Menu

Lava Jato: Moro suspende ação penal contra ex-executivos da Odebrecht

por André Ritchter, na Agência Brasil O juiz federal Sérgio Moro determinou hoje (2) a suspensão da tramitação da ação penal na qual ex-executivos da Empreiteira Odebrecht são investigados na Operação Lava Jato. A decisão do juiz foi motivada pelo entendimento da Justiça da Suíça de que o compartilhamento de documentos entre o Ministério Público […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Brasília- DF- Brasil- 07/04/2015- O juiz federal Sérgio Moro e o presidente da Ajufe, Antonio César Bochenek, participam de apresentação de um conjunto de medidas contra a impunidade e pela efetividade da Justiça (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

por André Ritchter, na Agência Brasil

O juiz federal Sérgio Moro determinou hoje (2) a suspensão da tramitação da ação penal na qual ex-executivos da Empreiteira Odebrecht são investigados na Operação Lava Jato.

A decisão do juiz foi motivada pelo entendimento da Justiça da Suíça de que o compartilhamento de documentos entre o Ministério Público suíço e o Ministério Público Federal (MPF) sobre o suposto pagamento de propina a ex-funcionários da Petrobras foi ilegal. A decisão vale até que Ministério Público brasileiro se manifeste sobre a questão.

A empreiteira recorreu para impedir que o Ministério Público brasileiro utilize os dados financeiros para embasar as investigações da Lava Jato envolvendo a empresa. De acordo com as investigações, os valores indevidos eram pagos em contas operadas pelo ex-diretores da estatal na Suíça, por meio de empresas offshore controladas pela Odebrecht.

Na decisão, Moro explicou que, apesar de a Justiça suíça reconhecer que ocorreram erros procedimentais no repasse dos documentos, o tribunal não pediu a devolução das provas, fato que impediria a uso dos dados nas investigações no Brasil.

Em julho do ano passado, ao decidir pela abertura de ação penal contra ex-dirigentes da empreiteira, Moro afirmou que há evidências de que a Odebrecht fez pagamentos aos investigados, por meio de contas na Suíça.

“Em especial, a documentação vinda da Suíça, em cognição sumária com a prova material do fluxo de contas controladas pela Odebrecht a dirigentes da Petrobras, é um elemento probatório muito significativo, sem prejuízo da discussão pelas partes e apreciação final pelo Juízo.”

Edição: Armando Cardoso
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

José D. Athayde

04/02/2016 - 12h02

A justiça da lava jato no Paraná perdeu a legitimidade.

    Thila

    05/02/2016 - 22h33

    No fim de tudo só vai ficar preso os petistas. Já vi esse filme antes!

Hell Back

03/02/2016 - 00h45

É a justiça suíça ensinando o Moro um pouquinho de legislação e democracia.

Dora Lima

03/02/2016 - 02h09

Incompetente! E agora, manteve os executivos presos por sete meses erroneamente. Que pagará por isso?

Lili Batisa

03/02/2016 - 00h09

Agora ele vai ter que assinar ordem de soltura!

Joaquim Cavalcante de Alencar

02/02/2016 - 23h34

“A pior ditadura é a do Judiciário”, observou certa vez o velho Ruy.

Rosa Anello Dos Santos

02/02/2016 - 23h01

E a prisão continua????

Luís Carlos Bolzan

02/02/2016 - 22h15

E agora? Manteve este pesdoal preso por meses? Vossa Excelência já mandou prender uma mulher inocente e a humilhou nacionalmente. Agora isto? Vossas decisões caem no descrédito.

Silvia Machado

02/02/2016 - 22h10

Quem o FHC? Sim pq o único chefão q nós conhecemos por aki é ele, que faz um monte de merda e nada acontece c ele.

Rosemary Barros

02/02/2016 - 22h07

Tá mais perdido que cego em tiroteio…

Anabela Rosa

02/02/2016 - 22h06

É contra o CUNHA estão com mil provas e não fazer nada.

Marcelo Escobar

02/02/2016 - 21h59

Será que ele irá entregar o chefão?

Carla Lima

02/02/2016 - 21h57

Hahaha!


Leia mais

Recentes

Recentes