Menu

O mundo encantado de Deltan Dallagnol: a Lava Jato é isenta, não comete abusos e quem critica a operação é do mal

(Charge: André Dahmer) Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho Deltan Dallagnol assina um artigo, ontem, na Folha, juntamente com outro procurador do MPF, Orlando Martello, sobre a Lava Jato. Depois de citar um amontoado de números referentes à operação, Dallagnol tenta defender a Lava Jato das críticas: O acervo probatório produzido é imenso. Como […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Charge: André Dahmer)

Por Pedro Breier, correspondente policial do Cafezinho

Deltan Dallagnol assina um artigo, ontem, na Folha, juntamente com outro procurador do MPF, Orlando Martello, sobre a Lava Jato.

Depois de citar um amontoado de números referentes à operação, Dallagnol tenta defender a Lava Jato das críticas:

O acervo probatório produzido é imenso. Como a usual tática dos investigados de negar os fatos já não funcionava, passaram a difundir a falsa ideia de abusos na Lava Jato.

Desonestidade intelectual pura.

O enviado de Deus para combater a corrupção tupiniquim dá a entender que foram apenas os investigados que difundiram a ‘falsa ideia’ dos abusos na Lava Jato, quando na realidade juristas, jornalistas e intelectuais aos montes apontaram as violações a direitos solicitadas pelos procuradores e operadas por Sérgio Moro.

Inclusive renomados juristas de outros países, como Raúl Zaffaroni, ex-ministro da Suprema Corte da Argentina. Zaffaroni publicou artigo, no jornal Página 12, criticando a decisão do Tribunal Regional da 4ª Região que arquivou o processo contra Moro que apurava o vazamento – claramente com intenções políticas – dos áudios das conversas telefônicas entre Lula e Dilma.

‘Observe-se ainda que, se “abusos” ou “excessos” existissem, os tribunais os corrigiriam’, diz Dallagnol em seu artigo.

Quanto até o STF faz seus julgamentos acovardado e dançando conforme a música tocada pelo cartel midiático nacional, é lógico que os tribunais inferiores não fariam diferente.

No TRF da 4ª região, o argumento usado pelo desembargador relator para arquivar o processo referente ao vazamento criminoso de Moro foi o da exceção. As questões da Lava Jato ‘trazem problemas inéditos e exigem soluções inéditas’, que escapariam ao regramento genérico destinado aos casos comuns.

Zaffaroni colocou essa decisão esdrúxula em seu devido lugar: ‘a excepcionalidade foi o argumento legitimador de toda inquisição ao largo da história, desde à caça às bruxas até nosso dias, passando por todos os golpes de Estado e as conseguintes ditaduras’.

Dallagnol também afirma que é um disparate a alegação de que as investigações são partidárias.

Condução coercitiva ilegal de Lula vazada para a imprensa, áudios vazados com fins políticos, operações e entrevistas coletivas transformados em espalhafatosos espetáculos midiáticos, prisões de petistas sem base legal às vésperas das eleições e total leniência com políticos do PSDB são só alguns exemplos que comprovam que disparate é dizer que a Lava Jato é isenta.

No final do artigo, Dallagnol e seu colega fazem o tradicional proselitismo pela aprovação das ‘10 medidas contra a corrupção’ – medidas que têm como objetivo claro o aumento do poder do Ministério Público – e contra o projeto de lei que coíbe abusos de autoridade (se não há abusos na Lava Jato, porque o medo de um projeto que visa coibir abusos?).

Claro que não poderia faltar a menção à gloriosa batalha do bem contra o mal que está sendo empreendida pelos nossos heróis do combate à corrupção: ‘Parafraseando Martin Luther King, estamos rodeados da perversidade dos maus, mas o que mais tememos é o silêncio dos bons’.

Os bons não veem problemas em passar por cima de direitos fundamentais e de perseguir vergonhosamente apenas um partido político em nome dos seus objetivos.

Quem ousa questionar os heróis só pode ser do mal.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Além da Nuvem

01/11/2016 - 08h49

Mi mi mi … ta amargo esse cafezinho viu.
Deltan e a Lava Jato estão varrendo geral… depois que prenderam o Cunha a esquerda não vai mais ter muito o que falar. Esse site ta mais pra Nescauzinho, ante à infantilidade das matérias parciais.
Houve um dia em que a esquerda lutou pelo povo… esse dia passou.

    Eder Barbosa de Sousa

    01/11/2016 - 10h32

    É mesmo cara pálida? Seus argumentos teriam sentido se víssemos o Serra, o Alkimn, o Aécio, o Jucá, o Renan, o Eunício, enfim a curriola toda do PSDB, Dem e PMDB, já DELATADOS, presos. Nem inquérito abrem e ainda rejeitam a delação. E isso para você não é parcialidade. Ser parcial na justiça, é punir alguns adversários e proteger outros. Na época da velha Rpública se dizia: “aos amigos os benefícios da lei, aos inimigos os rigores da lei”. Esse tipo de comportamento é CORRUPÇÃO TAMBÉM. “Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos. Etimologicamente, o termo “corrupção” surgiu a partir do latim corruptus, que significa o “ato de quebrar aos pedaços”, ou seja, decompor e deteriorar algo”. Quando a justiça age com parcialidade, sem o devido respeito ao processo legal e às normas legais estabelecidas, ela está corrompida. Corrupção não é só roubar dinheiro não. É tudo aquilo que se faz sem o devido respeito á Constituição e às leis.

    LOGO CAMARADA, DESONESTIDADE INTELECTUAL, DESRESPEITO ÀS LEIS, ACUSAR SEM PROVAS, CONDENAR COM BASE NODOMINIO DO FATO E NÃO EM PROVAS, CERCEAR A DEFESA, CONSTRANGER, TORTURAR PSICOLOGICAMENTE, SUMIR COM DENÚNCIAS,É TUDO CORRUPÇÃO. SACOU!

      Camila Camargo

      01/11/2016 - 15h42

      Se, e somente SE. O PT quando virou governo tivessem em mente limpar oque já existia de corrupção você veria o Serra, o Alkimn, o Aécio, o Jucá, o Renan, o Eunício, enfim a curriola toda do PSDB, Dem e PMDB, já DELATADOS, presos. Porém o PT decidiu formar seu próprio cartel.

        Eder Barbosa de Sousa

        01/11/2016 - 16h45

        Se você realmente lutasse contra as corrupção, não culparia o PT, pois quem pune é o MP e o Judiciário e não fazem nada contra a curriola que mencionei. Hipocrisia não vale minha cara. Eu quero todos os corruptos na cadeia, inclusive os juízes corruptos, que ao invés de cadeia recebem o prêmio da aposentadoria. QUERO TODOS, não apenas os do PT. O que estamos discutindo é a parcialidade, que pune alguns corruptos e protege outros. NÃO FUJA DO TEMA.

RosLucc

31/10/2016 - 19h03

É tudo “italiano”. Esse pessoal parece camisa verde, um movimento já proibido, debelado, mas eles insistem, fascinados por métodos italianos. O ideal deles é de “destruição”, agora estão até usando a camisa negra na cara da sociedade. Deveriam ter nascido há 100 anos atrás e morrido na Segunda Guerra, mas o refugo foi parar no Brasil antes e, como sempre, acham-se melhores que os descendentes de portugueses. Agora estão dando problema de novo.

Jose X.

31/10/2016 - 18h58

Desonestidade intelectual = canalhice

João Luiz Brandão Costa

31/10/2016 - 18h53

Martello?
Datemi un martello /
che cosa dovo fare/
si voglio dare in testa /
de qui non me va…
Tiururi, tiururi…
Mais um. Tutti bouna genti. Parece praga.


Leia mais

Recentes

Recentes