Menu

Nota à Imprensa da ABRAINC

Publicado em 22/03/2023 Por ABRAINC – São Paulo ABRAINC — A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) entende que o Banco Central precisa reduzir a taxa Selic, pois os juros altos são entraves ao desenvolvimento econômico do Brasil e podem prejudicar a geração futura de emprego. Mesmo nos atuais patamares da Selic, a ABRAINC destaca […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Fernando Frazão/ Agência Brasil

Publicado em 22/03/2023

Por ABRAINC – São Paulo

ABRAINC — A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) entende que o Banco Central precisa reduzir a taxa Selic, pois os juros altos são entraves ao desenvolvimento econômico do Brasil e podem prejudicar a geração futura de emprego.

Mesmo nos atuais patamares da Selic, a ABRAINC destaca que a principal fonte de financiamento para compradores de imóveis de baixa renda é o FGTS, que não é influenciado pela Selic. Dessa forma, com a implantação do novo Minha Casa, Minha Vida temos boas perspectivas de aumento de produção para esse segmento.

A ABRAINC ressalta que os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão são os mais impactados com a Selic. Neles, a taxa de financiamento habitacional do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) ainda segue em valores inferiores ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Todavia, o setor considera que seria relevante que o Banco Central já adotasse medidas que aumentem a oferta de funding ao setor. Uma possível medida, para manter o crédito habitacional em patamar similar ao de 2022, seria o aumento no percentual de recursos da Poupança, que é direcionado obrigatoriamente ao financiamento de imóveis – dos atuais 65% para 70%.

Outras medidas importantes para preservar o crescimento do setor nesse ambiente de alta na Selic seria a dedução dos juros de crédito imobiliário no imposto de renda e a elevação do teto para que quem usar o FGTS na compra de um imóvel – atualmente esse valor está em RS 1,5 milhão.

Por fim, a ABRAINC lembra que a construção responde no Brasil por 7% do Produto Interno Bruto (PIB), 9% da arrecadação de impostos e 10% dos empregos gerados, sendo assim, necessita de financiamento de longo prazo a juros baixos para viabilizar seu crescimento.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

EdsonLuíz.

22/03/2023 - 21h26

Claro que a taxa de juros está muito alta e precisa começar a ser diminuída! Mas fazer isso agora, quando não temos sequer uma âncora fiscal?

Diminuir ou aumentar taxa de juros não é “vontade política”, é tomar a complexa decisão a partir de estudos econômicos mais complexos ainda.

Como esse povo pede para baixar a taxa de juros no grito sem que o país tenha nem mesmo um arcabouço fiscal?


Leia mais

Recentes

Recentes