Mais de 70% dos eleitores já estão decididos sobre o voto presidencial, diz DataFolha

Imagem: Divulgação

Genial/Quaest: Auxílio Brasil não ajudou Bolsonaro e Lula continua isolado na liderança

Por Gabriel Barbosa

17 de agosto de 2022 : 08h34

Nesta quarta-feira, 17, a pesquisa nacional da Genial/Quaest revela que o primeiro pagamento do Auxílio Brasil e outros benefícios do Governo Federal não ajudou Jair Bolsonaro (PL) na busca pela reeleição.

Segundo o levantamento, o ex-presidente Lula continua firme na liderança com 45% das intenções de voto, 12 pontos a frente de Bolsonaro que registra 33%.

No que diz respeito a terceira via, o marasmo eleitoral é evidente quando todos os nomes juntos somam 10%. Branco/Nulo e Indecisos com 6%, cada.

Quando analisamos os dados por região, a pesquisa mostra que o Nordeste ainda é a verdadeira e grande muralha eleitoral de Lula. Entre os eleitores nordestinos, o ex-presidente tem 40 pontos de vantagem sobre Bolsonaro.

Nas outras regiões, Lula e Bolsonaro continuam empatados, sempre dentro da margem de erro. No caso do Sudeste a diferença é de quatro pontos, no Sul é de seis pontos, Centro-Oeste e Norte, oito pontos.

No que diz respeito ao recorte entre quem recebe o Auxílio Brasil, os resultados são frustrantes para Bolsonaro e o governo. No grupo que recebe o benefício, a vantagem de Lula subiu de 23 para 30 pontos sobre o inquilino do Planalto.

O CEO da Quaest, Felipe Nunes, observa que “há duas hipóteses possíveis para explicar essa reversão do efeito do Auxílio. A primeira, seria a de que a população não dá crédito a Bolsonaro porque não sabe que ele é o ‘pai’ da proposta. Não parece ser este o caso, já que aumentou quem diz que ele é o responsável”.

Outro dado revelador da pesquisa é que 62% dos entrevistados disseram que não enxergam os atuais benefícios do governo como forma para ajudar o povo, mas para ajudar na reeleição de Bolsonaro.

Sem dúvidas, os dados da Genial/Quaest são destrutivos para a campanha de Bolsonaro, que apostou todas as fichas nos benefícios sociais na tentativa de angariar votos entre os eleitores de baixa renda. Mas pelo que o próprio levantamento indica, a maioria destas pessoas já estão convictas no voto ao ex-presidente Lula.

A pesquisa ouviu 2000 eleitores em 120 municípios das cinco regiões do País entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o código BR-01167/22.

Gabriel Barbosa

Jornalista com passagens pelo Grupo de Comunicação O POVO (Ceará), RedeTV! e Band News FM. Pós-graduando em Comunicação e Marketing Político.

Apoie O Cafezinho

Crowdfunding

Ajude o Cafezinho a continuar forte e independente, faça uma assinatura! Você pode contribuir mensalmente ou fazer uma doação de qualquer valor.

Veja como nos apoiar »

10 comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário »

carlos

17 de agosto de 2022 às 13h55

O bolsonaro pode se fantasiar de palhaço ? que não vai mais conquistar ninguém porque Jesus lá exodus 14:14 Deus está pelejando por nós.

Responder

carlos

17 de agosto de 2022 às 13h29

Todo brasileiro sabe que bolsonaro botou o Brasil de cabeça prá baixo, os filhos dele plantaram vento vão colher tempestade.

Responder

carlos

17 de agosto de 2022 às 13h24

Todo brasileiro, sabe do proselitismo dos milicianos, da família bolsonaro, agora ele vai colher o que plantou. A lei da semeadura.

Responder

Paulo

17 de agosto de 2022 às 12h06

Pobre Brasil! País sem rumo…Sai um ladrão e entra outro…

Responder

Dutra

17 de agosto de 2022 às 11h15

Nunca se viu no Brasil tanta incompetência, tanta arrogância num governo chefiado por um idiota psicopata e seus lacaios! Volta Lula 13!

Responder

Dutra

17 de agosto de 2022 às 11h03

Lula eleito 1° turno! Bostanero Minto,vai prá cadeia ! Lixo da história

Responder

Louro Santos Silva

17 de agosto de 2022 às 09h53

Lula o Pai dos pobres, vai tirar o País da fome, como fez antes

Responder

JULIANA BATISTA

17 de agosto de 2022 às 09h51

LUla ganha no 1] turno

Responder

Luiz

17 de agosto de 2022 às 09h26

É Lula no primeiro turno!
Chora Saulo…kkkkkkkk

Responder

Saulo

17 de agosto de 2022 às 08h46

Kkkkk….a narrativa das últimas pesquisas é essa.

O Governo começou a pagar o auxílio mas não ajudou…

Que expertalhoes esses Faria Limers…kkkkkk

É a mesma empresa que dizia que Lula é a melhor opção contra a corrupção ou é outra ? Kkkkkkkk

Que vazio de assuntos, de opiniões, de tudo, só a tentativa de enrolados Brasileiros com narrativas… uma Vergonha.

Responder

Deixe um comentário