Menu

Todos os meganhas unidos contra a Alerj

(Foto: Carlos Roberto/Secom/PGR) É uma coisa impressionante. O poder da ditadura judicial não pode ser contestado. Enquanto a bandidagem em Brasília e nas redações faz o que quer, entregando o patrimônio nacional aos estrangeiros e trocando direitos sociais por vinte moedas, os meganhas de toga, com apoio do Ministério Público, apontam seus canhões para deputados […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

(Foto: Carlos Roberto/Secom/PGR)

É uma coisa impressionante. O poder da ditadura judicial não pode ser contestado. Enquanto a bandidagem em Brasília e nas redações faz o que quer, entregando o patrimônio nacional aos estrangeiros e trocando direitos sociais por vinte moedas, os meganhas de toga, com apoio do Ministério Público, apontam seus canhões para deputados de província.

***

No site da PGR

PGR pede liminar contra decisão da Alerj que soltou Jorge Picciani e outros dois deputados

Pedido consta de Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental enviada nesta terça-feira (21) ao STF

A Procuradoria-Geral da República (PGR) propôs, nesta terça-feira (21), ao Supremo Tribunal Federal (STF), Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a decisão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que revogou a prisão dos deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi. Os parlamentares foram soltos um dia após terem sido presos preventivamente por determinação do Tribunal Federal da 2ª Região. Assinada pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a ADPF tem pedido de liminar para suspensão dos efeitos da Resolução nº 577/2017 e o consequente restabelecimento das prisões.

Na ação, a PGR argumenta que a Resolução da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro afrontou o princípio da separação dos poderes e o sistema federativo. Também descumpriu decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, ao determinar a soltura dos políticos. Além disso, a medida gerou a permanência do estado de flagrância de crimes comuns praticados pelos parlamentares que, segundo as investigações, abusaram das prerrogativas parlamentares. “A ordem legislativa de soltura da prisão não encontra fundamento no § 2º do art. 53 combinado com o art. 27-§ 1º da Constituição e, por isso, ofende estes preceitos”, detalha um dos trechos do documento.

Segundo a PGR, além de ferir os princípios constitucionais da separação dos poderes, a resolução desrespeita o devido processo legal, pois descumpre decisão judicial válida e não observa os trâmites adequados para se contestar uma determinação judicial.

Na ADPF, Raquel Dodge cita a trajetória política de cada um dos três parlamentares, com destaque para os importantes cargos que ocuparam, o que revela o grau de influência política que vêm exercendo ao longo dos últimos anos sobre o legislativo estadual, responsável pela ordem de soltura. A ADPF será distribuída a um ministro relator para análise do pedido de liminar. Já o mérito será apreciado pelo Pleno do Tribunal.

ADPF– A ADPF é um instrumento jurídico com o objetivo de preservar a segurança jurídica e impedir que normas infralegais comprometam o sistema normativo e a supremacia da Constituição.

Acesse a íntegra aqui

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Mar

22/11/2017 - 12h17

Não existe mais compromisso com a ética e com nossa constituição. O MPF é uma casa cooperativista que não está nem aí para os interesses nacionais. Eles querem é garantir seu espaço no poder afim de garantir seus interesses escusos. Para isso precisam acuar a classe política.

Regina Maria de Souza

22/11/2017 - 09h33

A ministra Dodge mostra a que veio. Esqueceu sua excelência que o Legislativo é poder originário do estado. Uma decisão do legislativo sobre seus membros tem que ser respeitada, não é ministro Marco Aurélio?

Zibinho Meireles

21/11/2017 - 22h43

Aquilo que se denomina justiça no dicionário português, o que deveria ser nos dias atuais trocado por ju$tiça, haja vista os prêmios da Globo a procuradores, verdadeiramente propina, pois aquilo não é apenas um troféu e sim grana, din, din. A meganhagem segue o patrão Global, enquanto isso o nosso país afunda tragicamente!
A realidade desses de toga é tão distante do cidadão que come ovo, marmita fria, anda de sandálias havaianas que eles não descobriram que o povo está amargamente sofrendo as consequências dessa insanidade.
Canalhas, saiam do ar condicionado venham disfarçados, de piruca, para o meio do povo, sem as togas, que verão a insatisfação com esse poder monárquico e ditatorial que dispõe.


Leia mais

Recentes

Recentes