Menu

Sem Lula, Ciro tem 51% dos votos válidos no Ceará

O Ibope acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto no Ceará. Além das tabelas normais, o instituto divulgou os votos válidos em todos os cenários, tanto na eleição para governador quanto para presidente. Alguns números são impressionantes. O governador Camilo Santana, que concorre à reeleição, tem 86% dos votos válidos. No interior, este […]

13 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O Ibope acaba de divulgar uma pesquisa de intenção de voto no Ceará. Além das tabelas normais, o instituto divulgou os votos válidos em todos os cenários, tanto na eleição para governador quanto para presidente. Alguns números são impressionantes.

O governador Camilo Santana, que concorre à reeleição, tem 86% dos votos válidos. No interior, este índice chega a 91%!

Na eleição presidencial,  Lula tem 63% dos votos válidos. É seguido por Ciro Gomes, com 16%. Bolsonaro tem 11%. Entre eleitores mais pobres, que ganham até 1 salário mínimo de renda familiar, Lula pontua 70% dos votos válidos, contra 14% de Ciro e 7% de Bolsonaro.

O capitão da reserva tem apenas 6% dos votos válidos femininos no Ceará.

No cenário sem Lula, a liderança de Ciro Gomes é avassaladora no estado. O pedetista tem 51% dos votos válidos. Bolsonaro tem 18% dos votos válidos no cenário sem Lula. Haddad tem 3%.

A íntegra da pesquisa pode ser baixada aqui.

Considerando todos os votos, não apenas os válidos, Lula tem 56%, Ciro 15% e Jair 9%, no Ceará; no cenário sem Lula, Ciro tem 39% e  Bolsonaro 14%.

Abaixo, as principais tabelas e gráficos.

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Foo

18/08/2018 - 08h30

Miguel do Rosário continua desrespeitando os princípios mais básicos do jornalismo.

Como diz o velho ditado, notícia não é quando o cachorro morde o homem, mas quando o homem morde o cachorro.

Ciro vence no Ceará, sem Lula? E daí?

A grande notícia é que Lula vence no Ceará, terra de Ciro Gomes, com 63% dos votos válidos.

E isso torna-se ainda mais relevante depois da “orientação” da ONU (outra barriga do cafezinho, que escolheu um título tão fraco) para que Lula possa ser candidato.

    Miguel do Rosário

    18/08/2018 - 09h13

    Foo, ao contrário. Que Lula vence no Ceará, assim como em todo o nordeste, não é novidade nenhuma. A novidade aqui é os 51% de Ciro, um dado até então inédito porque essa é a primeira pesquisa presidencial no estado. Sem contar que, sendo a terra natal de um candidato presidencial em terceiro ou quarto lugar nas pesquisas, essa informação era mais importante ainda.

      Jandui Tupinambás

      18/08/2018 - 11h40

      A questão é que Ciro não tem 51% se Lula não for candidato.

      TERIA….

      Os votos de Lula vão escorrer igual café no coador para Haddad. Ciro vai ficar desidratado até no seu reduto.

      Isto é claro de se ver: afinal, no seu próprio reduto perde de goleada para Lula. E Haddad? Haddad é 13!! Haddad é Lula. Já já os eleitores do Ceará saberão disto.

      Caso haja eleição sem Lula (talvez nem eleição tenha) e caso o PT não leve já no primeiro turno, estaremos esperando Ciro de braços abertos no segundo turno.

      Ciro é gente boa, desde que esteja sob controle.

      foo

      19/08/2018 - 07h12

      Ciro vencer no Ceará é como Alckmin vencer em São Paulo — não é novidade nenhuma.

      A novidade é se eles perderem em seus territórios.

      E depois do requerimento da ONU para que Lula seja candidato, não faz muito sentido continuarmos a debater pesquisas sem Lula.

    hocuspocus

    18/08/2018 - 10h33

    Ontem ,na parodia de debate(o faz de conta) comprovou-se (mais uma vez) que cuando Ciro deixa solto seu ego ,atrapalha sua inteligência e expôe as suas faltas de caráter.
    Acho que para os ciristas,qualquer fato que o retire da miseria que su candidatura mostra nas pesquisas, é válido .Se esse dado é relevante ??pra mim não tem a menor importância,mas …

JOÃO BATISTA

18/08/2018 - 07h44

Esse resultado mostra que Ciro perdeu muito tempo salgando carne podre, apoiando lula e o pt, de 2002 a 2016.
Aqueles que conhecem Ciro votam nele. Quem conheceu de perto a capacidade de gestão, a liderança política, a ação social de Ciro reconhecem o bom trabalho que fez e faz em favor de seu povo. É o que Ciro fará em todo o Brasil, se eleito. 12 Ciro 12!

    Foo

    18/08/2018 - 08h34

    Não é isso que a pesquisa diz.

    A pesquisa diz que 6 em cada 10 eleitores do Ceará votam no Lula.

    Ciro é, claramente, a segunda opção.

      hocuspocus

      18/08/2018 - 10h35

      O fanatismo cega as pessoas ,aí tem que explicar o óbvio.

ari

17/08/2018 - 21h07

Esse cidadão começa a ser fator de diversionismo. Quem tem amigo como ele não precisa de inimigos e , com seu comportamento na mídia, ele poderá ser fator importante para uma eventual, não esperada e não desejada derrota da esquerda.

Wilton Santos

17/08/2018 - 20h59

O Miguel do Rosário faz um esforço retórico gigantesco para levantar a moral do Ciro Gomes. Se fizer a mesma análise feita com essa pesquisa do Ceará com o Paraná verá que o Alvaro Dias apresenta o mesmo desempenho do Ciro em Pernambuco.

O Ciro Gomes não chega aos 2 dígitos nacionalmente. Vai atingir no máximo uns 10%, sendo o mais provável 5%. Ele ficará atrás do candidato do Lula, do Bolsonaro e da Marina Silva e empatado com Alvaro Dias e Alckmin.

Isso levando-se em conta que a mídia e a direita vê no Ciro um candidato capaz de tirar os votos do PT para evitar que o partido chegue ao 2º turno. Por isso que ninguém bate no Ciro, e muitos jornalistas do PIG começam a elogiá-lo. O Ciro não passa de um 5º coluna, cuja a tarefa é dividir e desmobilizar a esquerda.

    Miguel do Rosário

    17/08/2018 - 21h12

    Não concordo, Wilton. Acho que Ciro é fundamental nesse pleito. Estou decepcionado com o hegemonismo sectário de setores do PT.

      Zuleica Nascimento

      18/08/2018 - 02h06

      Hegemonismo sectário, eu li mesmo isso? O que significa, alguma nova seita? Hegemonismo é um sistema de governo? Eu conheço hegemonia, e é algo que se conquista, nada a ver com sectarismo. Ou se é hegemônico ou não se é. Assim como Ciro é no Ceará…. sem Lula….
      Participação pífia do Ciro no debate. O único momento de verdade foi protagonizado por Marina – quem diria? – que trucidou o Bozo na questão da mulher.
      Nenhum dos candidatos, nem os da esquerda (???) falaram da decisão da ONU, que é sua manchete hoje. Bando de cínicos!!!

        hocuspocus

        18/08/2018 - 10h38

        Parece que o Boulos se contagiou da “cultura” psolista,só lhe falta elogiar a farsa jato e o prato estará pronto.


Leia mais

Recentes

Recentes