Menu

Desunida, brigando entre si, esquerda vai entrar derrotada nas eleições de 2018

O alerta de Capelli bem que poderia sensibilizar alguns dirigentes partidários, quadros e militantes… *** Frente ampla derrotada? Por Ricardo Capelli A sonhada Frente Ampla seria uma coalizão política nucleada pela unidade da esquerda, formando um pólo capaz de atrair parcelas do centro e forças mais amplas da sociedade. A cristalização de duas candidaturas do […]

80 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O alerta de Capelli bem que poderia sensibilizar alguns dirigentes partidários, quadros e militantes…

***

Frente ampla derrotada?

Por Ricardo Capelli

A sonhada Frente Ampla seria uma coalizão política nucleada pela unidade da esquerda, formando um pólo capaz de atrair parcelas do centro e forças mais amplas da sociedade.

A cristalização de duas candidaturas do campo progressista indica que este caminho parece cada vez mais improvável. A pancadaria entre o PT e Ciro está a todo vapor, um apostando no isolamento do outro.

Os pedetistas culpam o hegemonismo petista. Apontam o dedo para os erros cometidos pelo PT em seus governos. Como maior força do campo, o PT reivindica a liderança da frente. Lula é o maior líder e principal cabo eleitoral do pleito.

Como sabe que não irá longe isolado e tem consciência do poder de pressão do PT sobre a esquerda, Ciro vai atrás do Centrão e do DEM.

Os petistas batem pesado e acusam Ciro de não ser “de esquerda”. Não querem ninguém ciscando na sua “fatia do mercado”. O programa apresentado pelo pedetista coloca no centro o enfrentamento ao capital financeiro e a defesa do projeto nacional de desenvolvimento.

Independentemente da identificação dos culpados, o fato é que a política de frente ampla parece derrotada.

Os sinais históricos não são nada promissores. A chegada da esquerda ao poder esteve diretamente ligada à sua capacidade de ampliação.

A flexibilidade tática, hoje demonizada por alguns é, de forma torta, apresentada como capitulação estratégica. Uma leitura equivocada da correlação de forças que sustenta visões baseadas apenas em vontades.

Esta situação pode levar o PSB à neutralidade. O apoio ao PT seria um pesado revés para Márcio França em São Paulo. O apoio ao PDT poderia decretar a derrota do PSB em Pernambuco, com a confirmação da petista Marília Arraes ao governo do estado.

No PT prevalece até aqui a política de frente de esquerda. Será difícil que algum partido aceite passar um cheque em branco para Lula assinar apenas em setembro.

Se acontecer, a ampliação da candidatura petista será uma boa novidade. Não conseguindo apoio de alguém mais amplo, o PT vai pressionar o PCdoB oferecendo a vice.

Manuela faz uma bela campanha. A candidatura própria até o fim seria uma novidade para o PCdoB. Num quadro de iminente fragmentação, o que fazer?

Candidatura própria, Ciro ou quem Lula indicar em setembro? Orientar-se pela busca de identidade própria, afinidade programática, pela leitura da correlação de forças ou agir pragmaticamente pensando nas melhores condições para os candidatos comunistas no pleito?

Marina continua sua saga de candidata forte nas pesquisas sem partido viável.

A tendência do DEM é o apoio ao PSDB. PTB e PSD devem seguir o mesmo caminho. O MDB continua com seu “Cristiano” Meirelles. O PRB deve ter candidato. O PR, segundo seu presidente, está dividido entre Bolsonaro e Lula. O PP flerta com Ciro. Aldo Rebelo, do Solidariedade, tenta virar a opção do Centrão. Se não vingar, Solidariedade e PP ficarão entre Alckmin e Ciro.

Bolsonaro joga certinho. Com a Lava Jato nos calcanhares de um Alckmin esquálido, é presença cada vez mais provável no segundo turno.

Não irá a debates no primeiro turno. Evitará tropeços e reforçará sua imagem de “negação da política”, “anti-establishment”. Divide a batalha estrategicamente em duas etapas e sonha com o PT no segundo turno. Curiosamente, o PT também sonha enfrentá-lo.

Uma ameaça fascista rondando e a esquerda dividida, trocando tapas. Nem crianças enjauladas em pleno século XXI no “país da liberdade” parecem sensibilizar os partidos progressistas.

A derrota da política de frente ampla é um grave e perigoso retrocesso. Só nos resta rezar para que um desastre civilizacional não esteja a caminho.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

HUMBERTO

17/10/2018 - 11h31

VAMOS VOLTAR NO INICIO :
QUEM MATOU CELSO DANIEL E AS 7 TESTEMUNHAS ???
SE TIVESSE DESCOBERTO NADA DISSO ESTARIA ACONTECENDO.
PS: AULA DE MORAL E CÍVICA A PARTIR DE JANEIRO.

Raul Capablanca

27/06/2018 - 17h56

Estão errados todos que apoiam Ciro em detrimento de dar força a Lula.

antipaneleiro

26/06/2018 - 00h22

A especialidade do Ciro parece ser mesmo a de desunir! Transitou por não sei quantos partidos, falou grosso contra o golpe, mas não conseguiu conter votos do seu próprio partido a favor da estupidez. Ou seja, se discurso bonito e conhecimento científico valessem algo, eu votaria no meu professor de sociologia. Mas no mundo real da política, é preciso ter habilidade para governar. Imaginem o Ciro presidente tentando revogar a reforma trabalhista ou a entrega do petróleo e o PDT (DEM, PP, e demais “ciristas” de ocasião) votando contra ele no congresso!

    Hairy Heart

    26/06/2018 - 11h52

    Foi Ciro quem desuniu as esquerdas ???
    Quer dizer então que o PT pode fazer a lambança que for no poder e não pode ser criticado por isso ???
    Não se pode mais mostrar ou falar sobre os erros do PT ???
    Lula está acima do bem e do mal ???
    .
    Por desunião, pergunte ao “líder” boquirroto do PCO (Rui Costa Pimenta) como é a arte de fazer a cabecinha de petistas menos esclarecidos, convencendo-os que Ciro é de direita !!!
    .
    Isto lá de onde venho se chama censura e já fica bem no limite de uma ditadura partidária, pois condena-se à execração pública quem criticar os erros de um partido que se auto intitula “dominante” da esquerda…
    .
    Enxerguem-se, petistas…

      Curiosinho

      26/06/2018 - 16h10

      Ô dos cafundó! não confunda alhos com bugalhos nem laço de funda com bafo de bunda!
      Paiê!

Lindolfo

25/06/2018 - 18h50

Colocar Ciro Gomes como uma opção para o campo progressista é Fake News.

    Lucas Franca

    25/06/2018 - 19h20

    Colocar LULA como opcao pra o campo progressita eh FAKE NEWS!

    Hairy Heart

    26/06/2018 - 11h53

    Sim… claro…. para quem tem como opção o BolsoLIXO, seu pensamento está corretíssimo..

Alan Cepile

25/06/2018 - 18h26

Tá pintando o seguinte:

2º turno entre bolsonaro e marina com os lulistas esbravejando que Ciro não é de esquerda, coronel, sargento, xiita…. enfim, contribuindo bastante para a democracia…

    Quero-quero

    25/06/2018 - 18h42

    Lula presidente! Lula livre!
    ( ai que medinho, tá assustando muito, para…! )
    quééééééééééé quéééééééééééééé quééééééééééé

      Alan Cepile

      25/06/2018 - 18h50

      Ah vambora! Se é pra escolher alguém pra presidente que O MUNDO sabe que não será candidato, bora escolher o Pato Donald, pelo menos é mais simpático rsrsrsrsrs

        zuleica jorgensen malta nascimento

        27/06/2018 - 22h51

        Incrível como um blog que sempre se dedicou ao debate político virou um campo de batalha entre ciristas e lulistas. Ninguém aqui fala mais de golpe, de soberania, de entrega de nossas riquezas, de dominação pelo imperialismo, do retorno à condição de colônia, de precarização do trabalho e empobrecimento da população.
        Não vejo aqui nenhuma proposta contra o golpe, parecendo que todos acham, como aquele petista traíra do Humberto Costa, que é preciso virar a página.
        E o pior, ninguém consegue entender a dinâmica do golpe, que pretende alijar a esquerda do poder para sempre. E há ainda os “fantasiosos” que creem que Ciro irá implementar um governo de esquerda, sem sofrer nenhuma represália pelo Império. Sem contar que, se Ciro ganhar, será em cima da destruição da única candidatura popular, que está apenas anos luz à frente de qualquer outro nas intenções de voto.
        Lula está preso? Está mesmo e por culpa de um processo farsesco, montado na medida exata para afastá-lo das eleições, especificamente porque é o único candidato que poderia (poderá, espero!!) governar com força suficiente para levar adiante o processo de redemocratização do Brasil.
        Não creio que alguém que só poderia se eleger se Lula não estivesse no páreo, possa ter força suficiente para essa tarefa.
        União da esquerda? Quando, onde, como, com quem? Nunca se viu isso em lugar algum mas essa é a desculpa perfeita dos que estão atrás mas esperam que chovam em seus colos os votos do que está na frente. Lutar para que Lula saia da prisão e possa concorrer deveria ser o principal objetivo dessa tal “união de esquerda”. Uma efetiva luta contra o Golpe que sofremos.
        Mas como disse um certo candidato: o Brasil não suporta mais um governo de esquerda.
        Simples assim.

          Miguel do Rosário

          28/06/2018 - 09h17

          Zuleica, não seja injusta. O golpe, a entrega das nossas riquezas, ainda são os principais temas do blog. Você está tirando discussões pontuais, de alguns posts, como se fossem o todo.

GIOVANI BARBOSA JUNIOR

25/06/2018 - 18h07

A ESQUERDA continua UNIDA. Os dissidentes e amotinados foram que caíram fora.

Crístian Rosa

25/06/2018 - 17h55

Uma lástima um intelectual da envergadura deste autor se reduzindo à condição de cabo eleitoral do Coronel Ciro Gomes… Vira o disco, Miguel. Pelo bem da Esquerda.

    Miguel do Rosário

    25/06/2018 - 18h26

    Cristian, faltam 100 dias para eleição. Quer que eu fale de que? De culinária? Detalhe: o artigo aí não é meu. É do Capelli. É um texto que fala de união. O que isso tem de “cabo eleitoral”?

joao barbosa

25/06/2018 - 17h45

MEU AMIGO É LULA OU NADA,AGORA VOTAR EM CANDIDATO FINGINDO QUE É DE ESQUERDA ,AÍ NÃO.
ATÉ PORQUE NÃO VAI RESOLVER.ACORDA SÓ O LULA RESOLVE.
AGORA, VOÇÊ TÁ PREOCUPADO QUE ELE NÃO VAI SAIR,DEIXA A MIDIA E O JUDICIÁRIO SE AFUNDAREM , E UMA PARCELA DA POPULAÇÃO,AÍ ELA VAI ENXERGAR OS VERDADEIROS CULPADOS.E TEM MAIS O PT NÃO TEM QUE LANÇAR OUTRO CANDIDATO NÃO,É O LULA OU NADA,PARA RESTAURAR A DEMOCRACIA,E ELE SABE DISTO.

Ajsbuarque@ig.com

25/06/2018 - 16h06

LULA LIVRE!

É Lula ou nada!

É Lula ou quem ele indicar. Este certamente estará no segundo turno das eleições presidenciais!

Tera o apoio das Forças Democráticas e do Povo Brasileiro!

Caberá ao Ciro Gomes se posicionar.
Nunca vi um candidato com miseros 9 p.p. querer emparedar quem tem 30 p.p.!

    Hairy Heart

    26/06/2018 - 12h01

    Não precisa e Ciro não está emparedando o Lula, filha…
    Foi o próprio Lula que “se emparedou” com as escolhas ERRADAS que fez no passado…
    Escolhas ERRADAS nos ministérios, no STF, nas estatais, na vice-presidência, etc !!!
    .
    E se entregou de mão beijada para o Moro sem expressar qualquer reação confiando (quaquaquaqua) na Justiça, que está cada dia mais se mostrando como parte bastante ativa do GOLPE (isso já alertado lá atrás pelo Ciro quando sugeriu removê-lo para uma embaixada amiga)…
    .
    Mas não… a petezada preferiu seguir o republicanismo TOSCO de seu Lula e nutrir “esperanças” nas instituições… Pásmem, esperanças de livramento de Lula pelas mesmas instituições que o predeu !!!!
    .
    Isso lá de onde eu venho não é ter esperança… é ser muito BURRO mesmo !!!
    .
    E a petezada comprando a ideia estúpida do boquirroto do PCO (Rui Costa Pimenta) com a ideia de Lula ou nada… Então teremos nada (BolsoLIXO presidente), parabéns petezada !!!!!

    Paulo

    25/06/2018 - 15h35

    Que massa! Cirocídio agora já pode contar com a divulgação de seu programa na coluna da Monica Bergamo da golpista Folha de S Paulo. Ah e tem a Miriam Leitão na Globo.

    Aí tem… só cego e apaixonado não enxergam.

      CezarRM

      25/06/2018 - 15h50

      Monica Bergamo essa que deu várias dessas notinhas favoráveis ao Lula e Dilma. Qual o problema?

        Paulo

        25/06/2018 - 16h00

        Vai negar agora qual é o perfil da Folha? Kkkkk Melhore, senhor!

        “Notinhas favoráveis” a Lula? Como por exemplo, uma das mais recentes dizer que Lula não suportaria a prisão e que estava deprimido?
        E mais, Cezar, estamos em véspera de eleições, qualquer publicação política no jornalismo não será mera coincidência. Se sua paixão por Ciro impede sua visão crítica da Folha de S Paulo, o problema não é meu.

          CezarRM

          25/06/2018 - 17h09

          Ah meu caro, você vai me dar o trabalho de procurar as colunas da Bergamo favoráveis ao Lula e Dilma, sério isso? Você não é sério cara, eu estou tentando discutir coisa séria e você teimando com os fatos, exatamente igual ao que a direita faz, é difícil viu…

          Paulo

          25/06/2018 - 18h16

          Vou repetir, talvez vc compreenda de uma segunda vez:

          ” Cezar, estamos em véspera de eleições, qualquer publicação política no jornalismo não será mera coincidência. Se sua paixão por Ciro impede sua visão crítica da Folha de S Paulo, o problema não é meu”.

          PS: Ciro não é confiável, não possui identidade politica, é o cigano da politica brasileira, e ora ataca Lula, ora ama Lula. Gente assim pode ser um perigo porque seduz e depois pode trair. Ciro parece ser assim.

          Paulo

          25/06/2018 - 18h35

          Vou repetir, talvez vc compreenda de uma TERCEIRA vez:
          JORNALISMO GOLPISTA E VÉSPERA DE ELEIÇÕES

          ” Cezar, estamos em véspera de eleições, qualquer publicação política no jornalismo não será mera coincidência. Se sua paixão por Ciro impede sua visão crítica da Folha de S Paulo, o problema não é meu”.

          PS: Ciro não é confiável, não possui identidade politica, é o cigano da politica brasileira, e ora ataca Lula, ora ama Lula. Gente assim pode ser um perigo porque seduz e depois pode trair. Ciro parece ser assim.

          Hairy Heart

          26/06/2018 - 12h16

          Como é que é ?!?!?!
          Um petista falando de “paixões” dos outros ?!?!?!
          .
          Qual o sentimento que a petistas nutrem por Lula, que mesmo sabidamente inelegível e preso, ainda o cultuam como “candidato” (que JAMAIS será) ???
          .
          Quer mais ausência total de razão que isso ???
          Quer mais paixão que isso ???

Cezar R M

25/06/2018 - 14h54

Todos essa estória rocambolesca me traz a imagem do PT como uma estrela agonizante e o PCdoB como uma estrela surgida após uma supernova. Se o PT se tornará uma nova ou um buraco negro, só o tempo e a batalha com a gravidade dirão. Meu voto é Ciro e no legislativo é PCdoB de cabo a rabo!

    Paulo

    25/06/2018 - 15h41

    A realidade É, ainda bem, diferente de suas impressões.

    Segundo pesquisa de abril, o PT é o maior partido de preferência nacional, com 20% de prefrÊncia, atrás vem, pasme, o MDB 5% e o PSDB em terceiro, com 3%. Portanto qual partido tem maior poder de influência? Vote em quem quiser, mas negar a realidade apenas porque está fixado no Ciro, aí é demais. Passa logo outubro, se não muitos brasileiros e cirocidas vão pirar. rs

    Quem está agonizando mesmo?

      CezarRM

      25/06/2018 - 15h53

      Seus dados eu sei de cor meu camarada. Não muda em nada a imagem que tenho a partir do que está sendo feito nessas eleições. Veremos como ficará a filiação ao PT se a direita se estabelecer de vez, por culpa do PT. E meu caro, se o plano B do PT for ao segundo turno, fico com o plano B do PT. não me tome pelo lado de quem não fico.

        Paulo

        25/06/2018 - 16h03

        Então não se vc sabe de cor os dados que mencionei, porque o desespero? Tá comendo muita pilha do Miguel ou vc é apenas um robô tentando tirar votos do PT par Ciro?

          Cezar R M

          25/06/2018 - 17h50

          Simplesmente porque o PT apesar de ser o partido da preferência nacional, não tem candidato! As escolhas são muito mais personalíssimas no candidato do que no partido em si, por isso gostaria que o candidato que entendo melhor traduzir a centro-esquerda, se alinhe com o maior partido de centro-esquerda na América Latina e juntos, ganhem essa porra de eleição, escurracem a direita e libertem o Lula. Sérioque vocês não enxergam a óbvia vitória do Lula numa eleição do Ciro apoiado por ele???? Essa dobradinha era O MAIOR PESADELO DOS MBLS´s E QUETAIS.

          Quero-quero

          25/06/2018 - 18h19

          Lula Livre! Lula presidente!
          Nada de Ciro nem no segundo turno.
          Sem Lula a cobra vai fumar!
          qué qué qué qué qué qué quéééééééééééé

          Paulo

          25/06/2018 - 18h21

          O que eu entendo é que o nome indicado para substituir Lula terá muita força para concorrer e chegar ao segundo turno. Não tem cabimento este desespero em torno de Ciro que não ultrapassa 11% . Pare de choramingar, e aceite que esta pretensa união progressista só ocorrerá no segundo turno. Trate de defender seu candidato e pare de querer obrigar o PT ou seus eleitores a correrem atrás de uma pessoa que te um projeto pessoal de ser presidente. pode notar que Ciro não quer ser vice de ninguém, ele quer a presidência, Vai morrer na praia esse boquirroto.

    Hairy Heart

    26/06/2018 - 12h17

    Estou contigo !!!
    #Ciro12

Paulo

25/06/2018 - 14h44

Não adianta, Miguel, essa união em torno de Cirocídio não vai rolar. O cabra é escorregadio, muda o discurso como quem muda de partido. Ops, ele muda de partido também. Quer apostar que em breve, após ser derrotado, ele irá sair do PDT?

Mas não se aperrei Miguel, a união ocorrerá no segundo turno, só que em torno de um nome mais confiável, na chapa do PT. Não embarcaremos na canoa furada de Cirocídio, Rodrigo Maia e Paulinho da Farsa.

    JOAO BATISTA

    25/06/2018 - 15h02

    Aguarde um pouco mais… A soberba é péssima conselheira.

      Paulo

      25/06/2018 - 15h45

      Ué, cara, vc está torcendo contra só para provar que tem razão?

      Cara, até agora todas as pesquisas mostram a força do PT, que tem a maior preferencia dos partidos nacionais e a força de Lula, que mesmo preso segue sendo o personagem mais importante dessas eleições. Ciro sozinho não chega em lugar algum, e por culpa própria, por despertar desconfiança toda vez que abra a boca.

raul barroso

25/06/2018 - 14h33

Quem acredita que o “drible da vaca” Ciro vai dar certo conforme nosso blogueiro apregoa? O PT cometeu o mesmo erro e olha no que deu.

Benoit

25/06/2018 - 14h10

Como disse ontem ou anteontem num comentário escrito já quando o artigo estava indo para baixo, uma candidatura do Lula ou de outro representante do PT poderia ser um erro. O PT é o Lula e outros candidatos não têm o apêlo do Lula e nem são conhecidos como ele. Uma derrota do Lula ou de outro candidato do PT significaria uma derrota da esquerda e, pior do que isso, a legitimação definitiva do golpe. A situação do Lula ficaria bastante precária, um projeto de esquerda se tornaria inviável por muito tempo. Caso o Lula concorresse e ganhasse as eleições, ele dificilmente teria condições de governar. A polarização em torno dele significaria que muitos fariam tudo para o governo dele fracassar, enquanto os outros esperariam um milagre intantâneo dele. Assim como a direita achava que bastava tirar a Dilma Rousseff para tudo melhorar, partes da esquerda petista acham que basta por o Lula no governo para de repente tudo virar uma maravilha. O problema é que a situação é mais dificil do que as pessoas estão pensando e a recuperação do país vai demorar mais tempo do que a paciência das pessoas está disposta a esperar no caso de um governo do PT. Um governo do Lula poderia acabar como o da Dilma Rousseff.

O Ciro como candidato teria algumas vantagens. Se ele ganhasse as eleições teria mais chances de poder fazer um governo mais tranquilo porque as expectativas são mais baixas e porque a hostilidade é bem menor com relação a ele. Uma derrota dele também não teria consequências tão negativas para a esquerda. O Ciro não simboliza a esquerda como o Lula. Uma derrota significaria apenas que a luta contra o golpe e pela liberdade do Lula teria que continuar. Acredito em todo caso que ele tenha mais chances de ganhar as eleições do que um candidato menos conhecido do PT, um partido que provoca resistências da classe média. Um bom governo dele daria de novo vigor à esquerda. Ele cancelaria as piores medidas do governo atual, estabilizaria a situação e abriria perspectivas futuras para mais medidas de esquerda.

    Quero-quero

    26/06/2018 - 16h02

    Papai Noel… o sino gemeu… e a gente ficou… como quem sofreu…
    Eu pensei que todo mundo fosse Ciro de Papai Noel…
    … brincadeira de papel! E dá-lhe gráficos!

Mikey Zhoou

25/06/2018 - 13h54

https://www.youtube.com/watch?v=_YHeT11Yc9Y

Luis Castro

25/06/2018 - 13h15

Venho dizendo aqui que a direita agora quer pautar a esquerda, inclusive escolhendo a candidatura de “esquerda” de sua preferência para enfrentar o candidato deles golpistas. Como já frisei antes, o Bolsonaro não é o candidato dos sonhos da direita, assim como não era
Janio Quadros na eleição de 1960, mas era o único capaz de derrotar como fez o trabalhismo varguista. O mesmo aconteceu com Collor também não era o preferido mais era o único capaz de derrotar como fez a esquerda(Brizola e Lula). Agora a historia se repete e a direita percebe que só Bolsonaro pode fazer frente a candidatura de esquerda. Dessa realidade começa a direita pautar e isso fica mais evidente quando Miriam Leitão porta-voz dos Marinhos começa sua coluna dizendo que Ciro é palatável só precisa se controlar mais e não se indispor com gente sem expressão política como o vereador Holiday. Para os golpistas o grande desafio é derrotar o PT e o candidato indicado por Lula já que eles dão como certo o seu impedimento e para isso a direita conta com a ajuda de Marina e Ciro.

Antonio

25/06/2018 - 12h56

Os explorados no Brasil são a maioria mas a esquerda é a minoria. Houve uma oportunidade histórica para os Brasileiros tomarem consciência de classe. A oportunidade perdeu-se com alianças estapafurdias (oportunistas) com a direita e o capital. A esquerda continuará por muitos e maus anos a ser minoritária no Brasil. Mesmo depois destes últimos dois anos de regressão e miséria ninguém vai conseguir governar sem a direita. Ou vocês acham que Temer e seus muchachos são esquerda? Lula o reformador nunca fará uma revolução e só uma revolução pode resolver as feridas sociais profundas do país.

Antonio Bragiato

25/06/2018 - 12h47

Ciro deu muito tiro no pé e munição para aqueles que estão mais preocupados com sua sobrevivência política do que com uma gitória da esquerda. Não ter ido a São Bernardo foi um erro primário! Só espero que o PT não inviabilize seu apoio no 2o turno.

    Lima

    25/06/2018 - 14h02

    Ainda com essa História? Ciro estava no exterior com o vice presidente do PT, Haddad é Flávio Dino. Por que não cobram destes outros que também se teletransportassem pra São José dos Campos?

    JOAO BATISTA

    25/06/2018 - 15h21

    Acalmando ânimos em definitivo: o PT não precisa de Ciro e Ciro não precisa do PT. Aquele não chegar ao segundo turno não apoia o que chegou, liberando seus eleitores para votar em quem quiser.

Dio

25/06/2018 - 12h43

“… o centro é um ponto imaginário da geometria. O centro só existe como ficção intelectual. Quem está tentando se organizar é a direita.” (GOMES, Ciro. maio de 2018)
Como será essa frente ampla de esquerda composta pela direita?

Wilton Santos

25/06/2018 - 12h38

O Ciro Gomes é muito arrogante para liderar a esquerda. Se ele tomasse a iniciativa de estabelecer diálogo com o PT seria tudo mais fácil. Ao invés disso fica atacando o principal partido de esquerda do país e seu líder que tem 30% das intenções de votos. O que o Ciro Gomes quer é que o PT e o Lula se rastejem diante dele implorando para ser seu vice.

Como bem definiu o Lula: “o Ciro é um bom quadro, mas não é um líder”. Se o Ciro tivesse se oferecido como vice do Lula, hoje certamente seria apoiado não só pelo Lula, mas dos dirigentes e militância petistas. Ocorre que ele fez tudo contrário, fez ataques gratuitos ao PT o que criou muito ressentimento que dificultará eventuais alianças.

O Ciro é um desastre como liderança política. Ele está preocupado exclusivamente com sua imagem e seu projeto pessoal de ser presidente. Um dos piores defeitos de uma pessoa é a arrogância. Só quem convive com gente arrogante sabe como é desagradável esse tipo de pessoa. O Ciro é uma pessoa extremamente arrogante e explosiva, será um alvo fácil para jornalistas que adoram ver políticos perdendo a compostura e descambando para a baixaria.

Qualquer agitador mirim do MBL consegue tirar o Ciro do sério. Quando começar as campanhas para valer o Ciro vai se inviabilizar sozinho como nas últimas eleições. Ele é completamente desequilibrado. É difícil levar o Ciro a sério.

Antonio Passos

25/06/2018 - 12h05

Só existe UMA união possível da esquerda: em torno daquele que foi o MAIOR presidente da história do Brasil e que hoje é o LÍDER das pesquisas. Fora isso, é traição ao povo, oportunismo.

Nilson Moura Messias

25/06/2018 - 11h53

Voto Lula, ou um filiado do PT, de preferência Celso Amorim. Nada de apoio ao direitista Ciro, nem vice do PC do B. As análises do capas preta dos “comunistas”, são iguais do cafezinho do ciro. Sem relevância.

Alan Cepile

25/06/2018 - 11h45

Brasil 247 vencendo a luta para entregar a presidência para a direita.

2º turno entre Bolsonaro e Marina será o fim dos tempos, o último a sair apague a luz.

VALEU ATTUCH!!!!

    JC

    25/06/2018 - 13h04

    Eles já colocaram na ponta do lápis e viram que ganham mais com a militância ensandecida do que com os tempos de águas mais calma em que um governo progressista consegue avançar na conquista de direitos da população. O estado de golpe deve ter feito bombar os acessos dos caras. Daí que pouco importa se a esquerda ganha ou perde. Desde que os radicais continuem mobilizados em torno de algo cada vez mais utópico.

      Cezar R M

      25/06/2018 - 13h50

      Bingo!

      Marcos

      25/06/2018 - 14h09

      “Governo progressista” numa ampla aliança em que quase todos os partidos votaram pelo golpe, e no qual o cabeça de chapa recentemente votou a favor da entrega do pré-sal.

      Orwelliana demais essa sua intervenção, senhor robô.

        Cezar R M

        25/06/2018 - 14h47

        Basta o PT estender a mão e acaba com isso.

      Quero-quero

      26/06/2018 - 15h55

      Que raciocínio mais doidinho.. bhá… meu…

    Paulo

    25/06/2018 - 15h56

    Alan, a Monica Bergamo, da Folha, fez o “favor” ao Ciro de publicar suas ideias de programa econômico. A Folha de S Paulo não foi legal com o Ciro? Uma “fofa” desinteressada ela e o jornaleco golpista,

    A Miriam Leitão dedicou sua “colona” na Globo para criticar e pontuar o que poderia ser melhorado em Ciro. Coincidências? Não, na política e no jornalismo político não existe coincidências. Existem interesses.

    Repito: Aí tem….

      Alan Cepile

      25/06/2018 - 18h17

      Paulo, desculpe, se me permite dizer achei sua análise, pautada em veículos de fake news, bastante superficial. Monica Bergamo é uma bate a assopra do caramba, aparentemente não gosta da direita (será?) mas tem que agradar o patrão, e Miriam Leitão é dose né, nem vale comentar…

      Programa de governo do Ciro? Bom, primeiro que ele nem existe ainda, está em construção, mas o que dá pra avaliar é a linha que o Ciro irá seguir, que, diga-se de passagem, é disparada a melhor embasada de todos os pré candidatos até agora, pois já se posicionou firmemente sobre várias situações, pra isso não precisa ler a Folha e nem assistir a Globo News, basta ir ao youtube e ver os 8478 vídeos do Ciro, e o que é melhor, ele falando, e não jornalistas de caráter bem duvidoso falando do Ciro, percebe a diferença?

        Paulo

        25/06/2018 - 18h30

        Discordo. Monica Bergamo é um dos nomes de mais destaques da Folha, por isso, ela é meio porta-voz da linha editorial do jornal. E quando falei do “programa de governo”, de Ciro, destacado pela Folha, foi apenas força de expressão sobre as ideias dele para economia. Claro que sei que TODOS os programas de TODOS os candidatos está em fase de elaboração ainda. O programa do PT ficará pronto esta semana.

        E se vc não acha estranho duas colunistas dos jornais golpistas de maior circulação pautarem Ciro Gomes (e não propriamente para falar mal, mas para dar destaque as propostas, e no caso da Miriam Leitão, para pontuar possíveis correções no pré-candidato) , acho que vc está bancando o inocente aqui e n]ao tá vendo que estão comunicando a Ciro que ele pode vir a ser um candidato “palatável” . É esperar para conferir.

        E digo isso a todo cirominion: gente, parem de desespero, o campo progressista vai ter um nome no segundo turno. Só não será Ciro porque ele se queimou muito mostrando duas faces.

          Alan Cepile

          26/06/2018 - 15h28

          Ao falar da Monica vc deve ter se referido a algum outro comentário… Eu disse que ela é uma bate assopra que tem que agradar o patrão, já vc falou da representatividade dela na empresa que trabalha, não entendi a relação, mas não é importante.

          Tá rezando direitinho a cartilha do Brasil 247 heim… rs

          E essa sua bola de cristal que te fala até quem não vai estar no 2º turno já te falou que o Lula não será candidato e que o PT tá perdendo um tempo precioso? Ou ainda não???…

        Quero-quero

        25/06/2018 - 18h47

        ” que irá seguir… ”
        Em que nuvem você existe ?
        Lá se advinha o futuro assim ?
        Não percebe que assim não engana nem bocó ?
        Convenhamos!

El Bartho

25/06/2018 - 11h44

Eu não me preocupo, aguardo a decisão do LULA e vou segui-la. Se a esquerda e o povo acreditarem que a conciliação é o melhor caminho, tem um bom ditado: cada um faz o que quer e tem o que merece. Mas uma coisa é certa depois das eleições o Brasil não será o mesmo, de um jeito ou de outro.

Gabriel Soares

25/06/2018 - 11h23

O 247 é igual comentarista de futebol ⚽️ que é apaixonado pelo time chegar a ser patético não ? consegui analisa o senário e insufrado pelo Rui Costa Pimenta ? que nunca foi nada na vida divide o campo progressista

Fabio

25/06/2018 - 10h46

Eu voto Lula ou quem ele indicar.

    Esmeraldo Cabreira

    25/06/2018 - 10h51

    ESPERAR A HORA CERTA DE EXPOR AS ARMAS… ESCOLHER HORA E TERRENO SÃO FUNDAMENTOS BÁSICOS DO BOM COMBATE!
    LULA SABERÁ DEFINIR SEU CANDIDATO À VICE-PRESIDENTE, E COM ISSO ESTABELECERÁ A CORREÇÃO DO MOMENTO DE ENTRAR EM COMBATE ELEITORAL!
    OUTROS JÁ QUEIMARAM A LARGADA E ARRUINARAM SUAS EXPECTATIVAS!
    NERVOS DE AÇO E COERÊNCIA IDEOLÓGICA!
    LULA LIVRE!
    PT 2018!
    TRANQUILITO NO MÁÁÁÁSSSSS!

      PT vai eleger o Fascismo!

      25/06/2018 - 12h22

      Ah sim, Lula saberá definir candidato assim como ele soube definir sucessora e o vice que deu o glope. Não é mesmo? Lula é infalível, é um gênio. Não precisa raciocinar. É só seguir cegamente o que Lula manda que tudo dará certo. Vou votar no poste do Lula pq é isso que o Brasil precisa. De um POSTE!

        Jorge

        25/06/2018 - 13h56

        Depois os esquerdistas acham ruim quando dizem que eles elegeram o Temer… É o famoso voto de cabresto, ou melhor, voto com o estômago, e não com a cabeça.

Leandro_O

25/06/2018 - 10h35

Tem gente que tem certeza absoluta de que haverá revolução do proletariado no Brasil, gente inclusive que disse as mesmas coisas em 2002, e por isso não apoiou o PT. Não só acreditam na tal revolução, mas também são seguros de que tornarão a coisa de tal modo que será estabelecido um governo do proletariado. Só no Brasil. Nem a China, que foi obrigada a entrar no sistema internacional ocidental, agora que aprendeu a jogar o jogo, se dá ao luxo de abrir mão das regras impostas de um mercado altamente globalizado. Mas beleza, vão lá com suas vaidades, uns achando mais imperadores que outros (como diria o Brizola quando foi conhecer uma certa figura sindicalista do Estado de São Paulo).

Menestrel

25/06/2018 - 10h32

José Reinaldo Carvalho , uma figura histórica do PCdoB que não capitula. Os capituladores do partido cometerão suicídio político apoiando Ciro e perderão toda a militância além de rachar o Partido.
https://pcdob.org.br/noticias/lula-e-o-nome-da-unidade-por-jose-reinaldo-carvalho/

    JOAO BATISTA

    25/06/2018 - 15h14

    Fique tranquilo, o PT se basta. Não precisa de ninguém.

Álvaro

25/06/2018 - 10h14

Estão perdendo tempo. A decisão é de Lula, não é do PT. Confiemos em sua sabedoria. Ele saberá decidir na hora certa

Quero-quero

25/06/2018 - 10h13

Lula Livre! Lula Presidente!
( Nenhuma palavrinha sobre os supostos vencedores, segundo essa bolinha de cristal, Sir. Miguel ? )

    Boeotorum Brasiliensis

    25/06/2018 - 11h43

    Para que a bola de cristal de Don Miguelito, escudeiro d’El Ciro, batesse em outra tecla seria preciso que captasse um canal esotérico que não aquele que diz que Lula e o PT têm que apoiar o seu cavaleiro sob o risco de dar a vitória para a direita.
    Eu até concordo que em dado momento poderá se mostrar necessário ao PT e aos demais partidos progressistas apoiarem Ciro. Mas, sem adesão completa e irrestrita e deixando espaço para descolar de seu governo se, também, necessário for. O fato é que Ciro não inspira confiança ao ponto de todo mundo entrar nesse barco sem, ao menos, uma boia daquelas de braço.
    Alianças pragmáticas nos levaram a Temer e cachorro picado de cobra tem medo de linguiça.

Cezar R M

25/06/2018 - 10h07

É tudo muito triste! Sofremos um golpe e demos a sorte dos golpistas serem esses patetas que aí estão, mas jogaremos tudo no lixo. Não perdoarei o PT jamais!

    Fehnelon

    25/06/2018 - 11h18

    Rsrs, entra na fila

      Marcos

      25/06/2018 - 14h16

      O cara fez uns 50 comentários pró-Ciro estilo copy-paste bolsonarista e aí vem pagar de isentão e fingir que alguma vez na vida apoiou o PT, igual ao pseudo-juiz do Rio, aquele tal de Bretas… Só rindo mesmo!

        Aliança Nacional Libertadora

        25/06/2018 - 14h29

        Já é sócio do cafezinho….o Lula pode sair…..veremos urubus, corvos e ravenas tossirem….resta continuar torcendo pelo golpe e suas condenações fraudulentas…..quem viabiliza o Testosterona até agora é a Lava Jato…..ele afaga Moro e afoga o Lula…..o golpe mostra muita coisa da lá……e de cá também….

        Cezar R M

        25/06/2018 - 14h57

        Vocês produzem não apenas fake News, mas fake coments…. é impressionante!


Leia mais

Recentes

Recentes