Menu

“O mal russo vai perder”, afirma Zelensky após ataque em catedral ucraniana

Após ataque russo contra a Catedral de Odessa neste domingo (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prometeu forte retaliação contra o país.  “Não pode haver desculpa para o mal russo. Como sempre, esse mal vai perder. E definitivamente haverá uma retaliação aos terroristas russos por Odessa. Eles vão sentir essa retaliação”, publicou o líder […]

sem comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Catedral da Transfiguração destruída pelo ataque russo. Foto: Oleksandr Gimanov/AFP

Após ataque russo contra a Catedral de Odessa neste domingo (23), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, prometeu forte retaliação contra o país. 

“Não pode haver desculpa para o mal russo. Como sempre, esse mal vai perder. E definitivamente haverá uma retaliação aos terroristas russos por Odessa. Eles vão sentir essa retaliação”, publicou o líder ucraniano no Twitter.

A Catedral Spaso-Preobrazhenskyi ou Catedral da Transfiguração é muito importante para a população ucraniana, considerada patrimônio mundial da Unesco. Mísseis da Rússia atingiram o centro histórico da cidade de Odessa e, além de destruir o templo, deixaram 2 mortos e 22 feridos, incluindo quatro menores de idade.

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia classificou o ataque como um”crime de guerra que jamais será esquecido ou perdoado” Além disso, a Unesco também condenou os “brutais bombardeios russos”.

“Essas terríveis destruições significam uma nova escalada de violência contra o patrimônio cultural da Ucrânia”, disse Audrey Azoulay, diretora-geral da agência da ONU voltada à cultura, educação e ciência, a Unesco.

A igreja, que já havia passado por um processo de reconstrução no início dos anos 2000, foi atingida por um dos 19 mísseis lançados pela Rússia. Conforme indicam as autoridades ucranianas, o país lançou as bombas por terra, mar e céu contra a cidade do Mar Negro, mas nove foram abatidos.

Odessa e outras cidades com instalações de exportação de alimentos ucranianos têm sido alvos diários da tropa russa desde a semana passada – neste período, um acordo que garantia o embarque seguro de grãos da Ucrânia mediado pela ONU foi retirado.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!


Leia mais

Recentes

Recentes