Menu

Para blindar Lava Jato monopólio midiático destruiu o país

Uma coisa que, de alguma maneira, me deixa contrariado nesse momento de crise da Lava Jato é como diversos analistas políticos agem com total dissimulação com o escândalo dos vazamentos. Como se não soubessem que “a maior operação de corrupção da história” era assim, autoritária e ilegal, desde o início. Não estou falando da população […]

22 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
RI Rio de Janeiro (RJ) 18/03/2015 Faz Diferenca - Entrega dos premios dos melhores do ano de 2014, no Hotel Copacabana Palace. Sergio Moro recebe o premio de Ascanio Seleme e Joao Roberto Marinho. Foto de Fabio Rossi / Agencia O Globo

Uma coisa que, de alguma maneira, me deixa contrariado nesse momento de crise da Lava Jato é como diversos analistas políticos agem com total dissimulação com o escândalo dos vazamentos. Como se não soubessem que “a maior operação de corrupção da história” era assim, autoritária e ilegal, desde o início.

Não estou falando da população em geral. Essa, pra mim, foi igual espectador de mágica na visão do Cristopher Nolan no seu genial “O Grande Truque”: está procurando pelo segredo mas não vai achar, pois, na verdade, não quer saber.

[Vou deixar o trailer do filme aqui pois ele é bom demais! E tem no Netflix]

https://www.youtube.com/watch?v=B_qYaaya6Cc

Falo da mídia brasileira, concessões públicas que deveriam, no mínimo, oferecer uma visão verossímil dos acontecimentos.

Contudo, se a mídia ignorou o tempo todo as evidências que a Lava Jato era uma operação ilegal e autoritária, os blogs progressista já alertavam antes mesmo do vazamento de áudios da presidência da República.

Em 2014, por exemplo, apenas com a leitura da realpolitk por trás da operação, o Tijolaço do Fernando Brito decretou que os procuradores haviam condenado a Lava Jato a morte.


Ou, ainda, em que finalmente vai acabar esta tal Operação Lava Jato, porque seus próprios investigadores parecem jogar contra sua sobrevivência jurídica no médio prazo e muito mais nos seus efeitos políticos imediatos.

Fernando Brito, Moro deu um tiro no pé?

Também em 2014, vejam bem há quase cinco anos, nosso editor Miguel do Rosário já alertava que a Lava Jato era um Golpe com base no relato de alguns advogados dos acusados, numa reportagem da Folha que não ganhou destaque na mídia.

Sergio Moro quer delação premiada, porque este é o instrumento do golpe. Para isso estão usando a mão pesada do Estado para constranger, intimidar, ameaçar.

Miguel do Rosário, porque a lava jato é golpe e não luta contra a corrupção

O texto mais incrível, pra mim, é do Rodrigo Vianna, do Escrevinhador, que em 2015 adiantou claramente que “Moro, procuradores e delegados” agiam como um “estado islâmico judicial”.

https://www.revistaforum.com.br/brodrigovianna-ate-o-final-ano-tentarao-prender-o-lula-um-depoimento-exclusivo/

A esquerda precisou de alguns meses para enxergar que a Lava Jato cometia excessos. Nunca foi segredo para ninguém. Nem precisamos do episódio dos grampos para entender a temeridade das ações protofascistas da LJ.

Já a mídia tradicional blindou durante anos a operação, negando a população brasileira a oportunidade de entender as ilegalidades que a Lava Jato cometeu desde o início.

Consequentemente, ficou difícil enxergar o projeto de poder que existia por trás da promessa de combate a corrupção.

O Brasil colapsou economicamente. Sabemos que grande parte dessa crise pode ser creditada a instabilidade política aguda que enfrentamos desde 2014, justamente o ano que a Lava Jato passou a atuar.

A mídia fez vista grossa para uma investigação medieval e isso precisa, pelo menos, ficar guardado na história. Algum dia vamos passar essa história a limpo e vamos precisar aprender com os erros dela.

Apoie o Cafezinho

Tadeu Porto

Petroleiro e Secretário adjunto de Comunicação da CUT Brasil

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Zé Maconha

16/06/2019 - 14h25

X
Uma nova versão de nossa Políticas de Privacidade está disponível em nossa página deTermos de uso e políticas de privacidade.

TudoGostoso ›
Bolos e tortas doces ›
Bolo simples
+
BOLO SIMPLES
Imagem enviada por Gleici Teixeira
Existem 773 fotos

Imagem enviada por TudoGostoso
Foto: TudoGostoso
3 / 6
Imagem enviada por Raphinha A. L. Duzzi
Foto: Raphinha A. L. Duzzi
3 / 6
Imagem enviada por Gleici Teixeira
Foto: Gleici Teixeira
3 / 6
Imagem enviada por luciana
Foto: luciana
3 / 6
Imagem enviada por Gleici Teixeira
Existem 773 fotos

PREPARO
40 MIN
RENDIMENTO
12 PORÇÕES
FAVORITOS
200.146
COMENTÁRIOS
6379
Foto do usuário
MARIA F. N. VECHI
Membro desde 2006

INGREDIENTES
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Arma de Manipulação em Massa

16/06/2019 - 14h05

https://www.youtube.com/watch?v=3wUbvtYjeSk

LUPE

16/06/2019 - 11h49

Caros leitores

Volto a repetir

Superpoderosos estrangeiros
(maiores investidores do Mundo, maiores banqueiros do Mundo, maiores donos das petroleiras do Mundo)
controlam,
dominam (praticamente) toda a Grande Mídia Ocidental.

Obviamente também a Grande Mídia brasileira.

Estão por trás,
controlam o governo dos Estados Unidos
e suas entidades (CIA, etc.)

Forjaram a farsa da Lava Jato que a Grande Mídia promoveu e implementou.

Derrubaram Dilma e botaram Temer Mishell no Poder
que lhes entregou quase de graça o pré sal.

e muitas outra negociatas escabrosas que a GM escondeu esconde e esconderá.
Não noticia, não faz Lava Jato.

Com o ódio gerado pela Farsa Lava Jato ao petismo,
elegeram agente que está destruindo o País ,
levando o País a caos social ainda maior que o atual.

Como nossos superpoderosos inimigos estrangeiros
planejaram e estão conseguindo…………

Jojo

16/06/2019 - 11h12

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará;

Carlos Eduardo

16/06/2019 - 11h06

Bom texto, mas se a esquerda demorou a perceber o que muitos já sabiam, como vc disse, então a esquerda merece o Oscar da ingenuidade… Delação premiada só é usada como prova no Brasil da Vaza Jato (lei aprovada por Lula, diga-se de passagem), em mais nenhum outro lugar do planeta, onde ela é usada sim apenas como pista, jamais como prova.

Numa delação premiada ao modo da Vaza Jato, o criminoso vai dizer exatamente a versão que o tirar da cadeia mais cedo, não importando se é verdadeira ou falsa. O prêmio é ser solto, não dizer a verdade.

Peguemos as duas delações do Léo Pinheiro como exemplo, a primeira ele provavelmente disse a verdade, que Lula não tinha envolvimento com o contrato da OAS com a Petrobrás e, portanto, não havia triplex nenhum, tanto que logo após a prisão do Lula (que era a única coisa que importava pra dupla MP-Moro) uma juiza, julgando ações de fornecedores contra a OAS, colocou o imóvel a leilão para pagar os reclamantes. Se isso não for uma prova de que o imóvel não é do Lula, não sei mais o que pode ser…

Devido a delação não ter incriminado Lula, o castigo da Vaza Jato foi manter Léo Pinheiro preso por mais de ano (vendo todos os demais delatores sairem da cadeia) até que pedisse pelo amor de Deus para fazer outra delação. Nesta segunda ele disse tudo que a dupla MP-Moro queriam ouvir, mesmo sendo uma evidente mentira e usando delação como prova. No dia seguinte Léo Pinheiro foi solto….

    Tadeu Porto

    16/06/2019 - 12h13

    Essa é uma boa crítica (a delação foi legalizada no governo Dilma, com ajuda do José Eduardo Cardoso, que sempre foi criticado pela gente, diga-se de passagem). No texto de 2014 do Miguel, tem críticas ao PT. Mas vc está bem certo em pontuar!

Justiceiro

16/06/2019 - 10h32

Tadelzinho…o que colapsou a economia foram as roubalheiras – mas do que comprovadas – nas administrações petistas, mas você como um pelego imprestável, não viu erro quando Dilma comprou a refinaria de Pasadena por 20 vezes o valor de mercado. Também não viu Lula dar duas refinarias da empresa que lhe paga salario para o índio boliviano.

Se a operação LJ é uma farsa, por que gente como Marcelo Odebrecht pagou multa bilionária? Por que um simples gerente da Petrobrás, como Pedro Barusco, devolveu 100 milhões de dólares, De dólares,, roubados da empresa.

Vocês estão ressentidos pois com a derrubada do pétrolão, o pessoal da FUP deve ter perdido sua mesada para se manterem calados.

    Marcio

    16/06/2019 - 10h59

    A Lava Jato deu uma SODOMIZADA sem iguais na quadrillha petista chegando atè a Cupola da organizaçào criminosa…esse è o unico motivo pelo qual nào gostam e tentam destruir (sem conseguir).

    E’ uma guerra contra uma facçào criminal que fàz de tudo que è licito e principalmente ilicito para chegar ao poder (servindo-se principalmente dos votos dos pobres, dos analfabetos e de idiotizados pela ideologia nefasta).

    E’ gente que comprava o Congresso e eleiçoes para se manter no poder e se enche a boca da palvara Democracia.

    As outras papagaiadas sào desfarçes e narrativas riduculas…..Lixo Puro.

    Tadeu Porto

    16/06/2019 - 12h16

    Obrigado pelo tadeuzinho! É legal receber esse carinho no domingo. Não perdemos o que nunca tivemos… rs Estamos chateados pq a industria Naval empregava 80mil e hj não passa de 20mil. Petrobrás tb empregava 80mil e já caiu para abaixo dos 60. Nosso Pré-Sal, a maior descoberta de petróleo do século atual, está sendo leiloado sem o devido debate e o setor de construção do mercado de óleo e gás foi destruído pela LJ. No mais, bjos e bom fds!

      Carlos Eduardo

      16/06/2019 - 13h16

      A Odebrecht tinha mais de 130 mil e hoje não tem nem 15 mil, isso falando das mega empresas, que provavelmente continuarão existindo, o problema é a mercearia do seu Zé lá da esquina, empregava 3 e agora tem 1, o próprio filho… e o futuro incerto…

        Marcio

        16/06/2019 - 18h59

        Por isso que a Lava Jato nào tem nada a ver, è simples narrativa dos expertalhoes vermelhos.

        Todas as empresas perderam pedaços nos ultimos anos, as envolvidas com corrupçào sistemica e que viviam da mesma com apoio politico obviamente perderam mais ainda por culpas exclusivamente proprias.

        A Odebrecht vivia de corrupçào e de dinheiro publico (nosso) em varios cantos do Mundo.

        A JBS se tornou a maior empresa do setor do Mundo com o dinheiro dos brasileiros.

        E’ pura narrativa para ingenuos…ou o Zè da esquina tambèm foi condenado na Lava Jato….?

        Bom mesmo seria se o Brasileiro aprendesse a votar para a alternancia no poder e nào sempre nos mesmos elementos por ideologias idiotas…apòs o segundo mandado de Lula provavelente era o momento certo para virar pagina e nào deixar a facçào tomar o poder de vèz…Democracia è isso.

        Marcio

        16/06/2019 - 19h00

        Por isso que a Lava Jato nào tem nada a ver, è simples narrativa dos expertalhoes vermelhos.

        Todas as empresas perderam pedaços nos ultimos anos, as envolvidas com corrupçào sistemica e que viviam da mesma com apoio politico obviamente perderam mais ainda por culpas exclusivamente proprias.

        A Odebrecht vivia de corrupçào e de dinheiro publico (nosso) em varios cantos do Mundo.

        A JBS se tornou a maior empresa do setor do Mundo com o dinheiro dos brasileiros.

        E’ pura narrativa para ingenuos…ou o Zè da esquina tambèm foi condenado na Lava Jato….?

        Bom mesmo seria se o Brasileiro aprendesse a votar para a alternancia no poder e nào sempre nos mesmos elementos por ideologias idiotas…apòs o segundo mandado de Lula provavelente era o momento certo para virar pagina e nào deixar a facçào tomar o poder de vèz e cheagr nesse ponto sem retorno, agora jà era…Democracia è isso.

    Celso Junqueira

    16/06/2019 - 15h18

    Bobinho, o dinheiro das propinas saia dos cofres das empresas empreiteiras. Não dos cofres da Petrobras. Veja:
    https://www.youtube.com/watch?v=jUbF0EvzzBw – Luis Nassif – As negociatas internacionais da Lava Jato.
    No minuto 20.00, Nassif fala das “supostas perdas da Petrobras… um chute danado da Lava-Jato”.
    Saia da manada global. Não seja estúpido.

      Justiceiro

      16/06/2019 - 18h03

      Então, Celso Junqueira…a propina saiu das empreiteiras e não da Petrobras?

      Bom, legal que você assume que existiu propina. Meio caminho andado Agora, o dinheiro não saiu da Petrobras? Ora, se uma obra deveria custar um bilhão e saiu por 1, 2 bilhão, para os 200 milhões a mais ser repartidos pela quadrilha do Lula, isso quer dizer que a estatal, pagando a mais, pagou a propina. Só não diretamente.

      Continue assim que você melhora, só não se influencie por gente como o nassifra.

      .

chichano goncalvez

16/06/2019 - 10h03

Caso a maioria do povo brasileiro, fosse serio e honesto esse desgoverno não existia mais, o morinho ou cagava ou desocupava a moita.

Ivan

16/06/2019 - 09h43

Calma lá, temos que fazer uma análise mais ampla, a Vaza Jato não destruiu nada sozinha e muito menos por vontade própria, ela estava a serviço de alguém, essa operação corrupta, transvestida de operação idônea de combate à corrupção, é apenas um mecanismo que foi usado para que alguém maior conseguisse seus objetivos, e os vazamentos do Intercept deverão (espero) mostrar isso.

Pra descobrir o peixe grande eu seguiria esta pista: “Depende da articulação com os americanos”, frase de Dallagnol a Moro.

Tonto

16/06/2019 - 09h28

Os anunciantes pagam zilhões em propaganda para os grupos de comunicação ajudar a destruir e manter o pais no atraso.

carlos

16/06/2019 - 09h07

A impressão que eu tenho é que o Brasil só tem de fato, 2 poderes prá quem já teve 4, explico, de direito temos 3 porém hoje só prevalece o executivo e o judiciário corporativo, o legislativo foi engolido pelo executivo e judiciário, pois o legislativo perdeu a sua característica que é legislar e aprimorar as leis. Doa a quem doer.

Márcio

16/06/2019 - 07h58

Agradecemos Infinitamente a Lava Jato para ter desmantelado uma facção criminosa conclamada e plurisentenciada (PT) que tomou conta da democracia brasileira, a assaltou e destruiu.

    chichano goncalvez

    16/06/2019 - 10h01

    Com 5 meses do teu governo, já são mais de dois milhões de pais de familia desempregados, alias com a Dilma eram 6 milhões depois do golpe já mais de treze,o teu desgoverno quebrou o pais, assim como fizeram na Argentina que até luz NÃO TEM, seu acefalo.

      Marcio

      16/06/2019 - 10h28

      #lavajatosempre

Tamosai

16/06/2019 - 03h39

Muito bom, Tadeu.
Sem a conivência incondicional, acrítica e eu diria até criminosa dos grandes grupos de comunicação, os desmandos da Lava-jato não teriam ocorrido.
O poder maligno das nossas mídias não são novidade. Tivemos diversos episódios em que as mídias atuaram para manipular de forma acintosa a opinião pública. A analogia com o truque do mágico é boa, mas eu acho que muita gente foi enganada, sem querer ser enganada. Quem acompanhou o noticiário percebeu nitidamente a agenda das grandes mídias em desestabilizar os governos Lula, Dilma e depois, e prender o Lula e impedir que o PT elegesse seu candidato.


Leia mais

Recentes

Recentes