Menu

Golpe não pára: ministros do TSE cogitam barrar candidatura Lula desde já

Só para deixar claro: O Cafezinho apoia o direito de Lula ser candidato. E desde o início está na linha de frente das denúncias contra os arbítrios da Lava Jato e em sua defesa. Só não posso me dar ao luxo de ser ingênuo, de achar que o partido judicial autorizará a candidatura de Lula. […]

43 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Só para deixar claro: O Cafezinho apoia o direito de Lula ser candidato. E desde o início está na linha de frente das denúncias contra os arbítrios da Lava Jato e em sua defesa. Só não posso me dar ao luxo de ser ingênuo, de achar que o partido judicial autorizará a candidatura de Lula. Acho que o PT deveria definir logo um candidato e começar as articulações e tarefas de campanha. Os ministros do TSE, como mostra a matéria abaixo, não páram de emitir sinais contra a candidatura Lula. Isso faz com que os recursos políticos sejam desperdiçados. Lula pode vir como alguém que vai indicar um candidato. Respeito a estratégia da direção petista, mas me dou o direito de, humildemente, discordar dela.

A tal negação “de ofício” da candidatura Lula provavelmente é ilegal, como tudo no golpe. Sem contar que é provável que se trata de mais uma dobradinha mídia X Globo, em que a gente não sabe se a iniciativa de algo vem primeiro da Globo ou do judiciário.

Tudo que a gente pensa que não pode acontecer no Brasil, porque é ilegal e antidemocrático, acontece. É preciso denunciar isso e fazer a luta política, mas avaliar bem os sinais, para ajustarmos nossas estratégias, para investir os recursos numa luta em que podemos ganhar sem “autorização” do partido judicial, que já demonstrou que está jogando contra.

***

No G1

Ministros do TSE avaliam hipótese de negar ‘de ofício’ candidatura de Lula
Por Gerson Camarotti

18/05/2018 05h00 Atualizado há 3 horas

Ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a discutir nos bastidores soluções para evitar que eventuais estratégias da defesa empurrem para meados de setembro, a menos de um mês da eleição, a indefinição sobre a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo apurou o repórter Nilson Klava, da GloboNews, os ministros estão em alerta com uma possível manobra jurídica do PT para que, mesmo inelegível devido à Lei da Ficha Limpa, Lula tente adiar ao máximo a rejeição do registro da candidatura pelo TSE.

Nessa hipótese, caso o impasse se prolongue até próximo da data do primeiro turno, o TSE poderia ficar sem condições técnicas para retirar da urna eletrônica o nome e a foto de Lula, ainda que o candidato do PT venha a ser outro.

A estratégia do PT é conseguir sustentar Lula como candidato até o último minuto, a fim de transferir o máximo de votos para o plano B do partido e tentar levá-lo ao segundo turno.

Para evitar essa situação, alguns ministros do TSE cogitam até mesmo tomar uma decisão “de ofício”, isto é, sem esperar a contestação da candidatura por um partido ou pelo Ministério Público.

“Convém à democracia que uma pessoa sabidamente inelegível prossiga a sua propaganda eleitoral e fique na urna”?, questiona o ministro Admar Gonzaga, sem fazer referência ao ex-presidente.

Embora o PT negue oficialmente, nos bastidores o partido discute o nome do substituto de Lula. Por enquanto, o mais forte é o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.

“É claro que há conversas. Só que não podemos cogitar isso oficialmente, seria burrice. Além de deixar Lula vulnerável, seria um tiro contra nós mesmos. Hoje, Lula é nosso principal cabo eleitoral”, admitiu um senador petista.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Carl Rib

31/08/2018 - 17h28

Golpe é tentar manter a candidatura de um meliante preso e condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. A candidatura desse bandido é uma insanidade que precisa ser impedida a qualquer custo. Viva a Lei da Ficha Limpa! Abaixo o bolivarianismo e a oclocracia instalados nesse país por essa organização criminosa, chamada PT!

Edjard Lins

21/05/2018 - 19h02

URGENTE! Não acabou ainda. Avise aos advogados de Lula que tome cuidado com o que ele come ou bebe na prisão. Fontes seguras disseram que na PF, membros aliados a pessoas nojentas da imprensa e a elitistas criminosos, querem aproveitar a Copa do Mundo agora em junho, quando todos estiverem “entretidos” com a seleção brasileira, para dar um “remedinho” ao Lula que irá matá-lo na cadeia. Alerte!

Adriano Lozado

20/05/2018 - 14h18

Lula Candidato

Vantagens:

Denuncia das arbitrariedades em encarcerar o candidato mais bem colocado nas pesquisas de intenção de votos.

Obriga o golpe a se desgastar mais com o impedimento definitivo da sua candidatura.

Dificulta que o golpe identifique o adversário do campo progressista a ser abatido pela maquina de destruição de reputações.

Impede os planos b do golpe (se vão encenar uma eleição de cartas marcadas, pra legitimar a eleição de seu candidato num processo viciado e controlado, ou se criam justificativas para cancelarem o processo eleitoral de vez

Desvantagens:

Cria indefinição no campo progressista para iniciar o debate sobre alianças eleitorais.

Adriano Lozado

20/05/2018 - 13h55

Miguel.

Essa p*ca é deles, não nossa.

Vc acha que o plano B, seja ele qual for, vai ficar isento da maquina de destruição de reputações da midia golpista?

Vc acha que definir logo qual o nome das esquerdas, não é o desejo mais profundo do consórcio golpista, que não ira arcar com mais onus que ja ta arcando, orque não precisará impedir oficialmente a candidatura de Lula?

Oras Miguel, até entendo que esta indefinição não seja favoravel a Ciro Gomes, pois se ele fosse a opção , poderia num primeiro momento ver seus indices de intensão de votos ganhar alguns digitos nas pesquisas.

Mas isso não é o que mais importa.

Vc mesmo alega que devemos nos preocupar com o projeto nacional progressista e não com interesses politicos partidários.

Por mais que eu vejo em Ciro, uma opção do campo progressista, não considero que esta pressão para o PT se definir pra aderir a sua campanha, desde já, sem discussão, sem debater, no momento adequado, programas, avaliar todas as opções, analisar conjunturas e construir uma aliança mais fortalecida, seja ainda no primeiro ou segundo turno.

Não é de forma atravessada, inviesada, desesperada e apressada que este debate deve ser travado…

Calma…

Muita calma nessa hora amigo.

Mas

Curió

19/05/2018 - 09h06

Engraçado que o inteligente Miguel não sabe ao certo de onde vem as coisas.
O centro de operações avançadas do golpe farejando na mídia alternativa alguma ideia para foder com o Lula que não morreu ainda encontrou o que queria! Essa polêmica de enfraquecimento do nosso amado velhinho neste próprio blog, plano B, digo C. Este centro de monitoramento conta com radares do exército, do antigo SNI, do serviço secreto da Globo e dos USA. E da estampa jornalística do golpe: Camarotti.
* Um ato falho corrobora para essa interpretação qual seja, está no texto: mídia X Globo. Ora, a Globo é mídia, então trata-se do blog alternativo ? Ele quer dizer Justiça X Globo, acredito. E mídia é o próprio blog!!!
* O tal juiz afirma estar preocupado que o PT possa usar de estratégia de ir com o ” ficha suja ” até o máximo possível, final ? Isso não é mais novidade para ninguém meu! Lula é elegível apesar dos juízes golpistas. E estratégias tais como pintadas são segredos, as pesquisas de votos não.
Ora!
Muito me admira o blog pautar artigo do Camarotti, quanto não mais, publicar a Globo e o próprio golpe desta forma. Isso levanta muitas questões impublicáveis.
Publica! Como você faz com a gente, imperativo categórico, de goela abaixo.

    Miguel do Rosário

    19/05/2018 - 09h45

    Sem paranoia, Curió. O Cafezinho tem de publicar os planos golpistas.

Rogério Bezerra

19/05/2018 - 07h54

Assim ficará mais fácil.
Lula é a viabilidade do país no pós golpe. Sem Lula haverá a definitiva ruptura. Ruptura que nós, tão civilizados, tentamos evitar entregando nossos anéis, dedos, mãos e etc.
Ou os servidores públicos golpistas das Forças Armadas, MFP, FP e todo o inútil e traidor Judiciário, são barrados ou viramos um gigante Porto Rico… E somente Lula pode fazer isso.
As saídas negociadas nunca resolveram os problemas do Brasil… Darcy Ribeiro dizia que Jango poderia conter o golpe desde que usasse a Aeronáutica contra as tropas do traidor general Mourão que vinham para o Rio de Janeiro…
Nós pensávamos que evitávamos uma guerra, sem perceber que aceitamos mais de 70 mil nacionais mortos todos anos aqui. Nunca evitamos nada desde 1º de abril de 1964. Essa é a verdade!

Lucio Filho

19/05/2018 - 02h49

Se vão chegar a esse ponto de ilegalidade contra o Lula pq não iram também fazer de tudo contra o Ciro? E se o povo não se levantou contra as arbitrariedades contra o Lula pq se levantaria contra o Ciro, acorda Miguel o unico caminho e levar o pais a um impasse colocando Lula candidato e usando o momento de engajamento do povo com o processo eleitoral mobilizar as pessoas e impedir esses abusos contra Lula, se garantirmos seu nome na urna a vitoria e nossa pq ai se impugnarem o voto do Lula o índice de nulos passa de 40% oq tira a legtimidade do pleito, vai ser nosso grande momento desde o golpe e a hora de botar a faca no pescoço da direita e radicalizar, a pressão internacional vai crescer pq vão se sentir encorajados pelo voto popular, o golpe ruiu politicamente e muita gente vai mudar de lado, legalista vão dar cala boca nos radicais das força armadas, vão soltar o Lula para um segundo turno triunfante, isso e derrotar o golpe e não se unir com Ciro se expor a derrota certa e ainda desmobilizar a luta como esta acontecendo, com Ciro candidato unico também seria Ciro ou Nada pq nafa garante que ele vai ganhar e não vai ser detonado na campanha como foi em 2002, nenhum plano tem certeza de vitoria absoluta, se perdermos por arbitrio a por Lula, a narrativa continua e mais cedo do que pensam voltaremos com ainda mais força, eles não vão se sustentar por muito mais tempo com esse prjeto de miseria para o povo, se formos derrotados com Ciro e com certeza seriamos, a luta acabou, o golpe se legtimou nas urnas, a esquerda e Lula estão acabados e será uma derrota décadas, portanto o melhor plano B e “perder” lutando por Lula e garantir a vitoria politica e histórica que nos conduzirá ao poder novamente!

Fabio

18/05/2018 - 21h57

Tão ingênuo quanto acreditar que uma alternativa de esquerda sem Lula seja viável politicamente, é acreditar que o partido judiciário+mídia permitirá que uma coalizão de esquerda, mesmo vencedora, assuma o governo. Boa parte da esquerda resiste em aceitar, mas a realidade é que todos os limites democráticos já foram ultrapassados com o golpe, e tudo farão para sua manutenção e perpetuação. Alguém já esqueceu da recusa dos analistas políticos esquerdistas em acreditar que o impeachment de Dilma se concretizasse ? Naquela época a prisão de Lula era inconcebível. Só acredito na viabilidade de Ciro sem Lula através de uma aproximação exagerada e perigosa com o mercado e setores mais conservadores da sociedade tais como mídia e judiciário a ponto de sacrificar qualquer identificação com a esquerda. Quanto tempo levará até abrandar o discurso em favor da regulação da mídia e contra os penduricalhos do judiciário?

Fernando Ribeiro

18/05/2018 - 21h48

Meu voto é de Lula e em quem ele indique. Sou pela soberania do meu país se preciso morerrei por ele.

Salvador

18/05/2018 - 20h27

Penso que a estratégia do LULA de deixar para definir como será o jogo para o último segundo, está funcionando bem. A direita, apesar do seu poder de fogo, está meio perdida; ainda não tem candidato viável eleitoralmente de fato; se LULA entrega o jogo agora, facilita a vida da direita escrota.
Eu também voto em LULA ou em quem ele indicar!

LULA LIVRE e abaixo golpistas canalhas!

Daniel Oliveira

18/05/2018 - 20h07

Discordo, acho que temos que levar a candidatura de Lula até o último suspiro. Sabemos que o judiciário faz parte do golpe, então que eles os exponha perante ao mundo mais uma tentativa de burlar as eleições de forma ridícula!
Lula, continua sendo nosso candidato.

Dio

18/05/2018 - 19h03

Concordo com brito. http://www.tijolaco.com.br/blog/ciro-soma-votos-do-centro-nao-de-lula-e-isso-e-bom/
Não vejo nenhum sentido em discutirmos isso agora.
Já disse várias vezes q os dois candidatos estão seguindo táticas diferentes, com objetivos diferentes, cada um ao seu modo está cobtribuindo para a vitória da esquerda.
Lá na frente, as táticas vão convergir a um ponto comum.
O que podemos fazer para ajudar é garantir que isso aconteça.
Se ficarmos criticando a tática de um ou de outro, só vamos criar barreiras que dificultarao a convergência.
Esse jogo não começou agora e não acaba na eleição, lula e ciro sabem disso e estão atuando bem. E não devemos atrapalhar. Por melhor wue sejam as nossas intenções.

Pilistrika

18/05/2018 - 18h47

Não venha o cafezinho com hipocrisia, porque não cola! Qualquer um com um mínimo de discernimento, sabe já a um bom tempo que esse pessoal do cafezinho tem se aliado a outros traidores para puxar o tapete do Lula! Portanto esse discurso de que defende o direito do Lula ser candidato, é mais falso que bula de Biotônico!

    Miguel do Rosário

    19/05/2018 - 10h05

    Quais “traidores” o cafezinho tem se aliado?

Paulo

18/05/2018 - 17h11

Miguel vc está trabalha para Rede Globo….perguntar não ofende.

    Miguel do Rosário

    18/05/2018 - 17h25

    não

    Paulo

    18/05/2018 - 17h49

    Miguel, Ciro Gomes faz lembrar o Fernando Color….vc concorda?

      Miguel do Rosário

      18/05/2018 - 18h24

      Não.

    César Augusto Sandri

    18/05/2018 - 21h59

    kkkkkkkk,rss essa foi a melhor!!

Francis

18/05/2018 - 17h03

A elite golpista, os fascistas , a casa grande estão criando uma pressão social que a qualquer hora vai explodir. O caos esta fora de controle.
A continuar assim, cedo ou tarde, vão ter que enfrentar a furia do povo alimentada pelo processo fascista golpista e pela miséria que se alastra.
Nem a direita manipuladora e golpista, nem a esquerda paz e amor será capaz de controlar,

    Harry Heart

    19/05/2018 - 08h26

    Sim, claro… E os revolucionários virão liderados pelo coelhinho da páscoa e pelo papai Noel… E fecharão a revolução com a mula sem cabeça… ACORDA desta catarse petezada… Hashtag isso e hashtag aquilo não vão resultar em revolução alguma em um povo anestesiado e idiotizado (no sentido de serem apolíticos)…

Ajsbuarque@ig.com

18/05/2018 - 15h48

Realmente é lamentável a postura do blog em “minar” a candidatura de Lula.

Sabemos que há conversas intensas no jogo político… sempre houve. Nenhuma novidade.

Lula já traçou a estratégia à ser adotada!

Sigamos essa estratégia!
LULA decidirá o momento e sua indicação!

O Povo Brasileiro trabalhador e honesto irá corresponder a altura.

    Miguel do Rosário

    18/05/2018 - 17h27

    que minar, ã?

    Harry Heart

    19/05/2018 - 08h32

    Como minar algo que sequer existe ??? Algo que está apenas na imaginação tresloucada de certa ala petista (aloprada) que, infelizmente, está conduzindo a militância direto para o abismo da derrota para a direita…

Andrea Di Santi

18/05/2018 - 13h52

Miguel,

Acompanho o blog, porém queria te perguntar, com base em sua própria análise:
Premissas O Cafezinho
1. Lula está preso;
2. Não irão soltar o Lula;
3. Cogita-se já BARRAR a candidatura do Lula na largada, por “ato de ofício determinado”;
4. A disputa pelo poder importa mais;
5. Neste caso, a opção Ciro seria a melhor alternativa;
6. Parte daqueles que tutelam o poder no momento (mídia, judiciário, parlamento, burguesia, todo o consórcio golpista) exigem como moeda de troca que Lula seja imageticamente cassado;
7. Porém, está claro que os 2 primeiros querem não só Lula, como a destruição do PT (ou você discorda?)
Extrapolações
Resta então perguntar:
8. Cara, com o judiciário já se eriçando contra Lula de partida, você realmente acha que os atores e tutores do Golpe irão permitir devolver o poder ao campo progressista????
9. Ou você duvida muito (por confiar nas instituições…) que na iminência de uma fragorosa derrota, eles não irão cancelar o próprio sufrágio?
@DocDeSanctis

    Miguel do Rosário

    18/05/2018 - 15h10

    Andrea, boas questões. Eu acho o seguinte: eles podem muito, mas não podem tudo. Podemos sim ganhar.

      Andrea Di Santi

      19/05/2018 - 12h49

      Miguel, obrigado por responder.
      Ao pessoal que tem sido árido em seus comentários contra a posição do blog, ainda que eu discorde muito, Miguel ainda não fez “a conversão na estrada para Damasco”. Apenas está sendo pragmático, como o próprio PT já o foi em outros tempos.
      Gosto do estilo Xadrez do Nassif (GGN). E é por isso que tenho pra mim claro que (PARAFRASEANDO) este foi “Um putsch de 1000 anos!”. Este estilo soft, com supremo, com tudo, funciona perfeitamente para se estabelecer um novo paradigma da ordem político-econômica.
      Em 2016, eu já dizia aos coxinhas que me perguntavam em quem votar: “É Lula ou Ciro”. Apenas porque, premissa SINE QUA NON, só votaria em quem reconhecesse e declarasse O Golpe de 2016.
      Ou seja, já admitia a possibilidade de Lula não estar nas urnas.
      Contudo, minha análise me leva a 2 cenários inexoravelmente convergentes:
      1. Se escolhermos Ciro, e esta alternativa triunfar, ainda precisaremos de mais 2 ciclos eleitorais para devolver os esqueletos e zumbis acéfalos ao armário e virar o jogo aparando as arestas daqueles que ficaram sem freio (polícia, judiciário e mídia). O PRÓPRIO MIGUEL em um comentário aqui corrobora que este seria o tempo das coisas.
      2. Eu afirmo categoricamente que nas condições acima, Lula permanecerá por bons anos no cárcere, imolado no altar da MOROlidade. E, ao fim destes 3 ciclos, estará com mais de 80, mas, MUITO MAIS IMPORTANTE, já será vaga lembrança para metade dos eleitores, nascidos após os anos 2000. Como aconteceu com Brizola em 90, seu tempo terá passado.
      3. Ao aderir a tese #lulaounada, HÁ DE SE TER CLARO, que O NADA representa justamente isso: caminhar para um exílio DE PODER, mas sem ABANDONAR A LUTA POLÍTICA. E quanto tempo deve levar até se recompor uma conjuntura que devolva o equilíbrio ao campo democrático: talvez uns 10, 12 anos.
      4. Ou seja, INVARIAVELMENTE, em minha análise, em TERMOS DE LIBERDADE PARA LULA, e resgate do domínio hegemônico do debate de idéias, ambos os cenários exigem a mesma paga e conduzem ao mesmo desfecho.
      5. Por fim, termino meu colóquio, ressaltando que, O VERDADEIRO JUIZ É A HISTÓRIA. O contexto da WWII nos traz 2 acordos de apaziguamento: i) Acordo de Munique (GBR-ALE) e ii) Ribbentrop-Molotov (ALE-URSS).
      No primeiro, Churchill sentenciou a Chamberlain: “Entre a desonra e a guerra, escolheste a desonra, e terás a guerra”. Ou seja, não se faz acordos com autoritaristas.
      No segundo, analistas acreditam que Stalin foi menos ingênuo e sabia que aquilo não levaria a paz. Ele apenas precisava de tempo para preparar as forças soviéticas para um possível contra-ataque.
      6. “O QUE FAZER?” Quem somos na analogia? Partidários de Chamberlain, Churchill ou Stalin?
      Devo dizer que no momento sou Churchill. É Lula ou Nada.
      @DocDeSanctis

    Selma

    18/05/2018 - 19h07

    Desqualificar o PT e abrir mão da estrutura política petista – que pode indicar um petista caso Lula se transforme em inelegível no tempo certo – é querer substituir as cartas MAIORES do jogo por uma carta pequena do jogo político. É suicídio.

    Petistas não aceitarão substituir Lula ou algum petista por quem quer que seja fora do PT.. Foi o PT que construiu o capital político que tem, é irracional querem tomar posse do capital político do PT para quem não tem pavimentação política, não batalhou corpo a corpo durante as 4 últimas eleições, como fizeram os petistas.

Pedro Cândido Aguarrara

18/05/2018 - 13h26

Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, pensa que se mantivermos a candidatura Lula até agosto isso criará um vazio, devido à incerteza quanto à aceitação ou não da candidatura pelo TSE, em agosto.

E isso criaria uma oportunidade para o crescimento, em
pesquisas, de candidaturas contrárias às ideias e ideais da esquerda. Para
ele é importante definir logo a chapa da esquerda para impedir o crescimento nas pesquisas de candidaturas de direita ou, mesmo, de candidaturas oportunistas ou exóticas.

Esse raciocínio dele parece correto e ele está convencido dessa
correção.

Porém, esse raciocínio está completamente equivocado e o Miguel se
equivoca porquê não compreende o eleitor do PT. Ele estaria certo (e está) se estivéssemos falando sobre o eleitorado de um modo geral, sem considerarmos os eleitores do PT como um segmento a ser compreendido de modo diferenciado.

E estamos falando de 35 milhões de eleitores que votarão no candidato do
PT ou em quem o candidato do PT indicar.

Então, o raciocínio do Miguel é correto para um eleitorado de cerca de
85 milhões de votos.

Desses 85 milhões de votos, o Bolsonaro fará no máximo 15 milhões de
votos e esse mesmo potencial de 15 milhões vale para Marina e Ciro (sem apoio do PT). O potencial de NBA nesses 85 milhões é de 20 milhões de votos (seguindo a tendência da última eleição). Sobram 20 milhões de votos que se distribuirão pelos demais candidatos.

Como vemos, sinalizar AGORA o apoio do PT a quem quer que seja é
BURRICE, do ponto de vista do PT e do eleitor do PT. Pode deixar as
candidaturas se apresentarem e serem pesquisadas à vontade. Não importa e não muda em nada os 35 milhões de votos do PT, como o meu.

Definidas em Agosto todas as candidaturas no páreo, os votos dos
eleitores do PT irão decidir a eleição e pode ser até que não haja segundo
turno (caso Lula decida transferir os 35 milhões de votos para o Ciro Gomes).

Então, meus amigos, vamos com Lula até o fim!!

E se não der vamos com quem Lula indicar QUANDO E SOMENTE QUANDO não der mais!!!

    Selma

    18/05/2018 - 19h08

    Com Lula até depois do fim!

    Rogério Bezerra

    19/05/2018 - 07h58

    É isso , mesmo.

Pedro Cândido Aguarrara

18/05/2018 - 13h25

Continua sem entender, Miguel???

Não tem importância qual será a chapa do PT!!!

Os 35 milhões de votos dos eleitores do PT NÃO MIGRAM PRA LUGAR NENHUM!!!

    Miguel do Rosário

    18/05/2018 - 15h14

    Como você pode saber uma coisa dessas? Ninguem tem controle sobre uma massa tão grande de eleitores. Eles vão se dispersar.

      Pedro Cândido Aguarrara

      18/05/2018 - 15h36

      Não vão não, Miguel!!! É que você não entende o PT e o eleitor do PT.

      O PT não é um partido anacrônico como os demais que foram criados DE CIMA PARA BAIXO!!

      O PT foi criado de baixo pra cima e nunca teve caciques!!

      PT é diferente e o eleitor do PT é FIEL.

      Não se iluda. Lula tem 35 milhões de votos e vai recebê-los ou descarregá-los no momento CERTO!!

      Sandro

      18/05/2018 - 20h13

      Eu era eleitor assíduo do PT até a última eleição. Depois desse show de intolerância contra Ciro Gomes, ver a militância petista tentar fazer o mesmo que fizeram com Marina, Heloisa, Luciana, Randolfe, entre outros, eu descobri que sou de esquerda, e não petista. Não fale por todos, está enganado. Meus amigos e familiares tb estão indignados com a militância que não fala mais de planos de governo, pelo contrário, ficam despejando ódio e intolerância contra aqueles que sempre estiveram ao lado. Pra mim já deu. Decepção total com a militância petista! O dia que o PT fizer uma autocrítica séria, quem sabe a gente volta a conversar. Como bem disse o Ciro: “Que fiquem com o Renan”

    Luis

    18/05/2018 - 17h07

    É isso mesmo, não posso afirmar do total, mas meu voto é do Lula. o da minha esposa também, meu sogro e outros mais está associado ao Lula. Se ele não puder e pedir meu voto para qualquer candidato do campo progressista, eu voto. Mais feliz em alguns ou mais triste em outros, porém eu votaria sim a seu pedido. Votei na Dilma e continuo afirmando que o golpe já havia começado antes dessa reeleição, elegeram o Cunha, aí danou-se. Ele fez o possível e o impossível para desestruturar o governo e conseguiu diante dos erros da Dilma em inclinar-se mais para a direita achando que os agradaria, devia ter comprado a briga e colocado gente de esquerda e deixar para o povo vigiar o congresso, colocando medidas que realmente melhorassem as condições do povão e deixar o congresso se lascar em impopularidade e impossibilidade de sair as ruas. Mas enfim, estamos aqui, no eterno Dejavu desse Brasil feito para ricos.

Aluisio Gomes

18/05/2018 - 12h53

Se deixarmos a candidatura de Lula de lado, nesse momento, corremos grande risco da esquerda não ter uma candidatura razoável e com boas condições de 2º. turno, pois os votos de Lula serão pulverizados entre os demais de esquerda. Pois bem, pensando dessa forma, vamos deixar para um futuro próximo, fazendo com que a manutenção do eleitorado de esquerda se mantenha unido e, assim, na possibilidade do TSE antecipar esse outro golpe na democracia, aí sim, demonstraremos nossa união na construção de uma candidatura que simbolize essa unificação esquerdista. São significativos e fundamentais, que o eleitorado de Lula e, consequentemente, do PT, estejam, também, conscientes que o que está em jogo nessa atual circunstância, não são os egos partidários e, sim, o destino desse país.

Luiz

18/05/2018 - 12h49

Vão ter que cassar centenas de políticos então. Quero até ver esse circo pegar fogo.

Oil

18/05/2018 - 12h30

WTI Crude Oil $71.49

Brent Crude Oil $79.30

    Luis

    18/05/2018 - 17h09

    Tá todo mundo feliz? Quanto a gasolina aumentou desde a saída da Dilma? Toda semana é um preço diferente? As panelas estão cheias agora? Seguidores de patos amarelos, por favor, da próxima vez sigam os elefantes cor de rosa.

      César Augusto Sandri

      18/05/2018 - 22h28

      Vc tem que dizer isso num blog da direita.

    Zabel

    18/05/2018 - 17h44

    Os golpistas estão entregando nosso passaport para o futuro e o povo brasileiro vai ficar sem nada.
    O milico sem vergonha bozonazi agora diz que a amazonia não é do Brasil.
    CANALHAS.


Leia mais

Recentes

Recentes