Boulos no programa de Maurício Meirelles

Governo Bolsonaro tem aprovação de 37%, segundo pesquisa XP

Por Miguel do Rosário

18 de março de 2019 : 15h17

Pesquisa do “time de análise política da XP Investimentos”, em parceria com o Ipespe, mostra que a aprovação do governo Bolsonaro caiu nos últimos meses, de 40% para 37% de “ótimo e bom”. A avaliação do governo como “ruim e péssimo”, por sua vez, subiu de 20% para 24%.

Ver íntegra da pesquisa aqui.

Essas quedas nos primeiros meses de governo, no entanto, são normais, como mostra o gráfico com o histórico de governos anteriores, usando médias de vários institutos de pesquisa. Lula experimentou forte queda de popularidade ao longo dos primeiros anos de seu primeiro mandato, mas conseguiu se recuperar no segundo. Dilma iniciou o governo com muita aprovação, sofreu queda nos primeiros meses, recuperou-se bastante em seguida, até desabar de vez a partir de junho de 2013.

É um fato, porém, que a aprovação de Bolsonaro é bem menor com que começaram governos anteriores.

 

 

Outro gráfico interessante na pesquisa XP mostra o profundo ceticismo dos brasileiros em relação a notícias de whatsapp e facebook.

 

A pesquisa XP traz ainda um gráfico difícil de confiar, sobre reforma da previdência. Ele mostra que 64% dos  brasileiros apoiam a reforma da previdência, o que constitui uma manipulação estatística grosseira, por não deixar claro se se trata de um apoio geral a uma reforma, defendida por quase todos, ou à proposta encaminhada pelo governo Bolsonaro, alvo de severas críticas de gente especializada no tema.

 

Miguel do Rosário

Miguel do Rosário é jornalista e editor do blog O Cafezinho. Nasceu em 1975, no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha até hoje.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »
x
WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com