Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Sérgio Lima/Poder360

DataFolha mostra que o eleitor paulista não quer “nacionalizar” a disputa para o governo estadual

Por Gabriel Barbosa

01 de julho de 2022 : 13h46

A última pesquisa DataFolha do mês de junho, divulgada na noite desta quinta-feira, 30, trouxe um ponto interessante a se observar. Até o momento, o eleitor paulista não demonstra interesse em “nacionalizar” a disputa para o governo do estado mais rico do país.

Segundo o levantamento, Jair Bolsonaro  é o pior puxador de votos em São Paulo. Cerca de 63% dos entrevistados disseram não votar numa candidatura apoiada por ele. Para 17%, talvez poderia votar e outros 17% que com certeza votaria. Não sabe, 2%.

Já para Lula, o cenário é menos ruim, porém o índice de rejeição também é alto. Para 51% dos paulistas, uma candidatura lulista ao Palácio dos Bandeirantes não merece voto de jeito nenhum. Outros 23% que talvez votaria e 25% que votaria com certeza. Não sabe, 2%.

Sem dúvidas, esse recorte da pesquisa é preocupante para os dois pré-candidatos apoiados pelos principais nomes da disputa presidencial: Tarcisio de Freitas (apoiado por Bolsonaro) e Fernando Haddad (apoiado por Lula).

No momento, o eleitor paulista está tomando uma posição de pragmatismo e independência.

Pragmatismo pelo fato de mostrar disponibilidade de votar em candidaturas distintas no plano estadual e federal. Independência, até aqui, em não aderir a vinculação automática, o conhecido “voto casado” em nomes do mesmo campo político.

Vale lembrar que no estado, o ex-presidente Lula (PT) lidera com 43%, 13 pontos a frente de Jair Bolsonaro, que registra 30%. Em terceiro lugar aparece Ciro Gomes (PDT) com 8% e Simone Tebet (MDB) na quarta colocação com 3%.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores entre os dias 28 e 30 de junho de 2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, a pesquisa foi contratada pela Folha e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: SP-02523/2022.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

1 comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Galinzé

01 de julho de 2022 às 14h24

Quer não, votam para o poste de Lula e para Presidente pro Bolsonaro….kkkkkkkkk

Como conseguem dar voz a tamanhas asneiras ?

Responder

Deixe um comentário

Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará Lula ou Bolsonaro podem vencer no 1º turno?