Fundador do Instituto Ideia vê chance de Lula vencer no 1° turno

Em Fortaleza, intervenção urbana reforça a luta contra o golpe

Por Miguel do Rosário

16 de abril de 2016 : 11h29

Foto: Divulgação

Intervenção urbana protesta contra impeachment na Praça Portugal

No jornal O Povo

Homens vestidos em ternos e gravatas, mulheres de tailleur, todos recobertos de lama e com uma bandeira brasileira a lhes cobrir os olhos. 35 homens e mulheres andam lentamente, com panelas em uma das mãos e o outro braço em riste, repetindo o gesto em referência ao ditador Adolf Hittler. A performance Cegos, do grupo Desvio Coletivo, de São Paulo, tomou no fim da tarde desta sexta-feira, 15, a Praça Portugal, na Aldeota, seguiu até a avenida Beira Mar e de lá para o Dragão do Mar, na Praia de Iracema.

“Apesar de haver certa dubiedade na recepção das pessoas, a performance é muita clara: é uma intervenção urbana e é também um manifesto político contra o golpe”, afirma Marcelo Denny, performer e criador da intervenção. Ele explica que a performance foi criada a partir da metáfora da cegueira, já presente na obra “Ensaio sobre a Cegueira”, do escritor português José Saramago.

“Fazemos a intervenção desde 2012 e já estivemos em quase todas as capitais do Brasil e em mais sete países”, detalha, afirmando que em cada lugar é apontada um tipo de cegueira que tem relação com o contexto local político, econômico, religioso ou cultural.

“Tínhamos nos apresentado há dois meses em San José, na Costa Rica, e daqui vamos para Estocolmo, na Suécia. Em cada parte, reunimos elementos sobre uma cegueira da realidade do local. Dessa vez, não poderíamos nos abster de nos posicionarmos contra essa situação fascistóide que tem se apresentado no país”, opina.

A Praça Portugal e a Beira Mar foram escolhidas, conforme o criador, por se tratar de uma área onde “moram burgueses que se manifestam de forma cega e avassaladora, batendo panelas”.

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Fábio Brito

17 de abril de 2016 às 04h38

ATENÇÃO: BOMBA!!! BOMBA!!! BOMBA!!!

DIANTE DA GRAVE CRISE PELA QUAL PASSAMOS, peço a todos que leiam este texto e que, caso concordem com ele, COMPARTILHEM COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS E ENTIDADES POSSÍVEL.

Somente assim, faremos com que o conteúdo do texto chegue a um número grande de pessoas e venha a contribuir com o esclarecimento acerca dos acontecimentos recentes em nosso país.

Obrigado, Fábio Brito.

https://rebeldesilente.wordpress.com/2016/04/16/todo-poder-emana-do-povo-e-a-verdade-nos-libertara/

Responder

André Monteiro

16 de abril de 2016 às 19h16

É isso ai, uma das nossas armas é a arte. Precisamos de mais intervenções como essas. Essas intervenções servem para chamar a atenção. Então vamos utilizar as artes em geral!

Responder

marcelo batista

16 de abril de 2016 às 12h59

A redetolo e vejagolpe, são as grandes responsáveis pelo golpe. Sem elas os tucanoides estariam esperneando sem resultado.

VAMOS TIRAR O DINHEIRO DELES.

BOICOTE, aos produtos dos patrocinadors do PIG. sendo organizado terá efeito. este Mês a SEARA.

Responder

Under_Siege@SAGGIO_2

16 de abril de 2016 às 12h11

SENSACIONAL!!!

Responder

Deixe um comentário

O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno? O Xadrez para Governador de Santa Catarina