Menu

Genial/Quaest: Auxílio Brasil não ajudou Bolsonaro e Lula continua isolado na liderança

Nesta quarta-feira, 17, a pesquisa nacional da Genial/Quaest revela que o primeiro pagamento do Auxílio Brasil e outros benefícios do Governo Federal não ajudou Jair Bolsonaro (PL) na busca pela reeleição. Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula continua firme na liderança com 45% das intenções de voto, 12 pontos a frente de Bolsonaro que registra […]

10 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Nesta quarta-feira, 17, a pesquisa nacional da Genial/Quaest revela que o primeiro pagamento do Auxílio Brasil e outros benefícios do Governo Federal não ajudou Jair Bolsonaro (PL) na busca pela reeleição.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula continua firme na liderança com 45% das intenções de voto, 12 pontos a frente de Bolsonaro que registra 33%.

No que diz respeito a terceira via, o marasmo eleitoral é evidente quando todos os nomes juntos somam 10%. Branco/Nulo e Indecisos com 6%, cada.

Quando analisamos os dados por região, a pesquisa mostra que o Nordeste ainda é a verdadeira e grande muralha eleitoral de Lula. Entre os eleitores nordestinos, o ex-presidente tem 40 pontos de vantagem sobre Bolsonaro.

Nas outras regiões, Lula e Bolsonaro continuam empatados, sempre dentro da margem de erro. No caso do Sudeste a diferença é de quatro pontos, no Sul é de seis pontos, Centro-Oeste e Norte, oito pontos.

No que diz respeito ao recorte entre quem recebe o Auxílio Brasil, os resultados são frustrantes para Bolsonaro e o governo. No grupo que recebe o benefício, a vantagem de Lula subiu de 23 para 30 pontos sobre o inquilino do Planalto.

O CEO da Quaest, Felipe Nunes, observa que “há duas hipóteses possíveis para explicar essa reversão do efeito do Auxílio. A primeira, seria a de que a população não dá crédito a Bolsonaro porque não sabe que ele é o ‘pai’ da proposta. Não parece ser este o caso, já que aumentou quem diz que ele é o responsável”.

Outro dado revelador da pesquisa é que 62% dos entrevistados disseram que não enxergam os atuais benefícios do governo como forma para ajudar o povo, mas para ajudar na reeleição de Bolsonaro.

Sem dúvidas, os dados da Genial/Quaest são destrutivos para a campanha de Bolsonaro, que apostou todas as fichas nos benefícios sociais na tentativa de angariar votos entre os eleitores de baixa renda. Mas pelo que o próprio levantamento indica, a maioria destas pessoas já estão convictas no voto ao ex-presidente Lula.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores em 120 municípios das cinco regiões do País entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-01167/22.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

carlos

17/08/2022 - 13h55

O bolsonaro pode se fantasiar de palhaço ? que não vai mais conquistar ninguém porque Jesus lá exodus 14:14 Deus está pelejando por nós.

carlos

17/08/2022 - 13h29

Todo brasileiro sabe que bolsonaro botou o Brasil de cabeça prá baixo, os filhos dele plantaram vento vão colher tempestade.

carlos

17/08/2022 - 13h24

Todo brasileiro, sabe do proselitismo dos milicianos, da família bolsonaro, agora ele vai colher o que plantou. A lei da semeadura.

Paulo

17/08/2022 - 12h06

Pobre Brasil! País sem rumo…Sai um ladrão e entra outro…

Dutra

17/08/2022 - 11h15

Nunca se viu no Brasil tanta incompetência, tanta arrogância num governo chefiado por um idiota psicopata e seus lacaios! Volta Lula 13!

Dutra

17/08/2022 - 11h03

Lula eleito 1° turno! Bostanero Minto,vai prá cadeia ! Lixo da história

Louro Santos Silva

17/08/2022 - 09h53

Lula o Pai dos pobres, vai tirar o País da fome, como fez antes

JULIANA BATISTA

17/08/2022 - 09h51

LUla ganha no 1] turno

Luiz

17/08/2022 - 09h26

É Lula no primeiro turno!
Chora Saulo…kkkkkkkk

Saulo

17/08/2022 - 08h46

Kkkkk….a narrativa das últimas pesquisas é essa.

O Governo começou a pagar o auxílio mas não ajudou…

Que expertalhoes esses Faria Limers…kkkkkk

É a mesma empresa que dizia que Lula é a melhor opção contra a corrupção ou é outra ? Kkkkkkkk

Que vazio de assuntos, de opiniões, de tudo, só a tentativa de enrolados Brasileiros com narrativas… uma Vergonha.


Leia mais

Recentes

Recentes