Menu

Mangabeira Unger deixa PDT devido a discordância com apoio a Lula

O respeitado cientista político e filósofo brasileiro, Roberto Mangabeira Unger, tornou público nesta terça-feira (5) seu desligamento do Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido ao qual foi filiado por um longo período de tempo. A decisão de Mangabeira Unger representa um significativo abalo para o PDT, que perde um de seus quadros mais destacados e influentes. […]

3 comentários
Apoie o Cafezinho
Siga-nos no Siga-nos no Google News

O respeitado cientista político e filósofo brasileiro, Roberto Mangabeira Unger, tornou público nesta terça-feira (5) seu desligamento do Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido ao qual foi filiado por um longo período de tempo. A decisão de Mangabeira Unger representa um significativo abalo para o PDT, que perde um de seus quadros mais destacados e influentes.

A principal razão que levou à desfiliação de Mangabeira Unger foi seu descontentamento em relação ao apoio do PDT ao governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com fontes próximas ao intelectual, ele considerou o comportamento do presidente do partido, Carlos Lupi, em suas relações com membros do Partido dos Trabalhadores (PT) como “vergonhoso”.

O filósofo, conhecido por suas opiniões independentes e críticas, não desejava mais ser associado às posições pró-Lula do PDT, nem ser responsabilizado pela postura de sua antiga legenda. Sempre um defensor fervoroso do diálogo e da livre expressão de suas ideias, ele tomou a decisão de não se prender a um único partido neste momento.

Outro ponto crucial de desacordo entre Mangabeira Unger e o PDT foi a crescente judicialização da política, que o partido adotou como estratégia em detrimento do debate político. O cientista político enxerga essa abordagem como danosa para a democracia brasileira e tem sido um crítico contundente daqueles que buscam solucionar questões políticas por meio de ações judiciais, em vez do voto popular.

Apesar de sua desfiliação, Mangabeira Unger mantém boas relações com Ciro Gomes, o pré-candidato do PDT à Presidência da República. Ambos estão atualmente coescrevendo um livro nos Estados Unidos. No entanto, ao contrário de Ciro, Mangabeira Unger não vê a necessidade de permanecer vinculado a um partido específico, pois busca abrir diálogos com diversas partes do país para discutir o futuro do Brasil.

A saída de Roberto Mangabeira Unger do PDT é emblemática das tensões políticas e ideológicas dentro do partido e reflete a crescente polarização na política brasileira. A decisão do renomado intelectual sublinha a importância do debate político e da busca por soluções democráticas em um momento crítico da história do país. O futuro político de Mangabeira Unger permanece incerto, mas sua dedicação à promoção do diálogo e da democracia continua inabalável.

Apoie o Cafezinho

Ruann Lima

Paraibano e Estudante de Jornalismo na UFF

Mais matérias deste colunista
Siga-nos no Siga-nos no Google News

Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site O CAFEZINHO. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Escrever comentário

Escreva seu comentário

Sergio Oliveira

08/09/2023 - 10h47

O ex-Secretário de Assuntos Estratégicos de Lula saiu do PDT e provoca ABALO NO PARTIDO? Quem conhece tal figura no partido e nas ruas?

Fábio

08/09/2023 - 06h58

Exercício de lógica: O pdt (com minúscula mesmo.) não influencia porcaria nenhuma – inclusive servindo como partido de aluguel várias vezes -, sendo assim, o filósofo aí exerce nenhuma influência na política brasileira, pois influencia um partido com nenhuma influência. Talvez ele seja respeitado nos eua (…) ou na casa de Ciro. O que sei é que já passei muito tempo em universidades e nunca me sugeriram um texto desse cidadão, talvez como professor seja um bom “político”…

Admar Souza Junior

07/09/2023 - 21h36

Por onde andava o Sr. Mangabeira Unger??????????????????????????


Leia mais

Recentes

Recentes