Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

A Odebrecht além da página policial

Por Lia Bianchini

30 de julho de 2015 : 21h20

Nota do editor: Apesar da crise, O Cafezinho está crescendo bastante este ano. Cresceram a audiência, a quantidade de assinantes e a demanda por publicidade. Então contratei duas pessoas para me ajudar. A Liana Carvalho, que publica posts de terceiros, e tem toda a autonomia para isso. Quem quiser publicar no Cafezinho, portanto, pode enviar textos diretamente para ela (lianacarv@gmail.com). Ela faz a triagem e tem autonomia para escolher e publicar. E a Lia Bianchini, uma jovem de 20 anos, estudante de jornalismo e militante de causas sociais, que deverá publicar matérias exclusivas para o blog de quinta a domingo. Abaixo, sua primeira matéria, numa pauta que eu lhe sugeri, sobre a Odebrecht, uma das maiores empresas do país.

***

A Odebrecht além da página policial

Por Lia Bianchini (liar.bianchini@gmail.com)

Odebrecht. O sobrenome de uma família de imigrantes alemães nunca foi tão falado, ouvido e lido pelo público brasileiro quanto está sendo agora. Alvo de investigações na operação Lava Jato, a Odebrecht figura, hoje, nos noticiários policiais, mas nem sempre esse foi o destaque da organização.

Fundada há 70 anos, a Odebrecht estabeleceu-se nos mercados nacional e internacional, primeiramente, como uma empresa do ramo da Engenharia Civil, e, posteriormente, diversificando sua área de atuação, passando a abranger os setores de Infraestrutura, Indústria, Energia, Transportes e Meio Ambiente.

A primeira associação do nome Odebrecht à Petrobras foi em 1953, quando a empresa realizou a obra do acampamento do projeto Oleoduto Catu-Candeias, na Bahia, para a estatal brasileira.

Os nomes de ambas as empresas ainda apareceriam juntos, nos anos seguintes, com a construção da primeira plataforma semissubmersível da Petrobras em Cingapura (a P-18), em 1993, e a construção das plataformas autoelevatórias de petróleo (P-59 e P-60) no Rio Paraguaçu, na Bahia, em 2010.

Mas, ao contrário do que pode parecer, nem só de Petrobras viveu a Odebrecht.

A organização começou sua política de internacionalização na década de 1970, no Peru e no Chile, e, hoje, atua em 21 países, entre América Latina, América do Norte, Europa e África.

No continente africano, a Odebrecht ocupa a posição de maior empregador privado em Angola, onde atua na construção da Hidrelétrica de Laúca, a maior da África. Em Gana, a empresa investe para a mobilização das obras do Corredor Rodoviário Oriental, seu primeiro projeto no país. Já em Moçambique, sua área de atuação é a expansão das instalações industriais da mina de carvão de Moatize, em contrato de aliança com a Vale.

Os investimentos na África, porém, representam apenas 4% dos lucros da Odebrecht. O Brasil ainda é a principal fonte de lucro da organização, com 56%. América Latina e Caribe representam 23% dos lucros, e América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio configuram 17% dos lucros.

Falando em números, em 2013, a Odebrecht teve lucro líquido de R$ 491 milhões. A organização investiu, em seus 15 negócios de diferentes áreas de atuação, um total de R$ 12,8 bilhões.

Do total dos lucros, a Braskem, gigante dos setores químico e petroquímico, representa a maior fatia: 49,3%.

Maior produtora de resinas termoplásticas nas Américas, a Braskem tem ações negociadas em bolsas do Brasil, dos Estados Unidos e da Espanha. Estão entre seus acionários a Petrobras e o BNDESPAR. A empresa possui 36 unidades localizadas no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, servindo a 70 países por meio da exportação de seus produtos.

Quando o assunto é o mercado de trabalho, a Odebrecht é responsável por 181.556 empregos diretos e 105.243 indiretos, além de 1.497 trainees e 1.695 estagiários. A organização possui funcionários de 78 nacionalidades, atuantes em 23 países ao redor do globo.

Fazem parte dos negócios da organização, ainda: fundos de investimento no Brasil, na América Latina e na África, além de empresas auxiliares de serviços de exportação, corretora de seguros, previdência, engenharia de projetos e comércio de energia.

O desenvolvimento social também é uma das áreas de atuação da Odebrecht. A organização possui projetos voltados para a qualificação profissional, o desenvolvimento sustentável, a inclusão social e digital e a agricultura familiar em cidades no Brasil, na Argentina, no Peru, em Moçambique e Angola.

Com essa gama diversificada de investimentos, áreas de atuação e impacto internacional, fica nítido, então, que a Odebrecht renderia boas pautas para editorias além da policial.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

149 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Paulo Mendes Pinto

01 de agosto de 2015 às 17h30

Isso também é Odebrecht.

Responder

ZéCarlos

01 de agosto de 2015 às 00h50

Muito bem guria!

Responder

Eliseu Bottin

31 de julho de 2015 às 23h56

SOU METALURGICO E VOTEI NO LULADRÃO !!!!!!
PRISÃO PARA A QUADRILHA QUE ESTÁ NO GOVERNO A 12 ANOS !!!!!!!!

Responder

Eliseu Bottin

31 de julho de 2015 às 23h56

SOU METALURGICO E VOTEI NO LULADRÃO !!!!!!
PRISÃO PARA A QUADRILHA QUE ESTÁ NO GOVERNO A 12 ANOS !!!!!!!!

Responder

Carlos Malheiros Moreira

31 de julho de 2015 às 23h35

Quem faz analises com o nariz no chão obviamente não analisa bem;

Responder

Carlos Malheiros Moreira

31 de julho de 2015 às 23h35

Quem faz analises com o nariz no chão obviamente não analisa bem;

Responder

Maria Lucia Calado de Farias

31 de julho de 2015 às 23h27

Legal.

Responder

João Bosco Pacheco

31 de julho de 2015 às 22h51

É preciso explicar melhor, classe média? Querem tomar o que é nosso, a nossa soberania, pior, com a criminalização das esquerdas, por agente públicos da lei impatrióticos, colonos, servos dos gringos. Estou assustado. No golpe contra Getúlio não se entregou o Brasil. No golpe contra João Goulart não se entregou o Brasil. Agora estão entregando a nossa Petrobras, o nosso Pré-sal, a nossa indústria naval, aeronáutica, empreiteiras e tudo, juntamente com nossa soberania aos EUA. Essa elite tem projeto de acabar com o SUS (lembra coxinha? Esse SUS que você tanto desmoraliza, e muitos países estão copiando do Brasil? Pois, o bom são os planos de saúde dos gringos estadunidenses, né); Tem projeto de acabar com a multa de 40% sobre o FGTS, no caso de demissão sem justa causa; Tem projeto de terceirizar atividades fim, como a sua; Tem projeto de acabar com a partilha do Pré-sal, para entregar aos EUA e, eliminar os 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde; Tem projeto para acabar com o Mais médicos; O Banco Central; A autonomia comercial com outras nações fora do eixo EUA e EU; O MERCOSUL; A integração Latino Americana; A indústria de submarinos, inclusive o atômico; a pesquisa aeroespacial, via lava jato IMORAL; A agricultura familiar; O incentivo à Microempresa e empresa de Pequeno Porte; O mais médicos; As novas faculdades de medicina que estão no projeto do PT; O Banco BRICS que nos libertará da pressão financeira do Banco Mundial; O PROUNI; O PRONATEC; O PRONAF; O minha casa minha vida; O minha casa melhor; O Luz para todos; O Água para todos; O Ciência sem fronteiras; O menor desemprego da nossa história, mesmo no momento de crise internacional; A posição de ativo com o FMI; Os 36 milhões que não passam mais fome, podem acreditar; perderemos A conquista da redução de 20% de internações hospitalares, devido ao mais médicos; O fim do uso privado do dinheiro publico em aeroportos e afins; perderemos A posição da 7ª potência econômica mundial; As 18 universidades públicas, cerca de 100 campi, mais de 400 escolas técnicas federais criadas por Lula/Dilma que FHC PROIBIU. Todos esses projetos contra nós vêm principalmente, DO PSDB, DEM, PPS, PSB E SD, mais partidos de aluguel da direita que estão no barco contrário ao povo, ajudados pelos impatrióticos agentes públicos dessa imoral operação lava jato, com um juiz iníquo, procuradores fanfarrões, PF, TCU, e Congresso Nacional achacador, representado pelos oportunistas Eduardo Cunha e Renan Calheiros e mídia golpista, além de outros entreguistas predadores nacionais e internacionais.

Responder

João Bosco Pacheco

31 de julho de 2015 às 22h51

É preciso explicar melhor, classe média? Querem tomar o que é nosso, a nossa soberania, pior, com a criminalização das esquerdas, por agente públicos da lei impatrióticos, colonos, servos dos gringos. Estou assustado. No golpe contra Getúlio não se entregou o Brasil. No golpe contra João Goulart não se entregou o Brasil. Agora estão entregando a nossa Petrobras, o nosso Pré-sal, a nossa indústria naval, aeronáutica, empreiteiras e tudo, juntamente com nossa soberania aos EUA. Essa elite tem projeto de acabar com o SUS (lembra coxinha? Esse SUS que você tanto desmoraliza, e muitos países estão copiando do Brasil? Pois, o bom são os planos de saúde dos gringos estadunidenses, né); Tem projeto de acabar com a multa de 40% sobre o FGTS, no caso de demissão sem justa causa; Tem projeto de terceirizar atividades fim, como a sua; Tem projeto de acabar com a partilha do Pré-sal, para entregar aos EUA e, eliminar os 75% dos royalties do petróleo para educação e 25% para a saúde; Tem projeto para acabar com o Mais médicos; O Banco Central; A autonomia comercial com outras nações fora do eixo EUA e EU; O MERCOSUL; A integração Latino Americana; A indústria de submarinos, inclusive o atômico; a pesquisa aeroespacial, via lava jato IMORAL; A agricultura familiar; O incentivo à Microempresa e empresa de Pequeno Porte; O mais médicos; As novas faculdades de medicina que estão no projeto do PT; O Banco BRICS que nos libertará da pressão financeira do Banco Mundial; O PROUNI; O PRONATEC; O PRONAF; O minha casa minha vida; O minha casa melhor; O Luz para todos; O Água para todos; O Ciência sem fronteiras; O menor desemprego da nossa história, mesmo no momento de crise internacional; A posição de ativo com o FMI; Os 36 milhões que não passam mais fome, podem acreditar; perderemos A conquista da redução de 20% de internações hospitalares, devido ao mais médicos; O fim do uso privado do dinheiro publico em aeroportos e afins; perderemos A posição da 7ª potência econômica mundial; As 18 universidades públicas, cerca de 100 campi, mais de 400 escolas técnicas federais criadas por Lula/Dilma que FHC PROIBIU. Todos esses projetos contra nós vêm principalmente, DO PSDB, DEM, PPS, PSB E SD, mais partidos de aluguel da direita que estão no barco contrário ao povo, ajudados pelos impatrióticos agentes públicos dessa imoral operação lava jato, com um juiz iníquo, procuradores fanfarrões, PF, TCU, e Congresso Nacional achacador, representado pelos oportunistas Eduardo Cunha e Renan Calheiros e mídia golpista, além de outros entreguistas predadores nacionais e internacionais.

Responder

Docarmo Sena

31 de julho de 2015 às 21h43

Apesar dos sacripantas… Parabéns Miguel

Responder

Umbelina Souza

31 de julho de 2015 às 21h22

Avante Cafezinho!

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 21h08

Vou responder ao Vanderlei numa língua que ele vai entender: Min honesto bonzinho, você feio, ladrão, petralha, vagabundo. Uga buga! Nugo nugo!

Responder

Sheyla Kouri

31 de julho de 2015 às 19h52

Que O Cafezinho prospere e cresça cada vez mais, afinal, é uma fonte de informações com total credibilidade, feita por gente séria. Parabéns.

Responder

Sheyla Kouri

31 de julho de 2015 às 19h52

Que O Cafezinho prospere e cresça cada vez mais, afinal, é uma fonte de informações com total credibilidade, feita por gente séria. Parabéns.

Responder

Ediladamasceno

31 de julho de 2015 às 15h55

Parabens,adoro ler seus posts… Vc merece crescer muuuuito!

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 18h38

Eu quero acreditar, Rodrigo Figueiredo, mas depois que a gente passa dos seis anos de idade já não consegue crer numa coisa so porque alguém falou, ainda mais da forma como você falou ate agora. Vc deve ter provas do que está dizendo. Me mostre, eu quero acredita que isso não é uma uma opinião infundada sua, que vc não é um menino irresponsável que trata de politica como se fosse futebol e distribui opiniões difamatórias sem provas. Me ajude a crer em vc

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 18h38

Eu quero acreditar, Rodrigo Figueiredo, mas depois que a gente passa dos seis anos de idade já não consegue crer numa coisa so porque alguém falou, ainda mais da forma como você falou ate agora. Vc deve ter provas do que está dizendo. Me mostre, eu quero acredita que isso não é uma uma opinião infundada sua, que vc não é um menino irresponsável que trata de politica como se fosse futebol e distribui opiniões difamatórias sem provas. Me ajude a crer em vc

Responder

João da Silva

31 de julho de 2015 às 14h33

Caríssima, vc não mencionou o aspecto mais relevante da atuação da Odebrecht ch pra a as recentes acusações contra a empresa. Não algo a vê com Petrobras, mas com defesa. A Odebrecht é dona da MECTRON, responsável pelo desenvolvimento de mísseis ar-ar para o sistema de defesa antiaérea e armamento da aviação d caça do Brasil. Ela fabrica sistemas de telemetria para direcionamento de mísseis e fábrica o MSS 1. 2 II e pó diz os mísseis exocet AM39 para a marinha. Me parece que também desenvolve os mísseis para no novo anátema Astros de defesa e ataque terrestre para o exército. Ela é peça fundamental para o sistema de defesa das forças armadas, desenvolvido desde o governo Lula depois de ter sido desativado pelo FHC, o homem dos americanos canos no Brasil.

Responder

Victor M.

31 de julho de 2015 às 14h12

Lia Bianchini, casa comigo?

Responder

    Miguel do Rosário

    31 de julho de 2015 às 14h16

    Olha o respeito

    Responder

      01 de agosto de 2015 às 00h55

      É.

      Responder

Luciano Marx Rabuske

31 de julho de 2015 às 16h39

Miami

Responder

Edmundo Camargo

31 de julho de 2015 às 14h52

Caro cafezinho. Lógico que a Odebrecht é uma empresa enorme e bem administrada. O problema é que fazer negócios com o poder público em muitas partes do mundo, é um negócio que envolve compra de agentes públicos. Nesse segmento, se a empresa não “jogar o jogo”, está fora do mercado. Em algum ponto da sua trajetória empresarial, a família Odebrecht, aceitou as regras espúrias do mercado, para continuar crescendo. Mais ou menos como a Dilma quando ela disse, que em época de eleição a gente faz o diabo.
Tanto Dilma, como a Odebrecht, fizeram suas opções arriscadas e agora infelizmente para nós cidadãos, todos nós pagamos o preço.

Responder

Edmundo Camargo

31 de julho de 2015 às 14h52

Caro cafezinho. Lógico que a Odebrecht é uma empresa enorme e bem administrada. O problema é que fazer negócios com o poder público em muitas partes do mundo, é um negócio que envolve compra de agentes públicos. Nesse segmento, se a empresa não “jogar o jogo”, está fora do mercado. Em algum ponto da sua trajetória empresarial, a família Odebrecht, aceitou as regras espúrias do mercado, para continuar crescendo. Mais ou menos como a Dilma quando ela disse, que em época de eleição a gente faz o diabo.
Tanto Dilma, como a Odebrecht, fizeram suas opções arriscadas e agora infelizmente para nós cidadãos, todos nós pagamos o preço.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h35

Não vale só dizer, tem que provar

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h34

Vcs poderiam esclarescer detalhadamente de onde auferem suas rendas, Rodrigo e Francisco?

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h34

Vcs poderiam esclarescer detalhadamente de onde auferem suas rendas, Rodrigo e Francisco?

Responder

Sérgio Paulo

31 de julho de 2015 às 14h34

Faltou o GRANDE CANAL DA NICARÁGUA

Responder

Sérgio Paulo

31 de julho de 2015 às 14h34

Faltou o GRANDE CANAL DA NICARÁGUA

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h33

Vc recebe quanto para seguir o Cafezinho e encher o saco de quem quer discutir argumentos Rodrigo?

Responder

Francisco Tavares

31 de julho de 2015 às 14h32

vc poderia mostrar quais são os anunciantes? só para esclarecer algumas duvidas?

Responder

Rodrigo Figueiredo

31 de julho de 2015 às 14h31

Cafezinho recebe quanto para defender a Odebrecht?

Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    31 de julho de 2015 às 16h40

    Vc recebe quanto para seguir blogs de esquerda postando acusações sem provas e argumentos? Sim, porque, se você simplesmente discorda do que é dito aqui postaria argumentos ou simplesmente nem leria. Não basta dizer, tem que mostrar o recibo do dinheirinho que depositam na sua conta

    Responder

    Rodrigo Figueiredo

    31 de julho de 2015 às 17h25

    Kkkkkkkkk

    Responder

    Rodrigo Figueiredo

    31 de julho de 2015 às 17h26

    O cafezinho não recebe nada pra defender o “partido de esquerda” e tu acredita ?kkkkkkkkkkk

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    01 de agosto de 2015 às 01h26

    Vc não recebe nada pra vir aqui falar mal do cafezinho, Rodrigo Figueiredo ? Vamos lá, mostra o recibo do dinheiro que é depositado na sua conta pra você fazer isso.

    Responder

    Rodrigo Figueiredo

    01 de agosto de 2015 às 01h28

    kkkkkkkkkkkk, velho eu trabalho e trabalho muito para receber o meu suado dinheirinho, que vai para o governo, para sustentar blogs como este!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    01 de agosto de 2015 às 13h45

    To vendo seu trabalho. Deve ser muito cansativo digitar tanto kkkkkk nos blogs limpos. Ao menos o dinheiro deve compensar. Mas, da pra vc postar um link, uma prova, um argumento fundamentado pra variar? Se isso estiver fora do contrato com seu patrocinador, esquece, vou entender.

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    01 de agosto de 2015 às 13h46

    Se estiver fora da sua capacidade de raciocínio também saberei compreender.

    Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h06

Acho que o investimento na estrutura marítima nacional não exclui o apoio a países emergentes, principalmente porque, neste caso, a Petrobras também extrai muuuito petróleo lá. http://www.pt.org.br/industria-naval-cresce-195-ao-ano-e-emprega-10-vezes-mais/

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 14h06

Acho que o investimento na estrutura marítima nacional não exclui o apoio a países emergentes, principalmente porque, neste caso, a Petrobras também extrai muuuito petróleo lá. http://www.pt.org.br/industria-naval-cresce-195-ao-ano-e-emprega-10-vezes-mais/

Responder

Marcello Cicreta Junior Duncan

31 de julho de 2015 às 13h56

seila, eu trabalho com transportes de carga segue minha opinião:
1) acho que o dinheiro do BNDES deveria primeiro ser investido em nossos portos e aeroportos depois de termos um padrão de portos e aeroportos vamos incentivar outros países com investimentos e obras
2) o Canal do Panamá tem diversas limitações de capacidade de navios, que na realidade não teria muita funcionalidade (me lembro da ideia do gasoduto ligando o pré-sal até o pacífico para evitar esse canal)
3) Portos da China, e EUA trabalham com navios muito superiores a capacidade do canal do panamá

Responder

    Guga Oliveira

    31 de julho de 2015 às 16h24

    É por isso que estamos investindo na Nicarágua e a China investindo no Canal da Nicarágua.

    Responder

    Guga Oliveira

    31 de julho de 2015 às 16h29

    Do que adianta investir em grandes portos no próprio país se os países importadores não tem condições de receber as exportações.

    Responder

    Marcello Cicreta Junior Duncan

    31 de julho de 2015 às 18h08

    Guga, po nem sabia sobre a Nicarágua, obrigado pela dica, quanto as exportações na realidade o que tem acontecido e muito é que nas épocas de colheita e exportação de grãos como soja portos que deveriam atender a essa demanda aqui no Brasil não atendem e criam um congestionamento de cargas, mas agora que tem reduzido o volume de cargas acredito que seja suprimido, o meu ponto de vista é que acho muito bom o investimento em portos de outros países, quando tivermos portos e aeroportos de qualidade.

    Responder

Marcello Cicreta Junior Duncan

31 de julho de 2015 às 13h56

seila, eu trabalho com transportes de carga segue minha opinião:
1) acho que o dinheiro do BNDES deveria primeiro ser investido em nossos portos e aeroportos depois de termos um padrão de portos e aeroportos vamos incentivar outros países com investimentos e obras
2) o Canal do Panamá tem diversas limitações de capacidade de navios, que na realidade não teria muita funcionalidade (me lembro da ideia do gasoduto ligando o pré-sal até o pacífico para evitar esse canal)
3) Portos da China, e EUA trabalham com navios muito superiores a capacidade do canal do panamá

Responder

    Guga Oliveira

    31 de julho de 2015 às 16h24

    É por isso que estamos investindo na Nicarágua e a China investindo no Canal da Nicarágua.

    Responder

    Guga Oliveira

    31 de julho de 2015 às 16h29

    Do que adianta investir em grandes portos no próprio país se os países importadores não tem condições de receber as exportações.

    Responder

    Marcello Cicreta Junior Duncan

    31 de julho de 2015 às 18h08

    Guga, po nem sabia sobre a Nicarágua, obrigado pela dica, quanto as exportações na realidade o que tem acontecido e muito é que nas épocas de colheita e exportação de grãos como soja portos que deveriam atender a essa demanda aqui no Brasil não atendem e criam um congestionamento de cargas, mas agora que tem reduzido o volume de cargas acredito que seja suprimido, o meu ponto de vista é que acho muito bom o investimento em portos de outros países, quando tivermos portos e aeroportos de qualidade.

    Responder

Rosimar Nunes

31 de julho de 2015 às 13h52

A garota que assina a matéria está de parabéns, assim como o Cafezinho, pela ótima aquisição. Sucesso, gente!

Responder

Rosimar Nunes

31 de julho de 2015 às 13h52

A garota que assina a matéria está de parabéns, assim como o Cafezinho, pela ótima aquisição. Sucesso, gente!

Responder

Franco Canizo Brasil Sobrinho

31 de julho de 2015 às 13h44

Forças externas! Eles boicotaram ou ajudaram financeiramente os concorrentes de Assis Chateaubriand, João Gurgel dentre outros brasileiros que quiseram quebrar o Pacto Colonial imposto primeiro por Portugal, depois pela Inglaterra e hoje pelos EUA!

Responder

Franco Canizo Brasil Sobrinho

31 de julho de 2015 às 13h44

Forças externas! Eles boicotaram ou ajudaram financeiramente os concorrentes de Assis Chateaubriand, João Gurgel dentre outros brasileiros que quiseram quebrar o Pacto Colonial imposto primeiro por Portugal, depois pela Inglaterra e hoje pelos EUA!

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 13h40

“BNDES, para muitos” muitos quem? “Maior escandalo da historia da humanidade”. Vc estudou todos os escândalos de corrupção da história? .”parecer favoravel” então nem há investigação ainda. Educação continua sendo um problema fundamental no Brasil. Como alguém tem coragem de defender suas idéias com retoricas toscas como esta.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 13h40

“BNDES, para muitos” muitos quem? “Maior escandalo da historia da humanidade”. Vc estudou todos os escândalos de corrupção da história? .”parecer favoravel” então nem há investigação ainda. Educação continua sendo um problema fundamental no Brasil. Como alguém tem coragem de defender suas idéias com retoricas toscas como esta.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 13h32

Contra o Lula nada foi levantado. E por falar em maior escândalo de corrupção do mundo…http://www.vanguardngr.com/2013/02/shell-exxon-total-chevron-others-parley-on-alleged-corruption/

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 13h32

Contra o Lula nada foi levantado. E por falar em maior escândalo de corrupção do mundo…http://www.vanguardngr.com/2013/02/shell-exxon-total-chevron-others-parley-on-alleged-corruption/

Responder

Sergio Andrade Coutinho Filho

31 de julho de 2015 às 13h26

Vale lembrar que as “obras sociais” de Angola e cia foram financiadas pelo BNDES – a pedido do Lula.

BNDES que para muitos será alvo do maior escândalo de corrupção da história do mundo, caso o desfecho da Lava Jato seja favorável.

Responder

Sergio Andrade Coutinho Filho

31 de julho de 2015 às 13h26

Vale lembrar que as “obras sociais” de Angola e cia foram financiadas pelo BNDES – a pedido do Lula.

BNDES que para muitos será alvo do maior escândalo de corrupção da história do mundo, caso o desfecho da Lava Jato seja favorável.

Responder

Ana Bemvinda Oliveira Santos

31 de julho de 2015 às 13h12

Bom saber mais um pouco.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 13h06

Por que será que não fecharam a VW e a Krup, que eram o braço industrial do regime nazista?

Responder

Henrique Zeitoum

31 de julho de 2015 às 13h03

Primeiro: ÓBVIO que uma empresa desse porte se expandirá internacionalmente, afinal esse é o objetivo de todo empreendedor. Segundo: PROGRAMAS SOCIAIS EM EMPRESAS PRIVADAS NÃO PASSAM DE MARKETING! Quanto mais imagem de empresa amiga, empresa investidora, etc… Maior o LUCRO! A Odebrecht em TODO O INSTANTE pensa no LUCRO! Não entendo o porque defenderem uma empresa privada.

Responder

Henrique Zeitoum

31 de julho de 2015 às 13h03

Primeiro: ÓBVIO que uma empresa desse porte se expandirá internacionalmente, afinal esse é o objetivo de todo empreendedor. Segundo: PROGRAMAS SOCIAIS EM EMPRESAS PRIVADAS NÃO PASSAM DE MARKETING! Quanto mais imagem de empresa amiga, empresa investidora, etc… Maior o LUCRO! A Odebrecht em TODO O INSTANTE pensa no LUCRO! Não entendo o porque defenderem uma empresa privada.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h57

Vc deve saber defender suas idéias de uma forma melhor do que esta. Por favor, ideias m, argumentos

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h57

Vc deve saber defender suas idéias de uma forma melhor do que esta. Por favor, ideias m, argumentos

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h56

De novo Vanderlei, com base em que fatos vc afirma que quem publica opiniões discordantes da suas o faz a mando e pagamento de “alguém” , provavelmente malvadinho?

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h56

De novo Vanderlei, com base em que fatos vc afirma que quem publica opiniões discordantes da suas o faz a mando e pagamento de “alguém” , provavelmente malvadinho?

Responder

Adriano Luiz Braga

31 de julho de 2015 às 12h14

Sem duvida é uma das maiores em nivel nacional

Responder

Adriano Luiz Braga

31 de julho de 2015 às 12h14

Sem duvida é uma das maiores em nivel nacional

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h03

O coxinha considera que o PT iniciou e é o chefe de toda a corrupção governamental que existe no pais (e até na Grécia , segundo a Globo) , acha que a crise atual é pior do que a dos anos 90, quando vivíamos de pires na mão para o FMI com uma inflação muito maior que a atual, não se lembra do desvio dos trens de São Paulo, que foi denunciado pelas próprias empresas corruptoras estrangeiras (Alstlon) e envolve recursos varias vezes maiores que os do mensalão, acredita em tudo que a Globo e a Veja publica, segue blogs de esquerda apenas para postar xingamentos, desenhos, caricaturas e repetir termos sem fundamentação, faz panelaço contra Dilmamas fica calado quando o Cunha aparece na TV, e por ai vai

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 12h03

O coxinha considera que o PT iniciou e é o chefe de toda a corrupção governamental que existe no pais (e até na Grécia , segundo a Globo) , acha que a crise atual é pior do que a dos anos 90, quando vivíamos de pires na mão para o FMI com uma inflação muito maior que a atual, não se lembra do desvio dos trens de São Paulo, que foi denunciado pelas próprias empresas corruptoras estrangeiras (Alstlon) e envolve recursos varias vezes maiores que os do mensalão, acredita em tudo que a Globo e a Veja publica, segue blogs de esquerda apenas para postar xingamentos, desenhos, caricaturas e repetir termos sem fundamentação, faz panelaço contra Dilmamas fica calado quando o Cunha aparece na TV, e por ai vai

Responder

Miguel Cohn

31 de julho de 2015 às 11h55

Dixit !!

Responder

René Amaral

31 de julho de 2015 às 11h53

Apesar da mírdia, parabéns. Acompanho desde antes do Óleo do Diabo.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 11h52

Os comentários dos coxinhas so reforçam o argumento de que a educação basica permanece na mão dos prefeitos e governadores

Responder

Alves Arthur

31 de julho de 2015 às 11h51

O que significa esse termo coxinha?

Responder

    Baudolino Bau Aularis

    31 de julho de 2015 às 12h08

    Aquele negócio com recheio de frango que a gente come na rua

    Responder

    Alves Arthur

    31 de julho de 2015 às 12h10

    Po so pode ser!

    Responder

    Frank Calazães

    31 de julho de 2015 às 12h35

    Kkkkkkk

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    31 de julho de 2015 às 16h38

    O coxinha médio considera que o PT iniciou e é o chefe de toda a corrupção governamental que existe no pais (e até na Grécia , segundo a Globo) , acha que a crise atual é pior do que a dos anos 90, quando vivíamos de pires na mão para o FMI com uma inflação muito maior que a atual, não se lembra do desvio dos trens de São Paulo, que foi denunciado pelas próprias empresas corruptoras estrangeiras (Alstlon) e envolve recursos varias vezes maiores que os do mensalão, acredita em tudo que a Globo e a Veja publica, segue blogs de esquerda apenas para postar xingamentos, desenhos, caricaturas e repetir termos sem fundamentação, faz panelaço contra Dilma mas fica calado quando o Cunha aparece na TV, e por ai vai. Há alguns poucos que sabem argumentar e defender idéias, mas são raríssimos.

    Responder

Alves Arthur

31 de julho de 2015 às 11h51

O que significa esse termo coxinha?

Responder

    Baudolino Bau Aularis

    31 de julho de 2015 às 12h08

    Aquele negócio com recheio de frango que a gente come na rua

    Responder

    Alves Arthur

    31 de julho de 2015 às 12h10

    Po so pode ser!

    Responder

    Frank Calazães

    31 de julho de 2015 às 12h35

    Kkkkkkk

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    31 de julho de 2015 às 16h38

    O coxinha médio considera que o PT iniciou e é o chefe de toda a corrupção governamental que existe no pais (e até na Grécia , segundo a Globo) , acha que a crise atual é pior do que a dos anos 90, quando vivíamos de pires na mão para o FMI com uma inflação muito maior que a atual, não se lembra do desvio dos trens de São Paulo, que foi denunciado pelas próprias empresas corruptoras estrangeiras (Alstlon) e envolve recursos varias vezes maiores que os do mensalão, acredita em tudo que a Globo e a Veja publica, segue blogs de esquerda apenas para postar xingamentos, desenhos, caricaturas e repetir termos sem fundamentação, faz panelaço contra Dilma mas fica calado quando o Cunha aparece na TV, e por ai vai. Há alguns poucos que sabem argumentar e defender idéias, mas são raríssimos.

    Responder

Mario Neto

31 de julho de 2015 às 11h47

Pensei que jornalistas novos fossem raça em extinção

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 11h47

Eu imagino, dizem que…. A profundidade da argumentação de certos coxinhas é impressionante. Deveriam ganhar titulo de doutores em retorica

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 11h47

Eu imagino, dizem que…. A profundidade da argumentação de certos coxinhas é impressionante. Deveriam ganhar titulo de doutores em retorica

Responder

Baudolino Bau Aularis

31 de julho de 2015 às 11h38

Eu imagino uma reunião no clã Odebrecht (dizem que Marcelo despreza o pai e tem veneração pelo avô):
Marcelo diz:
vamos subornar a Catta Preta. Ela vai orientar alguns a mentir. Mentindo, adeus delacao. Sem delacao, mesmo com provas, adeus lava jato.
pai vacilão diz:
sei não, pode dar merda.
Avô coron? diz:
Marcelinho, tem certeza que não quer que meus homens deem um pipoco nesse Moro? Ah, como era bom no meu tempo.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 11h34

Vanderlei, o Cafezinho apresentou uma longa e fundamentada história da empresa. Vc chega xingando-a de ladrões quando até agora só temos o diretor em prisão preventiva, sem nenhuma acusação julgada e provada. Me poupe. Vc é igual a 90% dos coxinhas. Sabe argumentar tão bem quanto uma criança que chama o outro de bobo e feio.

Responder

Manoel Carlos Pego Saisse

31 de julho de 2015 às 11h34

Vanderlei, o Cafezinho apresentou uma longa e fundamentada história da empresa. Vc chega xingando-a de ladrões quando até agora só temos o diretor em prisão preventiva, sem nenhuma acusação julgada e provada. Me poupe. Vc é igual a 90% dos coxinhas. Sabe argumentar tão bem quanto uma criança que chama o outro de bobo e feio.

Responder

Monica Figueiredo

31 de julho de 2015 às 11h33

Vcs lembrando-a VARIG? Tinham 100.000 empregos indiretos e 18.000 funcionários quando falou.Fundada no Brasil há 72 anos por um descendente alemão.Maior empresa aérea da América Latina.O PT deixou quebrar para favorecer a TAM onde o Sr.José Dirceu através de sua ex-mulher era acionista.E a Gol onde o Sr.Constantino era amigo do então presidente Lula.Até hoje os funcionários não receberam um centavo do dinheiro que o governo devia a Varig e não pagou,deixando-a falir.Enfim,esse caso vale muito uma investigação.Até hoje nenhuma empresa brasileira ocupou o espaço no mundo que a Varig ocupava.

Responder

Ágata Bobbio Ferraz

31 de julho de 2015 às 11h30

Nessa mesma linha, recomendo este artigo: sobre a “pena de morte” imposta às empresas.
http://www.manesco.com.br/site/imagens_upload/1236Artigo_Valor_Floriano_Pena%20de%20morte%20e%20responsabilidade%20das%20empresas.pdf

Responder

Ágata Bobbio Ferraz

31 de julho de 2015 às 11h30

Nessa mesma linha, recomendo este artigo: sobre a “pena de morte” imposta às empresas.
http://www.manesco.com.br/site/imagens_upload/1236Artigo_Valor_Floriano_Pena%20de%20morte%20e%20responsabilidade%20das%20empresas.pdf

Responder

Pedro Thiago

31 de julho de 2015 às 11h23

Resolveram defender o corruptor?

Responder

Jany Coeli Rodrigues

31 de julho de 2015 às 11h15

Tem gente querendo ir longe!

Responder

mz

31 de julho de 2015 às 07h48

Parabéns Miguel e equipe. Fico feliz em saber que sua nota de crédito subiu, jornalismo honesto e sincero precisa ser reconhecido e valorizado.

Responder

Valdir Soultrain

31 de julho de 2015 às 10h44

parabens o cafezinho, que vcs continuem fazendo um jornalismo serio e imparcial..

Responder

Marcos Portela

31 de julho de 2015 às 10h35

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER A CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO.

Responder

Sergio Paulo Costa

31 de julho de 2015 às 10h21

Um Rosário de sucesso pro Cafezinho e pra nós!

Responder

José Vital

31 de julho de 2015 às 10h20

Parabéns companheiro! Suas informações e análises merecem crescer muito mais pela credibilidade e versatilidade que você nos apresenta o que rola no Brasil e no mundo.

Responder

Marcelo Escobar

31 de julho de 2015 às 10h14

Pena que o dinheiro sustenta inescrupulosamente os corruptos e seu sonho de perpetuação no poder, em alguns casos hereditários…

Responder

Paulo Monteiro

31 de julho de 2015 às 10h09

Temos que saber dividir a empresa do bandido para isso existe a intervenção, mas por questão política foi deixado de lado pelos golpistas !!!!

Responder

Paulo Monteiro

31 de julho de 2015 às 10h09

Temos que saber dividir a empresa do bandido para isso existe a intervenção, mas por questão política foi deixado de lado pelos golpistas !!!!

Responder

Marcelo Rafael Petry

31 de julho de 2015 às 09h55

Parabéns Miguel!

Responder

Vanderlei Jesus

31 de julho de 2015 às 09h28

O Brasil já existia antes da Odebrecht e continuará depois não precisa de bandido sangue suga

Responder

    Jgomessf Filho

    31 de julho de 2015 às 09h57

    queria eu ser inocente deste jeito.

    Responder

    Rodrigo Santana Sacramento

    31 de julho de 2015 às 10h04

    Talvez não seja inocência, talvez seja doença!

    Responder

    Vanderlei Jesus

    31 de julho de 2015 às 10h31

    Vocês são imbecis não conhece as pessoas e ficam fazendo crítica eu não crítico pessoas comuns eu crítico pessoas pública que deveriam dar exemplo e não dão e corporações que roubam dinheiro público nunca pessoas comuns

    Responder

    Gerson Pompeu

    31 de julho de 2015 às 11h18

    Está confirmado: é doença.

    Responder

    Vanderlei Jesus

    31 de julho de 2015 às 12h36

    Pelo menos eu falo o que penso não repito o que me mandam não recebo bolsa nenhuma estou livre pra me expressar como quiser

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    31 de julho de 2015 às 16h24

    Por favor Vanderlei, pelamordedeus, me mostra quem aqui recebe bolsa para defender o governo. Precisamos saber disso, essa sua informação é extremamente valiosa.

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    31 de julho de 2015 às 16h25

    Explique também qual a diferença entre pessoa comum e pessoa pública. A pessoa pública não é comum ? Ela recebe algum tipo de benção, poder, aura especial ? As corporações não são formadas por pessoas comuns ?

    Responder

    Vanderlei Jesus

    31 de julho de 2015 às 20h08

    Se defende vagabundo e ladrões é porque ganha pra isso ou é da mesma laia cidadão de bem não defende bandido

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    01 de agosto de 2015 às 01h29

    Vanderlei, recomendo um pouco de estudo de pontuação. Este seu estilo de escrita inspirado em José Saramago (sem vírgulas nem pontos) dificulta um pouco a leitura. Aliás, quanto é que te pagam para seguir de perto um Blog do qual você não gosta e chamar os comentaristas de imbecis ? Tão pagando bem ? É um trabalho muito chato ?

    Responder

    Vanderlei Jesus

    01 de agosto de 2015 às 01h41

    Não sou mercenário faço de graça

    Responder

    Manoel Carlos Pego Saisse

    01 de agosto de 2015 às 14h46

    Não acredito. Você gasta muito tempo indo a um blog que propaga idéias com as quais não concorda apenas para xingar as pessoas. Age como se estivesse tratando de futebol e não do futuro da nossa sociedade. Isso não é atitude de gente séria, que acredita no que diz, só pode estar sendo financiado. Se fosse sério estaria frequentando os Blogs com os quais se afina para divulgar as idéias nas quais acredita. Se é que você tem alguma ideia para a sociedade e o país.

    Responder

Frederico Freder

31 de julho de 2015 às 09h13

A Odebrecht é uma empresa fundamental para o Brasil.

Responder

João Brito

31 de julho de 2015 às 05h14

Viva Miguel do Rosário! Viva o Cafezinho! Sucesso com a nova equipe.

Responder

Nilce Marcondes

31 de julho de 2015 às 04h48

Parabéns, estimulando a formação de bons jornalistas.

Responder

Mauricio Machado

31 de julho de 2015 às 04h32

Prega o relho!

Responder

Franklin De Paula Júnior

31 de julho de 2015 às 03h56

Parabéns e muita vitalidade!

Responder

Eduardo Monte

31 de julho de 2015 às 02h52

Lembra que o ideal para a saúde são 3 xicaras de café por dia. Não cresçam demais, mas desenvolvam -se.

Responder

Fernando Castilho

31 de julho de 2015 às 02h46

Que bom, Miguel Do Rosario, dessa forma você também ajuda a criar espaços para outros articulistas de esquerda, como eu. Abraço.

Responder

Chico Maciel

30 de julho de 2015 às 23h10

Ou seja, APESAR DA CRISE, o Cafezinho está bombando! Parabéns, Miguel!!

Responder

Loscar Carlos Mello

31 de julho de 2015 às 02h08

Parabéns, Miguel! Muito bom ver você ampliando cada vez mais esse importante trabalho. Sucesso!

Responder

Ribamar Silva

31 de julho de 2015 às 01h35

O Cafezinho do Miguel é imperdível! O aroma abala qualquer estrutura de golpistas e neo golpistas…É um aroma genuinamente BRASILEIRO…Com muito prazer!

Responder

Jose Leon

31 de julho de 2015 às 01h28

Apesar da…

Responder

Gilza Maria Primo de Oliveira

31 de julho de 2015 às 01h27

Sucesso sempre e agora tbm para as duas moças que estarão contribuindo e ajudando a você a nós leitores …

Responder

Implacavel Ricardo

31 de julho de 2015 às 01h23

Sucesso a vocês…

Responder

Cleide Portella

31 de julho de 2015 às 01h21

Parabéns!! Sucesso!

Responder

Don O Carlos

31 de julho de 2015 às 01h16

Miguel Do é show. Sucesso!

Responder

Sonia Santana

31 de julho de 2015 às 01h15

Apesar da crise… !!

Responder

Eliane Dal Colleto

31 de julho de 2015 às 01h11

parabéns e sucesso! vocês merecem!

Responder

Ricardo Valença

31 de julho de 2015 às 01h06

Parabéns Miguel !!!

Responder

Barbara Ferreiro

31 de julho de 2015 às 01h03

Bravo !! Sou sua torcedora virtual, admiro muito os seus textos !!

Responder

Alecio Gave

31 de julho de 2015 às 01h02

Que Deus continue lhe ajudando! Você merece.

Responder

Fernanda Lôbo

31 de julho de 2015 às 00h59

Responder

Sandra Francesca de Almeida

31 de julho de 2015 às 00h59

Boa notícia! Parabéns!

Responder

Walter Cesar Mercadante

31 de julho de 2015 às 00h57

Boas falas Miguel! Taí pra todo mundo ver, né? Abços!!!

Responder

Julia Camargo

31 de julho de 2015 às 00h55

Parabéns!!!

Responder

Cassandra Veras

31 de julho de 2015 às 00h55

q massa!

Responder

Maria Brezensky

31 de julho de 2015 às 00h54

Parabénss!

Responder

Erivan Raposo

31 de julho de 2015 às 00h54

sucesso, cada vez mais, Miguel Do Rosario

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina