Menu

Rodrigo Perez: O Bolsonaro que não é bolsonarista

Por Rodrigo Perez Recentemente, o termo “bolsonarismo” passou a fazer parte do vocabulário político brasileiro, estando diretamente associado à liderança do Presidente Jair Bolsonaro. Mas o que pouca gente percebe é que o bolsonarismo não esgota as possibilidades políticas de Jair Bolsonaro. Ou em palavras mais diretas: bolsonarismo e Bolsonaro não são, necessariamente, a mesma […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Por Rodrigo Perez

Recentemente, o termo “bolsonarismo” passou a fazer parte do vocabulário político brasileiro, estando diretamente associado à liderança do Presidente Jair Bolsonaro. Mas o que pouca gente percebe é que o bolsonarismo não esgota as possibilidades políticas de Jair Bolsonaro. Ou em palavras mais diretas: bolsonarismo e Bolsonaro não são, necessariamente, a mesma coisa.

Explico.

Jair Bolsonaro faz parte da política brasileira há quase trinta anos. Vereador, deputado de baixo clero, presença constante em programas de auditório. Bolsonaro vem antes do bolsonarismo. Nesses tempos, existia Bolsonaro, sem ismo. Personagem caricato, defensor da ditadura militar e parlamentar inexpressivo.

Já o bolsonarismo é parte da crise democrática ainda em curso no Brasil. Herdeiro da Operação Lava-Jato, o bolsonarismo se constituiu como Ideologia política pretensamente revolucionário cujo objetivo é superar o sistema político instituído pela carta de 1988. O bolsonarismo está fundado nos seguintes valores:

  • Rejeição aos políticos profissionais e a afirmação do sistema político brasileiro como corrupto e corruptor, como a ordem que deve ser superada.
  • Rejeição à concepção liberal de representação política. Na lógica bolsonarista, a representação política não é direito universal viabilizado pelas instituições democráticas. É algo a ser conquistado com o respeito a um conjunto de códigos morais. O cidadão político a ser representado é o homem branco armado, chefe de família que estabelece com o líder (também homem branco armado e chefe de família) relação direta de confiança. Aqui é o ponto de encontro do bolsonarismo com o machismo, racismo e homofobia estruturais que atravessam a história do Brasil.
  • Apoio em frações das forças armadas, das polícias militares e de organizações paramilitares (as milícias). Com esse apoio, o bolsonarismo opera constantemente com a possibilidade da ruptura institucional armada.
  • Rejeição a qualquer vocação assistencialista do Estado. O Estado de bem-estar social é visto como corruptor, pois na medida em que assiste os pobres estimularia o ócio, abrindo espaço para a manifestação de costumes morais libidinosos. É a famosa “acabou a mamata”. Está aqui o ponto de encontro do bolsonarismo com o neoliberalismo ortodoxo de Paulo Guedes.

Ainda precisamos entender melhor em qual momento Jair Bolsonaro se tornou bolsonarista. Como se deu o encontro da família Bolsonaro com os textos de Olavo de Carvalho? Quais são as principais referências do bolsonarismo? O integralismo da primeira metade do século XX? A tese do patrimonialismo, estruturante do pensamento social e político brasileiro? O neoconservadorismo norte-americano da segunda metade do século XX? Tudo isso junto?

Seja como for, algo aprece óbvio: Bolsonaro vem antes do bolsonarismo. Existe um Jair Bolsonaro que não é bolsonarista, que não tem total compromisso com a ideologia política bolsonarista. Um Bolsonaro pragmático, conhecedor das regras tácitas do jogo político, perfeitamente capaz de se adaptar ao sistema político que o bolsonarismo pretende implodir.

Penso que no atual momento do governo, estamos vendo em ação exatamente esse Bolsonaro. O Bolsonaro que não é bolsonarista.

Esse Bolsonaro que não é bolsonarista já tinha dado o ar da graça antes, em três ocasiões:

  • Em julho de 2019, quando escolheu Augusto Aras a dedo para ser o seu PGR. Aras tinha missão muito mais complexa do que simplesmente blindar o governo. O objetivo maior era por fim à operação lava-jato, grande adversária de Bolsonaro no campo da extrema-direita e poderosa ameaça ao sistema político. Aras cumpriu a missão com eficiência, justificando sua recondução, agora, em julho de 2021.
  • Outubro de 2020, com a indicação de kassio Nunes para ocupar a vaga de Celso de Mello no STF. A atuação de Nunes na suprema corte mostra como Bolsonaro conseguiu centralizar o seu ministro, garantindo sua lealdade.
  • A interferência nas eleições para a mesa diretora da Câmara dos Deputados em fevereiro de 2021. Diferente do que fez Dilma Rousseff em fevereiro de 2015, Bolsonaro não tentou criar o seu presidente da Câmara, não tentou eleger um aliado ideológico direto, na marra. Identificou entre as candidaturas aquela que mais tinha horizonte de vitória e que era mais cooptável. Declarou apoio público e se aproximou do vencedor, antes da vitória. Teve senso de circunstâncias e com essa movimentação praticamente enterrou a possibilidade do impeachment.

O Bolsonaro pragmático, não bolsonarista, está se manifestando mais uma vez, ao trocar Luiz Eduardo Ramos por Ciro Nogueira no comando da Casa Civil.

Ao substituir um general pelo líder do centrão no comando do ministério politicamente mais importante, Bolsonaro sinaliza que não acredita ser possível sustentar um golpe militar.

Mostra que sabe a hora de recuar, de se adequar ao sistema, de ser mais pragmático e menos ideológico. Bolsonaro mostra que não é totalmente bolsonarista, que também é parte do sistema.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nilson

23/07/2021 - 07h07

Todo bostonarista que continua apoiando um comissionario de propina na compra de vacina eh pior que o mito!!# Uma degeneraçao moral imperdoável frente a tantos que morreram. Bando d otariopata!!

Willy

22/07/2021 - 19h52

Os bilhoes de dinheiro publico que o PT jogava pra la e pra cà para manter o sistema em pè fazem falta para muita gente.

O que a esquerda é capaz de fazer pelo poder a gente sabe muito bem e nao é de ontem.

Tentaram matar o Bolosnaro quando perceberam que nao ganhariam as eleiçoes e em 2022 o que resta é tentar fraudar as urnas.

EdsonLuiz.

22/07/2021 - 19h20

Eu gostei bastante deste Rodrigo Perez.
Só não acho que a Operação Lava Jato possa ser tratada como ideologia. E acho menos ainda que possa ser definída como concorrente ao bolsonarísmo ou a qualquer outro segmento de extrema-direita.

A Operação Lava Jato foi a resposta possível às condições das instituições de controle público, recursos humanos incluídos, com suas subjetividades e motivações, à deliquência moral e à permissividade com que partidos e atores políticos das mais diversas orientações e também empresas capturavam e capturam o Estado, seu orçamento, seu ordenamento e regulação e suas empresas estatais ou mistas para favorecer a acumulação privada e a prática de corrupção, escalada em volumes industriais, na casa dos bilhões, em reais e em outras moedas.

Quanto à ameaça ao sistema político, quem mais ameaça o sistema político é o próprio Sistema Político, instrumentalizado para projetos e desejos bem particulares do ponto de vista ideológico e, não poucas vezez, interesses ainda menos nobres.

Um Estado e um Sistema Político mais saudável contaria com empresários, políticos, partidos, milirantes ideológicos e instituições de controle, incluindo seus quadros técnicos, mais saudável.

Constituir um Estado e um Sistema saudável pela pedagogia do exercício saudável da política e da democracia é a solução para a nossa miséria humana e política. Isso exige extirpar os tumores apodrecidos e as imposturas ideológicas, para termos o ambiente político adequado ao exercício da política e construirmos uma ordem que nos sirva de cidadania.

    EdsonLuiz.

    22/07/2021 - 19h24

    * vezes

alex

22/07/2021 - 18h50

Já o bolsonarismo é parte da crise democrática ainda em curso no Brasil….quando a esquerda perde autimaticamente a democracia entra em crise….? Kkkkkkk

A esquerda é adetentora autoproclamada da democracia…? Kkkkkkkkkk

Vao se ajeitar que tà patetico…

Valeriana

22/07/2021 - 18h46

O “bolsonarismo” nao esiste, sao termos idiotas criados por idiotas para tentar demonizar os eleitores de quem esses idiotas nao gostam.

Bolsonaro é o Presidente da Republica a 3 anos e nada mais, a maioria dos brasileiros (que nao é de esquerda mas sempre foi explorado pela mesma) se identifica com ele e com o que ele prega…fim.

A partir do momento em que os brasilerios começaram a receber pluralidade de informaçoes atràves da internet (antés assistiam somente o Jornal Nacional da Globo aguardando a novela das 9 começar) e se interessar o ler algo de politica casualmente a esquerda foi colocada na porta e serà colocada novamente em 2026 pelo menos.


Leia mais

Recentes

Recentes