Menu

ABIN na mira do general Amaro

Nos últimos meses esta coluna se dedicou a cobrir o embate entre militares e civis pela segurança e inteligência do Brasil e da segurança da República. Porém, até o momento o foco das ações do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estava na Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República (SESP) e […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Sede da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) Imagem: Divulgação/Gov.br

Nos últimos meses esta coluna se dedicou a cobrir o embate entre militares e civis pela segurança e inteligência do Brasil e da segurança da República. Porém, até o momento o foco das ações do chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) estava na Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República (SESP) e o seu fim, sendo assim, onde ficariam as “ambições” envolvendo a inteligência e seus órgãos?

Veja também: Até quando, Amaro?

Parece que agora esse “silêncio” sobre a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) tem explicação: circula nos corredores do Palácio do Planalto que Amaro está apostando que a Medida Provisória (MP) da reestruturação ministerial e que deu várias atribuições para o Rui Costa, Ministro da Casa Civil, irá cair. E segundo fontes, o general estaria trabalhando para que isso se realize.

Editada no início do governo a MPV 1154/2023 irá caducar na semana que vem no dia 1º de junho e caso ela caia, Amaro e os generais terão a ABIN sem muito esforço, buscando apenas garantir isso.

Veja também: Recém empossado, amaro já causa desconforto no planalto

Em abriu a coluna noticiou que os servidores da ABIN julgavam praticamente impossível ocorrer o retorno da agência ao GSI, na ocasião afirmaram que foram extremamente bem recebidos pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa e que esse acolhimento se traduziria na permanência da pasta longe do GSI.

O “boato” também corrobora outra a informação dada por esta coluna de que, segundo servidores do próprio GSI, Amaro estaria interessando em “capturar” a ABIN de volta para o GSI, na ocasião uma fonte do Palácio do Planalto afirmou acreditar que Amaro já considerava que teria convencido o presidente a tirar a ABIN da Casa Civil. Segundo a fonte, “como a segurança ainda está em disputa, ele resolveu bombardear”.

Veja também: A guerra interna no planalto pela inteligência e segurança

O que ainda não está claro é se, caso a MP caia, Rui Costa irá brigar para manter a ABIN sob sua gestão ou abrirá mão dela e ainda há outra questão: o que fará Amaro, caso a MP não caia?

Até o momento o histórico recente do general não está ao seu favor, ficando conhecido no Palácio do Planalto como “aquele que atua pelas costas do presidente”.

Outra questão interessante é: dado o alarmante acervo de evidências dessa atuação “indevida” do general e sua permanência na pasta, será que ele realmente estaria atuando pelas costas do presidente?

Apoie o Cafezinho

Cleber Lourenço

Defensor intransigente da política, do Estado Democrático de Direito e Constituição. | Colunista n'O Cafézinho com passagens pelo Congresso em Foco, Brasil de Fato e Revista Fórum | Nas redes: @ocolunista_

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes