Bahia: Refinaria privatizada provoca desabastecimento de Gás de Cozinha

Estarrecedor: Sérgio Cabral, pelo sofrimento causado a milhões de pessoas, receberá prêmio do MPF

Por Bajonas Teixeira

30 de março de 2017 : 13h13

Por Bajonas Teixeira, colunista de política do Cafezinho

É uma notícia estarrecedora. Pelo volume gigantesco da sua corrupção, pelos estragos irreparáveis que causou a um estado inteiro, por ter desmoralizado o RJ dentro e fora do país, pelo intenso sofrimento infligido a milhões de pessoas, pela fome de crianças nos orfanatos e ausência de medicamentos nos hospitais, a PGR está preparando um presente para Sérgio Cabral: negocia com ele uma delação premiada. Sérgio Cabral será premiado pelo Ministério Público Federal.

O prêmio dado pelo MPF, pela PGR de Rodrigo Janot, ao homem que causou o apocalipse no Rio de Janeiro é inconcebível e sinistro, mas é um fato. Está na capa do G1 da Globo e em matéria do Valor Econômico hoje: Cabral negocia delação premiada com PGR.

Sérgio Cabral terá a chance de contar tudo, de colocar todos os pingos nos iis. O único problema é que já se sabe de tudo sobre a corrupção de Sérgio Cabral. Não tem nada a ser esclarecido. Já se sabe quais foram as empresas, o destino das propinas recebidas, os gastos feitos, de ternos a gravatas, de anéis a iates, de gastos em restaurantes ao salário da governanta da residência. Mas, então, por que se remuneraria Sérgio Cabral com o bem que ele mais deseja nesse mundo, a liberdade, ou uma drástica redução de penas, depois de implodir um estado que não se recuperará nunca mais?

Qual o motivo para dar a Sérgio Cabral, um psicopata político, uma segunda vida social? Por que se presenteará, se dará um prêmio, a um corrupto cuja corrupção se eleva a dimensões quase inconcebíveis? Que figura pública, que corporação brasileira, poderia se tão insensível ao ponto de realizar o sonho mais íntimo de Cabral? E com que motivos?

Sim. A corporação, essa é o Ministério Público Federal e o motivo – Qual poderia ser? Evidentemente, que se fala em muitas frentes que Cabral delataria: o PMDB, o PSDB, procuradores do MP, políticos da Assembleia Legislativa do RJ, TCE do RJ, etc. Só que de tudo isso já se sabe muito. Os membros do TCE foram presos, o presidente da Assembleia do RJ foi levado coercitivamente para depor ontem. Não será que, no fundo, se espera de Cabral que delate uma única pessoa? Junto aquela que, segundo o PowerPoint ridículo de Dellagnol seria o supremo comandante de toda a corrupção no país, a saber, Luiz Inácio Lula da Silva?

Que outra obsessão justificaria dar um prêmio a um criminoso tão notório, a um facínora tão cruel como Cabral? E quem, em sã consciência, acreditaria em denúncias saídas da sua boca, ainda mais em se tratando de dizer aquilo que é preciso para ser liberado de uma prisão ad eternum?

Mas ainda, para aumentar a nossa perplexidade, além da incongruência moral de se esperar a verdade de um cleptomaníaco e psicopata político, está o fato de que Sérgio Cabral não se encaixar nos princípios da delação premiada.

O primeiro princípio da delação premiada, segundo o procurador Dellagnol não cansa de repetir, é “usar uma sardinha para pegar um tubarão”. Sérgio Cabral tem cara de sardinha? Uma sardinha não reduziria um estado a escombros. Certamente Cabral não é nenhuma sardinha. Nem é um bagrinho. É muito mais que um tubarão. Na cadeia hierárquica animalesca da corrupção desenfreada, ele seria uma gigantesca e feroz baleia branca, um Moby Dick ocupando o topo da escala evolutiva.

Não há vida corruptiva acima dele. Ele não tem chefes, nem precisaria. Sua experiência, seus tantos anos de poder, suas decisões (todas as renúncias fiscais em favor de empresas e empresários), sua cobrança de propina nas obras do Maracanã, do Metrô, etc. – em nada disso Sérgio Cabral demandava ou precisava de um chefe.

E se, depois de tantas investigações, de tantas revelações, depois de terem vasculhado sua intimidade e suas relações em todos os sentidos, ninguém maior pareceu, por que apareceria agora? Só se sua prisão for entendida como tortura que o faria cuspir nomes? Mas um caráter como o de Cabral nunca precisaria, para entregar alguém, a começar pela própria mãe, de mais de cinco minutos de pressão. Mas ele já está preso há mais de quatro meses e se não entregou seu “comandante máximo”, é porque não tinha um.

Outro princípio da delação premiada é “trocar um peixe por um cardume”. Que cardume existe, para ser encarcerado nadando nas cercanias de Sérgio Cabral, que não tenha sido ainda colhido na rede? Nenhum.

Portanto, os princípios da delação premiada não se aplicam ao psicopata político e mentecapto da corrupção Sérgio Cabral.  Ele não é sardinha e não há cardume que explique. Não são denúncias laterais, contra figuras menores, essas sim sardinhas (deputados estaduais, membros de Tribunais de Contas estaduais, outros políticos do PMDB etc.) que justificaria a recepção de sua delação.

É inconcebível e monstruoso. Mas, ao que parece, pela matéria publicada no Valor Econômico, um fato que a PGR, o MPF, pretendem dar um belo presente ao assassino em massa – porque é isso que a corrupção produz na escala praticada por ele – Sérgio Cabral.

COMPARTILHE. Visite e curta a MÁQUINA CRÍTICA: https://www.facebook.com/MaquinaCritica/

 

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

37 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Uly

03 de abril de 2017 às 03h48

Enquanto um desgraçado desse leva uma vida de luxos e privilégios a classe média mesquinha questionava o valor ínfimo do bolsa família, taxado pelos burgueses de ” bolsa preguiça ” e os trabalhadores muitos até com curso superior se submetem a receber por mês de trabalho 1 a 3 salários mínimos . Os bandidos do Rio deveriam parar de maltratar pobre e acertar as contas com gente da laia do sergio cabral e da esposa conivente dele.

Responder

Anônimo

01 de abril de 2017 às 03h45

Esquerdistas babacas

Responder

Rodrigo Reveira

31 de março de 2017 às 22h05

Piada pronta!

Responder

Gustavo Pacheco

31 de março de 2017 às 14h40

Depois das manifestas evidências das práticas criminosas de Sérgio Cabral, a prisão de quase todos os conselheiros de contas do estado, não haveria mais o que ele delatar. A não ser para dar o “abraco do afogado” em seus aliados como Pezão e Paes.

Responder

Crazy Fla

30 de março de 2017 às 22h51

Essa mulher foi solta por ter filhos menores d 12 anos, então tem q soltar todas as presidiárias do Brasil q tem filhos pequenos e não tem com quem deixar, injustiça enorme essa justiça q favorece quem tem dinheiro!!!

Responder

Antonio Passos

30 de março de 2017 às 21h06

Uma coisa é o Cabral ser corrupto. Mas dizer que ele é o culpado do que está acontecendo com o Rio é muito exagero, mas muito mesmo, pra ser mais exato: um absurdo. O Rio é, tradicionalmente, um estado que parece odiado pelos políticos do resto do país. Foi ROUBADO na constituição de 88 no ICMS do petróleo e foi o alvo principal da DESTRUIÇÃO feita pela República de Curitiba. Some-se a isso a manipulação do preço do petróleo e chega-se ao caos que estamos vendo. Pra completar, temos a volta da paulistada corrupta ao poder, usurpado em Brasília. Assim o Rio não resiste.

Responder

Maria Cecilia Silvestre

30 de março de 2017 às 22h59

Delação premiada para Sérgio Cabral? Que Justiça é esta? Será premiado ainda? Com a palavra os servidores, aposentados e pensionistas do estado do Rio de Janeiro! Vergonha!

Responder

Carlos Rocha

30 de março de 2017 às 22h04

O interessante é que a suposta delação dele vai envolver juízes e promotores do ministério público, essa eu quero ver !

Responder

Wladimir Lima

30 de março de 2017 às 21h29

É só um “Boi de Piranhas”

Responder

waltet pastori

30 de março de 2017 às 18h13

Por favor frequentadores desse blog nao responda comentarios de fascistas o alimento deles e o odio o grau de inteligencia deles e bastante reduzido as respostas sao sempre igual lula dilma e pt se nao respondermos talvez um dia eles se cansem

Responder

waltet pastori

30 de março de 2017 às 18h04

Parabens pelo comentario muito preciso com cerresa nao tem tubarao se alguma sardinha escapuliu da rede nao fara diferenca nenhuma no estrago que esse cidadao fez ao estado os beneficios que ele tera com a delacao so vai beneficia a ele mesmo com esquema que ele montou tem muito dinheiro escondido portanto so servira a ele.

Responder

Lili Brown

30 de março de 2017 às 19h15

Dia 31 todos unidos nas ruas do Brasil inteiro contra a terceirizacao, contra a reforma da previdencia e contra este governo ilegitimo que esta massacrando nossos direitos, entregando as riquezas brasileiras ao estrangeiro e destruindo empresas nacionais!

Responder

Ana Maria Campos Freitas

30 de março de 2017 às 15h32

Imaginem o que estes juízes e as pessoas envolvidas nesta “delação” levaram($)para facilitar a vida deste bandido!…Basta ver a “prisão” domiciliar destazinha aí…quantas mulheres estão longe de seus filhos pequenos, porque são pobres e não conseguiram “comprar a sua prisão domiciliar”!…Isto dá muito nojo de viver num país onde estas autoridades são todos vendidos!…se vendem por um banquete!… Imaginem quando lhe são oferecidos milhões!…ESTE É O JUDICIÁRIO!

Responder

    Andre

    30 de março de 2017 às 17h39

    Um dos que facilitou a vida e ajudou esse bandido com seu apoio foi um bandido sempre defendido aqui, LULA

    Responder

Luiz

30 de março de 2017 às 14h28

O MP SE TORNOU A MAIOR ABERRAÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITOS. DESVIOU COMPLETAMENTE DE SUA MISSÃO CONSTITUCIONAL PARA SE TORNAR UM PODER INDEPENDENTE DO ESTADO DE DIREITO. DEFENDE INTERESSES CORPORATIVOS SEM QUALQUER PREOCUPAÇÃO EM SER O QUE REALMENTE FOI CRIADO PARA SER. NESSA CASO, DEVEMOS APAGAR OS HOLOFOTES, QUE SÃO A VIDA DESSAS PESSOAS. É IGUAL A MARIPOSA: A LUZ VAI CEGAR-LHES ANTES DE SE APAGAR. SOMENTE COM A DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA, É QUE TEREMOS, REALMENTE UMA NAÇÃO.

Responder

Cristian Mazutti

30 de março de 2017 às 17h25

Guampudo vai usar quando o dinheiro q roubou?

Responder

Isabel Cristina Zanini Mileski

30 de março de 2017 às 17h16

Se sair da cadeia morre. É uma premonição, uma praga, uma maldição.

Responder

Maria Helena Amaral

30 de março de 2017 às 17h16

E o povo ( nós ) bancamos….

Responder

Itamar Santos Nascimento

30 de março de 2017 às 17h11

Isso nunca vai ter um fim, é uma maldição dos Portugueses que herdámos, roubar o dinheiro público

Responder

Luiz Otávio rosário

30 de março de 2017 às 14h09

Polamordedeus, o que é isso? Talvez haja uma razão em tudo isto. Tornar verdadeiro o PowerPoint do doutor Dallagnol.

Responder

Waldir José Franco

30 de março de 2017 às 17h09

Casa com regalias para preso surgiu após elite política e empresários aparecerem com mãos sujas .Uma forma da elite ter pena para inglês ver.Um exemplo de dominação.

Responder

José Carlos Silva

30 de março de 2017 às 17h06

Eu penso que é pra delatar lula. Só pode ser. Vergonhoso.

Responder

andre oliveto

30 de março de 2017 às 14h03

ledo engano jovem esquerdista como tal.. fraco intelectual..

o MPF nao dá nada a ninguem, os advogados de defesa é que embasado por LÉI (sei q petistas nao entendem disso mais vamos la ), Lei federal.. de colaboração.. entrega tudo .. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE EXATAMENTE O QUE FALTA .. LULA/DILMA..

todos tem direito a LEI DE COLABORAÇÃO.. o MPF não obriga nem propoe quem faz isso é EXCLUSIVAMENTE OS ADVOGADOS DE DEFESA .

PODEM CRER QUE A ADRIANA FOI SOLTA TBEM POR CONTA DISSO.. JA ESTA EM FASE ADIANTADA DE NEGOCIAÇÃO..
SE EU FOSSE CARIOCA EU ACHARIA LEGAL.. UM EX GOVERNADOS ASSUMIR SEUS CRIMES PAGAR POR ELES E ENTRAR P HISTORIA DOS LIXOS DO BRASIL ASSIM COMO O LULA..

Responder

    Edna Baker

    30 de março de 2017 às 14h17

    O pessoal da direita adora o Lula. Adora ou t?m medo?

    Responder

    Claudio Freire

    30 de março de 2017 às 14h31

    Escrevendo desse jeito, como um analfabeto, e ainda vem falar de intelectualidade.
    Vejamos:
    “os advogado de defesa é que embasado por LÉI…
    “… petistas nao entendem disso mais vamos lá… (deveria ter escrito “mas”, ao invés de “mais”).
    “inclusive e principalmente exatamente…”
    “um ex governador assumir seus crimes pagar por eles e entrar na historia dos lixos do Brasil assim como o Lula” (para que vírgulas, não é mesmo?).

    Responder

      oliveto anndre

      30 de março de 2017 às 14h55

      nossa .. como esses petistas tem sempre que mostrar que foram alfabetizados…. pelo lula..
      são tão escrotos que nao sabem usar o corretor automatico de texto .. sabe .. esse sublinhado de vermelho .. !! é so usar nao presisam torrar seus neuronios..

      os MPFs vivem recusando delações.. so serve se ele falar o que ainda nao falaram..
      quanto ser execrado pela população ?? qual ?? a q ta passando fome ou a que esta nos hospitais morrendo ou as q tão cheirando nas favelas ??

      bom quando eu disse PAGAR PELOS CRIMES eu me referi financeiramente..
      ficar na cadeia ou não .. a mim nao diz nada.. agora milhares de aposentados receberem o 13º este mes graças a grana tomada do cabra.. que ainda deve ter muita..
      tome tudo .. inclusive o ap. do leblom.. tudo tudo so solta quando ele entregar dinheiro.. pronto.. pagou.. colaborou.. vai descansar.. o resto é gentalha defendendo lula ..

      Responder

    Bajonas Teixeira

    30 de março de 2017 às 14h32

    Andre, pensar não parece ser o seu forte. Mas como você parece ser um empregadinho do MPF, provavelmente um puxa-saco de força tarefa, vale a pena comentar. “SE EU FOSSE CARIOCA EU ACHARIA LEGAL.. UM EX GOVERNADOS ASSUMIR SEUS CRIMES PAGAR POR ELES”. Você é idiota ou o quê? O acordo de delação premiada iria livrar Sérgio Cabral de pagar por seus crimes. E não vem com essa de lei e advogados. O MPF não é obrigado a aceitar acordo nenhum. E teria um arsenal de razões para não aceitar acordo com esse calhorda. O artigo mostra que ele não se enquadra nos dois princípios: “dar uma sardinha para pegar um tubarão”, 2) “usar um peixe para pegar um cardume”. o MPF será execrado por toda a população sofredora do RJ.

    Responder

      oliveto andre

      30 de março de 2017 às 14h55

      nossa .. como esses petistas tem sempre que mostrar que foram alfabetizados…. pelo lula..
      são tão escrotos que nao sabem usar o corretor automatico de texto .. sabe .. esse sublinhado de vermelho .. !! é so usar nao presisam torrar seus neuronios..

      os MPFs vivem recusando delações.. so serve se ele falar o que ainda nao falaram..
      quanto ser execrado pela população ?? qual ?? a q ta passando fome ou a que esta nos hospitais morrendo ou as q tão cheirando nas favelas ??

      bom quando eu disse PAGAR PELOS CRIMES eu me referi financeiramente..
      ficar na cadeia ou não .. a mim nao diz nada.. agora milhares de aposentados receberem o 13º este mes graças a grana tomada do cabra.. que ainda deve ter muita..
      tome tudo .. inclusive o ap. do leblom.. tudo tudo so solta quando ele entregar dinheiro.. pronto.. pagou.. colaborou.. vai descansar.. o resto é gentalha defendendo lula ..

      Responder

        Bajonas Teixeira

        30 de março de 2017 às 15h16

        Não seja tão burro. Para pagar financeiramente, já é suficiente ele ter tido os crimes revelados e ser julgado por eles. Não precisa de delação premiada.

        Responder

Andre Luchesi

30 de março de 2017 às 17h00

Sempre com a ajuda de lula

Responder

    Edna Baker

    30 de março de 2017 às 14h21

    Outro com medo do Lula. Gente Lula n?o morde só bota o pessoal da direita no seu devido lugar que aliás ? um lugar nenhum.?

    Responder

Regina Barja Fidalgo

30 de março de 2017 às 16h59

Casal bandido

Responder

Maria Elisa Stacieski

30 de março de 2017 às 16h50

Merece prisão perpétua!

Responder

Jackie Alboledo

30 de março de 2017 às 16h42

Isto tudo é circo. E eu duvido muito que quem destruiu o RJ foi somente o Cabral, tem o dedo no Moroso , o dedo da Lava jato , ou seria destrói a jato ?

Responder

Clelia Olivieira

30 de março de 2017 às 16h40

Responder

Marcia Campelo

30 de março de 2017 às 16h38

Responder

Jesus Calixto

30 de março de 2017 às 16h36

Anderson Dias

Responder

Deixe um comentário