Comentários sobre o áudio vazado de André Esteves (BTG Pactual)

Entrevista de Lula aos blogueiros, no Instituto Lula. Foto: Ricardo Stuckert.

Lula agradece aos blogs pela luta contra as mentiras da grande mídia

Por Miguel do Rosário

27 de julho de 2018 : 08h55

No site do Lula

A PELEJA DA BLOGOSFERA PROGRESSISTA CONTRA AS MENTIRAS DA GRANDE MÍDIA (PLIM-PLIM)

Por LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
26 DE JULHO DE 2018 ÀS 22:02

A história ensina que numa guerra, a primeira vítima é a verdade. Encontro-me há mais de 100 dias na condição de preso político, sem qualquer crime cometido, pois nem na sentença o juiz consegue apontar qual ato eu fiz de errado. Isso porque setores da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, com apoio maciço da grande mídia, decidiram tratar-me como um inimigo a ser vencido a qualquer custo.

A guerra que travam não é contra a minha pessoa, mas contra a inclusão social que aconteceu nos meus mandatos, contra a soberania nacional exercida pelos meus governos. E a principal arma dos meus adversários sempre foi e continuará sendo a mentira, repetida mil vezes por suas poderosas antenas de transmissão.

Tenho sobrevivido a isso que encaro como uma provação, graças à boa memória, à solidariedade e ao carinho do povo brasileiro em geral.

Dentre as muitas manifestações de solidariedade, quero agradecer o espírito de luta dos homens e mulheres que fazem do jornalismo independente na internet uma trincheira de debate e verdade.

Desde que deixei a Presidência, com 87% de aprovação popular, a maior da história deste país, tenho sido vítima de uma campanha de difamação também sem paralelo na nossa história.

Trata-se, sabemos todos, da tentativa de apagar da memória do povo brasileiro a ideia de que é possível governar para todos, cuidando com especial carinho de quem mais precisa, e fazer o Brasil crescer, combatendo sem tréguas as desigualdades sociais e regionais históricas.

Foram dezenas de horas de Jornal Nacional e incontáveis manchetes dedicadas a espalhar mentiras – ou, para usar a linguagem da moda, fake news – contra mim, contra minha família e contra a ideia de que o Brasil poderia ser um país grande, soberano e justo.

Com base numa dessas mentiras, contada pelo jornal O Globo e transformada num processo sem pé nem cabeça, um juiz fez com que eu fosse condenado à prisão, por “ato indeterminado”, usando como pretexto a suposta posse de um imóvel “atribuído” a mim, do qual nunca fui dono.

Contra essa aliança espúria entre alguns procuradores e juízes e a mídia corporativa, a blogosfera progressista ousou insurgir-se. Sem poder contar com uma ínfima parcela dos recursos e dos meios à disposição dos grandes veículos alinhados ao golpe, esses homens e mulheres fazem Jornalismo. Questionam, debatem e apresentam diariamente ao povo brasileiro um poderoso contraponto à indústria da mentira.

Lutaram e continuam a lutar o bom combate, tendo muitas vezes apenas o apoio do próprio povo brasileiro, por meio de campanhas de financiamento coletivo (R$ 10 reais de uma pessoa, R$ 50 reais de outra).

Foram eles, por exemplo, que enfrentaram o silêncio da mídia e desvendaram as ligações da Globo com os paraísos fiscais, empresas de lavagem de dinheiro e a máfia da Fifa. Que demonstraram a cumplicidade de Sérgio Moro com a indústria das delações. Que denunciaram a entrega das riquezas do país aos interesses estrangeiros. Tudo com números e argumentos que sempre são censurados pela imprensa dos poderosos.

Por isso mesmo a imprensa independente é perseguida por setores do Judiciário, por meio de sentenças arbitrárias, como vem ocorrendo com tantos blogueiros, que não têm meios materiais de defesa. Enfrentam toda sorte de perseguições: tentativa de censura prévia, conduções coercitivas e condenações milionárias, entre outras formas de violência institucional.

E agora, numa investida mais sofisticada – mas não menos violenta – agências de “checagem” controladas pelos grandes grupos de imprensa “carimbam” as notícias independentes como “Fake News” e, dessa forma, bloqueiam sua presença nas redes sociais. O nome disso é censura.

Alguns desses homens e mulheres que pagam um alto preço por sua luta são jornalistas veteranos, com passagens brilhantes pela grande imprensa de outrora, outros sem qualquer vínculo anterior com o jornalismo, mas todos movidos por aquela que deveria ser a razão de existir da profissão: a busca pela verdade, a informação baseada em fatos e não em invencionices. Lutaram e lutam contra o pensamento único que a elite econômica tenta impor ao povo brasileiro.

Quantas derrotas nossos valentes Davis já não impuseram aos poderosos Golias? Quantas notícias ignoradas ou bloqueadas nos jornalões saíram pelos blogues, muitos deles com mais audiência que os sites dos jornalões?

Mesmo confinado na cela de uma prisão política, longe de meus filhos e amigos, impedido de abraçar e conversar com o povo brasileiro, tenho hoje aprovação maior e rejeição menor que meus adversários, que fracassaram no maior dos testes: melhorar a vida dos brasileiros.

Eles, que tantos crimes cometeram – grampos clandestinos no escritório de meus advogados, divulgação ilegal de conversas entre mim e a presidenta Dilma, todo o sofrimento imposto à minha família, entre muitos outros –, até hoje não conseguiram contra mim uma única prova de qualquer crime que seja. A cada dia mais e mais pessoas percebem que o golpe não foi contra Lula, contra Dilma ou contra o PT. Foi contra o povo brasileiro.

Mais do que acreditar na minha inocência – porque leram o processo, porque checaram as provas, porque fizeram Jornalismo – os blogueiros e blogueiras progressistas estão contribuindo para trazer de volta o debate público e resgatar o jornalismo da vala comum à qual foi atirado por aqueles que o pretendem não como ferramenta capaz de lançar luz onde haja escuridão, mas apenas e tão somente como arma política dos poderosos.

A democracia brasileira agradece, eu agradeço a vocês, homens e mulheres que fazem da luta pela verdade o seu ideal de vida.

Hoje a (in)Justiça brasileira não só me prende como impede sem nenhuma razão que vocês possam vir aqui me entrevistar, fazer as perguntas que quiserem. Não basta me prender, querem me calar, querem nos censurar.

Mas assim como são muitos os que lutam pela democracia nas comunicações e pelo jornalismo independente, e não caberiam aqui onde estou, essa cela também não pode aprisionar nem a verdade nem a liberdade. Elas são muito mais fortes do que as mentiras mil vezes repetidas pelo plim-plim, que quer mandar no Brasil e no povo brasileiro sem jamais ter tido um único voto. A verdade prevalecerá. A liberdade triunfará.

Forte abraço,

Lula

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

36 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Alexandre

27 de julho de 2018 às 17h07

Hoje ela faria 39 anos

https://novoexilio.blogspot.com/2018/07/por-que-eu-matei-marille-por-alexandre.html

Quem pagará pelo mal a Democracia?

Responder

Marcos

27 de julho de 2018 às 17h02

Claro que ele deve ter excluído da lista de agradecimentos os blogs que defendem que ele fique preso, desista da sua candidatura, tente convencer o povo a votar no Ciro Gomes e macule sua honra mendigando um “indulto” caso o coroné se torne presidente…

Responder

    Miguel do Rosário

    27 de julho de 2018 às 17h08

    Sim, Marcos, ele certamente não incluiu os blogs que “defendem que ele fique preso”, que certamente não são os mesmos que respeitam a candidatura do PDT.

    Responder

    Carcará

    27 de julho de 2018 às 17h48

    Marcos, não cansa, você é outro intriguento do capeta!
    Lula livre! Numa boa!
    Capetas e vampiros: grande queima no Levante das Tochas.

    Responder

Rodrigo

27 de julho de 2018 às 16h33

Engraçado… quantos daqui duvidariam de sua autoria se essa carta tivesse sido assinada pelo Ciro?
Por que duvidar que ela tenha sido escrita pelo Lula?

Responder

    Paulo Figueira

    27 de julho de 2018 às 17h02

    Preconceito, Rodrigo, preconceito.
    Eles acreditam que o homem que é considerado o melhor Presidente da História, não é capaz de escrever um texto.

    Responder

NeoTupi

27 de julho de 2018 às 15h26

Mais um motivo para não abandonar a candidatura Lula, o maior movimento de resistência popular ao golpe que temos.
Lula inclusive incluiu no programa de governo um capítulo de democratização da mídia.
Ciro não teve essa coragem. Em entrevista à Folha em fevereiro já se rendeu ao lobby do PIG: “Melhor regulação da mídia é o controle remoto, diz Ciro Gomes”

Responder

    JOÃO BATISTA

    27 de julho de 2018 às 17h01

    Prezado, a Globo nem existiria hoje se Lula e Palocci não a tivessem salvado da falência com dinheiro do povão através do bndes.
    Lula, durante 8 anos, e Dilma, durante 5 anos e 5 meses, encheram a Globo e afins de dinheiro com a malfadada “avaliação técnica” para distribuição da verba publicitária do governo federal.
    Foi Dilma quem primeiro falou que o controle da mídia era o remoto.
    Que você apoie seu candidato, legítimo, mas não é honesto fazer isso atacando Ciro que, diferentemente daquele que você apoia, não tem contra si qualquer processo por malversação de recurso público, mesmo com décadas de atuação no setor público. É por uma razão muito simples: Ciro NÃO rouba e NÃO deixou que roubassem enquanto esteve servindo ao povo como secretário estadual, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Fortaleza, governador do Ceará, ministro da fazenda no governo Itamar e ministro da integração nacional no governo Lula.

    Responder

      Carcará

      27 de julho de 2018 às 17h56

      Ô seu gambá… estás alcoolizado, foi maconha molhada ou o que é essa birra guri ? Que festinha de índio eles não te deixaram entrar ? Acreditas mesmo que por trinta mil reais o Ciro quer exercer o cargo que pleiteia ? Acreditas que vai fazê-lo ? Te assunta!!!

      Responder

      NeoTupi

      27 de julho de 2018 às 18h17

      Não espalhe a Fake News dita por Roberto Jefferson e repetida até hoje: No governo Lula não teve 1 centavo do BNDES para salvar a Globo. O BNDES capitalizou a Globo em 2002 no governo FHC. Depois disso nunca mais.
      http://noticias.terra.com.br/brasil/crisenogoverno/interna/0,,OI667671-EI5297,00.html

      A Dilma errou. Ciro persistir no erro é o quê? Burrice? Ciro não é burro. Então se rendeu à Globo. Aceita a realidade. Quer votar em Ciro vote. Mas entenda que todo candidato tem suas limitações e faz suas escolhas de ceder em algumas questões. Conforme as circunstâncias há concessões que até são necessárias, mas não creio ser neste caso.

      A ajuda que a Globo teve (assim como a Abril) do Congresso com apoio do PT e creio que de todos partidos foi a mudança na lei para permitir a venda de 30% das empresas de mídia para capital estrangeiro (a globo vendeu a NET, a Abril se vendeu 30% para a Naspers). Mais tarde foi mudar a lei do cabo, obrigando 30% de conteúdo nacional. O PT errou em fazer propaganda governamental excessivamente nos canais de TV em vez de comunicar mais diretamente com o povo pela internet.
      Mas o grande benefício da Globo foi o mesmo de toda empresa que vendia no Brasil (Unilever, industria automobilística, aerolinhas, etc): o crescimento da classe média e do mercado interno.

      Quanto a seu discurso udenista, em blogs mais intelectualizados com este foi até recentemente, todo mundo acompanhou o que é lawfare aplicado ao presidente Lula. Você apelar para os argumentos da direita atacando a honestidade de Lula, é do nível dos bolsominions. Não caio na sua provocação e não vou atacar a honestidade de Ciro, mas Lula teve a vida devassada e só encontraram pedalinho. Tiveram que “plantar” um apartamento que não era de Lula para condená-lo. Ciro nunca teve a vida devassada, sigilos quebrados, telefone grampeado, como Lula. Então o máximo que se poderia dizer é que, como não se tem conhecimento de atos que desabonem Ciro, ele pode ser tão honesto como Lula é comprovadamente pela quebra de seus sigilos.

      Responder

Paulo Figueira

27 de julho de 2018 às 13h23

O blog virou reduto antipetista?
Por um momento pensei estar no Antagonista

Responder

Paulo Figueira

27 de julho de 2018 às 13h21

O blog virou reduto antipetista?
Pensei por um momento estar no Antagonista

Responder

Vitor

27 de julho de 2018 às 13h01

Miguel, nenhum comentário sobre o Toffoli ter barrado (pelo menos por enquanto) o golpe dos seus amiguinhos da Petrobras contra a empresa?

Responder

    Zé dos Bagos

    27 de julho de 2018 às 14h32

    Mais um intriguento que quer acabar com essas nádegas branquinhas no destino dos pedófilos #

    Responder

      Vitor

      27 de julho de 2018 às 15h52

      Vai se informar, fedelho, vai se informar… beijos!

      Responder

Emmanuel

27 de julho de 2018 às 12h08

Eu gostava mais do O Cafezinho quando era anti-golpe.

Responder

Hildermes José Medeiros

27 de julho de 2018 às 11h54

Acorda! Não é só a grande mídia que mente e esconde notícias. Por acaso vocês não estão sabendo da pesquisa CUT/Vox Populi, que dá Lula ganhando no primeiro turno? É claro que Lula está agradecendo a quem está lutando contra o golpe, não a quem quer afastá-lo da disputa, apoiando o golpe por outras vias, dizendo-se de esquerda.

Responder

Alberto Jorge

27 de julho de 2018 às 11h23

A dimensão de Lula é essa!

Lula é a encarnação dos valores e princípios Democráticos Universais.

Soube perder… e soube ganhar…

Respeitou as leis e seus algozes. Dramático!

A verdade se impõe perante os Canalhas.

Lula LIVRE e apto para disputar as próximas eleições presidenciais!

Força Lula!

Responder

Alan Cepile

27 de julho de 2018 às 11h14

Ele tb agradece as mentiras que alguns blogs, supostamente de esquerda, estão contando dos outros candidatos da esquerda para influenciar a opinião pública?

Responder

    Jonas

    27 de julho de 2018 às 11h19

    Calma, jovem.
    Pq essa arisques.

    Responder

Lack Poll

27 de julho de 2018 às 09h02

Miguel. Do fundo do seu coração, você acredita que essa carta foi escrita por Lula?

Responder

    degas

    27 de julho de 2018 às 09h10

    Podemos dizer que a carta é atribuída a ele.

    Responder

    Marcelo M

    27 de julho de 2018 às 10h00

    Pack, claro que não foi escrita por ele. O Lula não tem competência para nada, e de tão insignificante que é, tão insignificante e minúsculo, que o Ministério Público, o Judiciário, os banqueiros, a grande mídia em peso e os homens do Tio Sam estão há anos ocupados com ele é não encontraram um meio de derrotá-lo. Já que é assim, a única saída que resta é colocar em dúvida sua capacidade, mas como? Questionando sua capacidade de escrever? Se isso for um trunfo, é melhor dar a idéia para o Moro, talvez seja o tiro de misericórdia no Lula.

    Responder

    JOÃO BATISTA

    27 de julho de 2018 às 10h58

    Carte escrita por Luís Dulci.

    Responder

    ari

    27 de julho de 2018 às 11h05

    Seu questionamento beira o ridículo. É óbvio que uma figura pública como o Lula ouve ponderações, submete o que pretende a terceiros e mesmo a redação de uma carta pode ser delegada a outro que tenha melhor estilo, por exemplo, como é comum em textos biográficos ou memórias. No entanto – e aqui está o fundamental – as ideias contidas no texto são, sem sombra de dúvidas dele, como são do papa as ideias e princípios contidos em seus discursos, embora obviamente ele não os redija todos, até mesmo por falta de tempo. No caso da carta de Lula, estamos falando de um documento para a história e ele seria irresponsável se não ouvisse seus conselheiros e acatasse pelo menos algumas de suas sugestões

    Responder

      JOÃO BATISTA

      27 de julho de 2018 às 13h14

      Falta de tempo não é problema para Lula.

      Responder

        Sergio Sete

        27 de julho de 2018 às 16h00

        Não é tempo o que lhe falta….

        Responder

      Lack Poll

      27 de julho de 2018 às 15h24

      Lula ouvindo ponderações? De quem? Lula não ouve ninguém, meu caro. Ele se considera um deus e não ia pedir opinião a ninguém. Além do mais, ele está preso, não sabia? Ele pode até receber visitas mas não tantas a ponto de juntar meia dúzia para lhe “aconselhar” a escrever essa carta. Isso foi escrito aqui fora e levado para ele dar o aval. Preguiçoso como é, Lula aceitou e mandou publicar.

      Responder

        Vitor

        27 de julho de 2018 às 15h55

        Lula só se considera um Deus pq existe uma horda de fiéis seguidores aos seus pés. É muito mais culpa da massa não pensante que dele. Pega o caso do Miguel, por exemplo, que ousou discordar do líder. É achincalhado todo dia por uma multidão furiosa ávida por lamber o saco do Lula…

        Responder

    Carcará

    27 de julho de 2018 às 11h14

    O Miguel não te respondeu !!! É para ti aprender uma lição de equilíbrio seu intrigento de uma figa!

    Responder

    Francisco

    27 de julho de 2018 às 11h17

    Cara, se toca!
    ‘Ghost writer’ é acessório político (não só) fundamental e universal.
    PS: Em tempo que até Pokémon evolui, o que está a esperar?

    Responder

    Vitor

    27 de julho de 2018 às 13h04

    Óbvio que não foi ele. Deve ter aprovado só e olhe lá…
    Mas imagino que boa parte dos políticos fazem a mesma coisa!

    Responder

    Thiago Melo Teixeira

    27 de julho de 2018 às 13h42

    Claro que não, Lula é Burro, Analfabeto, Comunista, Ladrão, Corrupto e deve ter pago alguém com dinheiro público para divulgar a carta em veículos de comunicação custeados com recursos desviados da saúde e Educação para perpetuar um projeto criminoso de poder.

    Responder

      JOÃO BATISTA

      27 de julho de 2018 às 17h07

      Thiago,
      divirta, se quiser, mas proponha.
      Ofender é coisa de coxinha e/ou bolsominion.

      Responder

        Thiago Melo Teixeira

        27 de julho de 2018 às 18h37

        Desculpe meu caro, mas eu pago o mal com o PIOR. Bobo-democracia não é comigo.

        Responder

      Nostradamus ( Consultores políticos e psicológicos )

      27 de julho de 2018 às 18h06

      Nunca foi tão fácil diagnosticar um idiota ! Criatura! Um pouquinho só de alteridade é necessário para viver-se neste mundo. Ele não nasce e termina no círculo da tua barriga, no ponto do teu umbigo… Se você conseguisse sair de si, e em sã consciência olhasse para si, ouvisse a sua fala, enxergasse a sua escrita… quão horrorizado ficaria!… Santíssimo! Mas isso se você conseguisse. Quer tentar ? Sozinho, no silêncio do seu quarto…

      Responder

Deixe um comentário

Parlamentarismo x Semipresidencialismo: Qual a Diferença? Fernanda Montenegro e Gilberto Gil são Imortais na ABL: Diversidade Auxilio Brasil x Bolsa Família: O que mudou? As Refinarias da Petrobras À Venda pelo Governo Bolsonaro O Brasileiro se acha Rico ou Pobre?