Menu

As principais tarefas de Juscelino Filho no Ministério das Comunicações

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 29, que o deputado federal Juscelino Filho (UB-MA) assumirá o Ministério das Comunicações no seu governo. A indicação de Juscelino causou desconforto em boa parte dos aliados de Lula, especialmente na mídia progressista, que esperavam o anúncio do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem : Divulgação

O presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 29, que o deputado federal Juscelino Filho (UB-MA) assumirá o Ministério das Comunicações no seu governo.

A indicação de Juscelino causou desconforto em boa parte dos aliados de Lula, especialmente na mídia progressista, que esperavam o anúncio do deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) para assumir a pasta.

O parlamentar petista acabou ficando com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Já na SECOM da presidência, Lula anunciou o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista de formação, como titular.

Antes de anunciar o restante do primeiro escalão do governo, Lula negociou com a cúpula do União Brasil sobre o espaço e a atuação da legenda a partir de 2023. Interlocutores do petista confirmam que a priori o União Brasil – mesmo com a cota de três ministérios – queria “independência” na Câmara, onde o racha no partido é maior.

A proposta da sigla foi considerada obscena politicamente, e a partir dali iniciou-se um clima de tensão entre aliados de Lula e a cúpula do UB. Vale lembrar que inicialmente, o partido de Bivar havia indicado o nome do deputado federal Paulo Azi (UB-BA) para o Ministério das Comunicações. Mas devido a péssima repercussão, Azi recuou.

Na busca pela reconciliação e a presença do UB na sua base, Lula sugeriu que o partido indicasse um outro nome, com perfil mais “transitório” e “político”. Mas por outro lado, o presidente deixou claro que para assumir os ministérios, os 59 deputados do UB na Câmara devem ficar alinhados com o governo.

O resultado foi que após articulações internas, a executiva do União Brasil indicou o nome do deputado federal Juscelino. Com a indicação pacificada, Lula conversou com o parlamentar antes da coletiva e deixou claro que, no curto prazo, sua missão principal será de prosseguir com a expansão do 5G, com a roupagem do novo governo.

Além disso, o presidente eleito reforçou que o seu governo não dará continuidade ao projeto de privatização dos Correios e que o futuro ministro ficará responsável por “desmontar” e “desmobilizar” a proposta junto aos parlamentares do Centrão.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Humberto Luiz Lima de Oliveira

30/12/2022 - 06h10

Ótimo. O ministro só precisa cumprir o programa do governo.


Leia mais

Recentes

Recentes