Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

A Rede Globo e a tentativa de desmobilizar os que lutam contra o golpe

Por Miguel do Rosário

14 de abril de 2016 : 10h08

Mídia faz guerra psicológica para desmobilizar quem é contra o golpe, afirma professor da USP

Por Lúcia Rodrigues, na Caros Amigos.

Uma guerra psicológica orquestrada para desmobilizar quem é contra o golpe. É assim que o professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Laurindo Lalo Leal Filho, define o comportamento da mídia na veiculação de matérias sobre o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, que será votado no próximo domingo (17), no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“O ataque se intensificou quando a mídia percebeu que a oposição não tem os 342 votos (necessários para aprovar o impeachment)”, enfatiza. “As informações que saem nos jornais, nas revistas, televisões, rádios são iguais. E vai se criando um clima para desmobilizar a sociedade e a militância que está na frente de luta (contra o golpismo). A mídia aposta na desmobilização. Esse é o objetivo.”

Lalo explica como a ação concatenada entre as diversas plataformas da mídia burguesa age para propagar e intensificar o clima de derrotismo entre aqueles que lutam em defesa da democracia. “A Folha (de São Paulo), por exemplo, pouca gente lê, mas aí entra a CBN e TV Globo repercutindo suas manchetes.”

O cientista político e também professor da USP, Antonio Carlos Mazzeo, concorda com Lalo. “As manchetes da Folha são tendenciosas. Há uma orquestração da mídia a favor do impeachment. Os meios de comunicação manipulam a verdade, mas isso não é novo”, frisa.

Ele explica que essa tradição vem de longe. No caso das organizações Globo, pelo menos desde a década de 1930. “Um panfleto da Aliança Nacional Libertadora (ANL), de 1935, recomenda que as pessoas não leiam (o jornal) O Globo. Veja há quanto tempo essa família (Marinho) é afinada com tudo que é antinacional”, frisa Mazzeo.

“A Globo sempre foi um instrumento do imperialismo em nosso país. E isso tem ficado cada dia mais claro em suas matérias. A GloboNews vem fazendo um jornalismo catastrofista desde o primeiro governo Dilma. Se a pessoa for conhecer o Brasil pela GloboNews, vai achar que o país é mais pobre do que Uganda. Não se fala nada sobre as conquistas nacionais”, alerta o cientista político.

Ele defende que as concessões de rádio e TVs sejam revistas pelo governo. “Não dá pra ligar a TV e ser manipulado. É preciso afrontar essas concessões”, adverte. Mazzeo considera, no entanto, que para fortalecer essa proposta é preciso construir um bloco hegemônico de poder com os trabalhadores e de caráter socialista.

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

24 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jadir Rocha

15 de abril de 2016 às 11h58

Temos que unirmos contra a gLOBO. Não tenho dúvida, se unirmos derrotaremos essa emissora. ACREDITEM: JUNTOS SOMOS IMBATÍVEIS

Responder

Gustavo Horta

14 de abril de 2016 às 19h07

NOSSAS POSSIBILIDADES DE VENCER SÃO PEQUENAS.
LUTAR SEMPRE.
VENCER, TALVEZ.
DESISTIR, JAMAIS.

GRANDES CHANCES DE SER ASSIM:

MAIS FASCISTAS – É ISTO QUE VOCÊS QUEREM PARA O BRASIL? BOM PROVEITO, ENTÃO.
>> https://gustavohorta.wordpress.com/2016/04/14/mais-fascistas-e-isto-que-voces-querem-para-o-brasil-bom-proveito-entao/

“SE OS POBRES DESTE PAÍS SOUBESSEM O QUE ESTÃO PREPARANDO PARA ELES, NÃO HAVERIA RUAS QUE COUBESSEM TANTA GENTE PARA PROTESTAR CONTRA O IMPEACHMENT.” – Leonardo Boff
OLHA SÓ, NÃO HAVERIA MAIS PAZ PARA OS ENDINHEIRADOS DESTE PAÍS!

ABRAM SEUS OLHOS!
AJUDEM A QUE OUTROS POSSAM ABRIR OS OLHOS!
JÁ PASSOU DA HORA DE DESPERTAR!

A C O R D E M !!
CHAMEM OS VIZINHOS!
É HORA DE ACORDAR!!

Jornalista de 64 anos é agredido por causa de suas opiniões políticas, em Santos
“Nunca imaginei isso! Fui agredido defronte ao prédio em que moro por um desses jagunços do golpe, um pitbull enlouquecido, tão jovem quanto covarde.
A acusação dele era a de que eu sou petista!
Veio do outro lado da rua, babava, porque respondi aos “fora Dilma, puta e ladra” que ele bradava pela rua – ouvi da outra calçada – com um “não vai ter golpe, babaca”.
Atravessou a rua e chegou a mim, o dobro, talvez o triplo, de meus pobres tamanho e corpo. Eu cheio de sacolas de compras.
Chegou com uma camisa laranja do Itaú, espumando.
Perguntava “você é petista, filho da puta, você é petista?”
Respondi que sim e que não precisaria perguntar pra saber que ele era um golpista safado. Perdi as estribeiras, como qualquer pessoa perderia.
Enfiou aquele ombro tão enorme quanto energúmeno no meu peito. Violência em estado puro.
Caí para tras, de costas, quebrando garrafas e outras coisas das sacolas.
Disse a ele: “ignorante, eu podia ser seu pai, coxinha de merda. Covarde”. Respondeu com insultos.”

“E ELES NÃO GOSTAM QUANDO IDENTIFICADOS AOS FASCISTAS, AOS NAZI-GESTAPO: PROPÕESM LINCHAR A SENADORA PETISTA E VÃO ÀS VIS DE FATO EM CURITIBA”
>> https://gustavohorta.wordpress

“MAIS UMA FASCISTA, APENAS MAIS UMA NA QUADRILHA QUE TENTA SE APODERAR DA NAÇÃO BRASILEIRA”
>> https://gustavohorta.wordpress

“ESTUDANTE INDÍGENA COTISTA DA UFRGS (RIO GRANDE DO SUL) É AGREDIDO – A ONDA FASCISTA INVADE CORAÇÕES E MENTES”
>> https://gustavohorta.wordpress

“FASCISTAS ATACAM A CASA DE DEPUTADO DO PT NO RIO GRANDE DO SUL”
>> https://gustavohorta.wordpress

“PRISÃO DE ALTMAN – ESTADO PARALELO FASCISTA ATACA A LIBERDADE DE OPINIÃO E EXPRESSÃO”
>> https://gustavohorta.wordpress

ENGANAR É …

FAZER DESAPARECER DOS NOTICIÁRIOS DE TODO O PAÍS QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE OS CRIMES DE EVASÃO DE DINHEIRO DO BRASIL PARA CONTAS SECRETAS NA SUÍÇA, CONFORME DENÚNCIA COMPROVADA DA JUSTIÇA DELES. ESTA FUGA DE DINHEIRO ENVOLVE GENTE MUUIIITO GRAÚDA DA MÍDIA E DOS ENDINHEIRADOS DO BRASIL, ACOSTUMADOS A LESAR A NAÇÃO E O POVO DESTE NOSSO PAÍS.

ISTO SIM É ENGANAR!
ISTO SIM É GOLPE.

ISTO É GOLPE SIM!

SÃO COXINHAS HIPÓCRITAS, SABOTADORES DA ECONOMIA DO PAÍS, TRAIDORES DA PÁTRIA.

Responder

Marcvs Antonivs

14 de abril de 2016 às 14h33

Se houver golpe, a globo deveria ser o primeiro alvo da revolta!

Responder

James Stewart

14 de abril de 2016 às 13h51

Quando vão demolir a Paraty House?

Ela não tem dono e ocupa área de preservação ambiental.

Até o mar foi privatizado pela casa.

A casa pode até ser bonitinha, mas a gente que, supostamente, a ocupa é muito ordinária.

https://goo.gl/BvFV82

Responder

    Pablo Manoel Martins Bernardo

    14 de abril de 2016 às 18h08

    A partir de segunda-feira começa a demolição.

    Responder

      AZ Botelho Paiva

      14 de abril de 2016 às 18h25

      Que Empreiteira ganhou a licitação para demolir o puxadinho da Globo?

      Responder

Esmeraldo Cabreira

14 de abril de 2016 às 11h25

AJUDE A LIMPAR O BRASIL. BOICOTE PRODUTOS DE ANUNCIANTES DA MÁFIA GLOBO-MOSSACK, ECONOMIZE ATÉ 35% AO MÊS E SEJA FELIZ! COMECE “DESCOMPRANDO” PRODUTOS UNILÉVER, NESTLÉ, SEARA, SADIA, COCA-COLA, AMBEV E FRIBOI… APRENDA A CONSUMIR COM RESPONSABILIDADE E HUMANISMO! A DEMOCRACIA E A CLASSE TRABALHADORA AGRADECEM! Esmeraldo Cabreira Mestre e Doutor UFRGS.

Responder

    RuydeLimaeSilva

    14 de abril de 2016 às 14h59

    Parabéns, mestre Esmeraldo. É exatamente isso.Mas infelizmente até que 1% dos 200 milhões de brasileiros entendam isso e comecem a agir assim vai um grande passo. Mas por outro lado, nunca é tarde para se começar. O essencial é começar a difundir pela sociedade um sentimento de independência e desatrelamento da Grobo pela sua nocividade institucional. Se estivéssemos na Suécia, a coisa ficaria bem mais fácil. Mas somos um pouquinho mais gigantescos
    (e mais complexos e mais miscigenados) que a Suécia. Ainda bem.

    Responder

    Conceição Carneiro

    14 de abril de 2016 às 16h19

    Já estou boicotando faz tempo.

    Responder

      AZ Botelho Paiva

      14 de abril de 2016 às 18h26

      Você esta desempregada?

      Responder

    vivirizieri

    14 de abril de 2016 às 16h52

    Boa pedida. Vamos fazer uma campanha nacional pelo boicote aos anunciantes da Globo. Se ela faz tudo pela injustiça, vamos dar a ela o troco que merece.

    Responder

      José L. Barbosa

      17 de abril de 2016 às 09h59

      O que devemos fazer: criar uma página para divulgarmos e criticarmos todos os anunciantes da Rede globo. Satirizando-os e desvalorizando a suas marcas. Que tal?

      Responder

Lu

14 de abril de 2016 às 10h52

A tão sonhada Leis de Meios… que nunca aconteceu! Estamos pagando muito, mas muito caro por isso!

Responder

    Galvão

    14 de abril de 2016 às 11h17

    Se a lei de meios não sai, cabe a nós tirar a TV Globo do ar, e parar a edição de Globo, Estadão e FSP. Agora que as forças armadas não são nossos adversários, existe espaço para calar os cabeças do golpe, se a votação de domingo afastar a presidenta.

    Responder

    RuydeLimaeSilva

    14 de abril de 2016 às 14h59

    Sem dúvida, Lu, muito caro. Uma falha terrível, talvez a maior de todas, dos governos PT que se borrou de medo daquela quadrilha desde o primeiro instante (vide Carta aos Brasileiros, Omeletes com Braga, Artigo para Folha, etc).Todo o poder para TV Brasil, Dilma, e urgente! E nada de canal UHF que quase ninguém pega e que é infestado de evangélicos por todos os lados (Aleluia!). Tem que ser VHF (de 2 a 13), de preferência os mais baixos que têm uma facilidade maior de dispersão e de cobertura de espaço geográfico. Se precisar, desaloja as TVs Culturas do dr.Alckimin que vêm ocupando este canal, de uma maneira geral e que é o que faria um governo soberano num assunto desta transcendência.Chega de cagaços com essa gente! (Com “esta raça”, como diria o sacrossanto dr.Bornhausen)

    Responder

    AZ Botelho Paiva

    14 de abril de 2016 às 18h26

    Num acho não!!!

    Responder

Baron de Lorraine

14 de abril de 2016 às 10h38

Dilma convidou o que restou da base para um café da manhã com mortadela no Alvorada. A intenção era agradecer todo o apoio na reta final do impeachment.

Sabem quem apareceu?
Berzoini, Jacques Wagner, Armando Monteiro, Marcelo Castro, Pansera, Mauro Lopes, Antônio Carlos Rodrigues, Afonso Florence, José Guimarães.
Nove pessoas. E só !

Lula também foi convidado. Não apareceu. É fim de feira !

Responder

    José Virgilio Rosas Duarte

    14 de abril de 2016 às 10h42

    Babacão…. Retardado… Tá tomando café com CUnha, palhação???

    Responder

      LUIZ MATTOS

      14 de abril de 2016 às 10h57

      Ele tá é CUnhando pro CUnha.

      Responder

    Octavio Filho

    14 de abril de 2016 às 12h39

    Depois da votação esta boquinha paga pela FIESP vai acabar. Já está providenciando o auxílio desemprego?

    Responder

      Baron de Lorraine

      14 de abril de 2016 às 15h00

      Para uma pergunta simples, uma resposta também simples:

      P : Se o processo de impeachment contém tantos “vícios”, por que o PT e o PCdoB participaram e votaram na comissão?

      R : Porque achavam que venceriam no plenário !

      Responder

    RuydeLimaeSilva

    14 de abril de 2016 às 15h01

    Atendez un peu plus, monsieur le Baron.Le dimanche s’approche.

    Responder

      Baron de Lorraine

      14 de abril de 2016 às 15h07

      Dimanche, Je voudrais boire champagne !

      Responder

Deixe um comentário