Analista da Ideia fala sobre “voto útil” dos eleitores de Ciro a Lula no 1° turno

Justiça mineira manda prender jornalista antitucano, de novo

Por Miguel do Rosário

13 de maio de 2015 : 13h23

Tenho impressão que se o Cafezinho fosse sediado em Minas, eu teria o privilégio de repetir as experiências literárias de Dostoiévski, em Recordações da Casa dos Mortos e Graciliano Ramos, em Memórias do Cárcere.

Aqui no Rio, a justiça é da Globo. Qualquer processo dos figurões da Globo contra blogueiros e jornalistas, é condenação na certa. Mas eles não tem coragem, ainda, de mandar prender. Ficam apenas nas multas, na ordem de 20 a 50 mil reais.

Nos estados governados por tucanos, a coisa é muito mais pesada. Em Minas, jornalista que fala mal do PSDB é demitido ou preso.

No Paraná, nosso amigo blogueiro Tarso Cabral, do blog do Tarso, foi condenado a pagar mais de R$ 100 mil, e parece que a multa ainda vai crescer muito quando passar para a segunda instância.

Democracia? Liberdade de expressão? Para a nossa mídia, vale apenas para detonar o PT. Denunciar tucano é crime!

Nossa mídia e nossos políticos só se preocupam com blogueiros cubanos e jornalistas venezuelanos.

Blogueiros e jornalistas do Brasil, se não forem amiguinhos dos tucanos e da Globo, que se danem!

*

Jornalista mineiro que denunciou caso de Furnas foi preso

QUA, 13/05/2015 – 16:52
ATUALIZADO EM 13/05/2015 – 16:53

Do Blog do Marcelo Auler (Via blog do Nassif).

Curtas: Censura prévia vira moda novamente12 de maio de 2015

Por Arnaldo César

Foi preso, na última segunda-feira (dia 11/05), em Belo Horizonte, o jornalista Marco Aurélio Carone (foto). Ele é diretor do site de noticias “Novo Jornal”. É acusado de pertencer a uma quadrilha especializada em “difamar, caluniar e intimidar adversários políticos”. Seu crime foi ter tornado público a relação de notórias figuras mineiras que se envolveram com o repasse de R$ 40 milhões dos cofres de Furnas para o “Caixa 2” do PSDB. Trata-se do famigerado “mensalão mineiro”.

Uma encrenca da pesada. Suspeita-se que os figurões apontados pelo jornalista também estariam envolvidos com o assassinato da modelo e garota de programas Cristiana Ferreira, em meados de 200. Vamos nos abstrair, contudo, das paixões políticas que envolvem escândalos deste quilate. Fixemo-nos, única e exclusivamente, na prisão do profissional da imprensa. O motivo apresentado pela juíza Isabel Fleck, da 1º Vara Criminal de Minas Gerais, para mandar trancafiar Carone é o de que, se ele ficar solto, poderá vir a fazer novas divulgações sobre o caso.

Ou seja, a Sra. Fleck, no uso de suas atribuições, praticou censura prévia. Exatamente, como se fazia, nos “anos de chumbo” da ditadura militar. Os organismos dedicados à proteção da liberdade de expressão deveriam prestar mais atenção em sentenças como a desta magistrada. Desgraçadamente, a censura prévia voltou à moda nos tribunais deste País.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

22 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Rinaldo Almeida

15 de maio de 2015 às 09h43

Estou achando que em cada estado do Brasil a justiça brasileira tem um mandatário, infelizmente. “Justiça brasileira” você acredita?????

Responder

Rinaldo Almeida

15 de maio de 2015 às 09h43

Estou achando que em cada estado do Brasil a justiça brasileira tem um mandatário, infelizmente. “Justiça brasileira” você acredita?????

Responder

AntiPT

14 de maio de 2015 às 14h44

É… Depois reclama de tomar condenação por danos morais. Sugiro para o sr que prega tanto a liberdade de expressão que disponibilize a decisão da juíza para que cada um possa interpretar do jeito que achar melhor. Afinal, para aqueles que possuem o mínimo de conhecimento jurídico, crime contra a honra não acarreta pena privativa de liberdade como vc está falando.

Logo, essa sua matéria cheira a mentira. Aliás, não é a primeira.

Responder

    Miguel do Rosário

    15 de maio de 2015 às 01h04

    Se você fosse mais gentil, disponibilizaria logo no comentário, e ajudaria o blog. Se não for verdade a notícia, evidentemente eu publicarei aqui. Além dessa prisão recente, que farei questão de ou confirmar na sua cara ou pedir desculpas pelo deslize (quando se pede desculpas pela desinformação no dia seguinte, não é crime, é um erro normal humano), Carone foi preso no ano passado. Ficou preso durante todas as eleições de 2014, por ordem da justiça mineira tucana. E temos um helipó e vários aecioportos não explicados em minas sobre os quais Carone quer escrever.

    Responder

Mauro Soares

14 de maio de 2015 às 17h41

Judiciário vergonhoso

Responder

renato

14 de maio de 2015 às 11h04

E o que será feito para provar e destruir tal ação..

Responder

Mariana Lefebvre

14 de maio de 2015 às 13h32

Absurdo!

Responder

Celia Gilly

14 de maio de 2015 às 12h14

Tempos muito bicudos!

Responder

Zara Sampaio

14 de maio de 2015 às 04h22

Vejam ai a imparcialidade da juiza…parece fascinada pelo netin

Responder

Denise Gabriela

14 de maio de 2015 às 02h01

Medonho

Responder

Sérgio Moreira Ferreira

13 de maio de 2015 às 22h11

É por isso que eu digo a amigos(as) e parentes: tomem cuidado, gente, com o que a TV Globo anda fazendo com a cabeça de vocês. Eu vou confessar uma coisa para vocês: no meu controle para mudar os canais de TV, o número 4, que aqui em Vitória/ES sintoniza a Globo, eu inutilizei, quebrei mesmo, ou seja, mesmo que eu queira, não tenho como sintonizar este canal pelo controle. Graças à Deus e ao meu bom senso, desde que tomei esta atitude e isto já tem uns 3 anos, acredito ter ficado menos alienado e, a bem da verdade, muito menos ignorante; menos burrinho mesmo (rsrsrsr).

Responder

Nôni Simon

14 de maio de 2015 às 00h56

anti-petista ganha prêmio de jornalismo, anti-tucano pega cana. Vai vendo.

Responder

    Luís CPPrudente

    14 de maio de 2015 às 16h24

    A famiglia Marinho apoia tudo isto.

    Responder

Carmem Witt

14 de maio de 2015 às 00h52

q parcialidade….nojoo

Responder

Sanndro Guilhermme

13 de maio de 2015 às 23h37

247 sabe disso?..

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 19h06

Com medo de morrer, delator do mensalão tucano se diz perseguido

publicado em 16 de dezembro de 2013 às 00:48

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/com-medo-de-morrer-delator-do-mensalao-tucano-fica-em-presidio-de-seguranca-maxima-e-se-diz-perseguido-por-aecio-neves.html

https://soundcloud.com/azenha/sobre-a-cio-neves

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 18h57

A prisão da prisão!

##########################

Delator do mensalão tucano e jornalista foram soltos em Belo Horizonte

publicado em 04 de novembro de 2014 às 19:21

Por conspícua jornalista Conceição Lemes

Por volta das 11h desta terça-feira 4, foram postos em liberdade, em Belo Horizonte (MG), Nilton Monteiro e o jornalista Marco Aurélio Carone.

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/delator-mensalao-tucano-e-jornalista-foram-soltos-hoje-em-bh-irma-de-carone-diz-que-ele-foi-para-isolamento-quando-comecou-o-2o-turno.html

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 18h46

Deputado Rogério Correia discursa sobre a prisão [prévia] do jornalista Marco Aurélio Carone

https://www.youtube.com/watch?v=Ouyjuu9yXcc

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 18h43

O MATUTO INVESTIGADOR!

Um dos motivos para a nova prisão do jornalista Marco Aurélio Carone

########################

“Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade”

publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

(…)

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 18h40

Entrevista com Marco Aurélio Carone – NOVO JORNAL (Parte 1)

https://www.youtube.com/watch?v=nFCDx9dJofI

Responder

Paulo De Mattos Skromov

13 de maio de 2015 às 21h39

Que vergonha, quanta parcialidade partidária!

Responder

Messias Franca de Macedo

13 de maio de 2015 às 18h29

O fascismo da Direitona foi instalado no Brasil!

Quem (sobre)viver, verá!

‘É a barbárie pré-medieval, estúpido!’

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador de Minas Gerais O Xadrez para Governador de São Paulo O Xadrez para Governador do Rio de Janeiro Novo Presidente da PETROBRAS defende preços altos Cadê o churrasco do povo, Bolsonaro? Preço explodiu! Conservadores? A atual juventude brasileira O Indulto sem Graça de Bolsonaro Os Principais Eleitores de Lula Os Principais Eleitores de Ciro Gomes Os Principais Eleitores de Bolsonaro