Menu

Discutindo os vícios do sistema penal moderno

No Nassif, encontro um post indicando esse vídeo-aula com o Juiz de Direito Alexandre Morais da Rosa (TJ/SC). O gancho é a referência à tática usada por Sergio Moro para convencer réus a delatar, a partir de 26m 25s. Eu assisti a referência e acabei por me envolver com o vídeo e o assisti quase […]

14 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
OPI-002.eps

No Nassif, encontro um post indicando esse vídeo-aula com o Juiz de Direito Alexandre Morais da Rosa (TJ/SC). O gancho é a referência à tática usada por Sergio Moro para convencer réus a delatar, a partir de 26m 25s.

Eu assisti a referência e acabei por me envolver com o vídeo e o assisti quase na íntegra.

É uma aula fantástica sobre a realidade do julgamento penal, feita por juiz pelo qual senti grande simpatia.

Para desespero dos trolls e coxinhas, o Cafezinho tem muitos leitores e fãs entre juízes, advogados, juristas, procuradores, e demais profissionais do direito.

Faço parte ainda de um grupo de whatsapp de juristas de esquerda, todos extremamente críticos aos arbítrios e ilegalidades da Lava Jato.

Os trolls e coxinhas querem nos acusar de defender sempre “bandidos”, “mensaleiros”, “corruptos”.

Não.

Somos todos radicalmente contra a corrupção.

E por isso mesmo não queremos que o combate à corrupção seja corrompido!

Não queremos que o combate à corrupção seja manipulado, como se fez tantas vezes no Brasil, para produzir mais corrupção!

É um paradoxo e uma contradição.

Os mesmos que passam a vida acusando o Brasil de ter um Estado paternalista, inchado, que se autointitulam liberais, que acusam o PT ou a esquerda por defenderem um Estado forte, são os mesmos que se aferram aos setores menos democráticos do Estado: os aparelhos de repressão.

Em todos os momentos de totalitarismo, na esquerda ou na direita, os setores do Estado mais crueis, mais nocivos à liberdade, sempre vieram dos aparelhos de repressão: tribunais, polícias e procuradorias.

Em alguns momentos, o Estado é democrático apenas na aparência, mas o autoritarismo se incrusta através da ideologia autoritária das instituições meritocráticas que cuidam do sistema judiciário e penal.

É o que está acontecendo no Brasil.

O Brasil tem aparelhos de repressão repletos de vícios totalitários. Sem contar que nossa referência maior é o Estado americano, que também possui vícios horríveis, mas aos quais eles, os americanos, estão acostumados por serem uma democracia muito antiga e possuírem um sistema de comunicação infinitamente mais plural.

Estou assistindo, na Netflix, a série The Good Wife, produzida pelos irmãos Ridley e Tony Scott.

É uma série fantástica, que mostra as intrigas dentro das procuradorias, a corrupção judicial, e o vale tudo para se privar seres humanos de sua liberdade.

Mostra também como a democracia moderna ainda é imperfeita.

Pessoas são condenadas à morte, ou a penas severíssimas, com base em acusações falsas, montadas por procuradores mais interessados em suas carreiras do que na justiça.

A vida e a liberdade dos indivíduos ficam a mercê de uma guerra de egos entre procuradores, advogados de defesa e juízes.

No vídeo-aula mencionado e reproduzido no início do post, menciona-se uma pesquisa com oito juízes israelenses que revelam o arbítrio que perpassa o sistema penal moderno.

Os juízes tomam decisões vitais para a liberdade de um cidadão com base se estão mais ou menos cansados, mais ou menos com fome.

Isso é democracia?

No Brasil, o problema é trágico.

Centenas de milhares de cidadãos permanecem encarcerados sem uma condenação!

Enquanto isso, as associações de juízes e suas representações sindicais só pensam em elevar seus salários, e ampliar suas gratificações, que já são, de longe, as maiores do mundo!

E agora, para piorar, um juiz do Paraná, com apoio do corporativismo da categoria, se arvora um justiceiro da mídia, punindo antecipadamente a tudo e a todos, determinando prisões preventivas ou provisórias de qualquer pessoa, independente da densidade probatória das acusações. Determina inclusive a prisão de um almirante da Marinha, maior cientista nuclear do país, uma pessoa que, por si só, é uma peça fundamental na economia energética de uma nação de 202 milhões de pessoas.

A prova?

A prova apresentada pelos procuradores e aceita pelo juiz é que este senhor de 76 anos teria recebido, ao longo de seis anos, cerca de 4 milhões de reais.

Ora, cada procurador e o próprio juiz deve ter recebido quantia similar ou mais ao longo dos últimos seis anos!

Se o almirante estivesse atrás de dinheiro poderia ter obtido, num único minuto, trinta, quarenta vezes mais, bastando para isso vender a sua própria pesquisa a países estrangeiros ou multinacionais!

Sergio Moro mandou prender Othon Pinheiro sem que este tivesse qualquer direito à defesa!

Em Minas, um delegado da PF mandou prender um empresário sem sequer uma ordem judicial!

A questão penal, por ser ligada organicamente à liberdade, é uma das questões mais essenciais da doutrina democrática.

É como amante da liberdade e da democracia, portanto, que o Cafezinho permanecerá sempre crítico ao Estado repressor, sobretudo quando, além de repressor, ele se torna conspirador, e tenta invadir e dominar a esfera política!

Quando Millor Fernandes falou que imprensa de verdade tem de ser oposição, ele talvez se expressaria melhor se deixasse claro que o principal alvo do criticismo jornalístico deveria ser o aparelho repressor do Estado.

O Executivo tem oposição naturalmente na sociedade, inclusive institucionalmente, através do Legislativo, sempre composto por forças divergentes entre si.

Quem critica o Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Federal, a mídia, as corporações?

Uma imprensa verdadeiramente democrática tem de ser crítica sobretudo ao Judiciário e ao Ministério Público, porque são as instituições que, por não passarem pelo filtro do sufrágio, e por terem membros vitalícios, mais precisam ser arejadas pelo debate crítico e livre que deveria caracterizar uma democracia!

Os membros de partidos políticos e os próprios membros do governo também deveriam participar desse debate, que não deveria ser tabu, e sim um debate fundamental para o aprimoramento do mundo em que vivemos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Rodrigo Santos

03/08/2015 - 14h49

“Faço parte ainda de um grupo de whatsapp de juristas de esquerda, todos extremamente críticos aos arbítrios e ilegalidades da Lava Jato.”

E como faço para entrar nesse grupo?

peter

03/08/2015 - 08h54

José Dirceu preso NOVAMENTE hoje pela manhã. TOMA petralhada imunda!

    Miguel do Rosário

    03/08/2015 - 11h01

    Ele já estava preso. Fascistas se contorcem de alegria, hein?

Jair Santos

03/08/2015 - 09h45

a sociedade brasileira precisa urgentemente discutir a questão judiciária…parabéns pelo texto.

Heliane Ferreira

02/08/2015 - 22h55

AVe Moro

Caique de Paula Pereira

02/08/2015 - 18h32

Caro Miguel,

Coxinha e Trolls, são antes de qualquer coisam, IMBECIS, Néscios, Beócios de 1ª Grandeza, prefiro uma conversa séria com meu Cachorro, pois ele é muito mais inteligente e equilibrado, além de não ser massa de manobra.

    Caique de Paula Pereira

    02/08/2015 - 22h07

    Viu? Como falei, Coxinhas e Trolls são a nata do NADA.

Dannty Sá

02/08/2015 - 20h16

Excelente análise. Mas
Confesso que não vi o vídeo inteiro!

Andrea Carvalho Alfama

02/08/2015 - 20h12

Welton Roberto

Andrea Carvalho Alfama

02/08/2015 - 20h11

Esse vídeo é uma aula obrigatória pra quem quiser entender melhor a estratégia utilizada pelo Sérgio Moro no julgamento da lava-jato.

Marcos Portela

02/08/2015 - 20h08

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER a CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO.

Marcos Portela

02/08/2015 - 20h08

Lava Jato CONTRA CORRUPÇÃO ou GOLPE FEDERAL? Como pode uma INSTITUIÇÃO FEDERAL, no estado do Paraná, ATACAR ESTATAIS e EMPRESAS brasileiras, DESEMPREGANDO milhares no país, alegando COMBATER a CORRUPÇÃO, CONTRADIÇÃO de quem usa TARJAS PRETAS para ESCONDER e INVALIDAR PROVAS de CORRUPÇÃO contra PARTIDOS de OPOSIÇÃO como PSDB e DEM, que aliados a GRANDE MÍDIA mais parecem uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, INSTALANDO o CAOS no país, usando a política do QUANTO PIOR MELHOR, panelinha que virou PANELAÇO.

Roberval Silva

02/08/2015 - 19h19

Vamos descriminalizar todas as drogas.


Leia mais

Recentes

Recentes