Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Ricardo Stuckert

Exame/Ideia: Lula mantém liderança na disputa pelo Planalto

Por Gabriel Barbosa

21 de julho de 2022 : 09h20

A Exame/Ideia divulgou nesta quinta-feira, 21, a nova rodada da pesquisa presidencial que mostra uma oscilação positiva para o ex-presidente Lula na corrida pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, o líder progressista tem 36% no levantamento espontâneo contra 30% de Jair Bolsonaro.

O ex-ministro Ciro Gomes, que já teve sua candidatura homologada pelo PDT, registra 3%. Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) com 1%, cada. Indecisos 21% e Branco/Nulo 7%. Os outros não chegaram a 1%. A margem de erro é de três pontos.

No levantamento espontâneo de maio, o ex-presidente Lula tinha 34% e Bolsonaro 27%. Ou seja, enquanto o ex-presidente oscilou dois pontos, o inquilino do Planalto oscilou três. Sendo assim, o cenário é de estabilização.

Voltando a pesquisa deste mês, no caso a estimulada, Lula continua firme na liderança, oscilando de 41% para 44% de preferência ante 33% das menções a Bolsonaro. Em maio, ele tinha 32%.

Por sua vez, Ciro oscilou negativamente, de 9% em maio para 8%. Tebet subiu de 1% para 4%. Janones tem 2%. D’Ávila e Marçal com 1% e os outros com menos disso. Branco/Nulo 4% e Indecisos 3%.

“Percebemos um número estável das intenções de voto. Ainda não há nenhum reflexo de impacto resultante das medidas do governo de pagamento de auxílio ou de redução de preço dos combustíveis”, avalia o fundador do Ideia, Maurício Moura.

“Ou seja, é algo que precisamos monitorar na opinião pública nos próximos meses. Vale lembrar que o auxílio emergencial demorou aproximadamente dois meses para ter um reflexo na popularidade do presidente”, completa.

O ex-presidente Lula também vence todos os adversários no segundo turno. Contra Bolsonaro, o líder progressista voltaria a presidência com 47% a 37%.

Lula também vence o próprio Ciro Gomes por 44% a 31% e Simone Tebet com 48% ante 25%. No caso de Bolsonaro, venceria Ciro no limite da margem de erro, por 39% a 35%, e Tebet com 40% a 26%.

A Exame/Ideia ouviu 1.500 eleitores entre os dias 15 e 20 de julho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-09608/2022. 

Acesse a pesquisa clicando aqui.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

4 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

Willy

21 de julho de 2022 às 19h13

A Faria Lima està jogando fora dinheiro com essas pesqusias para empurrar seu representante….todo mundo sabe que Lula ganha no primeiro turno com 143,70% de votos….SQN !! kkkkkk

Responder

Jorge Fernandes

21 de julho de 2022 às 15h28

Mais 1 pesquisa que diz o mesmo que 1 ano atras, LULA na liderança com enormes possibilidades de ganhar no 1º turno, poucos pontos separam da vitoria

Os 2 primeiros colocados oscilando para cima e para baixo dentro da margem de erro.

O mais importante, outra pesquisa por telefone, sendo que hoje no Brasil existem 33 milhões de pessoas passando fome e 130 milhoes que não fazem 1 das 3 refeições diarias, belissima conquista do genocida e de seu capacho com politicas neoliberais

A vantagem do LULA é muito maior, podem jogar no lixo estas pesquisas telefonicas

Responder

Fanta

21 de julho de 2022 às 12h21

E essas ultima dos petralhoides pagando a gasolina para 4 coitados passear de moto e fingir apoio…? https://www.youtube.com/watch?v=QJ74RYyaM4c

E’ uma vergonha a forma coma a qual os brasileiros sao explorados por esses canalhas (principalmente no NE)….mas a historia està mudando, com as tempos biblicos desse fim de mundo mas tà mudando…

Responder

Galinzé

21 de julho de 2022 às 10h20

O fantoche da Faria Lima está em primeiro lugar nas pesquisas da Faria Lima…que novidade !! Kkkkkkk

Responder

Deixe um comentário

Por que devemos confiar nas Urnas Eletrônicas? Viaje no Universo Profundo com o Telescópio James Webb O Xadrez para Governador do Ceará