Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

A história se repetiu, como farsa

Por Miguel do Rosário

24 de agosto de 2015 : 14h40

Eis que, de repente, o crash mundial das bolsas faz a crise política brasileira ficar em segundo plano.

A coluna de Ricardo Melo, na Folha, soterra os três patéticos (Aécio, Gilmar e Cunha) sob sete palmos de argumentos furiosamente racionais.

A opinião de Melo, progressista solitário na grande imprensa, converge para o mesmo lugar para onde se dirigem todas as vozes do bom senso nacional, enfim unidas num só grito ao mesmo cansado e impaciente: não vai ter golpe!

Bom senso que passou a reunir sindicalistas, industriais, movimentos sociais, militares e banqueiros.

Claro que este é o único ponto em comum entre setores que, em todo o resto, defendem bandeiras opostas.

Mas ao menos o Brasil parece ter encontrado algo a que se agarrar em meio às turbulências. Um ponto de apoio, a partir do qual será possível superar, finalmente, a crise política e garantir um mínimo de estabilidade até o fim deste segundo mandato de Dilma Rousseff.

O ponto de apoio é o “não vai ter golpe”.

Até mesmo a “black monday”, a queda acentuada de quase todas as bolsas do mundo, nesta segunda-feira, pode ajudar o Brasil a dar um ponto final no famigerado terceiro turno.

Os prognósticos para a economia brasileira são cada vez piores, e tudo isso num momento em que a Lava Jato, em seu afã para “higienizar” o Brasil, continua promovendo destruição em massa de empregos no setor da construção civil, na área de energia e por aí vai.

O anúncio de que a Lava Jato “recuperaria” perto de 1 bilhão de reais soa como piada de mau gosto, uma tática de propaganda para pintar o diabo com tintas de bom moço, visto que a mesma Lava Jato, ao deixar várias grandes empresas à beira da falência e atrasar o cronograma de obras estratégicas, já causou prejuízos incalculáveis ao país. A Odebrecht pode perder obras no mundo inteiro. O Brasil pode jogar fora o esforço de décadas de penetração gradual em países africanos.

O procurador da Lava Jato iniciou, por sua vez, uma cuidadosa operação midiática para defender a operação. Já esteve em inúmeros programas de TV e deu entrevistas a diversos jornais. Eles preparam mais uma bateria de ataques, mas para isso precisavam recuperar a imagem da operação, um pouco chamuscada pelos arbítrios de sempre, em especial a prisão do almirante Othon Pinheiro.

A Lava Jato ainda tem cartuchos importantes para queimar, a partir das delações premiadas de Nestor Cerveró, Renato Baiano e Marcelo Odebrecht.

Vivemos tempos estranhos, em que temos a sensação de que todo mundo está errado, à esquerda e à direita.

Banqueiros, empreiteiros, PSDB, PT, PSOL, governo, Judiciário, congresso, ministério público, oposição, mídia, mercado financeiro, China, oriente médio, parece que estamos rodeados de malucos, covardes, irresponsáveis, golpistas, corruptos, incompetentes, imperialistas, fundamentalistas.

O indivíduo se sente desamparado diante de um mundo às avessas!

O noticiário diz que o Estado Islâmico começou a espalhar Aids na Síria, deliberadamente. Isso após uma fatwa incentivando a mutilação genital de milhões de mulheres em áreas muçulmanas.

O pior é que não sabemos mais o que é verdade, o que é mentira, visto que existe uma guerra de informação sofisticada, que já vimos funcionar antes, para justificar a guerra ao Iraque, à Líbia, a própria Síria.

Esse ultra fundamentalismo islâmico surgido nos último anos, ironicamente (se for possível ironia diante de fatos dessa natureza), foi criado justamente a partir de guerras baseadas em falsos motivos.

Até as belas manifestações da Primavera Árabe nos parecem agora tristemente equivocadas. Milhões de pessoas se reuniram na principal praça do Cairo para derrubar presidentes, e o resultado foi a ascensão de uma ditadura ainda pior que a anterior.

O Syriza, a nova esquerda grega que trouxe tanta esperança ao mundo, parece ter esgotado suas forças em poucos meses de governo.

O jornal O Dia publicou hoje reportagem sobre encontro ocorrido no Clube Militar do Rio de Janeiro, que merece menção, por duas razões. Primeiro, pela postura garantista democrática dos oficiais, negando peremptoriamente qualquer intenção do exército de promover uma intervenção militar para derrubar o governo. Entre os que falaram no evento, são todos contra o governo, contra o PT, contra Dilma, mas isso não é novidade em tal lugar. O destaque é esse garantismo democrático. Outro destaque é menos positivo: a postura golpista, psicótica e até mesmo assassina das pessoas que compareceram ao encontro. O atento repórter Leandro Resende captou frases assustadoras, como a de um civil que, após abraçar o general Heleno, sussurrou-lhe ao ouvido que “todos deveriam ter sido fuzilados em 1964”.

A reportagem prova que o cartazete de uma senhora paulista, na manifestação do dia 16 de agosto, falando coisa parecida, não retrata uma opinião isolada. De fato, nos últimos tempos, houve um assustador avanço fascista no Brasil.

Hoje é o dia mais fatal de agosto, 24, aniversário de 61 anos do suicídio de Getúlio Vargas, após uma agressiva campanha midiática, acompanhada de movimentações golpistas muito parecidas com a que vemos hoje.

No lugar da República do Galeão, a República do Paraná.

No lugar de Carlos Lacerda, a TV Globo.

Nossa Getúlio de saias, contudo, resistiu.

Ferida, mas viva.

Manca, mas ainda podendo se mover.

A história confirmou Marx e se repetiu. 1954 foi uma tragédia. 2015, uma farsa.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

62 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Sergio Notari

27 de agosto de 2015 às 17h16

#ComPovoNaRuaGolpistaRecua

Responder

Nonato Silva

26 de agosto de 2015 às 04h49

Ô Mário já estamos acordados há 13 anos, privilegiando o social; construindo obras em todo o Brasil, como nunca se viu, e vocês aí Moro, nosso herói. Vá caçar um serviço, Mário!

Responder

Sandra Gontijo

26 de agosto de 2015 às 01h46

Em qualquer nível, órgão , sempre haverá corrupção, em graduações diferentes….!Alguns são astuciosos na prestação de contas, outros colocam amigos em cargos de direção , outros queimam as provas! Infelizmente,onde estiver o poder(status) e o dinheiro, residirá a corrupção, independente de poderes ! Somente não se tornaram corruptos, os que pouco têm….(pobres).

Responder

Zvd Diaz

25 de agosto de 2015 às 17h18

E a mídia no tempo de Getúlio, estava apenas começando.

Responder

Helio Dos Santos

25 de agosto de 2015 às 13h32

O mundo já viveu diversas crises como a atual, é episódico. O importante, creio eu, é diferenciar o ir pra frente do ir pra trás. A queda do preço do petróleo é a grande arma especulativa. Mas é munição q vai se esgotar logo pois a China precisa crescer mais e os EUA continuam esse joguinho com seus parceiro árabes. Coisa tensa. O Brasil entra como grande produtor de commodities e agora, com a histeria lava-jato, deixa de ser ameça competitiva em derivados. A economia do mundo se redesenha e quem viver verá…

Responder

Monica Figueiredo

25 de agosto de 2015 às 12h29

Jura que isso é sério? O mundo contra o PT? Vamos falar somente do Brasil.A Dilma alegar que desconhecia que a crise era tão grave? 39 Ministérios? Reduzir cargos de confiança de 22 milpara 21 mil? Me explica.Como defender isso?

Responder

Anabel Lee

25 de agosto de 2015 às 12h18

Coisa de louco mesmo, tem até ex-ministro da ditadura dando aula de democracia a ex-presidente que se julga baluarte da dita.

Responder

Marilene Ponte

25 de agosto de 2015 às 11h45

Getúlio Vargas foi fraco, mas Dilma Rousseff é forte,guerreira e brava brasileira. Não se intimida com as manobras da oposição e transforma os rumores de golpe, trabalhando e procurando soluções para a crise e inaugurando grandes obras que trazem benefícios a todos os brasileiros.

Responder

Acioly Sabino

25 de agosto de 2015 às 10h17

Também não ,Mário , nosso Herói é Jesus Cristo que sofreu e morreu por nós…

Responder

Vitor

25 de agosto de 2015 às 01h01

Agora q os mais lentos dos blogs finalmente perceberam q não haverá golpe, há esperança para que os ainda mais lerdos do governo cheguem a mesma conclusão e comecem a governar com a agenda das eleições (da Dilma e não do Aécio)…

Responder

    Miguel do Rosário

    25 de agosto de 2015 às 06h09

    Ser profeta de fatos já ocorridos é bem fácil né

    Responder

      Vitor

      25 de agosto de 2015 às 07h24

      Cheque seus próprios arquivos. Falo a mesma coisa desde q o Nassif veio com aquela imbecilidade q Dilma não seria diplomada. Tá tudo aí no Cafezinho…. Tem uns 10 meses q to falando isso!
      E não precisava ser nenhum profeta pra enxergar isso!

      Responder

Willy Brickner

25 de agosto de 2015 às 02h52

Não querem que o povo seja independente, escreveu Getúlio Vargas em sua carta-testamento. E isso não mudou!? https://www.youtube.com/watch?t=103&v=cyIckP2Uqok

Responder

Messias Franca de Macedo

24 de agosto de 2015 às 23h40

QUADRILHA

Carlos Drummond de Andrade

https://www.youtube.com/watch?v=7QsrJG91Ip0

Responder

Messias Franca de Macedo

24 de agosto de 2015 às 23h37

QUADRILHA

‘CU(nha)’ achaca
‘Aécio Furnas Forever’
que achaca o
Pauzinho do Dantas [da ‘Forca’ Sindical]
que é achacado pelo
[“menino prodígio” de (conservadora) classe média ascendente]
Tiaguinho Cedraz
do Mensalão
[outro crime “arquivado”] da UTC
do Ricardo Pessoa
o TCÚÚÚÚÚúúú,
que achaca o [José] (S)erra…
Tiaguinho – filho, pasme,
do presidente
do TCÚÚÚÚÚúúú –
das ‘[mega]pedaladas’
da UTC –
continua membro-fundador
da executiva jurídica (sic)
do partido ‘Solidariedade’
do [mega]pelego
´Pauzinho do Dantas’
ah lacaio [IMUNDO]
que é achacado
pelo “supremo”
gilmar mendes
que achaca
o outro “supremo”
Dias Toffoli
que achaca
“as supremas [da tibieza]” Rosa &$ Carmem
que passarão
a ser achacadas
pela “menina prodígio”
Danielle ‘CU(nha)’
que achaca
a atual prefeita
de ‘Rio [Bonito]
para o CU(nha)!
(…)
Outro achacado
– e também achacador –
O juiz ‘MOR(t)O’
seguirá a trilha
da ‘advogada da delação’:
*”a Beatriz a coisa ‘tá’ preta!”
[“Conversa mole pra boi dormir!”]

“E Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história!”

*dileto(a) leitor(a), perdão pela frase, digamos, politicamente incorreta!

EM TEMPO: perdão, pela hedionda paródia, ínclito poeta Carlos Drummond de
Andrade!

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Messias Franca de Macedo

24 de agosto de 2015 às 22h40

A CRISE CHINESA AINDA NÃO ATINGIU A ‘URUBÓLOGA’ “DOS MARÍN(HO) DO FIFALÃO”!
Não atingiu, mas deve ter ‘afetado’!
Risos
Entenda a lambança Global – e movida a ódio figadal!
Ah essas jornalistas amigas dos patrões barões!…

… E a urubóloga ‘pena amestrada’ Miriam Suína dos Marín(ho) do FIFALÃO &$ do ‘laranja’ J. Hawilla consegue ser pior do que a ScherAZARde “do ‘Sílvio Tudo por Dinheiro Santos'”!
ENTENDA a, digamos, ‘Suinização’ do PIGolpista!

“Não podemos considerar outros momentos da história!
Diferentemente, hoje, no mundo, não está acontecendo nenhuma crise econômica que justifique repercussões em nosso país!
Portanto, a crise econômica brasileira é de única e total responsabilidade do atual governo, que, lá atrás, exagerou nos gastos públicos…”

PS do matuto estarrecido!
E incrédulo!
Os dois ‘convidados a dedo [IMUNDO]’ só faziam dizer Amém!
‘Um convidado escolhido a dedo [IMUNDO]’ é especialista em Finanças Públicas (sic)
O outro ‘convidado a dedo [IMUNDO]’, pesquisador da UNB (idem sic)
Sim, a vontade que eu tive foi de atiçar a televisão janela abaixo!
O aparelho eletrodoméstico “ligado [na Miriam Leitão – Risos]”
Contive-me ao pensar nas potencias vítimas!
Em nível do solo!

Lá isso é jornalismo?!
Lá isso é oPÓsição, siô?!

NOTA: eu creio que a Miriam Suína seguirá a trilha da ‘Fatinha do Bonner’: tocará a função de âncora de programa de jornalismo para exercer o ofício de anunciante de presunto, mortadela defumada, feijoada congelada e outros quitutes…
Oxalá a ‘Fátinha do Bonner’ não reclame de concorrência ilegal!
Pausa para gargalhar!

NOTA FÚNEBRE:
nem os chineses estão acreditando no que a Miriam Suína – perdão, ato falho -, a [Miriam] Leitão vomitou!
O mal que o ódio figadal faz!
A Miriam Suína “dos Marín(ho) do FIFALÃO” surtou!
Definitivamente!
PQP

NOTA DE ESCLARECIMENTO: as declarações da urubóloga Miriam Suína – perdão, ato falho -, [Miriam] Leitão foram proferidas na [fatídica] edição de hoje à noite do programa ‘GloboNews Miriam Leitão’!

[Pseudo]jornalismo ou entretenimento?!…

Cruz Credo!

Coitada!
Da tal ‘opinião publicada’ [pelo PIG]!
Coitados(as) dos(as) assinantes!
Coitadas!
Das sinapses dessa gente, estúpida!

República Desses Bananas Agourentos a $oldo Sórdido, Antinacionalistas, Alienados, Aloprados, Terroristas de meia tigela IMUNDA…
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

Paulinha Duarte

25 de agosto de 2015 às 01h26

Texto perfeito :)

Responder

Carlos Hums

24 de agosto de 2015 às 22h23

A verdade é que, na cara dura, o judiciário faz o que a grande mídia e o capital especulativo vadio quer… é sangrar até matar qualquer governo popular e que seja o mínimo de esquerda. Não é a toa que os canhões estão voltados todos agora para o Lula, com a conivência do Ministro da Justiça que lidera uma PF tucana. Não é de se espantar tb que um procurador da Lava Jato acha que o pré-sal é inviável – vejam, o discurso e a forma de raciocínio deles é o mesmo daqueles q se informam somente pela “grande” mídia. É por isso q as doações para o PT “são” propinas e para o PSDB “são” amor! Querem apostar quanto que a tese para pegar o Lula será a de que era um projeto para se permanecer no poder e que tudo começou quando Lula assumiu a presidência? – tese mais fraca, parcial, seletiva e partidária da história. 1) Há na própria operação delações que revelam que os desvios inciaram pelo menos desde 1997 (Lembram de Paulo Francis?)- o Boechat ganhou um prêmio Esso ao falar dos desvios da Petrobrás em 1989. 2) O PSDB recebeu mais das empreiteiras do que o próprio PT, o que me parece estranho o Lula comandar td isso para beneficiar mais o PSDB. 3) Se for por causa das palestras, então prendam o FHC, a Marina Silva, Bill Gates, o presidente da LG tb.. etc. É uma pena mais uma vez o Brasil ser pautado pela mídia que odeia os melhores governos que esse país já teve. Por tudo isso eu penso que 1964 se repete como tragédia – afinal, quem tem o grande poder de informação continua manipulando em plena era da internet, e pior, pautando a República que ainda não é definitivamente uma democracia. A esperança são os blogs sujos de hoje, e quem sabe o surgimento de alguns portais de notícias que não sejam alinhados a grande mídia. O consolo é que a história é a grande juíza, ela não deixa de fazer justiça ainda que tardiamente, não é à toa que a UDN foi para escória da história e o Getúlio para glória, o mesmo vai acontecer com o Lula, principalmente se a Lava Jato prendê-lo. É só lembrarem quem Pilatos mandou soltar e quem ele mandou crucificar a pedido dos fariseus da época.

Responder

Ruy De Barros Pinheiro

25 de agosto de 2015 às 01h22

Pare de compartilhar link de petistas, pois essa gente tem que ser ignorada

Responder

Henrique Pedro

25 de agosto de 2015 às 00h35

A investigação da Lava Jato é o problema e não os corruptos. Depois quer credibilidade!

Responder

Marcelinho Deubrecha

25 de agosto de 2015 às 00h04

Responder

Marcos Carvalho

24 de agosto de 2015 às 19h55

Este vídeo mostra como é o nascimento de um Golpe e como ele é ventilado na mídia.

O ventilador está funcionando, pelo menos por enquanto, mas pretendemos fazer uma experiência com ele e achamos que ele não vai aguentar o tranco.
https://www.youtube.com/watch?v=mgTo72UWip0

Responder

Messias Franca de Macedo

24 de agosto de 2015 às 19h35

O QUE FIZERAM EM 1999?
PRÉ-COMPRARAM A REELEIÇÃO

– E a edição do fatídico debate Lula X Collor
https://www.youtube.com/watch?v=VKN_sTuujJ4

O Quarto Poder –
Uma outra história de PHA

Publicado em 24/08/2015

FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/tv-afiada/2015/08/24/o-quarto-poder-uma-outra-historia-de-pha/

Responder

Acioly Sabino

24 de agosto de 2015 às 21h41

MORO herói ????? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Responder

Rosa Nunes

24 de agosto de 2015 às 21h19

Brilhante Será que os coxinhas agora vão se preocupar com seu rico dinheirinho e deixar Dilma em paz ?

Responder

José Amaral de Brito

24 de agosto de 2015 às 21h08

Minha mãe me lembrando hoje, do dia que Getúlio morreu, estava grávida de mim, que nasceria 2 meses depois e disse que meu saudoso pai, operário da construção civil assim como milhares de trabalhadores, sairam de seus locais de trabalho e foram a pé até o Palácio e sede do governo no Catete RJ. “Hoje é o dia mais fatal de agosto, 24, aniversário de 61 anos do suicídio de Getúlio Vargas, após uma agressiva campanha midiática, acompanhada de movimentações golpistas muito parecidas com a que vemos hoje.

No lugar da República do Galeão, a República do Paraná.

No lugar de Carlos Lacerda, a TV Globo.

Nossa Getúlio de saias, contudo, resistiu.

Ferida, mas viva.

Manca, mas ainda podendo se mover.

A história confirmou Marx e se repetiu. 1954 foi uma tragédia. 2015, uma farsa.”

Responder

Silvio Sabá

24 de agosto de 2015 às 20h59

#ConspiraçãoNoBrasil – Um grito de alerta! – @nytimesworld @OEA_oficial @ONU_es @ONUBrasil @Pontifex_es –
http://www.compasnett.blogspot.com.br/2015/08/um-grito-de-alerta.html

Responder

Wilmar Santos

24 de agosto de 2015 às 20h47

Mesmo diante de reflexão e análise responsável, somos compelidos a ler “comentários” aqui expressos, eivados de preconceitos e completamente desprovidos de conteúdos inerentes ao atual cenário político-social global; comungando perfeitamente com a brilhante análise a qual pretente a realista avaliação do texto em comento, lamentos e bricandeiras a respeito da atual realidade. Ainda que pese o direito a expressão, sofrível tais comentários!

Responder

    Mario De Barros Pinheiro

    24 de agosto de 2015 às 23h18

    Preconceitos, desprovidos, enfim como não é o que vcs pensam preferem virem com essa fala que não enganam mais ninguém, fique. Com suas convicções que fico com as minhas

    Responder

Messias Franca de Macedo

24 de agosto de 2015 às 17h31

GETÚLIO VARGAS E O MEU TIO ‘MEMEU’!

[… Getúlio Vargas – e uma passagem da minha história de vida…]

Viajamos de Feira de Santana a Maragojipe!
Do Sertão/agreste para onde havia braço de mar!
Terra da família da minha avó materna!
(…)
Chegando à casa do meu tio Bartolomeu
(…)
Bartolomeu era conhecido por ‘Memeu’!
Memeu tocava trompa na Filarmônica da cidade, a gloriosa Terpsícore!
Filarmônica Terpsícore Popular de Maragojipe – Bahia.
Não fosse o gosto indômito pelas mulheres, teria sido feito Padre!
De família de devotos católicos, ‘Memeu’ recebeu o nome do Padroeiro da Cidade, São Bartolomeu.
(…)
Chegando à casa do meu tio ‘Memeu’,
década de 1960,
de calça curta,
testemunhei, pasmado, as paredes da humilde casa do meu tio:
não era possível reconhecer-lhes a cor da pintura!
Nas paredes da casa do meu tio ‘Memeu’ faltavam espaços para fotos do ‘velho Getúlio’!
Entremeadas por algumas representações do ‘Santo Padroeiro da Cidade de Maragojipe’!
(…)
Até hoje eu creio que o meu tio ‘Memeu’ teria sido mais feliz ‘nessa vida de Deus’ caso tivesse sido batizado de… Getúlio!
Tio ‘Gege’, quiçá!…

BRASIL – em homenagem ao [eterno] presidente Getúlio Vargas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Responder

marcelo silva

24 de agosto de 2015 às 17h16

Ufa!!!! Até que enfim da pra usar a crise como desculpa heim..

Responder

Mario De Barros Pinheiro

24 de agosto de 2015 às 20h03

Realmente o fim do mundo, achar que o lava-jato com nosso herói moro é que está destruindo o Brasil , meu deus e ainda tem gente que defende essa tese e defende petralhas , acorda .

Responder

Monica De Castro

24 de agosto de 2015 às 19h39

Belo texto!!

Responder

Jacinta Ferreira

24 de agosto de 2015 às 19h24

E tem jornalista da Gbobo que ainda diz: “qdo o EUA espirra o Brasil já fica com pneumonia “

Responder

Sheyla Kouri

24 de agosto de 2015 às 19h18

Que momento estamos vivendo, que momento.

Responder

Aloisio

24 de agosto de 2015 às 15h59

Eu tenho tanta pena da Dilma. A história ainda há de valorizar os esforços dela. Embora ela tenha os erros dela, ela não merece o que estão fazendo com ela. Ainda espero que ela dê a volta por cima.

Responder

Beth Andrade

24 de agosto de 2015 às 18h37

A crise econômica mundial soterra Os 03 Patéticos kkkk. . (Aercio,Gilmar e o tal do Cunha) ,,..kkkkkkkkkkkk

Responder

Mauricio Gomes

24 de agosto de 2015 às 15h33

Os que “suicidaram” o Getúlio ontem são os mesmos que sonham com uma intervenção militar hoje, nada mudou na podre, mesquinha e doentia cabeça de grande parte das nossas elites. E ainda dizem que o PT inventou o “nós contra eles”, é muita ignorância histórica e política pra um país só……

Aliás, quando SP terá uma rua com o nome do Getúlio? Mais fácil batizarem alguma rua com o nome do Hitler nesse antro de coxinhas que SP virou…..

Responder

Everaldo

24 de agosto de 2015 às 14h48

…esses entreguistas.

Responder

Everaldo

24 de agosto de 2015 às 14h45

Rosário… Enquanto a PETROBRAS ignora esses entre-hostis….
“Nossa produção média de petróleo e gás natural cresceu 1,8% em julho na comparação com o mês anterior e atingiu 2,796 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed). Em junho, nossa produção foi de 2,746 milhões de boed. A produção é 3,6% superior à registrada em julho de 2014 (2,699 milhões de boed). Em 8 de julho, foi atingido o recorde de produção de petróleo diária que operamos no pré-sal: 865 mil barris por dia (bpd). Essa produção não inclui a extração de gás natural. A produção mensal foi de 798 mil bpd, 6,9% acima do recorde histórico obtido no mês de junho.

Produção de petróleo e gás no Brasil

Nossa produção total de petróleo e gás natural no Brasil foi de 2,611 milhões de boed, 2,3% superior ao mês anterior (2,553 milhões de boed).

A produção exclusiva de petróleo (sem contabilizar o gás natural) foi de 2,142 milhões de barris (bpd), 2,6% acima dos 2,088 milhões bpd produzidos em junho. O crescimento reflete a entrada em produção de novos poços nas plataformas P-58, no Parque das Baleias, e P-62, no campo de Roncador, ambas na Bacia de Campos; e no FPSO Cidade de Mangaratiba, ancorado na área de Iracema Sul, no pré-sal da Bacia de Santos. FPSO é a sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.

Cabe registrar que, como divulgado ao mercado e à imprensa em 31 de julho, o FPSO Cidade de Itaguaí começou a produzir na área de Iracema Norte, localizada no campo de Lula, no pré-sal da Bacia de Santos. Essa nova unidade tem capacidade para processar diariamente 150 mil barris de petróleo e 8 milhões de m³ de gás.

A produção de gás natural no Brasil, excluído o volume liquefeito, foi de 74,524 milhões m³/dia, 0,9% acima do total produzido em junho (73,886 milhões de m³/dia).

Produção de petróleo e gás no exterior

No exterior, foram produzidos 184,6 mil barris de óleo equivalente, 4,2% abaixo dos 192,7 mil boed produzidos em junho, devido, principalmente, à parada programada da plataforma do Campo de Saint Malo, no Golfo do México norte-americano.

A produção de petróleo foi de 95,9 mil barris por dia, 5,9% inferior aos 101,9 mil bpd produzidos em junho e a produção média de gás natural foi de 15,1 milhões m³/dia, 2% abaixo da produção do mês anterior, que foi de 15,4 milhões m³/dia.

Responder

    Tony

    24 de agosto de 2015 às 15h47

    Leia mais antes de deitar falação sem saber…O preço do petróleo está a cair vertiginosamente e poderá “quebrar” a combalida Petrobras !

    Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina