Menu

NYT: ódio que destinaram a Dilma se voltará contra os que tomaram o poder

Foto: Mídia NINJA Tornando pior a crise política do Brasil No New York Times – original, em inglês, aqui Horas depois dos senadores votarem esmagadoramente para colocá-la em julgamento por suposta trapaça financeira, a presidente Dilma Rousseff do Brasil denunciou a tentativa de seu impeachment como um golpe. “Eu posso ter cometido erros, mas eu […]

11 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Foto: Mídia NINJA

Tornando pior a crise política do Brasil

No New York Times – original, em inglês, aqui

Horas depois dos senadores votarem esmagadoramente para colocá-la em julgamento por suposta trapaça financeira, a presidente Dilma Rousseff do Brasil denunciou a tentativa de seu impeachment como um golpe.
“Eu posso ter cometido erros, mas eu nunca cometi crimes”, disse Dilma.

Isso é discutível, mas Dilma tem o direito de questionar os motivos e a autoridade moral dos políticos que buscam derrubá-la. A presidente brasileira, que foi reeleita em 2014 para um mandato de quatro anos, tem sido uma política ruim e uma líder decepcionante. Mas não há nenhuma evidência de que ela abusou do seu poder para obter ganhos pessoais, enquanto que muitos dos políticos que orquestraram sua expulsão foram implicados em um enorme esquema de propina e outros escândalos.

O Supremo Tribunal do Brasil determinou na semana passada que Eduardo Cunha, o legislador veterano que conduziu o esforço para expulsar Rousseff, deve deixar o cargo para ser julgado por acusações de corrupção. O vice-presidente Michel Temer, que assumiu o comando do país na quinta-feira, poderá ficar inelegível por oito anos para concorrer a um cargo porque as autoridades eleitorais o condenaram recentemente por violar os limites de financiamento de campanhas.

Dilma é acusada de usar dinheiro dos bancos nacionais para encobrir déficits orçamentários, uma tática que outros líderes brasileiros utilizaram no passado sem chamar muita atenção. Muitos suspeitam, no entanto, que o esforço para remover Dilma tem mais a ver com sua decisão de permitir que promotores avancem com uma investigação de corrupção na Petrobras, a companhia estatal de petróleo. O escândalo manchou mais de 40 políticos, incluindo líderes seniores do Partido dos Trabalhadores de Dilma.
Se o Senado se convencer da má conduta financeira de Dilma – o que é provável, já que 55 dos 81 senadores do Brasil votaram para colocá-la em julgamento – os líderes brasileiros podem achar isso mais fácil que reverter a política de pagar para jogar como de costume. Isso seria indefensável.
O Brasil está se recuperando da sua pior recessão desde 1930, e agora esta crise política está minando a fé na saúde da sua jovem democracia. Para agravar esses problemas, o governo está atracado com o surto do vírus Zika pouco antes do início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

As recentes investigações de corrupção, que expuseram a elite governante podre, têm deixado os brasileiros indignados. Se o mandato de Dilma é interrompido, os brasileiros devem ser autorizados a eleger um novo líder prontamente. Uma nova eleição poderia ser realizada em breve, se um tribunal eleitoral, que vem investigando alegações de que o dinheiro do escândalo da Petrobrás infiltrou-se na campanha de Dilma em 2014, invalide sua última vitória. Alternativamente, o Congresso poderia aprovar uma lei convocando uma eleição antecipada.
Enquanto Dilma não conduziu o país de forma eficaz, os senadores saboreando sua saída devem se lembrar de que a presidente foi eleita duas vezes. O Partido dos Trabalhadores ainda tem apoio considerável, particularmente entre os milhões que foram puxados para fora da pobreza ao longo das últimas duas décadas.

A confiança em Dilma e seu partido pode ter submergido nos últimos meses. Mas Dilma está pronta para pagar um preço desproporcionalmente alto para o erro administrativo, enquanto vários de seus detratores mais ardentes são acusados ??de crimes mais flagrantes. Eles poderão constatar que grande parte da ira que tem sido focada nela em breve será redirecionada para eles.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Euripedes Batista

15/05/2016 - 11h24

Não vai ter ódio. Vai ficar todo mundo em casa reclamando da situação, mas vai ser como sempre foi, brasileiro reclamando do governo, mas sem sair pra protestar. Aí em pouco tempo todo mundo se acomoda e tudo vai ficar como sempre foi. Se duvidam, olha o que virou o Ocupy Wall Street.

    Jorge Carvalho

    15/05/2016 - 17h30

    Vai ter ódio sim, e os coxinhas vão tomar no CUnha

Beth Andrade

13/05/2016 - 16h25

Não em forma de ódio, porque a esquerda sabe ser oposição: é articulada, evoluida, bem informada, combativa, sabe agregar coletivamente… SOMOS MAIORIA …somos além do mísero golpe. Temos sonhos, esperanças e lutas na guerra por soberania, liberdade e igualdade para toda a América Latina, onde o nosso país é o carro chefe. Temos amor ao nosso país, queremos compartilhar a evolução de todos, isso não tem preço. Pensamos coletivo, eles só pensam no próprio umbigo.

#ForaTemerGolpista #ForaTemerTopeiraEmbalsamada

#ALutaContinua #StopCoupInBrazil #DesobediênciaCivil

#ConstituiçãoRasgada #ComoSerCivilNesteCovil?

#CadêMeuVoto? #VotarPorque? #OcupaTudoContraOGolpe

#NaoVaiTerGovernoGolpista #1964NuncaMais #SupremoGolpeDoSTF

#GolpeAquiNãoPassará #JáTemLuta #GilmarMendesGolpistaTucano

#FimDoPolíticoProfissional #OGovernoSomosNósPovo

#OcupaCâmara! #OcupaCongresso! #ForaSTF!!!

#DesobediênciaCivil #ConstituiçãoRasgada #ComoSerCivilNesteCovil?

    Rogério Maestri

    20/05/2016 - 02h18

    Infelizmente Beth os golpistas estão subindo o tom. José Dirceu está condenado até fazer 103 anos, a presidenta está praticamente presa no palácio, o Temer está preparando um documento em que haverá dados manipulados para imputar perdas que não houveram no governo Dilma, a partir de uma delação premiada de Delcídio (se ele delata ele é solto, se não é preso, logo diz qualquer coisa) querem prender Lula e Dilma, o golpe mostra as suas guarras não só contra o PT, mas sim contra a população inteira (Minha Casa Minha Vida bloqueado, fim da CLT, mais criminosos condenados no governo (vide o atual líder do governo Temer) e daí por diante. Não satisfeitos em golpear para assumir o governo eles querem punir pela pretensão do PT em fazer um governo para todos e não para eles.
    Em resumo, a raiva e o ódio é indescritível, ou mesmo inacreditável.

Beth Andrade

13/05/2016 - 16h08

Temer começou um governo de vanguarda:

Coxinhas, que lindo governo vocês têm! Uma ‘evolução’ e tanto, não acham?

(1) o primeiro ficha suja da história a ser presidente, (2) o primeiro ministério com mais envolvidos em casos de corrupção, (3) a primeira esplanada com 11 ministros ligados ao partido que perdeu a eleição, (4) a sua base aliada é a com mais investigados no STF na história, (5) aumentou o próprio salário, dos ministros e parlamentares por tabela ao bancar o aumento do teto do Judiciário.

#ForaTemerGolpista #ForaTemerTopeiraEmbalsamada

#ALutaContinua #StopCoupInBrazil ?#?DesobediênciaCivil?

?#?ConstituiçãoRasgada? ?#?ComoSerCivilNesteCovil??

?#?CadêMeuVoto?? ?#?VotarPorque?? ?#?OcupaTudoContraOGolpe?

?#?NaoVaiTerGovernoGolpista? ?#?1964NuncaMais? ?#?SupremoGolpeDoSTF?

?#?GolpeAquiNãoPassará? ?#?JáTemLuta? ?#?GilmarMendesGolpistaTucano?

#FimDoPolíticoProfissional #OGovernoSomosNósPovo

#OcupaCâmara! #OcupaCongresso! #ForaSTF!!!

#DesobediênciaCivil #ConstituiçãoRasgada #ComoSerCivilNesteCovil?

#CadêMeuVoto? #VotarPorque? #OcupaTudoContraOGolpe

#NaoVaiTerGovernoGolpista #1964NuncaMais #SupremoGolpeDoSTF

#GolpeAquiNãoPassará #JáTemLuta #GilmarMendesGolpistaTucano

renato andretti

13/05/2016 - 14h40

A ESQUERDA..
Senão ficaremos assistindo..
E em vez de irmos com a caravana..
teremos que comer do resto que jogarem.
Eles se vão e ficamos procurando ninho para deitar.
Como cachorro que cai da mudança..
A ESQUERDA é a saida..
Ou se camuflar de coxinha..
Tambem não vai adiantar,
eles vão por no anus dos coxinhas tambem
Vamos nos camuflar de GOLPISTAS, falar mal
da DILMA e dizer que votou no Aécio….
Será…hummm..não sei.
Golpista só vai arranjar serviço de porteiro de CLUBE
Granfino ou segurança de madame, ou carregador
de poodlle..
E poodlle a raça da hora..???
Ou, que tal um serviço na PM..

renato andretti

13/05/2016 - 14h33

Eles vão destruir qualquer intenção, ou pensamento contrário a eles.
A segurança que a TV GLOBO e BANDEIRANTES e SBT e RECORD,
dá a eles, é que a Senzala pode gritar..pois as visitas não ouvirão..
Depois da chacina, e que a mídia internacional ficará sebendo, mas só
sabendo..NADA ACONTECE.
Nas OLIMPIADAS, a OBRA PRIMA deles se realizará..
Seremos todos presos, e não poderemos falar, ou carregar bandeira.
Lembram do PAPA JOÂO , colocaram tapumes na rodovia aqui em
CURITIBA (SEMPRE AQUI), para que o PAPA ao passar não visse
a pobreza..
Este é o nosso país..
Ou mudamos ou mudamos.

    Beth Andrade

    13/05/2016 - 16h13

    Não há mudança de verdade sem muita dor. Infelizmente, já vi muita coisa nesse país…precisamos sim reforçar nossas bases populares, nos unirmos cada vez mais com trabalhos que fazem a diferença, a luta é muito árdua… porém, precisamos muito de ajuda externa. Vai ter muita injustiça, nós com paus e eles com ‘armas sofisticadas’. Lembram do Vietnam? SOS BRICS!

Macau

13/05/2016 - 10h25

Que assim seja. A internet não permite um gargalo de informações como se era antes.

Marcio,São José dos Campos, SP

13/05/2016 - 11h12

O RETORNO DO BUMERANGUE POLÍTICO
ATENÇÃO BRASILEIROS Fiquem atentos, que Presidente de direita (Golpista M. Temer e Partidos aliados PSDB) e governos estaduais(PSDB, PMDB) se unirão para tentar calar o povo a força e usarão até de tortura.Nos anos passados, todos nós éramos defendidos e amparados contra a força bruta desses torturadores de direita,através de nossos presidentes, desde lula e Dilma(Presidentes de esquerda) contra Governos estaduais de Direita (PSDB, PMDB ETC.). Isso não acontecerá mais. Porque Presidente de direita (M.Temer e aliados.PSDB), Já se uniram a governadores também de direita e usarão a foça como bem entenderem. O povo será impedido de demonstrar sua insatisfação. Será tempo de tortura novamente. Vocês que escolheram esse governo de direita e pediram fora PT e fora Dilma,Chorarão lágrimas de sangue. Jogaram a liberdade dessa juventude e o direito por um país melhor na lixeira. Quem viver verá. Já estou alertando o Brasil, já há um bom tempo. Mas aqueles que defenderam esse governo que formará uma ditadura sofrerá como to mundo, e já começou. Ainda há uma luz no fim do túnel, e unir novamente o povo em favor da democracia e lutar contra esse governo que será blindado por governadores comparsas de direita (PSDB,PMDB e ETC). Fora ditadores! a luta só começou

Deus Lula

13/05/2016 - 09h41

não concordo no final, vai ser igualzinho na era FHC, vai ser tudo engavetado, a globo e veja da vida vão aliviar a barra das pilantragens.
TUDO COMO ERA DANTE


Leia mais

Recentes

Recentes