Menu

PEC 241 – Por que Michel Temer quer se vingar do Brasil?

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Nada é mais chocante que a ânsia do governo Temer por realizar intervenções brutais que deixarão terríveis cicatrizes na face da sociedade brasileira. Seu governo não tem legitimidade, sua duração será breve e qualquer política que aprove, logo passará às mãos de um novo presidente. Por que […]

30 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Nada é mais chocante que a ânsia do governo Temer por realizar intervenções brutais que deixarão terríveis cicatrizes na face da sociedade brasileira. Seu governo não tem legitimidade, sua duração será breve e qualquer política que aprove, logo passará às mãos de um novo presidente.

Por que então esse governo insiste tanto em realizar reformas profundas e dolorosas para a sociedade brasileira, em especial para os mais pobres?

Porque esse não é apenas um governo do golpe. Um governo nascido de um golpe poderia, em certas condições, ser um governo de conciliação. Não é o caso do governo Temer. Ao contrário. Ele é um governo de vingança que procura esquartejar os arranjos das políticas estruturadas ao longo da trajetória do PT. É um governo de terra arrasada, ou de guerra de extermínio.

E que motivos o levam a tratorar quinze anos de políticas públicas mais ou menos democráticas? O fato de que é um governo que, para abrir o saque dos recursos públicos (leia-se PPI, Pré-Sal, etc.) necessita do beneplácito das elites. Como conquistá-lo? Prestando o serviço de, da forma mais violenta e imediata, limpar o país da herança do PT. Afastar das cercanias do poder a tiros os grupos sociais beneficiados nesses anos, expulsá-los para as periferias e os guetos da política brasileira.

Isso, em primeiro lugar. De outro, se trata depositar sobre as costas, e os ombros, desses grupos todo o peso da ‘solução’ da crise econômica, livrando as classes ricas de qualquer ônus pela crise (impostos, CPMF progressiva, impostos sobre heranças, etc). Nesse sentido, é um governo de massacre e de violação, que devolverá o Brasil a situação de trinta anos atrás, isto é, a situação de país mais desigual do mundo.

Será responsabilizado? Não. Porque daqui há vinte e poucos meses não estará mais aqui. É um governo de dias contados. O novo governo, vai manter e até reforçar todas as políticas impostas por Temer, mas dirá da forma mais descarada que não pode fazer diferente, que tem que seguir essa política que, se tivesse podido escolher, nunca adotaria. Mas que agora é tarde.

Temer se lança sobre os arranjos políticos democráticos do governo no qual ele era o vice, como um jagunço ou um salteador feroz. Ele atua sobre a arquitetura legal e institucional como um veterinário de guerra que, habituado a costurar cavalos, de repente, é levado para uma sala de cirurgia plástica. Temer está muito consciente que deixará cicatrizes profundas e desfiguradoras sobre o tecido da sociedade brasileira.

Mas isso não importa. O que importa é que receberá os aplausos da mídia, da classe média e, sobretudo, do grande capital, dos grandes empresários, dos latifundiários. Então, todas as chaves estarão graciosamente em suas mãos, todas as portas serão abertas, e todas as PPIs serão aprovadas.

Espanta a passividade da esquerda diante dessa estratégia óbvia. Quem olha para a esquerda nesse momento, lânguida, prostrada em cava depressão, se pergunta se essa a atitude não é a maior cumplicidade que o golpe poderia almejar. Não é verdade, como um jornalista disse essa semana, que as manifestações nas ruas ajudariam o golpe a instaurar um regime de exceção.

Ao contrário. Em todos esses meses, foram sempre as mobilizações que fizeram o golpe recuar, mesmo que momentaneamente, e reduzir o seu ritmo. Quando vão recomeçar as mobilizações e manifestações de ruas? Logo, logo, será tarde demais porque haverá gente de menos disposta a pisar no asfalto.

Caro leitor, temos que multiplicar e fortalecer os fronts de batalha pela democracia. O golpe gostaria de ter uma única mídia, totalitária, uma única Globo, trabalhando para fabricar zumbis obedientes. Nós, ao contrário, só vamos ganhar força através da diversificação dos meios e das chances de informação e opinião. Visite e curta a página da MÁQUINA CRÍTICA.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

hestelamar

29/08/2017 - 14h16

acho que esse vampiro e seus comparsas estão sugando o pais e dando a desculpa na recessão
que eles mesmo criaram e deram o golpe para tirar a mulher , para poder entregar o pais ao capital estrangeiro e quebrar as empresas brasileiras , com a maior cara de pau acabando com
com o que restou , tirando a soberania brasileira todas as riquezas do brasil sendo entregues
.a esses
´

acho que esse capeta e os seus comparsas uma corga de safados falam dessas reformas duras para acabar com as conquistas trabalhista do povo e acabar o aposentadoria conquistada com duras penas junta com a mídia a passar mentira para o povo que o pais esta quebrado e precisa acabar com o que sobrou das riquezas do brasil por que uma parte f h c vendeu, agora essas raça de safados querem passar para o capital estrangeiro acabando com a soberania do pais. entregando o povo brasileiro ao regime de uma ditadura e o pior
que essas reformas ajuda os empresários os grandes, estão roubando o povo brasileiro

Rubens Morandi Jr

22/04/2017 - 13h12

Olha esse pessoal deve estar ganhando milhoes de grandes empresarios e banqueiros
A classe media vai virar escravos dos que tem o poder

Ademicio

23/03/2017 - 10h17

porque ele é mal

joao nelson

23/01/2017 - 10h18

gostaria que nao fosse assim : mas me parece que nao há outra alternativa de barrar o temer ea a sua equipe sera a luta armada?. nao posso compreender o odio que o sr. temer tem do povo brasileiro que já lhe deu tantos beneficios! dentro de pouco tempo veremos idosos perambulando pelas ruas do Brasil pedindo comida pura maldade! mudar as regras no meio jogo depois que a partida ou nos tiramos o temer e equipe ou eles nos destroem é o que ahistória demostra ou o povo acaba com o temer ou o temer acaba com o povo sou e preocu pado com os rumos qque as aautoridades estao tomando
tenho agora 72anos e semprie fuiobrigado a pagar a pvrevidencia fui um jovem dos anos 60 que os militares taparam a boca da minha geração eagora ver o temer querendo destruir minha velhice. chega, basta de tanta violência com o povo brasileiro. só um cego nao vê que o buraco sao os políticos e não o povo. sr. temer faça algo para beneficiar este povo tao sofrido e o sr. não prcisará gastar uma fortuna com a midia!

JULIO

13/10/2016 - 23h36

Não conheço afundo o texto dessa Pec , mas na minha concepção ela e mais uma maneira de continuar controlando o povo através de medidas econômicas. O jeito mais facil para o brasil reduzir essa crise e com cooperação do Governa nessas investigações mas quem deles querem colaborar? a justiça do pais em sua instancia deveria ter sequestrado os bens de todos os investigados e devolvido aos cofres públicos quanto de dinheiro ja estaria de volta? quanta ja haveria reduzida a crise que eles dizem que é econômica mas que não passa de uma crise politica. pesssoal vamos acordar o Brasil não precisa dessa Pec 241 que é um retrocesso de 20 anos, que a população terá que arcar com os custos de um rombo que esses politicos que estão no poder ocasionaram. O Brasil precisa na verdade é de uma reforma politica onde, não haja reeleições,onde haja redução salarial que convenhamos o que é pago aos politicos é um absurdo vamos acabar com os abonos que eles recebem , e abono roupa ,revista ,transporte,ja ta na hora dele proprios pagarem suas contas como nós que trabalhamos de carteira assinada que arcamos com o nosso transprte , alimentação,escolas dos nossos filhos, tirar o poder deles reajustarem os proprios salarios exigir uma formação academica para esses individuos que exercem esses cargos maiores , acabar com as acessorias e cargos comissionados que só servem de laranjas ta na hora de fazer concursos publicos para a camara para o senado para colocarem pessoas que suaram pra estar ali no lugar das indicações dos partidos que so fazem volume porque i so basta os representantes eleitos ta na hora né de acabar com essa zona desses partidos eles precisam devolver o dinheiro que foi furtado, sinceramente eu não entendo porque não houve novas eleições Porque so mudaram as peças nossso governa esta a mesma zona corta gastos e da aumento salarial aos politicos como assim. Vamos ter bom senso enquantos esse individuos nada em rios de dinneiros com esse salarios absurdos que nem um profisssional devidamente formado ganha nós temos que pagar os roubos deles tambem …temos a arma na mão o voto mas em muitos faltam a coragem de usa-la …. Pessoal acordem essa Pec é retrocesso de mais vinte anos nesse atual cenario sem saúde sem educação quem vai querer? ….. o Gigante ta precisando acordar novamente Acorda Brasil
#FORA TEMER
#FORA PT
#FORA PMDB
#FORA PSDB
#FORA TODOS OS PARTIDOS QUE ESTÃO ENVOLVIDO NALAVA JATO NO MENSALÃO
#FORA PEC 241
#ACORDA GIGANTE
#ACORDA BRASIL

Julio Soares

12/10/2016 - 17h18

Que choro lindo esse.

Paulo H.

11/10/2016 - 17h33

Haverá cortes de investimentos na saúde e educação? Ora, falam isso como se houvesse, uma educação e saúde precária tão antes de existir a 241, usam este argumento apenas para ver o Brasil quebrar e colocar a culpa em alguém.

Renata Rangel

11/10/2016 - 12h38

Essa PEC é mal feita não se pode congelar os gastos com saúde e segurança e educação por vinte anos. e o crescimento populacional????, e os salários dos políticos. esses não serão congelados!!! assim como a ajuda aos banqueiros, essa pode aumentar a vontade!! Ninguém foi para rua para isso, tem muito aonde cortar, os salários dos parlamentares e marajás do judiciário, e as aposentadorias milionárias das vagabundinhas filhinhas virgens dos coronéis que tem filhos e netos, cobrar impostos dos ricos, cobrar os grandes sonegadores, investigar o dinheiro que sai pelo ralo por causa da corrupção, isso é o que o povo quer não ter hospitais ainda piores do que os que estão ai!!!!

Luca Selle

11/10/2016 - 11h40

PEC antipedalada passa. A extrema-esquerda baba de ódio. Por que gritam tanto?

Na Câmara, acabou de passar a PEC
antipedalada – também conhecida como PEC 241. Foi aprovada na Câmara em
primeiro turno, com 366 votos a favor, 111 contra e 2 abstenções.

Logo em seguida, as bolivarianas Erika
Kokay e Alice Portugal foram para o microfone. Ambas gritaram feito
desesperadas. Estão claramente enlouquecidas de ódio. A pergunta é: por
que gritam tanto?

A resposta é simples até demais……..

Depois que o PT saiu do poder, os
bolivarianos estão ruminando, pensando: “o que faremos para tentar
adquirir o poder totalitário de novo e, enfim, transformar o Brasil numa
Venezuela, para finalmente adquirir um grande curral de gente para a
gente?”.

Talvez eles poderiam voltar em 2018,
tentando colocar Ciro Gomes no poder. Ou poderiam tentar algo em 2022.
Mas para construir o projeto totalitário, eles dependerão do saqueamento
estatal, assim com fizeram Hugo Chavez e Nicolas Maduro na Venezuela.
Mas como poderão saquear o estado e pedalar se há um teto de gastos?
Simplesmente, não conseguirão.

É unicamente por isso que estão tão enfurecidos. Que os monstros totalitários fiquem rangendo os dentes nessa noite.

    paulo

    11/10/2016 - 14h00

    Saqueamento estatal…espere pelas privatizações que de fato saqueiam o estado, ou que tal a venda dos direitos de exploração do pré sal sem a participação da petrobras ( que repassa recursos para o estado)

    Abre o olho japones, esse governo chega a ser bem mais autoritario que antes.
    Estude essa sua querida PEC, escute a razão do clamor de quem realemente sera afetado por ela.

    Ela congela gastos, principalmente de saude e educação, enquanto permite a grandes sonegadores de impostos recuperar seu querido capital estrangeiro.

    Alem do mais, detonar as escolas é a maneira mais facil de adquirir um curral de gente.

Ramiro

11/10/2016 - 10h09

Esse Sr. colunista, é realmente só do cafezinho; ao continuar batendo na tecla gasta do “GOLPE”. e tentar convertes em verdade uma mentira incondicionada. Gramsci explicamuito bem este fenômeno. O Brasil precisa, sim, de reformas profundas, inteligentes e imediatas, independentemente da cor do partido que estiver no poder. Todos temos a liberdade de pensar e manifestar nossas ideias e convicções, porem, sem abandonar a realidade que as cerca, e nossa realidade exige esses câmbios.. Quando nosso pensamento é dominado pelas ideologias de plantão, nos convertemos em autores de obras de ficção…

    Rubens Morandi Jr

    22/04/2017 - 17h52

    Sr. Ramiro , se vc somar dois mais dois vc vai ver que todo mundo interessado nesta reforma são grandes companhias inclusive a globo , sou ante Corruptos e quem esta fazendo estas reformas faz parte da bandidagem !!! Todos os partidos tem sua banda podre !!! Faça- se primeiro a eeforma tributaria e politica , faça-se a recuperacao dos bens que estao com as teles, e se pague tudo que se deve para o bndes, previ, petrobras,todo este patrimonio esta com os politicos bandidos em paraisos fiscais, ai vem o governo querer resolver com a previdencia e aposentadoria !!! Ta facil assim !!!

      Joe Rodrigues

      09/05/2017 - 00h22

      É isso ai Rubens ,tão querendo tirar o pouco que a população mais humilde tem e transformar todos em escravos , golpistas malditos FORA TEMER

mario

11/10/2016 - 10h08

Até que enfim parece que este pais está encontrando um rumo, depois de quase quebrarem o país.

cicero s c

10/10/2016 - 23h06

desta vez a globosta não está manipulando o povo , por isso o gado não vai reagir..

Ita Marques

10/10/2016 - 22h31

O povo mesmo não ta nem aí, ta se lixando, não tem noção pq a vida do povo é ver tv, novelas. Aí o resultado. Votam em quem é contra políticas públicas que beneficiam o zé povo.

Rachel

10/10/2016 - 21h52

Aqui em Floripa teve manifestação hoje. Pouca gente foi, não deu para fechar a ponte. Só levar bombas de gás.

Norma Nascimento

10/10/2016 - 21h29

Um dia entenderemos como a tecnologia, seu “tempo real” que elimina a reflexão, seu excesso de informação ( cada uma mais terrível que a outra), suas assinaturas de “petições” inúteis, suas curtidas e comentários (como este) podem ajudar a desmobilizar num momento difícil. Não é só isto. Mas que influencia, influencia. Qdo vc comenta, assina, curte, escoa a energia que deveria estar na rua. Aos 60 anos, é inacreditável o que (não) estou vendo.

    Juvenal

    11/10/2016 - 14h34

    ”Um dia entenderemos como a tecnologia, seu “tempo real” que elimina a reflexão, seu excesso de informação”
    A imprensa guttemberguiana imprimia com a ajuda do espírito santo, presumimos…
    O Brazil merece a esquerda que temos. Vai um folheto impresso marxista aí?

Maria Thereza G. de Freitas

10/10/2016 - 21h00

2o meses de governo? Dou mais 2 e olhe lá. vai fazer o serviço sujo e ter o destino de jb, lacerda, eduardo cunha e, brevemente, o justiceiro do paraná

    Nahum Pereira

    11/10/2016 - 10h26

    Olá, Maria Theresa! A meu ver, ele ficará até 31 de dezembro deste ano, o suficiente para que um presidente tampão seja escolhido pelo Congresso, e não pelo povo. O PSDB quer que Temer, o Pequeno, faça todo o trabalho sujo até lá, para assumir o governo com cara de bonzinho.

17Abril2016

10/10/2016 - 20h52

So lembrando: os golpistas sao os responsaveis pelo golpe, nao a esquerda. Quem traz a miseria ao povo eh a direita, nao a esquerda. O setor golpista eh formado pela midia-terrorista, o juducuario-medieval, o bando de ladroes no legislativo e a classe media raivosa e ignara.

    Julio Soares

    12/10/2016 - 17h17

    “Quem traz a miseria ao povo eh a direita, nao a esquerda.”
    A Venezuela do Maduro é uma prova disso companheiro!

Dilma Coelho

10/10/2016 - 20h42

Tanto o mordomo golpista senil, usurpador, desequilibrado, como o ex-médico Roger Abdelmassih, são de origem Libanesa, ele apenas nasceu no Brasil. Não tem qualquer sentimento pelo país. Só quer se beneficiar e violentar o povo brasileiro. Alguns ratos estão começando a abandonar o navio. Cada um só pensando no seu lado. Querem literalmente acabar com o país e com o povo.

Até quando usaremos essas urnas que permitem fraudes, recusadas por outros países?
Como os canalhas conseguem tantos capangas?

RENATO ANDRETTI

10/10/2016 - 20h21

conheci um homem chamado Brasileiro.
Que tinha um celular.
Que teve seu celular tomada a força.
O nome dele era Brasileiro..

guilhermenagano .

10/10/2016 - 19h17

Até o Silvio Costa (ex lider do Governo DILMA) esta apoiando a PEC! Olha o nível de isolamento da esquerda!

    Joe Rodrigues

    09/05/2017 - 00h25

    porra tu tá sabendo pra caralho , uma salva de palmas pra ti , vc é o legitimo homer simpson

Atreio

10/10/2016 - 17h48

na loja parece funcionar assim…..se destroi ao redor pois armas são grandes pra deixar todos longe e a muralha guenta a revolta dos populares de casa destroçadas . logo após sua hipotese vira solução em uma terra arrasada – vendida como única opção.
cria-se problemas pois as ‘soluções’ estão prontnhas pra vender na preateleira.

a loja….o brasil não se portava como uma fazem mais de 10 anos. derrepente ratos tem pressa(eram, os mesmo das pautas bombas e pautas travadas..ainda iam pra imprensa afirmar “nao se vota nada até isso aqui q eu quero”).

gavaçoes incirminatórias parecem não ter exestido apenas por terem saido dos holofotes(basta aos juizes e procuradoes? a verdade existe apenas no holofote? q faculdade de direito estas figuras cursaram?)….
cunha? sua esposa do contrato com a telerj super justo? não sei mais….tenho q buscar muito pra descobrir q nada ocorreu ainda. só tramita oq interessa a gilmar abdelmassi e os seus togados….

‘tirar ela e botar miSHELL! tamo com stf, militares, tudo…’ jukete linga loca disse. mas luiz inácio falou e avisou amuito antes.

parece q funcionou. pra entrarem pra história com certeza. ganratindo netos e bisnetos envergonhados pelas açoes dos vovôs golpistas…..
pagarão. golpistas e fascistas não passarão.

guilhermenagano .

10/10/2016 - 17h38

Nossa q texto deprimente…a esquerda já entrou no campo do desespero! Pq o Temer é tão maldoso? Deprimente….

    Luiz Veloso

    10/10/2016 - 22h51

    É mesmo deprimente.
    Culpa a população por nao se mobilizar.Existe uma crise de direção.
    Desmobilizaram os trabalhadores e agora ficam acusando-os por nao se mobilizarem contra os ataques.
    Mas durante todo o tempo ficaram conteporizando com a elite.

    Aplicaram o programa dos patrões, confundindo, e agora querem responsabilizar a população por não se revoltar! Sob quais propostas?


Leia mais

Recentes

Recentes