Menu

Queiroga responsabiliza Bolsonaro pelo aumento das mortes

O título pode parecer sensacionalista ou mesmo mentiroso, mas não é. É que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em seu depoimento de hoje na CPI da Pandemia, disse textualmente, em uma resposta ao senador Humberto Costa (PT), o seguinte: Até bem pouco tempo os estados e os municípios tinham uma restrição maior do movimento […]

7 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Marcelo Queiroga durante seu depoimento de hoje na CPI da Pandemia. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O título pode parecer sensacionalista ou mesmo mentiroso, mas não é.

É que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em seu depoimento de hoje na CPI da Pandemia, disse textualmente, em uma resposta ao senador Humberto Costa (PT), o seguinte:

Até bem pouco tempo os estados e os municípios tinham uma restrição maior do movimento da população. Estavam fechados. Houve uma abertura, então com essa abertura há uma tendência de novos casos e isso faz com que haja um aumento dos óbitos.

Nada mais do que o óbvio: se aumenta a mobilidade da população, aumenta a contaminação e aumentam os casos. Se aumentam os casos aumentam as mortes.

Só que o governo Bolsonaro trabalha desde o início da pandemia contra as restrições de circulação de pessoas. Não é, vejam bem, que o governo se omite na questão, o que já seria gravíssimo. O governo tenta ativamente impedir as restrições nos estados, inclusive com ações jurídicas, como a impetrada no último dia 27 de maio no STF, contra as restrições adotadas por alguns governadores.

O reconhecimento de Queiroga de que o aumento da circulação de pessoas conduz a mais óbitos é, portanto, importante, mesmo que ele não tenha acusado diretamente Jair Bolsonaro. (Seu depoimento, aliás, que ainda ocorre enquanto escrevo esta coluna, é tão patético e deprimente quanto os dos demais integrantes do governo que falaram à CPI. Todos se afundam em um contorcionismo retórico tão ridículo quanto surreal para tentar provar que estão fazendo um bom trabalho no combate à pandemia, mesmo que seu chefe, o comandante máximo da nação, não cesse de fazer exatamente o oposto do que é recomendado pela ciência e pelo bom senso.)

Aplicando a mais simples lógica às palavras de Queiroga chegamos a uma conclusão cristalina: se com o aumento da circulação de pessoas aumentam as mortes, e se Bolsonaro trabalha contra a restrição de circulação de pessoas, Bolsonaro contribui para o aumento das mortes.

Os senadores estão cumprindo seu papel: tentar arrancar o máximo possível de declarações diretas que conduzam aos responsáveis pelo morticínio. Quando não aparecerem as responsabilizações diretas, contudo, basta usarmos a lógica.

Da demora absurda na compra de vacinas, do incentivo às aglomerações, do não uso da máscara, dos remédios picaretas, dos depoimentos dados e documentos levantados pela CPI, de todos os lugares salta aos olhos que este governo fez o que podia e o que não podia para sabotar o combate à pandemia no Brasil. O resultado é quase meio milhão de mortos (fora a subnotificação). E subindo.

Apoie o Cafezinho

Pedro Breier

Pedro Breier nasceu no Rio Grande do Sul e hoje vive em São Paulo. É formado em direito e escreve sobre política n'O Cafezinho desde 2016.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bandoleiro

08/06/2021 - 20h52

Mas quando teremos um ministro de verdade???

canastra

08/06/2021 - 18h39

E a medica/cantora sem curriculo que ninguem conheçe entre os colegas dela ? Kkkkkkkkkkkkkkk

    carlos

    09/06/2021 - 15h43

    O fato de ser médica e cantora são muitas virtudes, enquanto o tal canastra, pensa pelo umbigo. Quem canta os males espanta usando um português bem xulo. Mas pessoas cultas temos usar termos chulos.

Bandoleiro

08/06/2021 - 18h20

Como alguem consegue assistir e até dar credito a uma porcaria com essa CPI…?

Luan

08/06/2021 - 18h18

Muhamed Aziz, Abdullah Calheiros e Sharif Breier…kkkkkkkkkkkkkkkk

Galinzé

08/06/2021 - 17h09

Essa palhaçada é a cara do Pedrinho do Toddy.

William

08/06/2021 - 16h03

Quem decreta se as pessoas podem circular ou menos (proibir a circulação de pessoas é incostitucional) são os governadores e os prefeitos, o mesmo vale para o uso de máscaras.

Ainda não é absolutamente comprovado que restringir a circulação de pessoas diminua os contagios e muito provavelmente não será comprovado nunca.

Países que não adotaram essas medidas tiveram os mesmos casos ou até menos que países que a adotaram.

Assim que as fabricantes concluíram os testes, deram entrada no processo de autorização ao uso emergencial na Anvisa e a mesma aprovou, as vacinas escolhidas pelo Governo começaram e continuam a serem aplicadas normalmente.

Fim das narrativas desse Circo patético de quarto mundo.


Leia mais

Recentes

Recentes