Menu

Folha de SP – Denúncias contra Aécio são tão de mentirinha que até a foto é a mesma

Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho Enquanto as denúncias contra Lula escandalizam e geram indignação na mídia, a enxurrada de acusações contra Aécio não despertam ira nenhuma, mas ficam como se fossem meros mexericos. Ou melhor, elas aparecem como denúncias, depois somem por uma boa temporada, como se nunca tivessem existido, e mais tarde […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

Enquanto as denúncias contra Lula escandalizam e geram indignação na mídia, a enxurrada de acusações contra Aécio não despertam ira nenhuma, mas ficam como se fossem meros mexericos.

Ou melhor, elas aparecem como denúncias, depois somem por uma boa temporada, como se nunca tivessem existido, e mais tarde voltam para serem desmentidas. Enfim, elas são desidratadas no próprio circuito da mídia e, muito antes de serem arquivadas, praticamente já deixaram de existir.

No caso de Lula, ao contrário, as denúncias ganham sua musculatura exatamente através das imagens carregadas, da repetição incessante, e dos adjetivos indignados que a mídia confere a elas.

Hoje, o portal do UOL estampou mais uma ‘denúncia’ contra Aécio Neves. Não sabemos se essa é a décima ou a vigésima, já perdemos a conta faz muito tempo. A única coisa de que estamos seguros é de que essas denúncias, se têm algum espacinho na Folha de São Paulo, isso se deve a motivos óbvios: a Folha não quer Aécio, mas sim um candidato do PSDB de São Paulo nas eleições presidenciais de 2018.

Com o resultado da eleição em São Paulo, tendo o PSDB conquistado a prefeitura em primeiro turno, o nome de Geraldo Alckmin saiu fortalecido. Logo, não é de estranhar que uma semana depois, denúncias contra Aécio apareçam no portal UOL, da Folha.

No entanto, até essa exposição obedece também à um esquema tipo morde/assopra, de forma que são lembradas só para dizer que tudo ficou explicado. É assim o caso desta aparecida hoje. A manchete é: Delator cita doação a Aécio via empresário. Pelo enunciado, acredita-se que contenha algum conteúdo mas, ao lê-la, o desmentido não demora a se fazer presente:

Apesar de ter doado quantias próximas para as campanhas de Dilma e Aécio, ao TSE, Otávio afirmou que, em relação às doações para o tucano, não havia nenhuma vinculação com obras ou projetos da empresa. “Nenhum compromisso que levasse a uma doação… é… vinculada a obra, a projeto, não existiu isso. Não existiu isso.”

Em julho, publicamos um inventário das denúncias contra Aécio com os links para quase todas as matérias importantes publicadas. Foram mais de duas dezenas de matérias linkadas. Hoje esse número deve ter crescido consideravelmente.

Contudo, esse crescimento só revela as realidades paralelas que distinguem Aécio, o bom garoto, de Lula, o criminoso facínora, segundo o retrato falado e fotografado feito pelas elites brasileiras.

O fato de que uma percentagem enorme do público só encare a realidade a partir das cores pintadas nas telas da mídia, e de se ter uma mídia monopolizada por duas ou três famílias oligárquicas, produz como resultado essa completa dualização da realidade em que, por um lado, temos fatos do mal, carregados de insultos morais, e, de outro, fatos do bem, que não passam de mal entendidos.

DIVERSIDADE DAS FONTES versus MÍDIA ÚNICA DOS ZUMBIS — Ajude a ampliar a comunidade e a construir a diversidade contra o totalitarismo da Globo. Divulgue com seus amigos. Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Guilherme Ferreira

17/10/2016 - 14h55

Obviamente existe uma enorme diferença na repercução entre denuncias contra o Aécio e denúncias contra o Lula. As denúncias contra o Lula tomam proporções maiores principalmente por existirem pessoas que estão dispostas a defendê-lo a qualquer custo. Do outro lado, nunca vi ninguém indo as ruas dizendo “mexeu com Aécio, mexeu comigo”.


Leia mais

Recentes

Recentes