Live do Cafezinho (19h): que segurança pública que queremos?

No Ceará, aliança PT-PDT rende frutos e esquerda passa a ter maioria das prefeituras

Por Redação

03 de dezembro de 2020 : 11h01

Apesar da vitória majoritária dos partidos de Centro nas eleições municipais de 2020, o Ceará será o único estado do Brasil onde a maiorias das prefeituras serão lideradas, a partir de Janeiro de 2021, por gestores de esquerda. O resultado é fruto de uma antiga parceria entre PT e PDT no Estado.

Apesar das divergências em esfera nacional entre o ex-presidente Lula e o vice-presidente Nacional do PDT, Ciro Gomes, ambas as legendas vão comandar 85 municípios do Ceará. Desse total, os trabalhistas elegeram 67 prefeitos enquanto os petistas, 18. Ao todo, o estado do Nordeste e berço político de Ciro Gomes é composto por 184 municípios.

No Ceará, ainda é muito comum alianças serem apoiadas tanto por Ciro quanto por Lula. Na imagem, a chapa formada por Felipe Pinheiro (PT) e Dra. Jocelia (MDB) para a Prefeitura de Itapipoca, o sexto maior colégio eleitoral do estado. Com apoio de Ciro e Lula, a chapa venceu o atual prefeito da cidade, João Barroso (PSDB). Foto: Reprodução / Instagram

Além dos líderes nacionais de PT e PDT, o governador Camilo Santana (PT) e o senador Cid Gomes (PDT) tiveram ampla participação nas candidaturas de esquerda nos municípios, seja no palanque ou nos bastidores.

Os líderes dos dois partidos na Câmara, André Figueiredo (PDT) e José Guimarães (PT), também reforçaram a parceria entre as duas legendas no Ceará e indicaram os postulantes. Em Sobral, por exemplo, a chapa formada por Ivo Gomes (PDT) e Christianne Coelho (PT) venceu o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro, Oscar Rodrigues (MDB), e foram reeleitos por mais quatro anos.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

2 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Jivaro

03 de dezembro de 2020 às 14h32

O Estado do Ceará vai mudar de Governador em 2022, assim como o Maranhão…e não serão de esquerda.

Responder

Sandoval

03 de dezembro de 2020 às 12h00

Isso é ruim. Lamentável.

Responder

Deixe uma resposta