Menu

Exame/Ideia: Lula mantém liderança na disputa pelo Planalto

A Exame/Ideia divulgou nesta quinta-feira, 21, a nova rodada da pesquisa presidencial que mostra uma oscilação positiva para o ex-presidente Lula na corrida pelo Palácio do Planalto. Segundo o levantamento, o líder progressista tem 36% no levantamento espontâneo contra 30% de Jair Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes, que já teve sua candidatura homologada pelo PDT, […]

4 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Ricardo Stuckert

A Exame/Ideia divulgou nesta quinta-feira, 21, a nova rodada da pesquisa presidencial que mostra uma oscilação positiva para o ex-presidente Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, o líder progressista tem 36% no levantamento espontâneo contra 30% de Jair Bolsonaro.

O ex-ministro Ciro Gomes, que já teve sua candidatura homologada pelo PDT, registra 3%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) com 1%, cada. Indecisos 21% e Branco/Nulo 7%. Os outros não chegaram a 1%. A margem de erro é de três pontos.

No levantamento espontâneo de maio, o ex-presidente Lula tinha 34% e Bolsonaro 27%. Ou seja, enquanto o ex-presidente oscilou dois pontos, o inquilino do Planalto oscilou três. Sendo assim, o cenário é de estabilização.

Voltando a pesquisa deste mês, no caso a estimulada, Lula continua firme na liderança, oscilando de 41% para 44% de preferência ante 33% das menções a Bolsonaro. Em maio, ele tinha 32%.

Por sua vez, Ciro oscilou negativamente, de 9% em maio para 8%. Tebet subiu de 1% para 4%. Janones tem 2%. D’Ávila e Marçal com 1% e os outros com menos disso. Branco/Nulo 4% e Indecisos 3%.

“Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis”, avalia o fundador do Ideia, Maurício Moura.

“Ou seja, é algo que precisamos monitorar na opinião pública nos próximos meses. Vale lembrar que o auxílio emergencial demorou aproximadamente dois meses para ter um reflexo na popularidade do presidente”, completa.

O ex-presidente Lula também vence todos os adversários no segundo turno. Contra Bolsonaro, o líder progressista voltaria a presidência com 47% a 37%.

Lula também vence o próprio Ciro Gomes por 44% a 31% e Simone Tebet com 48% ante 25%. No caso de Bolsonaro, venceria Ciro no limite da margem de erro, por 39% a 35%, e Tebet com 40% a 26%.

A Exame/Ideia ouviu 1.500 eleitores entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022. 

Acesse a pesquisa clicando aqui.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Willy

21/07/2022 - 19h13

A Faria Lima està jogando fora dinheiro com essas pesqusias para empurrar seu representante….todo mundo sabe que Lula ganha no primeiro turno com 143,70% de votos….SQN !! kkkkkk

Jorge Fernandes

21/07/2022 - 15h28

Mais 1 pesquisa que diz o mesmo que 1 ano atras, LULA na liderança com enormes possibilidades de ganhar no 1º turno, poucos pontos separam da vitoria

Os 2 primeiros colocados oscilando para cima e para baixo dentro da margem de erro.

O mais importante, outra pesquisa por telefone, sendo que hoje no Brasil existem 33 milhões de pessoas passando fome e 130 milhoes que não fazem 1 das 3 refeições diarias, belissima conquista do genocida e de seu capacho com politicas neoliberais

A vantagem do LULA é muito maior, podem jogar no lixo estas pesquisas telefonicas

Fanta

21/07/2022 - 12h21

E essas ultima dos petralhoides pagando a gasolina para 4 coitados passear de moto e fingir apoio…? https://www.youtube.com/watch?v=QJ74RYyaM4c

E’ uma vergonha a forma coma a qual os brasileiros sao explorados por esses canalhas (principalmente no NE)….mas a historia està mudando, com as tempos biblicos desse fim de mundo mas tà mudando…

Galinzé

21/07/2022 - 10h20

O fantoche da Faria Lima está em primeiro lugar nas pesquisas da Faria Lima…que novidade !! Kkkkkkk


Leia mais

Recentes

Recentes