Menu

É falso que Caixa irá taxar Pix de pessoas físicas e MEIs

É falsa a informação de que a Caixa Econômica Federal irá taxar o Pix de pessoas físicas ou de microempreendedores individuais (MEIs). O boato foi divulgado nesta segunda-feira (19) no Twitter e Facebook por perfis falsos e por parlamentares e páginas bolsonaristas. A fake news foi desmentida no início desta noite pela instituição, que publicou  […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Imagem: Reprodução

É falsa a informação de que a Caixa Econômica Federal irá taxar o Pix de pessoas físicas ou de microempreendedores individuais (MEIs). O boato foi divulgado nesta segunda-feira (19) no Twitter e Facebook por perfis falsos e por parlamentares e páginas bolsonaristas.

A fake news foi desmentida no início desta noite pela instituição, que publicou  uma nota em seu site explicando que, na verdade, o que vai ocorrer a partir de 19 de julho é a cobrança exclusiva para clientes pessoa jurídica. O mecanismo já ocorre em outras instituições bancárias.

“A CAIXA não realiza cobrança de tarifa Pix de seus clientes pessoa física, de microempreendedores individuais (MEI) e de beneficiários de programas sociais. O banco comunicou de forma antecipada que, a partir de 19 de julho, iniciará a cobrança exclusivamente de clientes pessoa jurídica privada”, explicou a nota da assessoria do banco.

A Caixa ainda afirmou que os valores que serão cobrados estão entre os menores, comparados as demais instituições financeiras.  

“A prática já é realizada por outras instituições financeiras e autorizada pelo Arranjo Pix desde novembro de 2020, conforme Resolução BCB nº 30/2020. Mantendo o compromisso de oferecer aos clientes as melhores condições em seus produtos e serviços, a CAIXA ressalta que os valores a serem praticados estão entre os menores do mercado e podem ser consultados nos sites da CAIXA e do Banco Central”, completou, em nota, o banco.

Outras instituições já cobram o envio e recebimento de Pix em caso de clientes pessoa jurídica, como o Banco do Brasil, que possui uma taxa de 0,99%, Santander (1,00%), Bradesco (1,40%) e Itaú (1,45%). Segundo os dados divulgados pela Caixa Econômica Federal, o banco cobrará 0,89% por Pix transferência em caso de PJs.

Apoie o Cafezinho

Raphael Lacerda

Raphael Lacerda é estudante de jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente, escreve sobre esportes, política e participa da cobertura do carnaval carioca.

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Bárbara

20/06/2023 - 16h18

“O cafézinho de esquerda” Deixa de ser sujo! Não tem nada de falso! Tanto que a decisão foi suspensa pelo Sr. SEU Presidente até 2º ordem ref a taxa. Fake News é a sua “matéria/informação”. Estuda Jornalismo para isso? Defender lado partidário? Que bosta! Que belo jornalista “teremos” (contém ironia) !


Leia mais

Recentes

Recentes