Menu

Mais uma derrota dos golpistas. PP tende a votar contra impeachment

Por Luma Poletti, no Congresso em Foco: PP permanece na base do governo, diz Ciro Nogueira O presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta quarta-feira (6) que a legenda permanecerá na base aliada do governo até a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com um levantamento interno da […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Luma Poletti, no Congresso em Foco:

PP permanece na base do governo, diz Ciro Nogueira

O presidente nacional do Partido Progressista, senador Ciro Nogueira (PI), disse nesta quarta-feira (6) que a legenda permanecerá na base aliada do governo até a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff. De acordo com um levantamento interno da sigla, mais de 40 dos 57 deputados e senadores da sigla não concordam em romper com Dilma.

A pedido de 24 parlamentares do PP favoráveis ao impeachment da presidente foi agendada uma reunião, que seria mais tarde, às 14h, para discutir o posicionamento do PP sobre o assunto. No entanto, ao constatar que não teriam a maioria dos votos necessários para romper com o governo, os mesmos congressistas pediram o cancelamento do encontro. “Com isso, mantém-se o Partido Progressista na base de apoio da presidente Dilma Rousseff até o final dessa votação do processo de impeachment”, disse Ciro Nogueira. O senador ainda argumentou que “nunca houve maioria a favor do impeachment” dentro da legenda.

Ciro admite que uma parcela representativa do PP é a favor do impeachment. É o caso de diretórios importantes como o do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e de Santa Catarina. A liberação dos votos dos representantes ainda vem sendo discutida. “O partido está dividido, mas hoje eu sinto que a tendência da maioria é votar contra”, avalia.

Questionado se a decisão de permanecer na base aliada foi motivada por avanços nas negociações de cargos com o Executivo Federal, o senador do Piauí negou que qualquer tipo de acordo neste sentido. “Não iremos negociar e não iremos assumir nenhum cargo até a votação do processo de impeachment”, declarou Ciro. “Nenhum membro do partido está autorizado, nem mesmo o seu presidente, a discutir ou participação no governo Dilma ou participação no governo Michel Temer”. Segundo o senador, as negociações só acontecerão depois da votação. “Se nós fazemos parte de sua base é natural que participemos do seu governo indicando membros do partido, isso é a coisa mais natural do mundo em qualquer país”, argumentou.

Partido que mais se beneficiou com a janela partidária (quando deputados puderam trocar de legenda sem correr o risco de perder o mandato), o PP se consolidou como a quarta maior bancada da Câmara. Recebeu 12 novos parlamentares e perdeu dois, ficando com um saldo positivo de dez novos integrantes. A partir da nova configuração da bancada, o partido tem sido cortejado pela presidente Dilma Rousseff – de olho na votação do impeachment – depois da debandada do PMDB da base aliada.

Para Ciro Nogueira, com esse novo cenário, nada mais justo que o partido receba outro tipo de tratamento do Palácio do Planalto. “A base de apoio que tinha antes, se você olhar pela realidade antiga, fazia jus. Hoje é uma outra realidade”, disse o presidente do partido.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Edson Cunha

11/04/2016 - 18h01

Parece que não é bem assim….kkkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes