Menu

Ricardo Cappelli: A histeria dos náufragos

Por Ricardo Cappelli É curiosa a histeria dos liberais quando se coloca em debate a revisão do teto de gastos e da reforma trabalhista. A situação é tão pitoresca que o establishment resolveu fazer de um ex-juiz medíocre e ignorante o novo farol do liberalismo brasileiro. Roberto Campos deve estar dando voltas no túmulo. Em […]

6 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Nalu Vaccarin / MGIORA

Por Ricardo Cappelli

É curiosa a histeria dos liberais quando se coloca em debate a revisão do teto de gastos e da reforma trabalhista. A situação é tão pitoresca que o establishment resolveu fazer de um ex-juiz medíocre e ignorante o novo farol do liberalismo brasileiro. Roberto Campos deve estar dando voltas no túmulo.

Em contato com a realidade objetiva, os pseudoliberais brasileiros resolveram que transformariam esterco em ouro. Difícil funcionar.

A reforma trabalhista não criou os empregos prometidos. Se corrigiu pequenas disfunções de nosso sistema, serviu mesmo para aprofundar, maximizar e oficializar a mais-valia que avança em progressões geométricas.

O teto de gastos é outra ficção. Uma jabuticaba inventada pelo desespero de um presidente que tentava se agarrar à cadeira – a guinada fiscalista e neoliberal de Temer com a sua “Ponte para o Futuro” rompeu com as tradições históricas do MDB, patrono da Constituição Cidadã de 1988.

O que o tal teto trouxe de benefícios? Fechamos 2021 com a inflação em dois dígitos e o desemprego nas alturas. Permanentemente ameaçado por suas próprias loucuras, Bolsonaro liquidou o orçamento público e a capacidade de investimento do país.

São raros os liberais autênticos no Brasil. O que temos de sobra é uma elite atrasada, escravocrata e sem nenhum compromisso com o país.

O que hoje ameaça a democracia é o mesmo que está transformando a nossa elite em alquimista de quinta categoria: a desigualdade crescente. Segundo o economista francês Thomas Piketty, vivemos a maior concentração de renda e riqueza da história da humanidade.

Ninguém nasce com “vontade de democracia”. Ela é um contrato social assinado pelo povo com a garantia de que a sua vida vai melhorar. Sem apresentar ideias que dialoguem com este problema histórico objetivo – desemprego estrutural ascendente, formação de exércitos de “inimpregáveis”, concentração brutal da renda e do capital -, nenhuma ideologia fica de pé.

Quais as propostas dos liberais para resolver estas questões? Uberização das relações de trabalho? Teto de gastos para impedir a expansão das políticas sociais e a possibilidade de um novo projeto nacional de desenvolvimento?

André Lara Resende, economista, intelectual e considerado um dos pais do Plano Real tem dinamitado o neoliberalismo anacrônico e mofado. O insuspeito liberal, ciente do momento histórico vivido pelo atual processo de acumulação capitalista, adotou a defesa de um neokeynesianismo com foco no planejamento e na eficiência.

O “campo liberal” está em crise por ver que seus pressupostos clássicos estão naufragando diante de uma realidade cada vez mais excludente. Não adianta defender um bolsonarismo “educado e pró-vacinas” sem Bolsonaro.

Para ficar com as mesmas ideias com voz de marreco, talvez a parcela conservadora de nossa sociedade prefira o original.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

17/01/2022 - 23h34

Meu caro Paulo, ou seja lá quem for, creio que não seja você por causa da expressão “esquerdementes”, a qual não se coaduna com sua pessoa.

Já ouviste falar na Operação Brother Sam? Lembra-se de quando Obama vinha no Brasil dar tapinha nas costas da Dilma, enquanto era espionada pelas agências estadunidenses, sobretudo no tocante à Petrobras, entre outros países, o que inclusive gerou a indignação da chanceler Merkel? São fortíssimos os indícios da participação da CIA, do FBI e do DOJ nos processos contra Lula oriundos da Lava Jato, o que por si só gera nulidades, tendo em vista que tal colaboração não foi formalizada. E assim por diante.

Um abraço.

Alexandre Neres

16/01/2022 - 17h15

Já que perguntar não ofende: a quem o articulista está se referindo quando faz menção a ex-juiz medíocre e ignorante?

Não apenas progressistas, mas também liberais, centristas e alguns conservadores já se deram conta do jogo sujo do marreco ao aparelhar o sistema judicial para alcançar objetivos pessoais. Faltam só os moralistas que estão sempre dispostos a acreditar em salvadores da pátria e os que caíram como patinhos no conto do vigário made in USA.

    Paulo

    17/01/2022 - 00h14

    O USA, ah, o USA.
    O que seria de vcs, esquerdementes, sem os USA pra sempre acusarem??

Kleiton

16/01/2022 - 11h04

Vagas de emprego tem muitas, faltam pessoas capacitadas.

Quem tem vontade e sabe fazer algo não fica parado um sequer dia.

Os brasileiros não levam a sério o estudo e o aprendizado…e o resultado é esse.

Paulo

16/01/2022 - 10h10

Esse governo não é liberal. Se elefeu com promessas liberais mas é populista e fisiologista, como todos os anteriores.

Paulo

15/01/2022 - 22h00

A “parcela conservadora da nossa sociedade” (a verdadeira, e não esse simulacro bolsonarista) prefere a verdade, sempre…


Leia mais

Recentes

Recentes