Menu

A lavagem cerebral da mídia e a novelização da Justiça

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Estava eu utilizando o metrô de São Paulo, ontem, quando apareceu na TV Minuto, ‘emissora’ responsável pela programação que fica passando nas tvs acopladas ao metrô, uma notícia afirmando que Sérgio Moro havia marcado a data em que iria ouvir o depoimento de Cláudia Cruz. A TV Minuto […]

2 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Estava eu utilizando o metrô de São Paulo, ontem, quando apareceu na TV Minuto, ‘emissora’ responsável pela programação que fica passando nas tvs acopladas ao metrô, uma notícia afirmando que Sérgio Moro havia marcado a data em que iria ouvir o depoimento de Cláudia Cruz.

A TV Minuto foi a principal recebedora de recursos federais na categoria Mídia Exterior tanto em 2015, ainda com o governo Dilma, quanto em 2016, com Temer, conforme apurou o editor do Cafezinho, Miguel do Rosário, neste post.

No comparativo entre os meses de maio/agosto de 2015 e de 2016, constata-se que houve um aumento 182% nos valores destinados à TV Minuto com a ascensão do governo golpista.

A TV Minuto pertence à Band, ou seja, o fato de ela ser a campeã de recebimento de verba de publicidade federal em sua categoria significa mais favorecimento público ao oligopólio midiático inconstitucional.

Como bem apontou o Miguel no post referido acima, ‘A proliferação de mídias externas, em especial tvs acopladas aos meios de transporte de massa, é uma nova etapa do controle das consciências pelas corporações, na medida em que os conteúdos jornalísticos vem das mesmas empresas de sempre: Abril, Globo, Folha. Mais uma vez, é assustador que os governos do PT não apenas não tenham feito nada para mudar isso, como sequer organizaram debates para discutir esse problema.’

Vivemos praticamente dentro do Big Brother imaginado por George Orwell em 1984, mas ao invés de um governo temos os grandes veículos de comunicação de massa fazendo uma espécie de lavagem cerebral na população através de todas as mídias possíveis.

Rádio, TV, jornal e agora essas televisões nos meios de transporte público: quantos conseguem escapar do Grande Irmão?

Com tal domínio sobre os meios de comunicação fica fácil criar a narrativa política mais útil aos interesses dos donos das empresas de mídia.

‘Moro marcou a data para ouvir Cláudia Cruz’ é uma ‘notícia’ bizarra, que não faria sentido nenhum em condições normais.

Milhares de juízes marcam datas para ouvirem depoimentos todos os dias.

Mas o controle dos meios de comunicação permite que os barões da imprensa escolham o processo que lhes interessa (primeiro o mensalão, agora a lava jato) e criem, em cima dele, uma novela, com seus heróis e vilões, que passa diariamente em todos os veículos de mídia.

Nessa novela, o salvador da pátria, Moro, é notícia até quando comete um ato corriqueiro como a marcação da data de um depoimento.

A Justiça, que deveria ser sóbria e discreta, para não perder a credibilidade perante a população, vira uma novela de quinta categoria ao se submeter à agenda do oligopólio midiático brasileiro.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Henrique R

19/10/2016 - 12h25

É a famosa forma autorizada de pensamento.
E muitos compram o que é veiculado.
E por que ninguém percebe a enganação?
Porque já estão alienados.

Ricardo Oliveira

19/10/2016 - 11h15

Além da TV Minuto o grupo Bandeirantes edita o jornal Metro, distribuído gratuitamente. Há anos me pergunto por que a esquerda não faz o mesmo, ou seja, agrupa patrocinadores e edita o seu jornal, com sua visão dos fatos? Por que não captar notícias dos blogs progressistas (e divulgá-los), fazendo um contraponto à visão da direita?
Fico estarrecido com a incompetência/ingenuidade da esquerda. Não por acaso está onde está agora.


Leia mais

Recentes

Recentes