Menu

Após reunião, chancelaria dos EUA e China prometem manter diálogo de pé

Reuters – O principal assessor de segurança do governo do presidente norte-americano Joe Biden se reuniu com o alto diplomata da China nesta semana. A Casa Branca prometeu manter as linhas de comunicação abertas, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (11), em uma das poucas reuniões de alto nível desde a disputa sobre suposto balão de […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Reuters – O principal assessor de segurança do governo do presidente norte-americano Joe Biden se reuniu com o alto diplomata da China nesta semana. A Casa Branca prometeu manter as linhas de comunicação abertas, anunciou a Casa Branca nesta quinta-feira (11), em uma das poucas reuniões de alto nível desde a disputa sobre suposto balão de espionagem.

O conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan e o diplomata chinês Wang Yi reuniram-se em Viena na quarta e nesta quinta-feira e discutiram as principais questões bilaterais e globais de segurança, incluindo Taiwan e a guerra da Rússia contra a Ucrânia, disse a Casa Branca em um comunicado. 

A nota descreveu as conversas como “sinceras, substantivas e construtivas” e como “parte dos esforços contínuos para manter abertas as linhas de comunicação e administrar a concorrência com responsabilidade”.

Os dois lados “concordaram em manter esse importante e estratégico canal de comunicação para avançar nesses objetivos”, disse o comunicado, acrescentando que as negociações buscam evoluir a partir da reunião do presidente Joe Biden e do presidente chinês Xi Jinping na Indonésia em novembro.

Os laços entre EUA e China estão em crise devido a questões que variam de acusações de espionagem chinesa e abusos de direitos humanos, aos esforços dos EUA em construir alianças militares para conter a China. 

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, cancelou uma viagem prevista a Pequim após os EUA derrubarem um balão chinês que sobrevoou locais militares sensíveis, mergulhando os países rivais em uma crise diplomática.

A viagem de Blinken tinha como objetivo ajudar a reparar as relações após uma ruptura anterior, por conta da visita da então presidente da Câmara dos Deputados Nancy Pelosi a Taiwan. 

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes