Menu

2 mil dias da morte de Marielle e Anderson: ato reivindica justiça para o caso

2 mil dias do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Neste sábado (2), a Anistia Internacional promoveu um ato no centro do Rio de Janeiro para simbolizar a marca de 2 mil dias sem solução ou justiça do ataque, que ocorreu na mesma região, em 14 de março de 2018. A […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

2 mil dias do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Neste sábado (2), a Anistia Internacional promoveu um ato no centro do Rio de Janeiro para simbolizar a marca de 2 mil dias sem solução ou justiça do ataque, que ocorreu na mesma região, em 14 de março de 2018.

A manifestação reuniu coletivos de mães e familiares vítimas da violência do Estado, bem como ativistas defensores dos direitos humanos. O objetivo da mobilização, realizada na Praça Mauá, em frente à Superintendência da Polícia Federal, foi pedir justiça pela vida de Marielle, Anderson, e tantas outras pessoas que morreram em condições parecidas.

O principal intuito do ato foi reivindicar agilidade nas investigações, que perduram por mais de cinco anos, e garantir a imparcialidade, transparência e esclarecimento das motivações do crime o mais rápido possível, além de questionar quem foram os mandantes dos assassinatos. A Anistia cobra, ainda, que o governo federal implemente um mecanismo independente para apurar e elucidar o crime, junto a um time de cooperação técnica internacional.

“É inadmissível que depois de tanto tempo e recursos investidos nesse processo, não tenham chegado a uma conclusão. Desde o dia do crime, a Anistia Internacional Brasil segue mobilizada para que se faça justiça por Marielle e Anderson. E assim seguiremos, em luta e com coragem”, disse a diretora executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck.

Ela relembra todo o caminho da investigação do crime até os dias atuais, mas, apesar de todos os recursos já buscados e autoridades envolvidas, ainda não há soluções.

“Nos últimos cinco anos, tivemos seis delegados de polícia à frente do caso, quatro chefes de Polícia Civil, um interventor, 11 promotores de Justiça, dois procuradores gerais de Justiça, dois procuradores-gerais de Justiça, três governadores, dois presidentes da República, um superintendente da Polícia Federal e continuamos sem resposta”, diz Werneck.

A mobilização contou com vários símbolos para relembrar os temas da luta: luzes de led traziam a mensagem “2 mil dias sem Justiça” enquanto os participantes caminhavam com girassóis, que representam as sementes de Marielle e Anderson, e velas, que são o símbolo da organização.

Há 2 mil dias atrás, a então vereadora do PSOL e seu motorista foram mortos na Zona Norte do Rio de Janeiro. Eles voltavam de um evento da Lapa, junto com a assessora de Marielle, Fernanda Chaves, quando foram surpreendidos por tiros disparados de dentro de um carro. A parlamentar tinha 38 anos e morreu com quatro tiros na cabeça, enquanto Anderson tinha 39 anos e foi baleado três vezes nas costas.

Desde o início das investigações do caso, os mandantes do crime ainda não foram identificados, mas outras quatro pessoas foram presas acusadas de envolvimento. O ex-bombeiro Maxwell Simões foi detido por atrapalhar as investigações; o PM reformado Ronnie Lessa, que teria efetuado os disparos; e o ex-PM Élcio de Queiroz, que confessou ter dirigido o carro no momento do crime.

A última prisão referente ao caso ocorreu no início de agosto, quando a Polícia Federal deflagrou uma operação contra um esquema de Maxwell Simões. À época, sete mandados de busca e apreensão foram cumpridos e Wellington de Oliveira Rodrigues, o Manguaça, foi preso.

Uma matéria do o Globo revelou que, desde o assassinato, ao menos outras cinco pessoas suspeitas de envolvimento com o crime também morreram – consideradas queima de arquivo. Entre elas estão Macalé, sargento reformado que vigiava os passos de Marielle desde o final de 2017; Adriano da Nóbrega, ex-capitão do Bope, e seu braço-direito, Luiz Carlos Felipe Martins, o Orelha; Hélio de Paulo Ferreira, o Senhor das Armas; Lucas do Prado Nascimento, o Todynho.

No início do governo Lula, a investigação do caso teve continuações mais assíduas. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, mobilizou a Polícia Federal para atuar diretamente no caso em conjunto com o Ministério Público do Rio (MPRJ). Neste ano, ainda, Élcio Queiroz confirmou o nome de alguns envolvidos – que foram presos – e de outras pessoas que também tiveram participação no crime, mas que seguem em segredo de Justiça.

Dino acredita que a colaboração premiada de Queiroz encerrou uma fase da investigação, tendo em vista que foram sanadas algumas dúvidas sobre a execução do crime. Assim, abriu-se a oportunidade da polícia chegar aos mandantes do duplo assassinato – como reivindica a Anistia Internacional.

“Há um avanço, uma espécie de mudança de patamar da investigação. A investigação agora se conclui em relação ao patamar da execução e há elementos para novo patamar: o da identificação dos mandantes do crime”, declarou o ministro.

Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Paulo

03/09/2023 - 23h16

Não que eu seja contra o pleno esclarecimento dos fatos. Ao contrário, quero e clamo por justiça. Mas confesso que me causa certa estranheza essa hierarquização das vítimas, sempre na ordem “Marielle e Anderson”. Por que não “Anderson e Marielle”?

Saulo

03/09/2023 - 11h30

O Ministro Momo disse um mês atrás que em dias estaria tudo resolvido…

Ligeiro

03/09/2023 - 10h30

A revelação da imprensa de muitos dos meandros do Caso Marielle/Anderson mostra que o problema maior no Brasil é como a Justiça é aparelhada.

Indicações políticas, formação de membros da Justiça baseada em amigos em comum com o crime organizado. O famoso “todo mundo tem rabo preso”.

Creio que se um dia fizerem uma pesquisa sobre a confiança na Justiça brasileira, os números revelarão o quão as pessoas não mais confiam no Estado como controlador da segurança pública.

Soma-se policiais corruptos e comungados com crime, políticos inescrupulosos e advogados estúpidos. O resultado? Crimes como o ocorrido com a Marielle e quem a acompanhava não são devidamente esclarecidos, muitas vezes soando como se esperasse prescrever.

O problema também é que não se faz um esforço de criar forças para combater tais inescrupulosos do poder estatal. Deveria se pensar em formas de começar a combater “a banda podre” do Estado. Ou será que se espera uma “espada mística” para isso?


Leia mais

Recentes

Recentes