta pudesse monitorá-los.

Algumas dessas câmeras, as que não invadissem a privacidade dos hospitais, podiam ser abertas ao público, para que as pessoas monitorassem, até por hobby, os hospitais e comunicassem os problemas ao governo.

Um trabalho de comunicação bem feito poderia incorporar milhões, milhões!, de pessoas, ao serviço público, com trabalho voluntário.

O governo, e até mesmo seus críticos, tem a mania de achar que comunicação é só fazer propaganda boa de si mesmo. Não é. Comunicação é um processo de mão dupla. Falar e ouvir. Comunicação é transparência. É permitir que as pessoas se sintam parte de um governo democrático.

Existem coisas que a gente pode buscar exemplos em outros países, mas há outras em que a gente tem de servir de exemplo. O nosso processo eleitoral, por exemplo, é um modelo, por causa da magnitude do eleitorado. Em virtude das circunstâncias (monopólio dos meios, população enorme, demanda por mais democracia), a comunicação pública também deveria ser modelo para o mundo.

Um sistema de comunicação mais democrático reduziria o sentimento de falta de representatividade, e daria agilidade ao Estado.

*

No ano passado, no entanto, eu abri uma exceção às minhas invenctivas contra a comunicação do governo: foi a ideia do mochilão do PAC, que saiu do ar por causa da legislação eleitoral.

E agora está de volta.

É um projeto fantástico, elaborado com uma sintaxe jovem, e com isso fala a todos os brasileiros, pois a linguagem jovem é a mais universal.

O projeto sinaliza um fiapo de esperança de que ainda pode haver criatividade no governo, para mostrar o que está fazendo, e estabelecer uma ponte de comunicação direta entre o governo e o eleitor, que não seja apenas fazer comerciais pausterizados na tv aberta.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Joana de Lamare

01/12/2014 - 21h38

Eu concordo, Marcio Mello. E me candidato. Rs

Marcio Mello

01/12/2014 - 21h33

Joana de Lamare

Jose Tenorio

01/12/2014 - 17h53

Miguel, concordo plenamente com você.
Imaginemos se o governo invés de despejar Bilhões na grande mídia, fortalecesse não só a TVBrasil, mas todos orgãos de comunicação do governo, integrasse as comunicações entre os vários Ministérios, oferecesse total transparência e interatividade, criasse normas e apoiasse as rádios comunitárias para que ela servisse como um canal entre as comunidades e expandisse as Rádios e TVS Educadoras com programação de boa qualidade e que atendesse as diversas classes sociais. Isso tem que ser feito com a máxima urgência, pois nem Ministro das Comunicações nós não temos. lamentável.

Leonardo

01/12/2014 - 17h28

Miguel, vou parar de chamar Dilma de gestora vassala e não mais dizer: “Governo vassalo, idéias vassalas”, parodiando o “governo novo, idéias novas”, nem mesmo dizer que Dilma, Lula e vários membros do PT sofrem de complexo de vassalagem por aceitarem ser chicoteados e torturados por terem desobedecido seus “senhores”, seus “patrões”, justamente por terem ousado sair da “senzala” e terem criado, no Brasil, em 12 anos, um “quilombo”, pois nunca vi tanta obra, tanto emprego, tão baixo desemprego, tanto investimento, mesmo com uma crise brutal nos países que seguiram as políticas aqui defendidas pela máfia midiática e pelos golpistas e canalhas tucanos.

Vou radicalizar e defender que Dilma, Lula e estes vários membros do PT são ameaçados de morte. Sim, pois não é possível que com tanta tortura, tanta porrada, tanta vitimização, o PT ainda se cale e se acovarde e não se comunique com o a sociedade como um todo. A falta de comunicação permitiu que o “monstrinho egoísta” que existe em cada um de nós, fosse alimentado de maneira tal que, quem não tem princípios altruístas, foi fatalmente envenenado. Não é possível, Miguel, que eles não estejam sendo ameaçados de morte pela CIA. Devem ter dito: “Já matamos o Eduardo… se ficarem falando muito em dar poder ao povo, serão os próximos!”

Em nenhum momento, na TV, nossa gestora comentou que a Globo tem uma dívida com a receita por sonegação que já ultrapassa a casa do 1 milhão! Em nenhum momento, Dilma convocou rede nacional de rádio e tv para desmascarar o pig, quando muito, disse que a revista Veja responderá na Justiça. Qual, aquela amiga do arqui-inimigo do PT no STF, Gilmar Mendes?

Miguel, o PT ganhou o governo, não o poder! A CIA, esta máfia assassina opera nos MPs, TJs, STF, PIG e – no legislativo – no PSDB e provavelmente em outros partidos de oposição e da base do governo Dilma.

Sinto dizer, mas temos hora marcada para sair do governo e o país sofrer um atraso brutal em todos os termos que consideramos caro. A CIA não quer esperar, mas talvez devido a algumas conjunções e imprevistos, pode ser que tente em 2018, 2022, ou quem sabe, mandam assassinar o Haddad para que em 2026 não tenhamos lideranças? A questão é que, Dilma poderia então contar com a ajuda dos países BRICS, notadamente a Russia para atuar numa contra-investigação a fim de aniquilarmos esta verdadeira máfia que tenta, diuturnamente, saquear as nações na América Latina.

Tamanha covardia deve ter como motivo o medo de serem mortos. Só isso explica ela manter José Eduardo Cardozo e Paulo Bernardo na Justiça e Comunicações respectivamente, ministros notadamente golpistas.

    Adão Rodrigues

    01/12/2014 - 18h29

    Concordo com tudo que disse Leonardo!
    Existe alguma coisa escondida que tanto acovarda o Governo Federal que não sabemos.

Álvares de Souza

01/12/2014 - 14h39

Por que tanta incompetência? É uma situação incompreensível para o comum dos mortais, aquele que não priva das confabulações palacianas mas que deposita, como um ato sagrado, o seu voto em Dilma e em seus aliados.

    Messias Franca de Macedo

    01/12/2014 - 15h41

    Parabéns, lúcido, consciente e honesto Brasileiro Álvares de Souza,

    eu também nunca tive relação orgânica com o PT nem com qualquer outro partido político e políticos profissionais!

    Creio que na atual quadra histórica, o PT é ainda a agremiação política mais avançada!

    Álvares, de modo análogo a você, apoio [criticamente] o projeto implementado pela presidente Dilma Rousseff – e sempre votei no ex-presidente Lula e em parlamentares do PT e do PC do B!

    Concordo: também existe um limiar de tolerância e resignação! Inclusive para ‘nois’ militantes – desinteressados do ponto de vista estritamente pessoal – que, felizmente, não participamos dos convescotes oficiais! Não participamos e, sobretudo, não queremos participar!…

    Felicidades ao amigo!

    Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, nacionalistas, antigolpistas e antifascistas,

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Brasil

Messias Franca de Macedo

01/12/2014 - 13h38

Sobre o assunto em tela – e alguns dos motivos pelos quais, no Brasil, a cada eleição os fascigolpistas se assanham ainda mais!

Hoje (01/12/2014), pela manhã, numa emissora de *rádio de Feira de Santana, Bahia, o âncora – e dono – do programa entrevistou o carlista DEMoTucano Antônio Imbassahy!

Um ping-pong canalha patrocinado em uma concessão pública da área de comunicações!

Numa emissora de rádio “católica [do lucro!]”!

*Rádio Sociedade de Feira de Santana AM/Rádio Princesa FM

O âncora [e dono do programa] leitor voraz – e acrítico – da fascigolpista revista ‘veja’!

O Imbassahy um golpista ressentido e hipócrita!: “O PT quer o controle do conteúdo da mídia! Mas, no Congresso Nacional, esta medida não irá passar! Agora mesmo, a ‘veja’ revela conteúdos de e-mails nos quais o corrupto Paulo Roberto Costa envia mensagens para a presidente Dilma Rousseff, alertando sobre as falcatruas escabrosas na Petrobras! Documentos vindos da Suíça também potencializam o escândalo, o que achincalha ainda mais o Brasil no cenário internacional!… E mais: a presidente Dilma Rousseff e o ex presidente Lula talvez não soubessem de toda a dimensão da roubalheira na Petrobras! Mas, que a Dilma [e o Lula] sabia(m) de muita coisa, ah isso sabia(m)!…
[Por fim] A presidente Dilma Rousseff promoveu mais um estelionato eleitoral ao indicar um banqueiro [banqueiro?!] para o ministério da Fazenda!…
Ademais, quem (re)elegeu a presidente Dilma Rousseff foi, fundamentalmente, os beneficiários do Bolsa Família!…”

RESCALDO: na entrevista, em nenhum momento, o âncora fez menção ao envolvimento do PSDB! Nenhuma menção ao histórico da corrupção na Petrobras desde os antanhos da ditadura militar passando pela [quase-]Petrobrax da fatídica, famigerada e corrupta era FHC! Nenhuma alusão ao TRENSALÃO, ao MENSALÃO do PSDB! Nenhuma alusão ao doleiro Yousseff do Banestado tucano…
Nenhuma consideração acerca da universal e inalienável presunção de inocência até prova em contrário em relação à atual presidente da República e ao ex presidente Lula!
E, pasme, o âncora – e dono do programa – é também advogado! Pasme, os níveis de selvageria e de deslealdade! E de irresponsabilidade!…

“Impunes! Todos Impunes!”

EM TEMPOS FASCIGOLPISTAS: logo em seguida, os microfones foram abertos para o ‘capilarizador do PIG’, o tal ex-porta-voz da ditadura militar, “o Garcia das organizações (sic) Globo!”

E tome-lhe porrada no governo [do PT, óbvio!]!

E tome-lhe impropérios ao Brasil e ao honesto povo trabalhador brasileiro!

NOTA ACAUTELATÓRIA: ou o PT e o governo assumem a lídima e democrática atitude de esclarecer a opinião pública, recorrendo ao contraditório… Ou oficialize-se, definitivamente, a [eterna] barbárie da Casa Grande financiada com o dinheiro público!

E esqueçam que um dia existiu certa militância!…

    Heloisa

    01/12/2014 - 13h57

    Toda essa arenga para falar da RÁDIO DE FEIRA DE SANTANA ? Perda de tempo !

Heloisa

01/12/2014 - 13h23

BRASÍLIA – O senador Aécio Neves (PSDB-MG), candidato à Presidência derrotado nas eleições de outubro, afirmou que não perdeu nas urnas para um partido político, mas para uma “organização criminosa” existente em empresas apoiadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração foi dada em entrevista ao jornalista Roberto D’Ávila, da GloboNews, que foi ao ar na noite de sábado.

— Na verdade, eu não perdi a eleição para um partido político. Eu perdi a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está — disse o tucano.

Valmir

01/12/2014 - 12h43

Creio que seja preciso desconstruir a mídia em seu próprio terreno. Um programa satirizando as notícias e as censuras de notícias das globos da vida poderia ser útil, (quem sabe do De Grandis no Brasil?.) Os blogs são algo embrionário e de tarefa hercúlea, sobre-humana é hora de mais organização e alvo certo e amplo. Em sendo inviável alugar um horário em alguma rede de tv, no mínimo, um programa no You tube, ou um grande portal, inclusive de noticiário. Uma mini emissora, há bons profissionais que devem estar cansados de seus patrões….Embora devam manter independência, a “Dilma” deveria patrocinar sim e muito. Creio que no fundo, até os coxinhas estão cansados da globo.

Judith Godinho

01/12/2014 - 14h31

Excelentes ideias, você deveria ser contratado para o setor de comunicação, oxigenar, limpar as teias de aranha. Eu apoio.

Maria De Lourdes Silva

01/12/2014 - 14h28

Eu concordo! O Brasil sabe muito pouco do Brasil! Só o que a mídia deturpa….

Aristharco

01/12/2014 - 12h22

Comunicação do Governo, isso existe?

Carlo Marsuppini

01/12/2014 - 12h20

Essa falta de comunicação acontece também aqui em São Paulo, capital. Há pequenas obras subterrâneas da prefeitura, que duram semanas , e não existe uma placa indicando o que estão fazendo ali. Isto em todos os bairros.
Eu acredito no alerta que Mino Carta faz do PT, que se aplica a esses pequenos desacertos de comunicação e nos grandes na esfera federal.

Mino pergunta: “Que acontecerá com o próprio PT, aviltado por seus próprios pecados, a EXIBIR SUA INCAPACIDADE DE FORMAR QUADROS À ALTURA DAS CIRCUNSTÂNCIAS”.

Roberto de Paulor

01/12/2014 - 12h20

Coloca o Miguel do Rosário,a DILMA,já o elogiou,com o Cafézinho.

    Miguel do Rosário

    01/12/2014 - 12h52

    Seria outra burrice. Desfalcar mais ainda a blogosfera?

      Heloisa

      01/12/2014 - 13h24

      Ainda bem que você é sensato !

    Paulo Azevedo

    01/12/2014 - 14h17

    Uma coisa é o sujeito ser dono de um boteco pé sujo que vende uma boa empada , outra bem diferente é esse sujeito ter capacidade para gerenciar uma rede restaurantes. Entre uma coisa e outra vai um enorme distância!

marco

01/12/2014 - 11h59

Sr.Britto.Convém antes de qualquer providência ao respeito de comunicação,esclarecer para quem não sabe,o que quer dizer, ” OUVIDOS MOUCOS “.Sem ess providência,naa se poderá fazer!

Antonio Carlos Ribeiro

01/12/2014 - 13h51

Só perde a guerra informativa porque quer. Ou porque falta vontade política para ocupar o papel que lhe cabe!

Mauricio Gomes

01/12/2014 - 11h40

Excelente texto Miguel, espero que a Dilma o leia. É por causa da covardia e inação do governo que a oposição consegue enganar os incautos pregando todos os dias que o PT é o partido mais corrupto do Brasil. Uma mentira repetida várias vezes, e sem respostas apropriadas, acaba virando “verdade” para a sociedade. O PIG é que nem um tumor, basta cortar o fluxo sanguíneo para este (leia-se verbas de publicidade) que ele acaba murchando e morrendo aos poucos. É inacreditável que depois de tantos anos de bombardeio o governo ajude a pagar os salários de figuras como Danilo Gentilli, Miriam Leitão, Reinaldo Azevedo, Merval Pereira, Alexandre Garcia e por aí vai. Eles não pregam o capitalismo selvagem? Então virem-se para conseguir sustentar-se sem mamar nas tetas generosas dos governos!

Ps: Permita-me apenas uma modesta correção no texto. Ao invés de câmaras, o correto é câmeras.

Anônimo

01/12/2014 - 11h10

…governo Dilma, parecendo mulher de malandro….bota o Ciro Gomes ou o Garotinho na comunicação….qualquer um é melhor que Franklin Martins e cia.

Sandra Francesca de Almeida

01/12/2014 - 13h05

Mas é ainda muito pouco, em termos de comunicação, não é mesmo?
Essa situação é insuportável. Refiro-me ao financiamento do lixo produzido pelo PiG.

Simone de Moraes

01/12/2014 - 13h02

E o pior…..o desastre vai continuar!


Leia mais

Recentes

Recentes