Menu

79 anos de Chico

Uma homenagem d’O Cafezinho para Chico Buarque, dono de uma obra artística e de resistência política que perpassa por séculos e gerações. Francisco Buarque de Hollanda, o Chico Buarque, completa 79 anos nesta segunda-feira (19). O músico, dramaturgo e escritor conquistou milhares de fãs nas quase seis décadas de carreira e hoje recebeu o carinho […]

1 comentário
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Ruann de Lima

Uma homenagem d’O Cafezinho para Chico Buarque, dono de uma obra artística e de resistência política que perpassa por séculos e gerações.

Francisco Buarque de Hollanda, o Chico Buarque, completa 79 anos nesta segunda-feira (19). O músico, dramaturgo e escritor conquistou milhares de fãs nas quase seis décadas de carreira e hoje recebeu o carinho de todos eles nas redes sociais, inclusive de figuras públicas, como o presidente Lula.

Chico nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim, ele se tornou um ícone para a cultura brasileira, tanto na arte, quanto nos movimentos sociais.

O cantor participou da oposição contra a ditadura de 1964 e, desde o princípio de sua carreira na música, em 1965, teve diversas músicas censuradas no período – algumas das principais canções dos anos de chumbo foram compostas por Chico. Cálice Apesar de Você e Construção retratam de modo sublime e, ao mesmo tempo, escancarado a denúncia e a vida de quem resistia às violências e perseguições do regime militar a favor de justiça e dignidade para o povo brasileiro. Em 1969, o artista ainda foi exilado na Itália por lutar contra o sistema vigente.

Além de cantor e compositor, Chico é escritor. Ele foi vencedor de três Prêmios Jabuti com seus livros, Estorvo (1992), Budapeste (2004) e Leite Derramado (2010). Em abril deste ano, ele foi contemplado com o prêmio Camões, em Portugal.

Chico Buarque já fez parceria e é amigo de outros grandes nomes da arte brasileira e MPB, como Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Elis Regina, Caetano Veloso e mais. 

Nas redes sociais, Caetano publicou parabéns ao amigo de forma poética. “Amo-o como amo a cor das águas de Fernando de Noronha, o canto do sotaque gaúcho, os cabelos crespos, a língua portuguesa, as movimentações do mundo em busca de saúde social. Amo-o como amo o mundo, o nosso mundo real e único, com a complicada verdade das pessoas. Tudo está na dicção límpida de Chico”, disse.

O presidente Lula também prestou homenagens a Chico. “Chico Buarque honra nossa língua portuguesa com sua genialidade”, afirmou. “Feliz aniversário, meu amigo. Muita saúde e felicidades”

A esposa Carol Proner, a filha (com Marieta Severo) Silvia Buarque, Maria do Rosário, e até mesmo o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) também celebraram os 79 anos do cantor nas redes sociais.

Hoje, além do aniversário de Chico, é dia de relembrar a importância dos artistas brasileiros e comemorar a vida de quem constrói a cultura popular e artística do país!

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Alexandre Neres

20/06/2023 - 13h47

Parabéns, Grande Mestre!!!


Leia mais

Recentes

Recentes