Menu

Presidente do Peru volta a ser investigado e vice se coloca a disposição para assumir o governo

Nesta sexta-feira, 22, o Ministério Público do Peru informou que desarquivou uma investigação contra o presidente Pedro Castillo por suposto tráfico de influência envolvendo a compra de combustível da estatal Petroperú em 2021. A decisão de reativar o inquérito foi da nova procuradora-geral, Patrícia Bonavides. Em janeiro, foi revelado ao país que Castillo interferiu num […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Nesta sexta-feira, 22, o Ministério Público do Peru informou que desarquivou uma investigação contra o presidente Pedro Castillo por suposto tráfico de influência envolvendo a compra de combustível da estatal Petroperú em 2021.

A decisão de reativar o inquérito foi da nova procuradora-geral, Patrícia Bonavides. Em janeiro, foi revelado ao país que Castillo interferiu num processo na compra do biodiesel B100 “a fim de que a empresa Heaven Petroleum Operator, dirigida pelo empresário Samir Abudayeh, ganhasse um contrato no valor de 74 milhões de dólares”.

Vale lembrar que essa é a quinta investigação contra o atual presidente desde que assumiu o governo. As outras quatro investigações são por obstrução da Justiça na demissão do ministro do Interior Mariano González, tráfico de influência em promoções de militares, corrupção e conluio agravado em um projeto de obra pública e por plágio em sua tese universitária.

Ainda nesta sexta, 22, a vice-presidente do país, Dina Boluarte, declarou publicamente que está disposta a assumir o governo em eventual impeachment de Castillo.

“Há um mandato que o povo nos concedeu, governar por cinco anos, e essa é a única agenda que temos. Trabalhar nesses quatro anos que restam (do período constitucional) pelos mais vulneráveis, os mais necessitados”, disse em pronunciamento.

Sobre a investigação do MP peruano, Baluarte disse que “as investigações que estão ali, que ocorrem dentro do quadro legal, dentro das competências autônomas que as instituições têm, serão respeitadas por nós”.

Atualmente, o governo de Castillo enfrenta uma série de acusações políticas e fiscais. A vice também declarou que em várias conversas, Castillo negou pessoalmente ter cometido qualquer ato de corrupção.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

marco

23/07/2022 - 23h43

É prá isso que serve o vice, dar o golpe.
Mas aqui o ” Lulão ” quer porque quer, enfiar a “opús dei “na linha da sucessão.
Vai dar merda.


Leia mais

Recentes

Recentes