Menu

O documentário Brasil em Transe, da BBC (de Kennedy Alencar)

No blog do Kennedy Alencar Assista “Brasil em Transe” Versão em português do documentário feito para BBC World News KENNEDY ALENCAR CARAÍVA (BA) Atendendo aos pedidos, apresento “Brasil em Transe” _versão narrada em português do documentário “What Happened to Brazil”, produzido pela K.doc para a BBC World News. Trata-se da mesma série exibida no mundo […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

No blog do Kennedy Alencar

Assista “Brasil em Transe”
Versão em português do documentário feito para BBC World News

KENNEDY ALENCAR
CARAÍVA (BA)

Atendendo aos pedidos, apresento “Brasil em Transe” _versão narrada em português do documentário “What Happened to Brazil”, produzido pela K.doc para a BBC World News.

Trata-se da mesma série exibida no mundo todo e no Reino Unido ao longo do mês de janeiro pela BBC World News e pela BBC News. É uma tradução quase literal da versão inglesa. Há leves diferenças, próprias para os brasileiros que viveram a crise dos últimos cinco anos.

O conturbado período de 2013 a 2018 mudou a história do Brasil. A ascensão da extrema-direita não veio do nada. Tem tudo a ver com as manifestações de 2013, com o controverso impeachment de Dilma, com o impacto da Lava Jato sobre o prestígio dos políticos e dos partidos tradicionais e, sobretudo, com a reação da opinião pública à inédita exposição da corrupção endêmica entre o poder e o empresariado.

Compreender o que aconteceu é fundamental para evitar o aprofundamento da crise e um retrocesso civilizatório. Uma grande inspiração para mim foi “Roda Viva”, do Chico Buarque, que abre e encerra os três episódios. Essa canção representa o turbilhão de esperança e desalento no qual o Brasil mergulha ciclicamente.

Episódio 1 – O sonho acabou

Episódio 2 – A Lava Jato e “o golpe”

Episódio 3 – Nação dividida

Apoie o Cafezinho

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

lucio

12/03/2019 - 13h43

nao concordo muito.
1) se o lula tivesse concorrido teria ganhado e nao teria nenhuma “ascensão da extrema-direita”
2) sim a famosa “facada” bolso nao teria ganhado (em um dia a preferencia para ele nas pesquisas subiu de 20 para 28%, é a “sindrome do martirio”) e nao teria nenhuma “ascensão da extrema-direita”
3) já em 2014 dilma ganhou por pouco. em 2018 a abstensao foi recorde e foi principalmente de gente de esquerda.

a extrema-direita sempre existiu, antes votava qualquer um que nao fosse “esquerda”. só mudou o modo de se manifestar, agora de um modo mais “descarado”


Leia mais

Recentes

Recentes