Menu

Brasil pode entrar em recessão técnica por causa da fraude nas Americanas

Devido a fraude contábil das Americanas, os bancos podem restringir ainda mais o crédito e gerar uma recessão técnica no Brasil em 2023. A informação é do jornal Estado de São Paulo. Junta-se a esse cenário catastrófico a manutenção da elevada taxa de juros (Selic) – de 13,75% ao ano – pelo Banco Central, presidido […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Divulgação

Devido a fraude contábil das Americanas, os bancos podem restringir ainda mais o crédito e gerar uma recessão técnica no Brasil em 2023. A informação é do jornal Estado de São Paulo.

Junta-se a esse cenário catastrófico a manutenção da elevada taxa de juros (Selic) – de 13,75% ao ano – pelo Banco Central, presidido por Roberto Campos Neto. Diante disso, os bancos podem recuar a concessão de crédito.

A economista-chefe do banco Credit Suisse, Solange Srour, falou sobre essa perspectiva.

“Já temos uma projeção de economia praticamente parada este ano, (crescimento de) 0,7% para o PIB, com o Agronegócio forte e o primeiro trimestre forte. Depois, economia parada. Se a disposição de conceder crédito diminui, pode impactar. Podemos ter dois trimestres negativos, seria uma recessão técnica”.

Já o analista de macroeconomia da LCA, Michael Burt, avalia que a desaceleração do crescimento do saldo de crédito livre a empresas pode fechar o ano em 7%, ante 9,9% em 2022. Porém, ele também observa que o rombo nas Americanas trouxe incerteza à economia e pode piorar os números. “Alguns bancos mostraram sinalizações de que isso vai reduzir o apetite para empréstimos, como, por exemplo, o Bradesco. Se isso se concretizar, esse 7,0% pode cair para algo em torno de 6,0% a 5,5%”.

Apoie o Cafezinho

Gabriel Barbosa

Jornalista cearense com pós-graduação em Comunicação e Marketing Político. Atualmente, é Diretor do Cafezinho. Teve passagens pelo Grupo de Comunicação 'O Povo', RedeTV! e BandNews FM do Ceará. Instagram: @_gabrielbrb

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

17/02/2023 - 22h17

Não sei se procede ou não, tal temor (de recessão técnica), mas o que espanta é ver como mecanismos de controle parecem inexistir, no âmbito privado. Mesmos Bancos de porte, como Itaú e Bradesco, situados entre os 4 maiores do Brasil, estão acusando prejuízos monumentais…Também não sei se procede, mas é preocupante essa vulnerabilidade…Estamos entregues à própria sorte…

EdsonLuíz.

17/02/2023 - 12h47

Corrigindo erro em ripost abaixo.

Onde se lê na resposta mais abaixo:
” Mesmo aquela Petrobrás do PT, destruída e corrompida TOTALMENTE, levaram o Brasil a uma recessão econômica. Imagina uma lojinha como as Americanas causar uma recessão..”

Leia-se:
Mesmo aquela Petrobrás do PT, destruída e corrompida TOTALMENTE,…

……NÃO LEVOU…

…o Brasil a uma recessão econômica. Imagina uma lojinha como as Americanas causar uma recessão..

EdsonLuíz.

17/02/2023 - 11h08

O caso das Americanomas é escabroso.
▪Mas dizer que um país entra em recessão por causa de uma lojinha não tem cabimento!

Nem o caso ainda mais escabroso que o das Americanas, que foi o da Petrobrás na era PT Lula/Dilma levou ou levaria o Brasil a uma recessão econômica. Aliás, nem mesmo a Petrobrás levaria o Paraguay que fosse a uma recessão econômica, quanto mais as Americanas.

A Petrobrás, na era do PT a então maior empresa do Brasil e que detinha então a MAIOR dívida de uma empresa NO MUNDO, se meteu em construir destilarias e outros “investimentos-corrupção” sem fazer sequer o projeto executivo dos investimentos, sendo que os estudos dos técnicos da própria empresa informavam que aqueles projetos não seriam lucrativos a tempo nenhum, mesmo até o seu descomissionamento décadas depois de iniciados e operados.

A Petrobrás, por aqueles erros de Lula, teve suas ações desvalorizadas de R$26,00 para menos de R$5,00 à época. Na Bolsa de Valores de Nova York a Petrobrás –quase destruída pelo PT, como as efetivas investigações da Lava-Jato comprovaram– foi retirada do pregão, por ter sua ação naquela Bolsa caído abaixo de $1.00 dólar.

Mesmo aquela Petrobrás do PT, destruída e corrompida TOTALMENTE, levaram o Brasil a uma recessão econômica. Imagina uma lojinha como as Americanas causar uma recessão..

O Brasil na primeira era PT entrou em recessão econômica –e foi a maior recessão datada da história econômica do país– mas a recessão brasilera provocada pelo PT foi por erros grosseiros nas políticas fiscal e monetária e por sacanagens populistas de Lula contra os pobres brasileiros. E por muita corrupção!
▪Lula, pelos ataques de ódio que tem feito contra pessoas sérias e pelas coisas que está dizendo que vai fazer está sinaluzando que vai repetir os erros todos novamente.

Pobre Brasil! O Brasil não merecia Lula, Dilma e Bolsonaro.

Lula e o PT estão agora forçando as narrativas e ataques de ódio contra profissionais sérios das ciências econômicas para Lula abrir caminho para cometer os mesmos erros que já cometeu, de baixar artificialmente os juros e fazer muita gastança. Esses gastos que Lula faz levam as pessoas a pensar que tudo está maravilhoso e que Lula é mágico, mas a realidade é que se Lula fizer as coisa que quer fazer a economia depois desaba e fica muito difícil resolver a crise econômica, como está sendo difícil resolver essa atual e que já vem desde o desabamento que o mesmo Lula e o PT iniciaram e que Bolsonaro agravou.

Edson Luiz Pianca.


Leia mais

Recentes

Recentes