Menu

Lula terá encontro para discutir acordo Mercosul-UE

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estará no Brasil na próxima segunda-feira (12) para discutir um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Além do encontro com o presidente Lula, a autoridade alemã também deve se reunir com o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira. Há três meses, a vice-presidente-executiva da comissão […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Montagem (Bandeira da União Europeia ao lado da Bandeira do Brasil) - Fotos: Pexels

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estará no Brasil na próxima segunda-feira (12) para discutir um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Além do encontro com o presidente Lula, a autoridade alemã também deve se reunir com o ministro das relações exteriores, Mauro Vieira.

Há três meses, a vice-presidente-executiva da comissão europeia, Margrethe Vestager, se reuniu com Geraldo Alckmin em Brasília. No encontro ela ressaltou a importância de “acelerar” a conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, que está em negociação desde 1999.

“Para nós, finalizar as negociações do acordo Mercosul União Europeia é absolutamente prioritário. É um momento muito importante para acelerar a finalização e este é o momento para fazer as coisas acontecerem”, afirmou Vestager.

Alckmin, por sua vez, exaltou o encontro: “Nós queremos fortalecer esta parceria. Temos os mesmos valores, os mesmos princípios do desenvolvimento inclusivo, do desenvolvimento com estabilidade e o desenvolvimento com sustentabilidade”.

Em 2019 os blocos finalizaram as negociações e o acordo se encontra em estágio de revisão. Existiam discordância, por parte da UE, acerca do manejo do governo brasileiro em relação a questões ambientais, principalmente durante o mandato de Jair Bolsonaro. Os principais doadores do Fundo Amazônia, Noruega e Alemanha, por exemplo, suspenderam o repasse de verbas ao país entre 2019 e 2022.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já deu declarações afirmando que irá fazer o possível para solucionar os entraves. Além disso, o Brasil entende que há necessidade em revisar a aplicação de sanções em caso de descumprimento de metas ambientais. Sanções que valeriam para o Brasil, também seriam aplicáveis a União Europeia, observando o princípio da reciprocidade.

O encontro, além de discutir a questão do acordo comercial, também deve tratar de questões de ciência, tecnologia e inovação e direitos humanos.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

10/06/2023 - 01h41

Combinaram com o Lacron?


Leia mais

Recentes

Recentes