Menu

Guilherme Boulos analisa o pensamento coxinha

  Boulos, liderança do Movimento dos Sem-Teto, em São Paulo, assina um artigo que sintetiza a hipocrisia gritante dos coxinhas. *** Trechos de artigo de Guilherme Boulos, publicado hoje na Folha. “O orgulho coxinha entrou na moda. Muitos andam por aí, nas ruas e nas redes, autoproclamando-se “coxinhas” sem nenhum pudor. Virou identidade positiva. O […]

34 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

coxinha-esquerda-direita


 

Boulos, liderança do Movimento dos Sem-Teto, em São Paulo, assina um artigo que sintetiza a hipocrisia gritante dos coxinhas.

***

Trechos de artigo de Guilherme Boulos, publicado hoje na Folha.

“O orgulho coxinha entrou na moda. Muitos andam por aí, nas ruas e nas redes, autoproclamando-se “coxinhas” sem nenhum pudor. Virou identidade positiva. O coxinha se considera trabalhador, estudioso, um cidadão de bem que cumpre seus deveres. É contra a corrupção e privilégios que firam a meritocracia.”

Mas, já nos ensinou Freud, sempre é bom desconfiar do juízo que as pessoas fazem sobre si próprias. Os coxinhas que têm infestado o debate político atual não são exatamente modelos de retidão e coerência.

São adeptos do “dois pesos, duas medidas”. Sua visão tacanha do mundo, que dificilmente resiste à crítica, com frequência descamba para o ódio e a intolerância. Substituem os argumentos por xingamentos.

O coxinha se indigna com os R$ 25 bilhões que o Estado paga anualmente ao Bolsa Família, mas acha normal os R$ 978 bilhões pagos por este mesmo Estado ao bolsa banqueiro.

Ele sai às ruas de branco pedindo redução da maioridade penal quando um cidadão de classe média é assassinado, mas mantém seu silêncio sorridente ao saber que, a cada dia, dois jovens pobres são mortos pela polícia de São Paulo.

Acha que a corrupção no Brasil começou com o PT e faz vistas grossas ao trensalão, ao escândalo do HSBC ou ao aeroporto do titio [PS Cafezinho: E à sonegação da Globo e à operação Zelotes]. (…)

Alguns dizem que a onda coxinha revela o nascimento de uma nova direita no Brasil. Direita sim, nova nem tanto. São apenas os velhos ranços, preconceitos e indignações seletivas da porção mais conservadora da classe média que encontraram ocasião para sair de algum canto do armário.”

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Luiz Fernando

03/04/2019 - 23h49

Será que o autor é filho da Maria do arroizário ??? aí faz sentido esse texto esdrúxulo…

Leo

16/05/2018 - 11h57

Boulos, aquele filhinho de papai que tem vários imóveis? O esquerda caviar que vive no luxo capitalista, com iphones, carros, viagens. Ou aqueles que invadem e cobram aluguel dos pobres coitados? Ou ainda, aqueles que vivem em Paris e apoiam ditaduras da Venezuela e Cuba? Incoerentes isso sim, mas no fim, todos querem ser capitalistas.

teddy

11/05/2017 - 11h04

Só vejo coxinhas revoltados sem argumentos.. Só no mimimi e aquelas mesmas palavras de ódio kkkkkkk. Jovens me digam, vocês trabalham? Contribuiram alguma vez com o governo para achar que o dinheiro de vocês vão para o bolsa família? Ou só tiram as dores dos outros babacas ignorantes? Já sei! A única ocupação de vocês é ficar sentados em frente a TV vendo aquilo que a mídia manipuladora quer mostrar.. Kkkkkkkkk tem que rir mesmo desses coxinhas hipócritas.

MC RONALDAO

12/04/2017 - 18h33

CAMBADA DE FILHOS DA PUTA PT PSDB PMDB
VOTE EM BRANCO
MALDITOS LADRÕES
SÓ FODER O POVO
FILHOS DA PUTA
LAZARENTOS
VÃO TODOS POLÍTICOS PARTIDOS E VC BOLOS DE MERDA TOMAR NO OLHO DO SEU CU

MC RONALDAO

12/04/2017 - 18h31

TUDO FILHOS DA PUTA INCLUSIVE VOCÊ BOLOS DE MERDA

Enir Rogério

10/04/2017 - 02h38

Esquerda é mais burro que uma porta !!!!!!!!!!!!!!! hahahahahhah

    teddy

    11/05/2017 - 11h07

    Você deve ser muito inteligente..

Enir Rogério

10/04/2017 - 02h37

ahahahahahha so otario acha isto ,,hahahhahaha

Luiz Quintanilha

08/02/2017 - 00h14

Os da direita querem a morte da esquerda, a extinção total. Daí eu fico pensando quem será o capacho deles? Quem será a mão de obra da meritocracia deles?

paulo joão

03/10/2016 - 20h34

Bom, pelo menos a Direita tem desculpa para ser idiota.E a Esquerda?Só leu livro ruim?

    Lucas

    12/10/2016 - 14h09

    Meu irmão tu é muito ignorante em relação a política vai comentar sobre filmes de super-heróis que é a única coisa que tu sabe fazer alienado do caralho.

    Lucas

    12/10/2016 - 20h50

    Os países com melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) como a Suécia, Dinamarca e tantos outros adotam uma politica socialista e esquerdista que você tanto critica e são os melhores países para se viver, então se você critica tanto a esquerda critique esses países também seu otário.

      Anônimo

      08/02/2017 - 12h53

      modelo nordico e socialista agora?

    Lucas

    12/10/2016 - 22h12

    A direita é tão boa que colocou uma ditadura aqui no Brasil por 30 anos que torturou e matou milhares de pessoas e que atrasou a economia e o desenvolvimento do Brasil e tudo apoiado pelos Estados Unidos seu coxinha idiota e alienado.

EDUARDO

23/10/2015 - 15h01

Quais livros já leu?

Samadhi Pimentel

07/04/2015 - 15h15

Sugiro na linha do Boulos “As Abominações da Classe Média” por Marilena Chauí: https://www.youtube.com/watch?v=3MX5b3EfMAw&index=49&list=PLW2JiREsnsjYVizg5Sr4KPq0TTpAgbFiU

surreal

07/04/2015 - 10h51

EXISTE UMA GUERRA COMERCIAL CONTRA O BRASIL, COM AJUDA DE POLÍTICOS TRAIDORES E ENTREGUISTAS, O BRASIL POSSUI MUITOS RECURSOS NATURAIS E ESTRATÉGICOS, COMO POR EX. ENORMES RESERVAS DE PETRÓLEO E ESSE MANIFESTO VEM SE REPETINDO A MAIS DE UM ANO:
O POVO QUER SABER… SE NÃO QUEREM OU NÃO PODEM CHEGAR NOS VERDADEIROS MAFIOSOS TUCANALHAS, CORRUPTOS SECULARES E NA MÍDIA MÁFIA ANTI-NACIONAL, VERDADEIROS LESA PÁTRIA, QUALQUER OPERAÇÃO DA PF MP E STF CONTRA A CORRUPÇÃO SERÁ APENAS OPERAÇÃO POLÍTICA COVARDE DESTRUIDORA DE NOSSO POVO, PORQUE DESSA FORMA A JUSTIÇA CONTINUARÁ SENDO UMA BALANÇA MUITO DESEQUILIBRADA. O POVO QUER SABER… E OS MAFIOSOS CORRUPTOS TUCANALHAS SOLTOS??? SOLTOS DE INÚMERAS CPIS. ATÉ QUANDO??? ATÉ QUANDO OS CORRUPTOS TUCANALHAS VÃO CONTINUAR SENDO BLINDADOS PELOS JUÍZES E MÍDIA CÚMPLICE MERCENÁRIA SONEGADORA DE IMPOSTOS??? O POVO QUER SABER. ATÉ QUANDO??? OU ATÉ QUANTO??? OU MUITAS EMPRESAS, POLÍTICOS, O POVO BRASILEIRO E A DEMOCRACIA VÃO PAGAR AS PENAS, MENOS O LÍDER DAS CORRUPÇÕES: O PSDB E SEUS PROTEGIDOS? E ATÉ QUANDO A MÍDIA CRIADORA DE CAOS E SONEGADORA VAI TRAIR O BRASIL E CONTINUAR IMPUNE???

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br/

http://www.juniorpentecoste.com.br/2014/07/quem-e-o-lider-da-corrupcao.html

Daniel Vicente

06/04/2015 - 04h10

Queridos gênios iluminados da esquerda, analisem o material antes de públicar! Reproduzir o texto de um colunista da Folha, acompanhando de uma charge onde a mente limitada de um “coxinha” é ocupada pela própria Folha, vai em desencontro com o que pretendem passar!

Jorge Luiz

04/04/2015 - 22h21

O comentário dos coxinhas mostra que é isso mesmo. São eles os responsáveis pelo empobrecimento do debate político no Brasil.

Onde está Laurinha?

04/04/2015 - 18h34

Dpois 6 num sabe pq a tendência do movimento coxinha só ó a d aumentar.

marco

03/04/2015 - 21h13

Quero afirmar aqui,que este blog,com frequência,censura meus comentários.Não deve ser pelo conteúdo não muito intelectualizado deles,já que leio aqui,cada coisa,de assustar mais que os meus1 E uma pena,pois o blog tem uma linha editorial que me interesso.Talves seja por hábito de sofrer censura,que os editores também o fazem aos outros.Mas…sigue la vida,…

Almir

03/04/2015 - 11h20

“As massas são femininas e estúpidas. Somente a emoção e o ódio podem mantê-las sob controle.” – Adolf Hitler.
Ele sabia que o ódio “dá liga”, e se propaga como uma doença altamente contagiosa. Mas não considerou um detalhe importante: um regime forjado em cima do ódio, muito embora conquiste algumas vitórias, mas sempre acaba mal, e o preço a pagar é incomensurável.

Renato

02/04/2015 - 22h50

Admirável Miguel e amigos leitores,
É inegável que o texto traz um rancor diabólico para com os ditos coxinhas (termo confuso e geralmente aplicado a quem faz duras críticas e protesta contra o governo do PT) e que o Cesar Campos foi extremamente feliz na crítica ao discurso do ódio bastante claro no post acima. Sinceramente acredito que textos desse nível acabam funcionando como um tiro no pé do próprio blog uma vez que traz os ditos coxinhas para centro da análise política (leia-se estrelato) ficando o blog vazio e sem o brilho de outrora para o debate, aparição dos mais diversos contra pontos e elucidação de um bom pensamento crítico. Fica a dica.

    Luis Gustavo

    03/04/2015 - 22h39

    É que cafezinho vai bem com Boulinho e com coxinha!

Gislene Lobo

02/04/2015 - 23h48

Paulo Tsai muito bom texto.

    Pharaô

    02/04/2015 - 21h41

    As vezes, é o Bem contra, as trevas, tambem…
    existe, gente boa, em todo lugar! mais gente ruim! é tipo religião por aqui.E digo, mais as pessoas de Esquerda, tem mais empatia,compaixão, Amor pelo próximo,senso de Justiça,e o mais importante Humildade.Deus gosta disso de pessoas Bondosas e justas.

      Pharaô

      02/04/2015 - 21h49

      Bolsonaro é o que um Fascista declarado!
      Danilo gentile, outro nazista,cinico,hipócrita.E humoristas são nazistas camuflados…
      Lobão quem é lobão? inútil eu sei que é
      nem vou citar + por que é tudo igual,bando de inúteis
      TODOS CARAS DESSE time tem um curriculo ridiculo.

    Paulo Tsai

    03/04/2015 - 00h51

    Muito bom mesmo

Edson Junior

02/04/2015 - 23h12

Victor Cifuente

02/04/2015 - 22h00

Vale a pena cada linha desse texto.

Ana Fiorentino

02/04/2015 - 19h37

Camila Fraga

Cesar Campos

02/04/2015 - 16h35

Cara, que visão é essa? Ficou louco? De onde você tirou a ideia de que alguém sorri quando um jovem negro morre assassinado? Ou que as pessoas apoiam privilégios para os banqueiros? Ou que concorda com o desvio de dinheiro no metrô de SP. É ridículo você escrever que os “coxinhas” ficam indignados pelas pessoas simples agora estarem viajando de avião. É de uma estupidez sem tamanho.
Meta na sua cabeça que o “coxinha” não pode ser classificado pela classe social, mas como alguém que não suporta mais privilégios de NENHUM tipo, que não apóia invasões e destruição em propriedades privadas, que não concorda com os juros altíssimos e que tem certeza de que TODOS somos capazes de conquistar aquilo que sonha. Que absurdo é esse que você está escrevendo? Esse discurso de ódio não parte dos chamados “coxinhas”, mas de quem não consegue conviver com o contraditório. Como você.
Inacreditável. Falam que o “coxinha” é preconceituoso, mas porque a sua colega, em seu comentário, destila preconceito contra quem mora/estuda em Curitiba? O que achou quando um deputado, grande defensor das minorias, “ataca” uma pessoa chamando-a de negro e gordo? Patético, raso e totalmente contrário à realidade esse seu texto. Típico de quem apenas cospe ideologias apenas para lhe servirem.

    Silvano

    03/04/2015 - 17h50

    Realmente cara você não conhece os verdadeiros coxinhas. Os que você conhece são os ecoxinhas. O coxinha verdadeiro tem moral e atitudes seletivas. Um lado pode tudo é o outros nada. Conheço muitos é tudos são unânimes ao dizer que tudo de ruim que acontece no país e culpa do PT é da DILMA. Se matam uma galinha, a culpa é de ambos. O pior é que não adianta argumento , eles sempres acham que estão certos. Nossa sorte é que são minorias.

Vitor

02/04/2015 - 13h53

Concordo com o texto e a mentalidade “coxinha”… Especialmente nos casos de corrupção e dos gastos do Governo com Bolsa Família (muitos pequenos) e juros (enormes)…
Agora a charge é péssima, tem muita gente inteligente e estudada de direita, assim como de esquerda… Da mesma forma, tem muita gente estúpida dos 2 lados…


Leia mais

Recentes

Recentes